Cadê meu sal? Prá onde foi minha luz?
Mateus 5:13-16
"Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus".
Logo após subir a um monte e se assentar, Jesus começa a ensinar coisas grandiosas das quais estes versículos fazem parte. Para mim esta passagem é uma das mais gloriosa e motivadora de todo o novo testamento. Pois quem faz tais afirmações a nosso respeito é nada mais e nada menos que Jesus Cristo. Ele afirma: “Vós sois o sal da terra” e “Vós sois a luz do mundo”. Ao dizer isto Jesus esta falando: “Vocês são diferentes”. O Sal e a luz são usados como sinônimo de cristão.
Quando o Senhor lançou para a comparação entre o crente e o sal, a importância desse produto, no contexto daquela época, extrapolava muitíssimo a idéia de valores que temos hoje do sal. Era um produto muito mais imprescindível à sobrevivência humana que hoje, e essencial a todos os tipos de vida animal.
Formado por minúsculos cristais, portanto transparente e incolor quando puro, pode apresentar colorações de tons cinza, amarela e vermelha, quando impuro.
Se por um lado o produto se dissolve com facilidade na água, o sal de cozinha é composto por elementos – além de mais de 99% de cloreto de potássio –, responsáveis pela diminuição da umidade, que o torna imprestável, e o empedramento.
Além do uso para salgar alimentos para não permitir que estraguem, difundida no Egito já há cerca de 4.000 anos aC, o sal era usado pelos gregos e romanos como moeda em suas operações de compra e venda. A palavra latina salário deriva-se de sal, pois parte dos vencimentos de legiões romanas era paga com sal. Depois foi incorporada ao soldo.
Ainda hoje um dos principais acessos a Roma, então capital do império chama-se Via Salaria, por onde caravanas transportavam a riqueza para os romanos.
Referência de nobreza
Na Idade Média, o sal era transportado por estradas construídas especialmente para esse fim. Na mesma época, os europeus fizeram fortunas com o sal como tempero.
A até o século 18, a ordem de assento de nobres em uma mesa de banquete era indicada pelo posição de um saleiro de prata maciça colocado na mesa. Os menos ilustres ficavam abaixo do sal, mais distantes do anfitrião.
Produto medicinal e matéria-prima
Mesmo no final do século 19 e começo do século 20 o sal, além de ser usado como condimento e produto medicinal passou a ser uma das matérias-primas essenciais para a indústria química e têxtil.
Produtos a partir do sal
Do total de sal extraído no mundo, somente cerca de 5% é destinado ao consumo humano. A maior parte de Cloreto de sódio é industrializado para produzir cloro gasoso, soda cáustica, sódio, barrilhas, ácido clorídrico, hipoclorito de sódio, carbonato de sódio, vidro, cerâmica, alumínio, plásticos, borracha, hidrogênio, tecidos, cosméticos, sabão, detergentes, tinturas, remédios celulose, indústria da alimentação, pecuária, e centenas de produtos das indústrias químicas, metalúrgicas e de alimentos.
Uso medicinal
Na área medicinal o sal pode ser usado para amenizar dores, estimular a circulação, aumentar a pressão arterial, combater inflamações. O gargarejo de sal com água morna é usado para amenizar inflamação na garganta e gengivas. O sal reduz também inchaços.
Efeitos diretos ao ser humano
O sódio e o cloro no sal são eletrólitos, minerais que conduzem eletricidade em nossos fluidos e tecidos. Os outros eletrólitos principais são o potássio, o cálcio e o magnésio. Nossos rins controlam a quantidade de eletrólitos e água, regulando os fluidos que ingerimos e expelimos de nossos corpos. Se essa quantidade estiver alterada, nossos músculos, nervos e órgãos não irão funcionar corretamente porque as células não conseguem gerar contrações musculares e impulsos nervosos.
O sal é responsável pela troca de água das células com o seu meio externo, ajudando-as a absorver nutrientes e eliminar resíduos; é responsável no processo de contração muscular; e ainda o homem precisa de sal para o crescimento e o equilíbrio de eletrólitos.
O sal também funciona como elemento que requer equilíbrio em sua ingestão. A baixa quantidade de sal é chamada de hiponatremia, um dos distúrbios de eletrólitos mais comuns, e pode causar inchaço cerebral e morte.
Quando há muita quantidade de sódio no corpo, a hipernatremia e os rins não conseguem eliminar o volume de sangue pode aumentar (porque o sódio retém água), o que por sua vez pode fazer o coração bater mais forte. Por causa disso, alguns médicos tratam a síndrome da fadiga crônica por meio do aumento da ingestão de sódio.
O valor do sal é tão concentrado que basta a ingestão diária de uma colher de chá, ou seja, 2,4g de sódio. Alguns estudos indicam quantidade ainda menor.
A presença do sódio preserva o alimento por remover umidade e afastar bactérias. Mas o emprego do sal vai ainda muito além. Além de remédio para eliminar infecções, preservar alimentos, suavizar a dor, pode também ser usado para a limpeza doméstica e desodorização de ambientes. Além disso, o sal é usado para derreter gelo, por meio da diminuição do ponto de congelamento.
O sal tem características peculiares: Ele é branco como sinal de pureza; é forte em seu sabor como sinal de determinação, coragem, garra; ele usado para dar gosto a uma comida, pois algo insosso é muito ruim. O sal é usado também como conservante de carnes e muitas outras coisas. Aquele que prova do sal certamente terá sede. O sal é indispensável para a vida humana. Mas se o sal perder suas características para que ele serve? Não serve para mais nada a não ser jogado fora e pisado pelos homens. Falar sobre a luz é algo tremendo, porque ela é mais que essencial para a vida humana. Se estivemos em um local bem escuro e acendemos apenas uma vela, aquele lugar é iluminado. Apenas uma vela é capaz de iluminar um ambiente escuro. Assim deve ser a vida de um cristão como sal e luz. As pessoas devem sentir sede de Deus ao ter contato conosco, devem ver a pureza de Deus em nós, devem ver nossa motivação na espera da volta de Cristo, devem ser iluminadas por Deus através de nossa vida. Lembre-se: uma vela faz diferença em meio à escuridão e um crente cheio do Espírito Santo faz diferença em qualquer lugar com o seu testemunho. Mas assim como o sal quando perde seu sabor não presta para mais nada a não ser jogado fora e pisado pelos homens, assim é o crente sem unção de Deus, porque o crente sem o Espírito Santo é pisado por satanás. Não tem como esconder uma cidade sobre um monte assim também um crente não tem como esconder no mundo, pois ele tem a marca da promessa. Lembra-se de Pedro quando negou Jesus? Ele não conseguiu se esconder. Não se acende uma vela para se colocar debaixo de uma cama, mas sim no velador. E nem Deus nos salva para ficamos pregados em um banco de domingo a domingo, mas eEe nos chama para iluminar todos os da casa e nos usar como porta de salvação na vida de mais pessoas. O desejo de Jesus é nos usar para que Deus seja glorificado nisto diante dos homens. Deus quer derramar uma unção poderosa na sua vida através desta mensagem. Ele quer te avivar, te restaurar e te usar. Se hoje você é uma lanterna, mas Ele quer fazer de você um farol. Ele quer aumentar sua potencial. Pois Ele quer te usar muito na obra DdEe. Creia nisto, tome posse do novo de Deus para sua vida através desta mensagem, em nome de Jesus. A Bíblia declara em Isaias 60:1-2-3:"Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR nasce sobre ti. Porque eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti aparece resplendente o SENHOR, e a Sua glória se vê sobre ti. As nações se encaminham para a tua luz, e os reis, para o resplendor que te nasceu".
Grande abraço.
Vivam vençendo!!!
Seu irmão menor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário