14 agosto 2014

A IGREJA; O QUE É E QUANDO SURGIU

Num sentido preciso, não é correto falar de “igreja” no Antigo Testamento, pois o povo de Deus existia num contexto político e nacional sem paralelo com o Novo Testamento” (Franklin Ferreira e Allan Myatt, Teologia Sistemática, p. 945)


 Introdução:

Duas grandes confissões de fé do povo Congregacional dizem o seguinte sobre a Igreja:


            “I- A igreja católica ou universal, a qual é invisível, consiste de todo o número dos          eleitos que têm sido, são ou serão reunidos num só corpo, sob Cristo sua Cabeça;         ela é a Esposa, o Corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas           {Ef. 1: 10, 22-23; Col. 1: 18}.

            “II-O corpo inteiro daqueles que, espalhados por todo o mundo, professam a fé do          evangelho e obediência a Deus através de Cristo de acordo com o mesmo, e que não   renegam essa sua profissão por erros fundamentais ou por conduta impura, é a     igreja   visível, católica de Cristo, e pode ser assim chamado, se bem que como tal não   lhe é    confiada à administração de ordenanças, nem tem ela oficiais que governem        ou             dirijam o corpo inteiro” {I Co. 1:2; 12: 12-13; Sl .2: 8; I Co. 7: 14; At. 2:39; Gn.             17: 7; Rm. 9: 16; Mt. 13: 3; Cl. 1: 13; Ef. 2:19; 3:15; Mt. 10:32-33; At.    2:47}.(Declaração de Savoy de Fé e Ordem (1658), XXVI, 1-2)


            “ Da União do Corpo de Cristo- A Igreja de Cristo no céu e na terra é uma só (1) e        compõe-se de todos os sinceros crentes no Redentor (2), os quais foram escolhidos       por Deus, antes de haver mundo (3), para serem chamados e convertidos nesta vida    e glorificados durante a eternidade (4)”.  (1) Ef. 3:15; (2) I Co. 12:13; (3) Ef. 1:11;    (4) Rm. 8: 29,30 {Os 28 Artigos da Breve Exposição das Doutrinas Fundamentais    do Cristianismo, art. 19°}

É comum usarmos a palavra “igreja” para designar uma casa onde pessoas se reúnem para prestar culto cristão. A palavra é popular sendo vista em muitos lugares, mas mesmo assim, muitos de nós não conhecemos a definição da mesma. Assim, não poucas vezes há confusão com respeito ao seu significado.
Também se escuta dizer que para ser cristão, teólogo reformado você tem que aceitar que a Igreja começou desde o Antigo Testamento, se não acreditar ou ensinar assim pode ser ridicularizado como “dispensacionalista”, palavra esta que na boca de muitos cristãos que incensam teólogos dispensacionalistas sem saber (como John MACARTHUR JR[2]), parece lepra. E é fato que muitos de nós às vezes têm duvidas a respeito destes assuntos.Você já teve curiosidade de saber o que é a Igreja, e onde ela começou? Então mãos à obra, vamos conhecer este assunto mais de perto.


I- DEFINIÇÃO DE TERMOS

a- O Antigo Testamento. Como você deve saber a Bíblia tem duas partes principais: o Antigo e o Novo Testamento. Vamos olhar como estas duas partes falam sobre o povo de Deus.
No Antigo Testamento encontra-se a palavra hebraica qahal para designar a reunião, a assembléia do povo de Israel. Esta palavra significa a reunião de um grupo de pessoas conclamadas por Deusespecialmente com propósito religioso[3]. William BARCLAY nos diz que esta palavra era usada para a reunião do “povo de Deus conclamado por Ele, a fim de escutar a Deus”, [4] mas esta reunião podia ser também para tratar de assuntos jurídicos e políticos.

b- Quando chegamos ao Novo Testamento encontramos a palavra grega έκκλησία (ekklesia) que é traduzida por igreja. Esta é uma palavra composta de έκ (ek = de, para fora), e καλέω (kaleô = chamar), ficando a combinação então: chamar de, chamar para fora.[5] Sobre esta palavra escreve Dewey M. MULHOLLAND:

A etimologia de ekklesia contribui para conhecermos o significado da palavra igreja. É composta deek (para fora) e kaleô (chamar, convocar). Como Deus chamou seu antigo povo para fora do Egito e o conduziu para a Terra Prometida, ele chama pessoas para “fora do mundo” (“não se amoldem ao padrão deste mundo”, Rm. 12:2) para caminhar para “o alvo, a fim de ganhar o prêmio da chamada celestial de Deus em Cristo Jesus” (Fp. 3:14).[6]

            O famoso erudito em grego H. E. DANA informa que o uso de ekklêsia no grego clássico era para significar uma assembléia. A antiga população grega organizava-se em cidades-estado, cada cidade principal tinha seu próprio governo. A autoridade governamental recaia sobre certos cidadãos competentes que formavam as assembléias legislativas. Assim, usava-se comumente esta palavra com referência aos grupos de representantes que se reuniam para levar adiante seus princípios democráticos.  As ekklêsias eram assembléias de cidadãos locais, autônomas, e democráticas[7] Na época do Novo Testamento esta palavra era normalmente usada para designar uma reunião por qualquer motivo (At. 19: 32, 39, 41). Num lugar em que havia gente reunida, ali havia uma ekklêsia/igreja. Os cristãos começaram a aplicar esta palavra também para suas reuniões, e assim as reuniões dos crentes passaram a se chamar “ekklêsia/igreja”. Em Atos 19.39 a palavra é usada para designar a reunião regular do conselhor da cidade de Éfeso para resolver seus problemas. John Stott diz que esta assembleia se reunia três vezes ao mês. [8] O mesmo uso da palavra encontramos em textos como: At. 7.38; Hb. 2.12. Os cristãos começaram a aplicar esta palavra também para suas reuniões, e assim as reuniões, e assim as reuniões dos crentes passaram a se chamar ekklêsia/igreja. Agora, observe alguns aspectos do uso desta palavra pelos escritores do Novo Testamento:

·         Ekklêsia pode ser os crentes reunidos em uma casa (Rm. 16:5; 1 Co. 16:19);

·         Ekklêsia pode ser os crentes reunidos de uma determinada localidadeou cidade (Mt. 18:15-17; At. 11:26; 1Co. 16:1-2; 2 Co. 8:1). A palavra aqui está significando os cristãos reunidos em um determinado local. Esta ekklesia está situada numa cidade, tem seu rol de membros definido, e nem todos que fazem parte da mesma são cristãos de verdade. É uma igreja local.

·         Ekklêsia poder ser os crentes reunidos de uma determinada região (At. 9: 31)[9]. Observe que aqui a palavra engloba todos os cristãos das regiões citadas.

·         Ekklêsia pode ser os cristãos verdadeiros de todas as épocas; todo povo verdadeiro de Deus unidos em Cristo, sem distinção (Ef. 1: 22-23; 5:25-26; Cl. 1:18-24). Aqui a palavra significa a comunhão de todos os cristãos da terra, de todos os tempos e lugares, os que já estão glorificados (Hb. 12:23); os que ainda estão na terra, e os que ainda serão salvos. A ekklêsia aqui é um corpo espiritual universal, não uma organização terrena. É um organismo vivo. Foi esta ekklêsia/ igreja que Jesus veio edificar(Mt. 16: 16-18).

 Portanto, a palavra ekklêsia (igreja) é usada no Novo Testamento, tanto para significar todos os cristão verdadeiros de todos os tempos, como para significar grupos de irmãos reunidos em um lugar, uma região, ou numa casa de família (Cl. 4.15; Fm. 2). Isto nos mostra que não é a hierarquia clerical, o ministério ordenado, o número de membros, oficiais, ou o lugar da reunião que determina o emprego da palavra igreja, o que conta é se a reunião é feita em nome de Jesus Cristo (Mt. 18:20). Esta é a condição para ser uma ekklêsia, assembléia, igreja cristã com a presença de Cristo.

Isso estabelece a norma de uma vez por todas: o significado original de ekklesia “igreja”, não era uma hiperorganização de funcionários espirituais, desligada da assembléia concreta (um clero). Denota uma comunidade reunindo-se num local especifico, a uma hora especifica, para uma ação especifica- uma igreja local, embora formasse com as outras igrejas locais uma comunidade abrangente, a igreja inteira... Assim, cada igreja local torna a igreja inteira plenamente presente; de fato, pode ser entendida- na linguagem do Novo Testamento- como povo de Deus, corpo de Deus e edifício do Espírito.[10]

Onde houverem irmãos reunidos em nome de Cristo, não importando o número, ali estará umaekklêsia (igreja). É esse o entendimento dos cristãos do Novo Testamento sobre a palavra.

Os cristãos primitivos não concebiam a igreja como um lugar de culto como se faz hoje. Igreja significava um corpo de pessoas numa relação pessoal com Cristo. Esse grupo se reunia em casas (At. 12: 12; Rm 16: 5 23; Cl. 4:15; Fm 1-4), no templo (de Jerusalém) (At. 5:12), nos auditórios públicos de escolas (At. 19: 9). E nas sinagogas enquanto lhes permitiam fazer isso (At. 14: 1,3; 17: 1; 18: 4). O lugar não era tão importante como o modo de se encontrarem para ter comunhão uns com os outros e cultuar a Deus.[11]

Continua amanhã...



NOTAS 

[1] Joelson Gomes é pastor, formado em Teologia (Th.B.) pelo Seminário Teológico Congregacional do Nordeste (órgão filiado a ASTE e a AETAL), Pós Graduado em História, faz parte do quadro de Ministros da ALIANÇA das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil. É editor de publicações da ALIANÇA e professor no Seminário Congregacional em João Pessoa/PB.

[2] John MacArthur confessa seu dispensacionalismo em: O Evangelho Segundo Jesus, 2ª ed. (São Paulo: Fiel, 2008), p. 30.

[3]Veja FERREIRA, Franklin/ MYATT, Allan. Teologia Sistemática (São Paulo: Vida Nova, 2007), p. 946. BRUCE, F. F. (Ed) Comentário Bíblico NVI (São Paulo: Vida, 2009), p. 1578

[4] Palavras Chaves do Novo Testamento Grego, 2ª Ed. (São Paulo: Vida Nova, 2000), p. 45.

[5] RUSCONI, Carlo. Dicionário do Grego do Novo Testamento (São Paulo: Paulus, 2003), p. 156.

[6] Teologia da Igreja (São Paulo: Shedd Publicações, 2004), p. 24.

[7] Manual de Eclesiologia  (Editorial Mundo Hispano, 2003),  pp. 7-10.

[8] A Mensagem de Atos (São Paulo: ABU, 1994), p. 349.

[9] Se bem que existe uma variante sobre a palavra ekklesia nesse texto, pois alguns manuscritos trazem o plural “as igrejas”, para comentário veja: OMANSON, Roger L. Variantes Textuais do Novo Testamento. Barueri,SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2010), p. 239; O Novo Testamento Grego. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2008, p. 377-nota 3

[10] KÜNG, Hans. Igreja Católica (São Paulo: Objetiva, 2002), p. 30.

[11] CAIRNS, Earle E. O Cristianismo Através dos Séculos, 2ª Ed. (São Paulo: Vida Nova, 2008), p. 70

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