"Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará. Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo. E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão" (Gn. 6.17-19 - ACF).
INTRODUÇÃO
heb. Noach
Noé = repouso; descanso
filho de Lameque, pai de Sem, Cão (Cam) e Jafé; construtor da arca que salvou a sua família da destruição do mundo enviada por Deus através do dilúvio; tornou-se o pai da da humanidade porque a sua família foi a única que sobreviveu ao dilúvio.
Neto de Matusalém (Gn 5.25-29) que foi, durante 250 anos, contemporâneo de Adão. Era filho de Lameque, que tinha cerca de 50 anos quando Adão morreu. Noé é corretamente visto como o elo de ligação antes e o de depois do dilúvio.
É o segundo progenitor da família humana. As palavras do seu pai Lameque quando ele nasceu (Gn 5.29) são vistas como tendo um sentido profético, designando Noé como um tipo Daquele que é o verdadeiro "descanso e conforto" dos homens que levam sobre si o fardo da vida cf. (Mt 11.28). Viveu 500 anos e lhe nasceram três filhos: Sem, Cão (Cam) e Jafé (Gn 5.32).
Era um "homem justo e perfeito na sua geração" e que "andou com Deus" cf. (Ez 14.14,20). Os homens tornaram-se cada vez mais corruptos e Deus determinou varrer da terra a sua perversa população (Gn 6.7).
Mas com Noé Deus fez um concerto, prometendo-lhe salvá-lo do ameaçador dilúvio (Gn 6.18).
De acordo com as palavras de Deus, foi-lhe ordenado que construísse uma arca cf. (Gn 6.14-16), para que ele e a sua casa se salvassem. Passaram-se 120 anos enquanto a arca esteve a ser construída (Gn 6.3). Durante esse tempo, Noé deu o seu testemunho contra a descrença e a maldade daquela geração cf. (1Pe 3.18-20; 2Pe 2.5). Quando a arca de "madeira de Gofer"(mencionada somente aqui) ficou pronta, de acordo com a ordem de Deus, as criaturas vivas que deveriam ser salvas entraram na arca; e depois Noé, a sua mulher, os seus filhos e as suas noras entraram também e "o Senhor a fechou por fora" cf. (Gn 7.16). O julgamento caiu, então, sobre o mundo culpado, "pereceu o mundo de então, coberto pelas águas do dilúvio"
(2Pe 3.6). A arca flutuou nas águas durante 150 dias e acabou por pousar nas montanhas do Monte Ararate (Gn 8.3,4); mas só depois de algum tempo Deus permitiu que eles saíssem da arca. Por isso, Noé e a sua família ainda permaneceram um ano inteiro dentro da arca cf. (Gn 6.14). Ao sair da arca, a primeira coisa que Noé fez foi erigir um altar, oferecendo sacrifícios de ação de graças e adoração a Deus. Deus fez, então, um concerto com ele, o primeiro entre Deus e o homem, dando-lhe a possessão da terra e estabelecendo regras novas e especiais que ainda permanecem em força no tempo presente (Gn 8.21-9.17). Como sinal e testemunha deste concerto, Deus fez surgir o arco-íris, tendo sido adotado por Ele como garantia de que o mundo não mais seria destruído por um dilúvio. Mas Noé, depois disto, cometeu um grave pecado (Gn 9.21); e a conduta de Cão nesta triste ocasião deu lugar a uma predição memorável relativa aos seus três filhos e sua descendência. Noé "viveu depois do dilúvio 350 anos e morreu”.
“E viveu Noé, depois do dilúvio, trezentos e cinqüenta anos. E foram todos os dias de Noé novecentos e cinqüenta anos, e morreu” (Gn 9.28-29)
O Repovoamento da Terra
A Noé e seus descendentes coube a tarefa de povoar a região. A fonte extra-bíblica de Flávio Josefo detalha em pormenores a descendência de Noé, e quais povos cada um de seus filhos e netos teria dado origem. Em certa altura, Noé embebedara-se com o vinho produzido de sua própria videira de tal modo que encontrou-se nu em sua tenda. Seu filho Cão o viu e faz saber aos que estavam fora. Seus irmãos sabendo entraram na tenda de costas para cobrirem Noésem o ver nu. Quando recobrou a consciência, Noé amaldiçoou seu filho Cão e seu neto Canaã, porém abençoando seus outros filhos, Sem e Jafé, cf. (Gn 9.22-29).
heb. Cham
Cam = quente - ardente
1°. Segundo filho de Noé, pai de Canaã e de vários povos que vieram a ser habitantes das terras do sul.
2°. Em uso posterior, um nome coletivo para os egípcios.
3°. o lugar onde Quedorlaomer feriu os zuzins, provavelmente no território dos amonitas (Gileade) a leste do Jordão.
. CAM "Ardente" ou "quente" (refere-se ao sul). É também uma palavra egípcia para "preto". Foi o filho mais novo de Noé (Gn 5.32; compare com Gn 9.22,24). A maldição que Noé proferiu contra Cão (Cam), mais propriamente contra Canaã, o quarto filho de Cão (Cam), cumpriu-se quando os Judeus exterminaram os cananitas. Um dos fatos mais importantes registrado em Gn 10 é a criação, por Ninrode, neto de Cão (Cam), da mais antiga monarquia, em Babilónia. O primitivo império babilónico era, por conseguinte, canita e de uma raça análoga aos primitivos habitantes da Arábia e da Etiópia. Os canitas foram os mais enérgicos de todos os descendentes de Noé, nos primeiros tempos do mundo pós-diluviano.
heb. K@na‘an
Canaã = terras baixas
1°. O quarto filho de Cão (Cam) e o progenitor dos fenícios e das várias nações que povoaram a costa marítima da Palestina.
2°. A região oeste do Jordão povoada pelos descendentes de Canaã e subseqüentemente conquistada pelos israelitas sob a liderança de Josué.
3°. mercador, comerciante
. CANAÃ Quarto filho de CÃO (Cam) (Gn 10.6). Os seus descendentes foram amaldiçoados por causa da transgressão do seu pai (Gn 9.22-27). Sidom, o seu filho mais velho, foi o pai dos sidónios e dos fenícios. Teve onze filhos, que foram os fundadores de muitas tribos (Gn 10.15-18).
A história de Noé tem forte significado simbólico sobre boa parte da história de Israel, principalmente durante o período da conquista de Canaã narrada no livro de Josué. Amaldição de Noé certamente foi usada pelos povos semitas (ou seja, descendentes de Sem, cujos hebreus fazem parte) como justificativa para a conquista da terra de Canaã (ocupada pelos cananeus, alegadamente descendentes de Canaã, neto amaldiçoado de Noé).
Longevidade de Noé
De acordo com o texto bíblico, Noé teria vivido 950 anos. Tinha 500 anos quando gerou aSem, Cam e Jafé. Com a idade de 600 anos, enfrentou o dilúvio e ainda viveu mais três séculos e meio, o que significa que poderia ter falecido nos dias de Abraão, já na décima geração de seus descendentes.
A Perversidade e o Castigo do Velho Mundo (Gn 6.1-9.29)
1°. Noé, porém achou graça (Gn 6.8). A graça estendida a Noé por sua vez se tornou a causa dele ser justo e perfeito entre seus contemporâneos. A escolha de Noé foi outro passo no propósito divino da redenção, e revela que esse propósito é de "graça" não merecida.
2°. A CONSTRUÇÃO DA ARCA POR NOÉ (Gn 6.9-22).
Justo e reto (v. 9). Essas palavras não ensinam que Noé fosse impecável, mas que era homem que prezava a retidão e a integridade. Corrompida diante da face de Deus... encheu-se a terra de violência (v. 11).
Nada existe de surpreendente na íntima ligação entre a corrupção e a violência; uma coisa segue imediatamente a outra, e a razão pelo qual os homens acham-se em conflito entre si é que estão em conflito com Deus. Uma arca (v. 14). Trata-se da uma palavra hebraica arcaica,mas mui possivelmente indica nada mais que uma caixa feita para flutuar. Noé não edificou um navio no sentido literal; mas a arca era uma espécie de jangada coberta, cuja intenção era meramente flutuar. Foi construída de ciprestes e vedada com betume, um dos produtos naturais da Assíria. Considerando o cúbito como 45 cm, a arca teria mais ou menos 150 metros de comprimento e 25 metros de largura. Foi construída com três conveses, e com a altura de mais ou menos 15 metros. A janela, que aparece em versículo 16, é chamada dasohar, que significa uma "luz", e deve ser distinguida da abertura mencionada em (Gn 8.6),também como janela. Até onde é possível compreender a construção, a sohar parece ter sido um espaço aberto de profundidade de 45 cm que corria ao redor do topo da arca, permitindo a entrada da luz e ar. Meu pacto (v. 18). Essa é a primeira ocorrência dessa importante palavra bíblica. Note-se que foi uma aliança baseada na graça (Gn 6.8), e observe-se a provável ligação com (Gn 3.15).
3°. A ALIANÇA COM NOÉ – Está em 8.20 - 9.17. A aliança vem logo após o dilúvio. O segundo dia (literal, de 24 horas, um período de claridade e outro de escuridão a criação fizera do caos um cosmos. O dilúvio faz do cosmos um caos. A primeira foi ação divina. A segunda é ocasionada pelo pecado (6.13). Em 6.18 há a primeira menção bíblica a pacto. É o hebraico berith. traduz por “pacto”. Segundo Weinfeld, “o sentido original do hebraico berith não é um acordo ou estabelecimento entre duas partes, como costumeiramente se declara. Berith implica primeiro, e acima de tudo, na noção de imposição, sujeição ou obrigação”. É algo que é trazido unilateralmente e não comporta discussões.
Não é para sentar-se à mesa e discutir cláusulas. Por aquilo que Deus fez, ele tem o direito de dizer o que é e o que deve ser feito, sem discutir termos. Esta noção de berith deve ser guardada. Ela vai servir de fio de prumo para toda a nossa abordagem do Antigo Testamento. Concordo com as palavras do rabino Kushner, no livro Quem Precisa de Deus?: “Para mim (e, afirmarei, para a Bíblia, a essência de um relacionamento religioso com Deus está na idéia contida na Aliança”.(p. 67). O texto inicia com um ato de culto. No entanto, não é este que motiva a aliança. Esta começa na graça de Deus (6.8). O caráter de Noé agradou a Deus (6.9). A obediência é mostrada como um traço do seu caráter (6.22, 7.5, 7.9 e 7.16). A moralidade de Deus o leva ao desgosto (6.11-13) e, também, à eleição que produz o pacto (6.18). Um princípio se estabelece, o da obediência: 6.22. O ato de culto de nosso texto é resposta de gratidão à salvação.“Holocaustos” (Gn 8.20) é o hebraico ‘olah, que significa “oferta inteiramente queimada”, a mais expressiva no AT. É uma oferta de gratidão e não o motivo da aliança. Alguns vêem uma aliança pré-diluviana e uma pós-diluviana, com Noé. É melhor ver uma só, que antes se expressa em termos de salvação temporal e depois, em termos de bênçãos futuras. A aliança com a Igreja é de uma salvação imediata e uma futura, sem ser duas.
. A analogia pode ser feita. A Igreja adora não para fazer a aliança, mas porque ela foi feita por Cristo, com seu sangue.
. AS BASES DA ALIANÇA – Não é um contrato bilateral, conforme já dissemos, com as partes firmando o acordo, após discussão e acerto de cláusulas. Uma tradução literal de Gn 9.9 nos dá: “Eu, eu mesmo, estabeleço o meu pacto convosco”.A ênfase é na ação divina, mostrando o pacto como algo unilateral.
Há três características a notar nesta aliança:
1°) Foi concebida e firmada pelo próprio Deus. Ele é o agente. Noé providencia a arca, mas a revelação vem de Deus e a orientação também. Deus é o sujeito das ações. Julga, mas é longânimo, dando prazo para que a pregação de Noé fosse ouvida. Independente do que seja a interpretação do texto, 1Pedro 3.20 nos diz que a “longanimidade de Deus esperava, nos dias de Noé”. O juízo é por causa da moralidade divina, mas houve espera e pregação. 2Pedro 2.5 fala de Noé como “pregador da justiça”. Houve graça, também.
2°) A aliança era universal em seu alcance. Gênesis 9.9 fala de “vossa descendência”, mas9.16 fala de “todo ser vivente de toda a carne”. A graça é manifestada mesmo sem haver compreensão dela. A graça tem uma dimensão universal e é sobre toda a criação.
3°) A aliança era incondicional. Não há nenhum “se”. Cumprindo o homem o que se espera dele ou não, não haveria mais juízo por água. Haveria um dilúvio só em toda a história. Nada há que o homem faça que possa provocar novo dilúvio. Nada há que o homem faça que possa invalidar o juízo. Até o sinal da graça independe de ação humana nem pode ele exercer qualquer controle sobre ele. É dada, independente de aceitação. Isto nos ajuda a entender que a aliança com Noé foi produto de uma administração soberana da graça e da magnanimidade divinas, em sua origem, manifestação e cumprimento. O sinal dado aos homens, o arco-íris,recebeu uma boa interpretação de Von Rad: Deus pôs de lado seu arco de guerra. A convexidade do arco-íris, diferentemente da do arco de guerra, está voltada para o céu e não para a terra. É uma oferta de paz. Trata os homens, na sua aliança, como amigo e não como guerreiro. A aliança é uma promessa de bênção, de segurança e uma oferta de paz. Cabe ao homem aceitar ou rejeitar. Discutir termos ou impor posições não é possível. A aliança não é dialogável, passível de acertos e negociações. É uma oferta de amor, mas firme e decidida. O contexto da aliança é, pois, uma oferta de paz, uma promessa de bênção, e é assegurado à descendência. Assim como o coração de todo homem é pecador (8.21), a aliança é ofertada a todos. Deus deseja se relacionar bem com todos os pecadores e lhes estende a sua graça. É a mensagem da aliança. É um ato soberano de sua vontade e não mérito humano.
Idades dos Patriarcas
| ||
Nome
|
Idade ao ser Pai
|
Idade ao Morrer
|
130
|
930
| |
105
|
912
| |
90
|
905
| |
70
|
910
| |
65
|
895
| |
162
|
962
| |
65
|
365
| |
187
|
969
| |
182
|
777
| |
Noé
|
*500 - 502
|
950
|
100
|
600
| |
35
|
438
| |
30
|
433
| |
34
|
464
| |
30
|
239
| |
32
|
239
| |
30
|
230
| |
29
|
148
| |
70
|
205
| |
100
|
175
| |
60
|
180
|
Descendentes de Noé
Nações Bíblicas Descendentes dos Filhos de Noé
| ||
Cão (Cam)
| ||
Hebreus
|
Cananeus
|
Gregos
|
Caldeus
|
Egípicios
|
Trácios
|
Assírios
|
Filisteus
|
Citas
|
Elamitas
|
Hititas
|
Frígios
|
Sírios
|
Amorreus
|
Medo-Persas
|
. Os descendentes de Sem eram chamados semitas. Os descendentes de Cão (Cam)estabeleceram-se em Canaã, no Egito e na África. Os descendentes de Jafé
estabeleceram-se, em sua maioria, na Europa e Ásia Menor.
. Abraão, Davi e Jesus eram descendentes de Sem.
Nações Bíblicas Descendentes dos Filhos de Noé:
SEM – (Hebreus; Caldeus; Assírios; Persas; Sírios)
CÃO – (Cananeus; Egípcios; Filisteus; Hititas; Amorreus)
JAFÉ – (Gregos; Trácios; Citas)
UTILIDADE DAS GENEALOGIAS
A Seguir Apresentamos a Genealogia do Capitulo 5 de Gênesis
Personagem
|
Idade quando gerou o personagem seguinte
|
Idade por ocasião de sua morte
|
ADÃO
|
130
|
930
|
SETE
|
105
|
912
|
ENOS
|
90
|
905
|
CAINÃ
|
70
|
910
|
MAALALEEL
|
65
|
895
|
JEREDE
|
162
|
962
|
ENOQUE
|
65
|
-----
|
MATUSALÉM
|
187
|
969
|
LAMEQUE
|
182
|
777
|
NOÉ
|
*502
| |
SEM, CÃO E JAFÉ
|
A leitura das genealogias é considerada normalmente como algo cansativo, monótono e inútil. Contudo, não é assim, pois através delas podemos extrair muitas informações. Algumas delas são apenas para satisfazer nossa curiosidade. Outras podem até ser úteis no estudo bíblico.
A genealogia acima nos permite as seguintes observações e algumas conclusões:
- São apresentados 13 nomes que vão, desde Adão até os filhos de Noé.
- Somando as idades da coluna central, concluímos que desde a criação de Adão até o nascimento de Sem, passaram-se 1558 anos.
- Em todo esse tempo, devem ter nascido centenas ou milhares de pessoas. Contudo, o autor teve interesse de mostrar apenas os nomes que ligavam Adão a Noé.
- Os nomes das mulheres não são citados na genealogia.
- Notamos que a descendência de Caim foi extinta com o dilúvio.
- O dilúvio aconteceu no ano 1656 após a criação do homem, pois Noé tinha então 600 anos (Gn 7.11).
- Curiosidade: durante parte da vida do pai de Noé, Adão ainda era vivo.
- Curiosidade: O nome “Matusalém” pode ser entendido como “Quando Ele se For, Virá”.Por isso, Noé entendia a urgência de pregar arrependimento a todos e a urgência de terminar a arca, pois entendia que o nome do avô indicava que, logo depois que ele morresse, viria o castigo de Deus sobre a humanidade descrente, viria o dilúvio. E, a cada novo dia de vida,Matusalém e seus familiares agradeciam a longanimidade de Deus, prolongando a vida de Matusalém para dar oportunidades dos descrentes ouvirem, se arrependerem, crerem.
. Como os homens viviam séculos, tinham seus filhos bem mais tarde do que acontece hoje.
. O texto de Gênesis 5 diz que Noé viveu 500 anos e teve três filhos, Sem, Cão e Jafé. Este texto contém um arredondamento e um resumo dos fatos. Isto poderia levar a crer que aos 500 anos de idade Noé teve três filhos gêmeos, cf. (Gn 5.32), mas não foi assim. Em Gn 10.21 vemos que Sem era o mais velho entre os filhos de Noé. Portanto, não eram gêmeos. EmGn 11.10 vemos que, 2 anos após o dilúvio, Sem completou 100 anos. Sabendo que o dilúvio aconteceu aos 600 anos de Noé (Gn 7.6), concluímos que então Sem tinha 98 anos, tendo nascido quando Noé tinha 502 anos.
*Há quem questione as cronologias que se baseiam nas genealogias, alegando que possa haver omissão de personagens e, assim, omissão de períodos indefinidos de tempo.
Gn 6.1-22 – A CORRUPÇÃO DA HUMANIDADE - O ANÚNCIO DO DILÚVIO
O pecado se multiplicou e a humanidade se tornou perversa e abominável aos olhos de Deus(6.5,11,12,13). Diante disso, o Senhor resolveu destruir os homens e os animais por meio de um dilúvio. A outra questão difícil é a afirmação de que Deus tenha se arrependido de ter criado os homens e os animais. Segundo I Samuel 15.29, Deus não se arrepende. Sugerimos a seguinte solução. Arrependimento significa mudança de direção. Nesse sentido, é compreensível que Deus tenha mudado o rumo das coisas devido a motivos diversos, tais comoo bom ou o mal comportamento dos homens. Compreendendo arrependimento como peso pela culpa, então é correto afirmar que o Senhor não se arrepende, visto que ele não peca nem comete erros.
Diante de toda a perversidade dos homens, Deus determinou que os destruíssem através do dilúvio. Isto aconteceria dentro de 120 anos. Vemos em cena a justiça e a misericórdia divina. O dilúvio deveria vir como manifestação da justiça. Por quê então ele não o enviou imediatamente? Para que Noé tivesse tempo de construir a arca e para que seus contemporâneos tivessem tempo de se arrepender de seus pecados (IPe 3.20). Alguns interpretam o versículo 3 do capítulo 6 como um novo limite para a idade humana. Porém, isto não é verdade, pois, mesmo depois do dilúvio, muitas pessoas viveram muito mais de 120 anos
(Gn 11.11,13,15, etc...).
Em uma visão menos escatológica, as águas do dilúvio são comparadas ao batismo cristão (IPe 3.21). Em suas profundezas ficou o velho mundo, a velha vida, uma velha história. Depois dele, tudo é novo. A vida de Noé se tornou um exemplo de fé e obediência (Hb 11.7). Noé recebeu a palavra de Deus e creu. Sua fé iria, necessariamente, produzir ação. Todo aquele que ouve a palavra de Deus e tem fé, precisa agir (Tg 2.26). A obediência de Noé seria a realização de uma tarefa difícil. Estaria fazendo algo que nunca fizera antes, algo estranho e aparentementeabsurdo. Porém, Noé estava seguro, pois tinha contato direto com Deus.
