TEXTO ÁUREO
“Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a e ela
te conservará” (Pv.4.6)
VERDADE PRÁTICA
A sabedoria que procede de Deus é humilde, por isso,
equilibra o crente em todas as circunstâncias da vida.
Introdução
O assunto desta lição diz respeito da importância da
sabedoria humilde dentro dos ensinos da Epístola de Tiago para uma Vida Cristã
Autêntica. A epístola de Tiago nos coloca diante da grande realidade de que
apenas as pessoas com salvação genuína podem resistir àquilo que os cristãos
primitivos enfrentaram: perseguição pelos pagãos, heresias dos falsos mestres e
desilusão sobre o comportamento de alguns membros de igreja. Todas estas coisas
enfrentamos hoje em dia: perseguição pelos que nos cercam (oposição ao
evangelho), falsas doutrinas proliferam e o comportamento de muitos membros de
igreja nos trazem desilusão. Tiago, nesta carta pastoral, estabelece a natureza
da “verdadeira religião”, se podemos falar assim.
Sem dúvida que a “salvação sintética” tem o seu atrativo.
Promete prazeres da vida secular sem o temor da punição divina, crença (ou fé)
sem qualquer exigência de comportamento moral e ritual sem a exigência de uma
vida reta. Tiago nos adverte a respeito dos perigos da falsa religião. Muitos
possuíam e possuem hoje em dia perigosos conceitos inadequados de questões como
fé, sabedoria, oração e moralidade.
Aprendemos inicialmente com Tiago que a verdadeira religião
é desenvolvida através de tribulações e provações. A Alegria é a resposta
correta em tempos de provação – isto é o que o mundo não pode compreender, mas
é prova de autêntica fé em Deus. A prova da fé resulta em perseverança que,
quando amadurecida, nos capacita a sermos perfeitos, completos e faltando em
nada. Para tal vida a sabedoria vem do alto, de Deus, e está disponível àqueles
que pedem por ela sem duvidar. Outro aspecto é que a riqueza material pode ser
um teste para a fé, não uma prova da fé. Ter em abundância não é
necessariamente prova de grande fé – pode ser o oposto, isto é, pode ser uma
tremenda provação. Diante da provação devemos perseverar. Por isto Tiago afirma
que a perseverança sob tribulação conduz a bênçãos. Por outro lado mostra,
também, que a tentação vem de dentro (do coração, das intenções e desejos), não
de Deus, e tem que ser resistida por nós.
Agora
vamos aprender que a verdadeira religião é orientada pela sabedoria. Uma pessoa
sábia tem o controle sobre sua própria língua (sobre o que fala). Fala a coisa
certa com as palavras adequadas, no momento propício, sempre levando a outra
pessoa a olhar para Deus. A sabedoria do mundo é caracterizada pelas más ações
e atitudes, pelo levar vantagem e imediatismo. Em oposição a isto a vida de uma
pessoa sábia é caracterizada pelo comportamento moral elevado que honra a Deus
na pessoa de Cristo.
Tiago mostra que a verdadeira religião é intimidade com Deus
em e através de Jesus Cristo, que tem seu lado prático evidenciado no modo de
vida, no falar e agir, da pessoa que crê. É importante que leiamos e estudemos
a epístola de Tiago e examinarmos o tipo real de nossa fé e prática.
O objetivo deste estudo é trazer algumas informações e
textos, colhidos dentro da literatura evangélica, com a finalidade de ampliar a
visão da importância da sabedoria humilde dentro dos ensinos de Tiago para uma
Vida Cristã Autêntica. Não há nenhuma pretensão de esgotar o assunto ou de
dogmatizá-lo, mas apenas trazer ao professor da EBD alguns elementos e
ferramentas que poderão enriquecer sua aula.
A NECESSIDADE DE PEDIRMOS SABEDORIA A DEUS
As provações podem trazer muita perplexidade; precisamos de
muita sabedoria, se temos de enfrentá-las vitoriosamente, ou, como no caso de
Paulo, se temos de nos gloriar nas tribulações. Sabedoria significa, em geral,
conhecer o melhor fim e os melhores meios de atingi-lo. Tiago tem em mente, em
primeiro lugar, a compreensão eficaz dos modos de o crente agir. A sabedoria de
cima torna-se necessária para apontar esses modos e dirigir a ação. Tal
sabedoria se obtém por uma completa dependência de Deus, expressa na oração.
Por conseguinte, se alguém é falho em sabedoria, peça-a a Deus, que é
infinitamente sábio, e de Sua sabedoria dá liberalmente e não lança em rosto.
Ele não nos repreende por nossa falta de sabedoria, porém do
Seu tesouro ilimitado Se deleita em dar, segundo nossa necessidade. Note-se que
a promessa se acompanha de certeza: e lhe será dada. Liberalmente (gr. haplos),
isto é, simples, incondicional e generosamente, com mão larga. Peça-a, porém,
com fé, em nada duvidando. Dúvida, hesitação acerca de Deus, dependência de
algo ou de alguém que não seja Deus, são realmente incredulidade. Não deve
haver vacilação, nem discussão, nem indecisão no pedir; e não deve haver
espírito dobre, a querer em parte seus próprios métodos e em parte os métodos de
Deus.
Quem não quer sabedoria para que o conduza nas provas,
regulando seu próprio espírito e administrando seus assuntos? Eis aqui algo
como resposta a cada giro desalentador da mente, quando vamos a Deus
experimentando nossa própria fraqueza e tolice.
Depois de tudo, se alguém dizer "Isto pode acontecer a alguém, mas
temo que não triunfarei", a promessa é: a todo aquele que pedir, lhe será
dado.
DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA DA SABEDORIA HUMILDE E A ARROGÂNCIA DO
SABER CONTENCIOSO
Estes versículos (Tg 3;13-18) mostram a diferença entre os
homens que pretendem ser sábios e os que realmente o são. Quem pensa ou fala
bem não é sábio no sentido das Escrituras, se não vive e age bem. A sabedoria
verdadeira pode conhecer-se pela mansidão do espírito e do temperamento. Os que
vivem em maldade, inveja e contenção, vivem em confusão; e estão obrigados a
ser provocados e precipitados em toda má obra. Tal sabedoria não vem do alto,
senão que brota de princípios, atos ou motivos terrenos, e está dedicada a
servir a propósitos terrenos. Os que se jactam de uma sabedoria assim devem
cair na condenação do diabo.
A sabedoria celestial, descrita pelo apóstolo Tiago, é
próxima ao amor cristão, descrito pelo apóstolo Paulo; e ambos são descritos
assim para que todo homem possa provar plenamente a realidade de seus logros
nelas. Não tem disfarce nem engano. Não pode cair nos manejos que o mundo
considera sábios, que são espertos e mal-intencionados, senão que é sincera,
aberta, constante, uniforme e coerente consigo mesmo.
Há, entretanto uma sabedoria falsa ou espúria, simulada, que
produz inveja e rivalidades. Onde tais sentimentos existem, não há lugar para
ninguém se gloriar sobre outrem, baseado em privilégios superiores. Vê-se a
falsidade de tal pretensão nos motejos amargos que tais pessoas proferem contra
os que diferem das opiniões deles. Tal espécie de sabedoria não é dom divino,
recebido nos termos de (Tg 1.5-8). É terrena (cfr. "a sabedoria do
mundo", ICo 1.20), inteiramente falha de iluminação espiritual. É natural
ou animal. O grego é psychikos, termo que descrevo o homem em Adão (isto é,
"natural"), em contraste com pneumatikos, "espiritual". Daí
limitar-se tal sabedoria à vida meramente física ou animal, sem relação com o
divino. É demoníaca, isto é, de origem satânica, procedendo dos demônios, ou
com eles se assemelhando. Sua fonte é a mesma que põe em chamas a carreira da
existência humana (ver o vers. 6). "Onde há inveja e sentimento faccioso,
aí há confusão"; gr. akatastasia, isto é, desordem, distúrbio, tumulto;
daí vem, como aqui, revolução ou anarquia.
Em vivo contraste com essa falsa sabedoria está à
verdadeira. Quanto à sua origem, é lá do alto (cfr. vers. 15). Sua natureza não
é terrena, sensual, demoníaca; antes é sobrenatural tanto na origem como em sua
natureza e suas consequências. Sua excelência é sétupla: pura pacífica, meiga,
conciliadora, misericordiosa, de bons frutos, simples e sincera (cfr. Gl 5.22 e
segs.; IIPe 1.5-9). Tiago dirige a atenção para as características íntimas da
pessoa sábia, visto como que é íntimo é de primeira importância, Pura quer
dizer livre de mancha ou contaminação seja qual for. Quem no seu íntimo não é
moralmente puro não começou ainda a ser sábio. Pacífica, isto é, não dada a
conflitos ou dissensões.
Não pode haver paz real sem pureza ou retidão. Meiga,
tratável, "docemente razoável", gentil. Gentileza aí não é tanto
ternura ou meiguice, como é imparcialidade, contrastando com imoderação,
exorbitância. "A mansidão de Cristo" é o padrão do crente, que o leva
a submeter interesses pessoais a finalidades mais elevadas. Indulgente, isto é,
fácil de persuadir; conciliatória, pronta a ser dirigida (gr. eupeithes, pronta
a obedecer; donde complacente). Plena de misericórdia e de bons frutos, isto é,
sempre disposta a tomar a iniciativa de mostrar compaixão e oferecer perdão;
produzindo bons frutos (obras); porque uma língua governada pela graça divina
pode tornar-se forte influência para o bem.
Sem parcialidade, isto é, não dada a contendas ou disputas
acerca de honrarias. Sem hipocrisia, isto é, sincera, sem pretender ser o que
não é, dizendo só aquilo em que se possa confiar (Moff. "retilíneo, sem
rodeios"). Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que
promovem a paz. Quem possui sabedoria semeia a boa semente que produz justiça,
retidão. Semeia em paz, porque é pacificador. "A messe da justiça é
semeada em paz por aqueles que fazem a paz".
CONCLUSÃO
Concluindo, espero em DEUS ter contribuído para despertar o seu desejo
de aprofundar-se em tão fascinante tema e ter lhe proporcionado oportunidade de
agregar algum conhecimento sobre estes assuntos. Conseguindo, que a honra e
glória seja dada ao SENHOR JESUS.
Subsídio para o Professor
INTRODUÇÃO
Tiago escreveu a Epístola que leva o seu nome com dois objetivos precípuos:
Primeiro, confortar as igrejas para as quais ele escreve em meio a muitas tribulações as quais ele estava passando. Os cristãos no século primeiro estavam sujeitos a todo tipo de assédio da polícia local: havia prisões, arrestamento de bens, tortura e eventualmente a morte. Existiam problemas financeiros. No capítulo cinco, Tiago faz menção a injustiças cometidas pelos patrões ricos opressores. Ele consola os cristãos que trabalhavam nos campos desses senhores, proprietários de terras. Em fim, era uma igreja muito sofrida e que precisava de conforto, precisava de consolo da parte de Deus.
Segundo, corrigir algumas deficiências na fé e na prática desses irmãos. Aparentemente esta comunidade - tudo indica de judeus convertidos ao cristianismo -, não tinha ainda compreendido plenamente todas as implicações do evangelho. Eles não estavam enfrentando as tribulações e o sofrimento da maneira correta. Por isso que Tiago tem de dizer para eles como eles deviam passar pelo sofrimento. Quando lemos a Epístola toda de Tiago temos a impressão que aqueles irmãos tinham uma compreensão deficiente da doutrina fundamental do cristianismo, que é a doutrina de que somente somos justificados pela fé, sem as obras da lei. Para eles, se você é justificado pela fé em Cristo Jesus, o que você faz ou como você vive isso não vai ter muito impacto em seu relacionamento com Deus. Isto é o que em Teologia nós chamamos deantinomianismo, ou seja, a ideia de que a fé e a graça excluem as obras, atitude, comportamento e o andar diante de Deus. Então Tiago Tg 2:14-26, confronta essa compreensão errada, e afirma que a fé salvadora sempre vem acompanhada da evidência. Desta feita, fé e obras são dois lados de uma mesma moeda: a fé sendo a raiz da salvação e as obras sem fruto dela; onde tem uma vai ter a outra; onde falta uma a outra também falta.
Nesta Aula, vamos aprender com Tiago como viver com sabedoria humilde neste mundo, no meio das provas. “Ele inicia a temática em tom de exortação, enfatizando a necessidade da sabedoria divina como condição básica de levar a igreja a viver a Palavra de Deus com alegria, coerência, segurança e responsabilidade (Tg 1:5). E isso tudo sem precisar fugir das tribulações ou negar que o crente passa por problemas”. “Como servos de Deus, somos chamados por Ele para uma vida que espelhe decisões e práticas advindas de uma sabedoria espelhada na sabedoria divina”. (1)
I. A NECESSIDADE DE PEDIRMOS SABEDORIA A DEUS (Tg 1:5)
“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada”.
Todos nós carecemos de sabedoria. A Bíblia não oferece respostas específicas para as inúmeras questões que surgem ao longo da vida; não resolve os problemas de forma explícita, mas nos fornece os princípios gerais. Precisamos de sabedoria para aplicá-los aos desafios da vida diária. A sabedoria espiritual consiste, portanto, na aplicação prática dos ensinamentos de Jesus às situações do quotidiano.
1. A sabedoria que vem de Deus. ”E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus”.Quando estamos sendo provados, precisamos de sabedoria para não desperdiçar as oportunidades que Deus está nos dando para chegarmos à maturidade. A sabedoria nos ajuda a entender como usar as provas para nosso bem e para a glória de Deus. Sabedoria é olhar para a vida com os olhos de Deus. Há pessoas que têm erudição, mas não sabem viver a vida nem fazer escolhas corretas.
Há uma sabedoria que vem de Deus e outra engendrada pelo próprio homem. A sabedoria do homem vem da razão, enquanto a sabedoria de Deus vem da revelação. A sabedoria do homem desemboca no fracasso, a sabedoria de Deus dura para sempre. A Bíblia traz alguns exemplos da tolice da sabedoria do homem: Primeiro, a torre de Babel parecia ser um projeto sábio, mas terminou em fracasso e confusão (Gn 11:9). Segundo, pareceu sábio a Abraão descer ao Egito em tempo de fome em Canaã, mas os resultados provaram o contrário (Gn 12:10-20). Terceiro, o rei Saul pensou que estava sendo sábio quando colocou a sua armadura em Davi (1Sm 17:38,39).Quarto, os discípulos pensaram que estavam sendo sábios pedindo a Jesus para despedir a multidão no deserto, mas o plano de Cristo era alimentá-la por meio deles (Mt 14:13,16). Quinto, os especialistas em viagens marítimas pensaram que era sábio viajar para Roma e por isso não ouviram os conselhos de Paulo e fracassaram (At 27:9-11).
Portanto, “a sabedoria que vem de Deus é o meio pelo qual o ser humano alcança o discernimento da boa, agradável e perfeita vontade divina (Pv 3:1-5; Rm 12:1,2). Sem esta sabedoria, o ser humano vive à mercê de suas próprias iniciativas, dominado por suas emoções, sujeitando-se aos mais drásticos efeitos das suas reações” (LBM).
2. Deus é o doador da sabedoria. Deus é a fonte da sabedoria; Ele é o doador. Ele dá - “a todos” - generosamente a sabedoria necessária para que possamos viver neste mundo de forma que o agrademos e sejamos também referenciais para as pessoas que nos cercam. A generosidade de Deus é ilimitada. A generosidade de Deus não conhece limites na terra: é para todos. A generosidade de Deus não conhece limites no céu: Ele dá liberalmente. A acolhida de Deus é garantida (1:5): Deus não rejeita aquele que o busca (Sl 66:20).
3. Peça a Deus sabedoria. “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto…”. Aqui, Tiago orienta a todos os que não têm sabedoria para buscá-la, em Deus, por meio da oração. Devemos rogar ao Senhor a sabedoria de que precisamos e Ele certamente a dará como um presente divino, “e não o lança em rosto“, ou como diz na linguagem popular, “não joga na nossa cara”. Deus é o detentor da sabedoria que nos é necessária em todos os momentos, e Ele faz questão de que a tenhamos.
Perceba que há uma conexão natural entre Tg 1:4 e Tg 1:5. No verso 4 Tiago diz que o alvo de Deus é que nós não devemos ser deficientes de nada, de que não tenhamos necessidade de nada - “Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma“. E aí ele acrescenta no verso 5: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus…”. Percebe-se, então, que ele está continuando o assunto. O propósito de Deus é que não tenhamos nenhuma deficiência. E uma dessas deficiências é a sabedoria. Sabedoria que é mencionada aqui não é aquela sabedoria teórica que nós acumulamos em nossos estudos seculares, mas é a sabedoria prática, aquela que é mencionada no livro de Salmos e Provérbios - “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Sl 111:10; Pv 1:7; 15:33).
Sabedoria é você tomar as decisões certas e encaminhar a sua vida à luz do temor de Deus, fazer o que é certo. Sinceramente, é isso o que mais nos falta no meio das provações. Nós não tomamos decisões, diante dos problemas, como se faz no mundo, como os descrentes tomam. Por exemplo, se a sua empresa está com problemas, está com dificuldades, então um homem que não conhece a Deus ele vai usar de recursos ilícitos, ele vai burlar a lei, ele vai fazer negócios escusos e errados para salvar a sua empresa; mas, o cristão não pode fazer isso, ele tem que achar uma solução que está de acordo com a Palavra de Deus. Se você tem um problema com seu filho, se a sua filha tem um relacionamento com o seu namorado fora dos padrões bíblicos, morais, as pessoas do mundo não têm problema com isso, mas nós temos porque somos cristãos. Como é que vamos lidar com um filho problemático e difícil? Lá no mundo isso é fácil, mas nós não podemos tomar qualquer decisão e segui qualquer caminho quando a dificuldade bate à nossa porta. Quando estamos enfrentando o inimigo e certas dificuldades, lá no mundo as pessoas agem de forma brutal, mas um cristão não pode fazer isso. Como, então, enfrentarmos essas coisas? É aqui que precisamos de sabedoria. É o que mais precisamos no meio das provações, para achar o caminho correto, para nos comportar de uma maneira que glorifique o nome de Deus.
Tiago diz que se alguém tem falta dessa sabedoria peça a Deus. É claro que o que está por detrás aqui dessa orientação é a história de Salomão no Antigo Testamento, quando Deus apareceu a Salomão e lhe deu permissão para lhe fazer um pedido e Salomão pediu, acima de tudo, sabedoria para governar o povo de Deus; e Deus se agradou daquele pedido e concedeu a Salomão não somente sabedoria, mas inclusive tudo aquilo que ele não tinha pedido, a saber, riquezas e poder sobre os seus inimigos. O Deus de Salomão é o mesmo nosso. E Tiago, então, encoraja aos cristãos a pedir sabedoria com os seguintes argumentos:
a) que Deus dá liberalmente. Ou seja, Ele dá de maneira abundante. Ele não mede a sabedoria que nos dá literalmente. Mas Ele derrama com graça e abundância sobre nós. b) que Deus “não lança em rosto“. Por exemplo, se você vai tomar um empréstimo financeiro a um amigo, o amigo pode lançar no teu rosto que no mês anterior ele já te emprestou dinheiro. Deus não faz isso conosco; Ele não lança em rosto. Quando nos chegamos a Ele para lhe pedir sabedoria, Ele não vai dizer assim: “eu já te dei sabedoria!”; “Você já me pediu isso!”; “Lá vem você de novo!”; “Por que estás aqui outra vez?”. Não! Deus não lança em nosso rosto as nossas faltas. Mas, Ele nos acolhe como sendo a primeira vez e liberalmente nos concede, como Tiago afirma no final do verso 5: “e ser-lhe-á dada”.
Aqui está a promessa de que Deus tem prazer em dar sabedoria aos seus filhos quando estamos passando por grandes dificuldades, por grande provação e vivemos em meio de grandes tentações. Podemos, então, nos socorrer de Deus pedindo-lhe sabedoria.
É uma pena que nós deixamos para fazer isso depois; primeiro nós planejamos tudo, como vamos resolver os nossos problemas, e depois de tudo planejado nós chegamos para Deus e dizemos: “Deus, eu vou fazer desta maneira, se o Senhor puder abençoar eu agradeço”. Mas, não é isso que Tiago nos instrui. Nós temos que, em todo tempo, a primeira coisa que temos que fazer é orar quando as dificuldades batem à nossa porta.
II. A DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA DA SABEDORIA HUMILDE (Tg 3:13)
“Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras” (ARA).
1. A sabedoria colocada em prática. Em Tg 3:13, Tiago trata da diferença entre a verdadeira sabedoria e a falsa. O autor não se refere à soma de conhecimentos de uma pessoa, mas a sua vida no dia-a-dia. O que conta não é ter o conhecimento, mas saber aplicá-lo. Tiago conclama os servos de Deus a demonstrarem sabedoria divina através de ações concretas. A pessoa sábia manifesta a vida de Cristo, uma vida na qual o fruto do Espírito é evidente (Gl 5:22,23). Como bem diz o pr. Eliezer de Lira, “a sabedoria é a virtude que devemos buscar e cultivar em nossos relacionamentos neste mundo (Mt 5:13-16)”. Portanto, a sabedoria de Deus é prática; ela muda a vida e produz bons frutos para a glória de Deus. Quem não produz frutos, produz galhos.
2. A humildade como prática cristã. Na concepção de Tiago, sabedoria e humildade devem andar juntas. O sábio tem atitudes humildes, não arrogantes. Da mesma forma que a sabedoria de que precisamos encontra sua fonte em Deus, a humildade nos faz ser sempre mais dependentes de Deus. Curiosamente falando, a obediência a Deus é uma demonstração de humildade, e não de arrogância. A desobediência a Deus e aos seus preceitos mostra o quanto podemos ser arrogantes, mas a dependência de Deus e a humildade demonstram o quanto somos obedientes a Ele. (2)
Humildade é uma condição necessária para todo aquele que quer viver como salvo. Os cristãos no princípio da Igreja foram ensinados que o orgulho, a altivez, a soberba eram coisas do mundo e que “… Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes…”(Tg 4:6). Neste mesmo sentido ensinou, também, o Apóstolo Pedro, dizendo: “… revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes“(1Pedro 5:5). Também escreveu Paulo: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo“(Fp 2:3).
Pelo que se pode observar, entre os crentes da igreja do primeiro século não havia sentimentos de grandeza, orgulho, soberba, superioridade - “E era um o coração e a alma da multidão dos que criam…” (Atos 4:32).
Portanto, para andar como salvo é necessário andar em humildade. Contudo, existem muitas ideias erradas sobre o verdadeiro sentido da humildade. Vamos considerar o que não é humildade.
- Humildade não é pobreza. Normalmente quando alguém quer se referir a um irmão muito pobre costuma-se dizer: “é um irmão muito humildezinho”. Porém, nem todo pobre é humilde, bem como nem todo rico é soberbo, ou orgulhoso. Existem pobres revoltados pelo simples fato de serem pobres. Não se conformam, têm inveja dos ricos. Humildade e inveja são dois sentimentos que não podem habitar juntos.
- Humildade não é ausência de cultura. Costuma-se dizer: “aquele irmão é muito humilde, nem ler ele sabe”. Todavia, para ser orgulhoso, altivo, soberbo, não precisa saber ler. Nem todo analfabeto é humilde e nem todo letrado e sábio tem que ser altivo e soberbo. Existe uma nova geração de obreiros que possuem vários diplomas de curso superior, são muito culto, escritores, porém muitos destes deixaram a verdadeira humildade, por isso correm o risco de nem estar vivendo como salvos.
- Humildade não é aparência exterior. Não é pela aparência exterior que identificamos uma pessoa humilde. Alguém pode dizer: “Ele é muito humilde, não liga para nada, anda mal vestido, não tem vaidade“. Isto pode ser desleixo, falta de higiene, mau gosto no vestir. Humildade não é alimentar-se e vestir-se mal, podendo alimentar-se e vestir-se bem. Humildade não é ter um carro velho, podendo ter um novo. Humildade não é morar num barraco, podendo morar numa casa confortável.
Portanto, a verdadeira humildade manifesta-se de dentro para fora, não é, apenas, aparência exterior.
3. Obras em mansidão de sabedoria. ”Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras” (Tg 3:13). Se um homem for sábio e inteligente, demonstrará esses atributos num condigno proceder, juntamente com um espírito humilde resultante da sabedoria. O Senhor Jesus - a encarnação da verdadeira sabedoria -, não era orgulhoso nem arrogante, mas manso e humilde de coração (Mt 11:29). Assim, as pessoas verdadeiramente sábias podem ser distinguidas pela humildade autêntica. Alguém disse que “mansidão não é fraqueza, mas poder sob controle”. Uma pessoa que não tem controle pessoal ou domínio próprio não é sábia. Mansidão é o uso correto do poder, assim como a sabedoria é o uso correto do conhecimento.
III. O VALOR DA VERDADEIRA SABEDORIA E A ARROGÂNCIA DO SABER CONTENCIOSO (Tg 3:14-18).
A verdadeira sabedoria - a sabedoria divina - não é contenciosa nem facciosa e nem beligerante. A sabedoria do homem leva à competição, rivalidade e guerra (Tg 4:1,2), mas a sabedoria de Deus conduz à paz. Essa paz é produzida pela santidade e não pela complacência ao erro. Não se trata de paz que encobre o pecado, mas da paz fruto da confissão de pecado.
1. Sabedoria verdadeira e a arrogância do saber. Não é incomum ver pessoas de destacável conhecimento secular tornarem-se arrogantes no trato com outras que as cercam, pelo fato de serem bem dotadas intelectualmente e de um saber bastante destacável. Todavia, isto não é aceitável aos olhos de Deus. É necessária sabedoria humilde para convivermos com pessoas intelectualmente menos favorecidas. O acúmulo de conhecimento não pode obstruir nossa vida espiritual de tal forma que nos tornemos arrogantes. Sabedoria é o uso correto do conhecimento. Uma pessoa pode ser culta e tola; pode ter muito conhecimento e não saber se relacionar com as pessoas; pode ter muito conhecimento e não saber viver consigo e com os outros. Sabedoria é também olhar para a vida com os olhos de Deus.
É bom enfatizar que Tiago não condena pessoas que estudam e que se valem de seus conhecimentos ao longo de suas vidas, “mas coloca em cheque o hábito de algumas pessoas acharam-se superiores a outras porque possuem conhecimento. Estudar é muito bom, e nos torna pessoas mais capacidade para servir a Deus e ao próximo com muitos talentos, mas não pode nos tornar pessoas altivas. A soberba é tão duramente condenada por Deus que Ele resiste ao soberbo, mas dá graça ao humilde. Portanto, usufruamos do conhecimento que Deus nos permite ter, mas busquemos acima de tudo aproveitar esse conhecimento de forma sábia e com humildade”. (4)
2. Atitudes a serem evitadas. ”Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins” (Tg 3:16). Pensamentos errados produzem atitudes erradas. Uma das causas do porquê deste mundo estar tão bagunçado é que os homens têm rejeitado a sabedoria de Deus e age de acordo com a sua suposta inteligência. Tiago 3:14,16 lista duas características próprias de pessoas arrogantes: inveja e sentimento faccioso. São evidências da falsa sabedoria. São atitudes a serem evitadas pelos salvos em Cristo.
a) Quanto à inveja. O homem com sabedoria terrena é caracterizado pela inveja e ambição egoísta de seu coração; seu objetivo maior é beneficiar a si mesmo. O invejoso é implacável com seus concorrentes, orgulha-se da própria “sabedoria” que lhe trouxe sucesso. Porém, Tiago afirma que isso não é sabedoria, mas apenas vanglória infundada. É uma negação prática da verdade segundo a qual a pessoa genuinamente sábia também é genuinamente humilde.
Não é incomum que haja inveja entre as pessoas, mas pior ainda é quando esse sentimento da carne (Gl 5:21) encontra abrigo no coração dos servos de Deus. E justamente aqui encontra-se o desafio de Tiago; ele alertou para o perigo de se cobiçar ofícios espirituais na igreja (Tg 3:1). Existe sempre o risco de a liderança da igreja ser entregue a um homem com sabedoria terrena. Devemos permanecer atentos e não permitir que os princípios do mundo nos orientem nas questões espirituais. De acordo com Tiago, essa falsa sabedoria é “terrena, animal e demoníaca“ (Tg 3:15). Estes três adjetivos expressam, propositalmente, uma degeneração progressiva:
- “Terrena” . É a sabedoria deste mundo (1Co 1:20,21). A sabedoria do mundo diz: promova a você mesmo; você é melhor do que os outros. Os discípulos de Cristo discutiam quem era o maior dentre eles. A sabedoria do mundo exalta o homem e rouba a Deus da sua glória (1Co 1:27-31; ler Atos 12:21-23). O invejoso, em vez de alegrar-se com o triunfo do outro, alegra-se com seu fracasso. Ele não apenas deseja ter como o outro tem, mas tem tristeza porque não tem o que é do outro; ou seja, o invejoso ele não quer um cargo igual ao seu, ele quer o seu cargo, a sua função.
- “Animal” (ou “não-espiritual”). Que está em oposição à nova natureza que temos em Cristo; é uma sabedoria totalmente à parte do Espírito de Deus. Essa sabedoria escarnece das coisas espirituais. O mundo está cada vez mais secularizado; as coisas de Deus não importam; a Palavra de Deus não governa a vida familiar, econômica, profissional e sentimental das pessoas.
- “Demoníaca” . Que se presta a ações que remetem ao comportamento de demônios, e não de homens. Essa foi a sabedoria usada pela serpente para enganar Eva, induzindo-a a querer ser igual a Deus e fazendo-a descrer de Deus para crer nas mentiras do diabo. As pessoas hoje continuam crendo nas mentiras do diabo (Rm 1:18-25). O diabo se transfigura em anjo de luz para enganar as pessoas. Pedro revelou essa “sabedoria” quando tentou induzir Cristo a fugir da cruz (Mc 8:32,33).
b) Quanto ao sentimento faccioso. É outra característica de quem alega ter a sabedoria e nãoconsegue demonstrá-la na prática. A falsa sabedoria manifesta-se através de um sentimento faccioso. Há grandes feridas nos relacionamentos dentro das famílias e das igrejas. A palavra que Tiago usa, erithia, significa espírito de partidarismo. Subentende a inclinação por usar meios indignos e divisórios para promover os próprios interesses. Era a palavra usada por um político à cata de votos. As pessoas estão a seu favor ou estão contra você. Tiago, então, propõe à igreja um desafio àqueles que afirmavam ter a verdadeira sabedoria: eles precisavam observar a verdadeira sabedoria que vem do Céu.
Paulo alertou os crentes de Filipos sobre o perigo de estarem envolvidos na obra de Deus com motivações erradas: vanglória e partidarismo (cf Fp 2:3). Essa exortação é bastante atual!
CONCLUSÃO
A verdadeira sabedoria é humilde e faz parte da nova natureza do crente. Só pode tê-la quem é nascido de novo, regenerado. Tiago não está tratando de uma sabedoria oriunda do aprendizado secular, não; está, sim, tratando da sabedoria das Escrituras, que é Espírito e Vida. É resultado de uma intima relação com Deus, por meio do Seu filho Jesus e pela força do Espírito Santo. Por isso, então, esta sabedoria não pode ser negociada. Ela vem exclusivamente de Deus, por meio do estudo e da exposição das Escrituras Sagradas.
Tenham um boa aula e aproveitem ao máximo seu tempo diante da classe.
Meu abraço.
Viva vencendo!!!
Seu irmão menor.
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