06 fevereiro 2013

A mentira do nome Yehoshua



Quem São e no que crêem?
Os adeptos do nome Yehoshua e suas variantes (ASNYV) surgiram no Brasil por volta de 1987, aproximadamente. Esse movimento não é propriamente considerado uma seita ou heresia de origem brasileira, pois já existem grupos similares nos EUA e em outros países. No Brasil, o movimento se dividiu em facções (testemunha de Yehoshua, Yahoushua, etc...).

Seus seguidores ensinam que o nome Yehoshua é de origem divina e significa "Deus Salvador" (Yeho = "Senhor" + Shuah = "Salvação"). Não aceitam de forma alguma qualquer outro nome. Falam que o nome Jesus é de origem pagã e significa "Deus cavalo" (Ye = "Deus" + Sus = "Cavalo")
E vão muito mais além em sua obstinação contra o nome Jesus, comparando-o com Esus- deus mitológico dos celtas, que aparece segurando serpentes e tem cabeças de carneiro.

Embora não haja um credo uniforme nessa corrente, entre os diversos grupos, porém, encontramos doutrinas exóticas, tais como:

  • Negam a inspiração do Evangelho de Mateus, sob alegação de que se trata de um livro apócrifo.
  •  Fazem ligação entre Jesus (no grego Iesous) com Esus, um deus celta, pretendendo com isso, afirmar que os cristãos são pagãos.
  • Que o número 666 (Número da besta de Ap 13.6,18) se enquadra no nome de Jesus.
  • Negam o nascimento virginal de Jesus, que Ele é filho de José e Maria.
  • Professam um credo unicista, que nega a doutrina da Trindade e afirma que o Pai é o Filho e o Filho, o Pai.
  • Crêem que há duas classes de pessoas: os cristãos, que vão para o céu; e os judeus, assírios e os egípicios, que irão herdar a terra.
  • A guarda do sábado necessária à salvação.
  • Negam a salvação de quem invoca o nome de Jesus. Só há salvação para quem invoca o nome de Yehoshua, ou seja, somente para os que comungam com suas crenças.
  • Seu proselitismo os leva a buscar adeptos entre os cristãos evangélicos.
Desmistificando alguns pontos acima citados:
É uma teoria IMPOSSÍVEL, porque Iesous é um termo grego e os partidários do nome Yehoshua apontam para seus significado em hebraico. Ou seja, Iesous é a forma grega do vocábulo hebraico Yeshua.
Logo, a teoria dos adeptos dessa seita é totalmente impossível. Até porque, a palavra grega para cavalo é hyppos e não sous.

Outra informação importante: o nome Iesous aparece no Novo Testamento antes da tradução de Jerônimo.
Os papiros Bodmerianos 66,75 e 76, à  disposição de pesquisadores na Biblioteca Bodmer, em Genebra, Suíça, apresentam "Is" ou "Ic" para Iesous. No papiro 75, encontramos os Evangelhos de Lucas e João, com datação entre os anos 175 e 225 a.D., bem anterior a Jerônimo, que segundo os adeptos do nome Yehoshua, foi o responsável pela criação do nome Jesus, unindo o "J", de Júpiter, o equivalente romano da suprema divindade Zeus, dos gregos à divindade dos celtas (gauleses) Esus.
O nome de Jesus, para essa seita, então, a união de Júpiter e Esus. Todavia, seria de suma importância lembrarmos que o yod (hebraico) pode apresentar a vogal "i" ou a consoante "y". Pierre de la Ramée difundiu, na renascença, as letras "j" e "v" como equivalentes consonantais para o "i" e o "v" como equivalentes consonantais para o "i" e o "u" latinos (romanos).

Como se não bastasse, os fiéis dessa seita se valem, ainda, de um esquema criptográfico conhecido como gematria para afirmar que Jesus Cristo é o portador do famigerado número 666, sendo, porém, o nome da besta citado em Apocalipse 13.18. E demonstram isso da seguinte maneira:
IESUS CRISTVS FILII DEI é IESVS CRISTVS+FILII DEI. Em segundo, que IESVS CRISTVS, sozinho, equivale a 112. Em terceiro, que FILII (genetivo masculino singular) deveria ser FILIVS (nominativo masculino singular). Assim, teríamos: FI L I V S D E I (1+50+1+5+500+1 = 558), IE S U S C R I S T V S = 112 + F I L I V S D E I = 558 = 670 (670 é diferente de 666).

Percebemos, portanto, a necessidade de títulos ou apostos ― sem contar a presença de FILII ao invés da forma correta FILIVS ― para se chegar ao número 666.

Fonte: Bíblia de Estudo Apologética (ICP)
Comentário de Wáldson: As testemunhas de Yahoshua ou Yaohushua, são muito semelhantes em suas crenças.
A abordagem geralmente é feita por uma pessoa experiente da instituição, que te questiona se você crê em Jesus, caso você diga sim, virá uma avalanche de hebraico (made in telecurso 2000...risos), onde tentarão te convencer que o nome JESUS é pagão.

Não muito obstante, nesse blog você pode ver a abordagem deles nos comentários da postagem "A Adoração que Deus recebe", onde ele diz que o nome Jesus é de origem pagã e romana, se referindo à Igreja Católica Apostólica Romana.
Como já foi dito, o termo IESOUS já era utilizado muito antes de Jerônimo, sendo assim, não é invenção romana, tão pouco pagã, tendo vista que não existe ligação de Jesus (IESOUS) com Esus.

Comparar Jesus com Esus, é no mínimo engraçado, sendo que os argumentos mostrados acima desmestificam COMPLETAMENTE essa ligação bizarra criada pelos adeptos dessa seita.

Alguém pode me explicar, como uma seita que tem em seu rol de membros a maioria de pessoas com pouco ou nenhum poder aquisitivo, pessoas que saibam falar "fluetemente" uma das línguas mais dificeis do Oriente, sendo que muitas mal sabem falar o básico de sua língua pátria?

Que esse texto possa te servir de alerta para que você não caia nessa armadilha, ou se você já se encontra caído, que você possa rever aquilo que você crê e prega.
Abraços.
Viva vencendo!!!
Seu irmão menor 

2 comentários:

  1. Como vcs podem criticar a verdade o nome Hembreu Yehoshua e o nome do messias.agora falando do hebraicos sus siguinifica cavalo .gente vamos para a origem esquesse o grego a grecia e um pais idolatra ate nos dias de hoje vamos voltar as oringens um homem que naceu em Israel so pode ter um nome Iisraelita.vcs podem ate defender o nome jesus mais dizer contra o verdadeiro nome yehoshua ai ja e ir contra a verdade pense bem que Yehoshua ilumine seus coraçoes com a verdade.

    ResponderExcluir