A obediência de Noé, ao construir a arca (6.22), tornou-se um ato profético para a sua geração. Muitos deviam considerá-lo louco por estar construindo aquele enorme navio em terra seca. Assim acontece com aqueles que se preparam para a vinda do Senhor Jesus. Noé era um pregador da justiça (II Pe 2.5). Porém, sua pregação não foi aceita, senão pela sua própria família. Jesus disse que os dias que antecederiam a sua segunda vinda seriam como no tempo de Noé. A palavra de Deus está sendo pregada para que todos se salvem. Porém, a maioria rejeita e escarnece da pregação do evangelho.
É interessante observamos que a família de Noé se salvou pela obediência ao chefe da casa. Talvez, nenhum deles ouvisse diretamente a voz de Deus, mas foram salvos porque obedeceram àquele que conhecia Deus, conhecia sua palavra e seus planos. Quando, depois do dilúvio, o filho Cão se mostrou rebelde, sua vida caiu na desgraça. Isto nos mostra a importância da sujeição às autoridades constituídas por Deus para o nosso próprio bem.
Gn 7.1-24 – O DILÚVIO
Em resposta à corrupção humana, Deus resolveu enviar o dilúvio sobre a terra. Este foi o primeiro ato de juízo divino sobre a humanidade e, assim como a destruição de Sodoma e Gomorra, pode também ser visto como símbolo do Juízo Final. A arca de Noé pode ser vista como símbolo do Senhor Jesus, pelo fato de ter salvado aquela família ou podemos compará-la também à igreja.
. È interessante observar que Noé soltou um corvo e este não voltou para a arca porque encontrou lá fora alguma podridão que combinava com sua própria natureza. A pomba,entretanto, retornou para a arca, pois naquele “mundo condenado” nada havia que pudesse agradá-la (Gn 8.6-9). Você é pomba ou corvo???
A igreja é um lugar seguro, onde temos proteção, alimento e direção divina. Contudo, dentro dela estão pessoas diferentes e a convivência pode trazer alguns problemas, mas é preciso superar tudo isso através do amor, sabendo que, lá fora, não existe lugar seguro, pois o mundo jaz no maligno.
CARACTERÍSTICAS DA ARCA DE NOÉ
Material: madeira de cipreste Revestimento de betume.
Comprimento: 300 côvados (aproximadamente 150 metros).
Largura: 50 côvados (aprox. 25 metros).
Altura : 30 côvados (aprox. 15 metros); Com três andares, uma porta e uma janela.
Lembre-se o seguinte para ter uma imagem precisa da arca de Noé:
. Apenas os animais de cada gênero, nem todas as espécies, foram tomadas.
. Noé e seus filhos (e suas esposas) eram pessoas inteligentes.
. Eles tiveram muito tempo para planejar e preparar. Isto possibilitou a criação de um zoológico, o projeto de caixas a serem poupadoras de trabalho, ea escolha dos alimentos a serem compactos. Eles podem ter contratado pessoas para fazer parte deste trabalho.
. A arca não era um barco. Era uma habitação que só precisava de flutuar por um ano.
. A arca não era um jardim zoológico. Os únicos animais que necessitavam para sobreviver por um ano.
. Deus certamente ajudou, mas não devemos pensar que os milagres contínuas foram necessárias à realização de uma viagem bem sucedida. Deus opera normalmente através de meios naturais.
QUESTÕES NUMÉRICAS
Alguns números aparecem com freqüência no texto bíblico. No judaísmo, muitos deles têm significado espiritual, conforme os exemplos abaixo e referências de seu uso em Gênesis.
NÚMERO
|
SIGNIFICADO
|
REFERÊNCIAS
|
3
|
Divindade
|
Gn 6.16; 15.9; 18.2
|
7
|
Perfeição, plenitude
|
Gn 2.2-3; 7.2,3,4,10; 8.4,10,12; 29.18,27; 33.3
|
40
|
Tribulação; provação.
|
Gn 7.4,17; 8.6,10,12
|
Trabalhar com a questão numérica na bíblia é algo interessante, porém perigoso. É inegável que os números tenham sentido espiritual, mas não podemos aplicar esta idéia a todo texto. Precisamos estar cientes de que a numerologia é também um dos ramos do ocultismo. Certamente, o Diabo toma coisas de Deus e usa para seus fins escusos. Portanto, estejamos atentos aos possíveis significados espirituais dos números apresentados na bíblia, mas o façamos cuidadosamente e sem atitudes extremas, como se desejássemos interpretar todos os números bíblicos. Em muitos versículos o número é simplesmente um número e mais nada.
O número 3 está vinculado à divindade. Isto é bastante sugestivo para nós que cremos na trindade divina. Como tricotomistas cremos que o homem tenha corpo, alma e espírito, sendo também uma trindade. Em algumas situações, o diabo toma o número 3, tentando imitar Deus. Em Apocalipse, por exemplo, temos a “trindade satânica” formada pelo Dragão, a Besta e o Falso Profeta. Três foi o número de andares da arca de Noé.
O número 7 significa perfeição ou plenitude. No sétimo dia, Deus descansou da obra da criação. O Sétimo dia foi santificado. Daí veio a duração da nossa semana. O diabo também usa o número sete tentando simular perfeição. Deus mandou que Noé colocasse sete casais de cada animal limpo na arca. Algumas ações relacionadas ao dilúvio foram realizadas após o prazo de sete dias.
O número 40 está relacionado à provação, tribulação, tentação e outras situações difíceis.Alguns homens de Deus jejuaram durante 40 dias: Moisés, Elias e Jesus. O povo de Israel viajou no deserto durante 40 anos. O dilúvio durou 40 dias, embora Noé tenha ficado dentro da arca durante um ano e 10 dias.
A INEFICÁCIA DOS RECURSOS HUMANOS
Quando começou a chuva, aquele povo deve ter se assustado, mas imaginavam que não havia motivo para pânico. Afinal, bastava que se escondessem dentro de suas casas. Depois, se chovesse muito, poderiam subir nas árvores ou nas próprias casas.
Os mais espertos tratariam de procurar lugares mais altos, como as montanhas. O que eles não imaginavam é que nada disso seria suficiente para salvá-los.
Em Gn 7.19 está escrito: “E as águas prevaleceram excessivamente sobre a terra; e todos os altos montes que havia debaixo de todo o céu, foram cobertos”
Talvez já estejamos sentindo as “primeiras gotas” do juízo divino sobre este mundo perverso. Diante disso, as pessoas buscam vários tipos de solução e refúgio. Alguns imaginam que sua própria bondade será suficiente para salvá-los. Outros pensam que a religião poderá protegê-los. Muitos vêem na educação a solução para os males que afligem a sociedade. Contudo, tudo isso é inútil diante das conseqüências do pecado, diante dos castigos divinos. A solução está em aceitar o plano de Deus para a salvação do homem: reconhecimento do pecado, confissão, arrependimento, fé no Senhor Jesus e sua aceitação como Salvador pessoal. Somente desta forma é que entraremos no abrigo divino que nos preservará da perdição eterna.
Gn 8.1-22 – NOÉ SAI DA ARCA
A entrada de Noé na arca foi no dia 17 do segundo mês do ano 600 de sua vida (Gn 7.11). Ele saiu da arca no dia 17 do sétimo mês do mesmo ano (Gn 8.4). Vemos que Noé ficou dentro da arca durante exatos 5 meses. O autor nos diz que Noé esteve dentro da arca por 150 dias (Gn 8.3). Temos, portanto, nesse período, 5 meses de 30 dias. O calendário israelita baseia-se no ciclo lunar, possui 12 meses de 30 e 29 dias, num total de 354 dias. Cada mês começa na lua nova. Para fazê-lo coincidir com o calendário solar, em cada período de 19 anos, 7 deles possuem 13 meses (de acordo com o dicionário Aurélio). Com o fim do dilúvio, a arca repousou sobre as montanhas de Ararate (Gn 8.4). Este era o nome de um planalto que hoje faz parte da Turquia, na Ásia ocidental, onde estão às nascentes dos rios Eufrates e Tigre.
Gn 9.1-19 – ALIANÇA DE DEUS COM NOÉ
As alianças são muito importantes no livro de Gênesis. Certamente, numa época em que não havia leis, ou se havia, elas ainda não eram suficientes para garantir a ordem e o respeito, muitos homens procuravam fazer alianças entre si. Nisso notamos que, os homens normalmente honravam suas palavras, principalmente quando ditas em juramento, prática também comum em Gênesis.
Os mais fracos procuravam fazer aliança com os mais fortes. Assim, não seriam destruídos por eles e ainda teriam proteção e maiores recursos humanos e materiais para enfrentarem adversidades e inimigos. As alianças significavam compromisso, uma sociedade, um pacto de amizade e cooperação. Eram confirmadas por palavra falada ou escrita dependendo da época, pela troca de objetos entre os pactuantes, por uma refeição e pela presença de testemunhas. Não havendo outras pessoas presentes, invocava-se o próprio Deus como testemunha ou até mesmo um objeto, como uma pedra, por exemplo. Toda aliança produzia direitos e obrigações de ambas as partes. Se a aliança com homens já era tão interessante e importante, o que dizer de uma aliança com Deus? A primeira aliança desse tipo, apresentada pela bíblia, foi opacto de Deus com Noé, que foi, de fato, um compromisso do Senhor com toda a humanidade e até mesmo com os animais (Gn 9.9-10). O arco-irís é o símbolo daquela aliança, segundo a qual, o mundo não mais será destruído pela água. Naquele momento Deus deu ordens a Noé(9.4-6) e lhe fez promessas (9.11,15). Temos aí algumas determinações que, mais tarde, apareceriam como parte da lei mosaica.
Curiosidade:
Quando Deus criou Adão e Eva, ele lhes deu a produção vegetal como alimento cf. (Gn 1.29).Depois do dilúvio, os homens foram autorizados a comer a carne de animais cf. (Gn 9.3).
Gn 1.1 A 2.3 – CRIAÇÃO DO UNIVERSO, DA TERRA E DO HOMEM
CRIAÇÃO X EVOLUÇÃO - argumentos do livro “Enigma das Origens”
O que se crê sobre a origem do universo determina o que se crê sobre o modo de vida e o destino.
É impossível provar cientificamente a criação ou a evolução. Seria preciso repetição experimental.
Ambos os sistemas dependem da fé. É errado dizer que o criacionismo é religioso e o evolucionismo é científico.
O criacionismo está muito mais de acordo com o conhecimento científico.
O evolucionista crê em uma matéria pré-existente assim como cremos no Deus pré-existente.
Evolucionismo é uma teoria e não uma ciência.
Os seguintes questionamentos contra a evolução são indícios de criação:
Não há formas intermediárias entre as espécies. Não foram encontradas nos fósseis. Na época de Darwin esperavam encontrar um dia. Até hoje não encontraram. Os evolucionistas colocam em fila seres que existem paralelamente. Semelhanças e diferenças entre gatos e cães – o evolucionista vê sinais de transformação de um em outro. O criacionista vê o projeto de um Criador comum que projetou estruturas semelhantes para funções semelhantes e estruturas diferentes para funções diferentes. Cruzamentos de espécies produzem animais estéreis – jumento + égua (ou cavalo + jumenta) = mula. Mutações não provam a evolução. Deus capacitou os organismos a se adaptarem às condições ambientais. Possibilitou também a variedade racial, mas uma nova raça não é uma nova espécie. Para negar que a criação seja um fato, é preciso negar a existência de Deus. Só pode dizer que Deus não existe uma pessoa que possa ter conhecimento universal e estar presente em todos os lugares para constatar a ausência de Deus em todos eles. Então, só “um Deus” pode verificar e afirmar que Deus não existe.
Criacionismo e Evolucionismo são conjuntos de conceitos não comprováveis cientificamente. Porém, são comparáveis com a realidade, de modo que se pode verificar qual dos dois conjuntos é mais coerente com ela. Cada conjunto conceitual tem seus pressupostos e faz suas previsões. O evolucionismo ensina que toda a realidade é um processo único de auto-transformação.
A matéria se desenvolve, para melhor, sem a intervenção de qualquer força imaterial. Ensinam, portanto, que o acaso, operando sem controle inteligente e sem propósito, produz o progresso, a inteligência e o aperfeiçoamento constante.
*O criacionismo ensina que tudo foi feito no princípio e nada mais está sendo criado. Nada está se aperfeiçoando, mas se corrompendo por causa do pecado.
ASSUNTO
|
PREVISÃO EVOLUCIONISTA
|
PREVISÃO CRIACIONISTA
|
Galáxias
|
Modificação constante
|
Continuidade do estado original
|
Estrelas
|
Um tipo se transforma em outro
|
Não existe transformação
|
Corpos celestes
|
Se aperfeiçoando
|
Se deteriorando
|
Surgimento da vida
|
A partir da não-vida
|
A partir da vida.
|
Continuaremos amanhã...
Até lá.
Deus te abençoe.
Viva vencendo com a fé dos grandes homens que, pela fé em Deus venceram!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário