Questionar e criticar é errado? Desde quando?
Por Wenney Jorban
O que seria da nossa sociedade atual se não tivessem existidos homens pra discordar da procedência daqueles que conduziam o poder no passado? O que seria do mundo se não tivessem acontecido às grandes revoluções que mudaram o panorama dos países, cidades e estados? Quer uma resposta bem óbvia? Muito provavelmente o mundo estaria numa bagunça tremenda.
Não há como um ser pensante se abster de questionar! Toda criança quando está começando a descobrir as coisas, sempre questiona os pais sobre o que é isso, aquilo outro, pra que serve aquela coisa. Quando você está na escola ou na faculdade, vai sempre haver o questionamento junto a professor dos assuntos pertinentes a um determinado tema.
Posteriormente ao questionamento, vem a crítica. A crítica já é a opinião formada sobre determinado questionamento. Questionamento e critica andam juntos, de uma forma ou de outra.
Agora amados, eu vos pergunto: como é que o crente não vai questionar seu líder sobre determinados assuntos relativos à igreja? Devemos aceitar tudo calado, sem se atrever a perguntar ou criticar certas coisas que acontecem no nosso meio? O que o pastor fala numa pregação é irrevogável? O que leva um pastor a dizer que não devemos nos meter em assuntos administrativos da igreja, assuntos teológicos ou semelhantes?
Vamos à palavra.
”Julgai todas as coisas, retende o que é bom!” I Tessalonicenses 5: 21
Meus amados, desde quando você era criança, teus pais te ensinaram a escolher aquilo que seria melhor pra você, a educação que eles te deram, vai se refletir na tua mocidade. Teus amigos, teus projetos, tua visão de vida. Tudo isso é essencial. Se teus pais te deram uma boa educação, é muito provável que as escolhas que você fez no decorrer da sua vida, foram boas.
Por que estou falando isso? Por que assim é semelhante na tua vida cristã. O teu líder vai ter uma grande influência na tua vida, seja ela positiva ou negativa. Como assim Wenney? Queridão, o que teu pastor prega, está na bíblia? O comportamento dele é de um líder? Ou você vive escutando indiretas do púlpito? Desabafos ao invés de pregação? Tudo o que levam pros ouvidos dele, mesmo que essa fonte de informação seja a mais desconfiável que nota de 3 reais, ele aceita ou chama as partes para um diálogo aberto?
Fazer esses questionamentos não vai fazer de você um rebelde dentro da igreja. De forma nenhuma! Isso só denota que você tem opiniões, você tem posição diante de algumas circunstâncias. Agora, se você aceita tudo que é falado no púlpito, cuidado pra que você não esteja virando marionete.
Você é um ser pensante, capaz de distinguir o que é bom ou não pra tua vida, principalmente tua vida cristã. Decisões incautas, atitudes sem ponderações, afirmações sem sentido, tudo isso é base pra críticas. Mas não seja leviano, criticar é bem diferente de deturpar, caluniar, desmoralizar.
“Irmãos, não sejais meninos no juízo; na malícia, sim, sede crianças; quanto ao juízo, sede homens amadurecidos!” I Coríntios 14: 20
Outra base de questionamento por grande parte dos jovens, principalmente os mais novos, ou inexperientes na vida cristã, são aqueles grandes movimentos, chamados por alguns de reteté, onde pessoas caem no chão, gritam, pulam, correm e tudo isso dizendo que é no Espírito Santo, dizendo que é mover de Deus.
Vocês leram o versículo acima? Se não, releiam e meditem nele alguns segundos; tentem entender o que ele quer dizer! Todo cristão tem de ter discernimento em tudo. Eu falei uma vez aqui no blog, que Deus age como quer, através de quem quer e no tempo que quer. Ora, se Deus faz tudo como quer, eu posso aceitar que todo movimento por ai, é agir de Deus? NÃO! É bem verdade que muitos desses movimentos são pura carnalidade, atos feitos pela emoção, nada tendo a ver com agir de Deus.
Corre-corre, gritaria, roda pra lá, roda pra cá, pula, engatinha, rosna, grunhe, profetada pra cá, revelamento pra lá, visagens em cima de visagens... São coisas desse tipo que escandalizam o evangelho.
“Wenney, mas eu não tenho total certeza se posso julgar essas coisas, aquelas pessoas parecem mesmo estar no poder de Deus!”
Amados, se você faz questionamento assim, muito cuidado. Olha só pra o exemplo do nosso Senhor Jesus, por algum acaso ele saia correndo, gritando, engatinhando, dizendo que tava com a espada de fogo mandada por um anjo que veio dar a vitória a Ele? É óbvio que não né queridos. São coisas assim que nós precisamos ter um senso crítico muito forte. E nesse ponto eu e mano Caucaia, vulgo Fernando, batemos muito contra.
Você não pode ser marionete de pessoas que querem te iludir, fazendo você acreditar que está no caminho certo, fazendo as coisas certas, quando na verdade, se esta vivendo uma grande mentira. Servir a Cristo é diferente de tudo isso, porém não é fácil encontrar homens que te mostrem como fazer as coisas certas. Somente Deus pode te mostrar que Ele é o caminho, a verdade e a vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário