08 novembro 2010

CEM POR CENTO HOMEM?


Há uma expressão teológica que precisa ser entendida à luz da Palavra de Deus: "Jesus Cristo é cem por cento Homem". A Bíblia Sagrada não afirma isso, mas diz que Ele se fez "...semelhante aos homens" (Fl 2.7). Ou ainda: "...convinha que, em tudo, fosse semelhante aos irmãos..." (Hb 2.17) Leia também Romanos 8.3.
Jesus não se fez igual aos homens; antes, semelhante. Ele não deixou de ser Deus, mas uniu em seu corpo as naturezas divina e humana: "...nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade" (Cl 2.9), podendo viver uma vida completamente afastada do pecado (Hb 4.15), apesar de ter sofrido e morrido como homem (Fp 2.5-8)."

O texto acima não foi extraído do blog do pastor Ciro Zibordi.
Foi extraído do seu livro "Erros que os Pregadores Devem Evitar", página 108, publicado em 2005 pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD).
O texto do livro em nada difere do atual posicionamento do pastor Ciro Zibordi, que resultou numa grande polêmica e discussão na blogosfera, conforme já escrevi no post JESUS, HOMEM E DEUS: UMA DISCUSSÃO PENTECOSTAL ASSEMBLEIANA.
Detalhes:

1. O livro, conforme consta na folha de rosto, foi devidamente aprovado pelo Conselho de Doutrina da CGADB;
2. O prefácio foi escrito pelo irmão Ronaldo Rodrigues, Diretor Executivo da CPAD;
3. A obra foi publicada pela editora oficial das Assembleias de Deus no Brasil.
Por que só agora acontece a polêmica, visto que a posição do pastor Ciro sobre o assunto foi declarada desde 2005?
Independente de se concordar ou discordar da posição do pastor Ciro, será que alguém ainda duvida que precisamos urgentemente de um Concílio nas Assembleias de Deus no Brasil?

Vou orar e insistir nisso.



JESUS, HOMEM E DEUS: UMA DISCUSSÃO PENTECOSTAL ASSEMBLEIANA




As últimas agendas (e as próximas) me impediram de estar mais antenado com os últimos acontecimentos na blogosfera evangélica, tendo em vista a necessidade de preparar material para os eventos e me dedicar ao estudo e à oração.



Acontece, que tem coisas que fazem tanto "barulho" (no bom sentido), que não dá para ficar sem tomar conhecimento dos fatos.



Uma discussão teológica não muito nova ressurgiu, e desta feita no meio assembleiano, entre jovens, mas valorosos pastores, pensadores e escritores pentecostais, sobre "As duas naturezas de Cristo".



Os envolvidos diretamente na discussão são os pastores Ciro Zibordi, Luíz Filipe, César Moisés e Silas Daniel. Não tive a oportunidade de conhecer ainda o pastor Luís Filipe, mas os demais são por mim conhecidos, com quem desfruto uma amizade edificante e sincera.



Desde os gnósticos, com o seu docetismo, o combate ao movimento feito pelo apóstolo João e a desfesa ardente de Irineu da encarnação do Verbo, da possibilidade de um Deus sem paixões, pensada por Clemente, da resistência de Tertuliano a esta ideia, do modalismo de Práxeas em torno da Trindade, combatido também por Tertuliano, do subordinacionismo da pessoa de Jesus ensinado por Ário na controvérsia a respeito da Trindade, da reação firme de Alexandre a este ensino, da salvação dependente da deificação (theosis) do Verbo encarnado, defendida por Atanásio, ao longo da história em em vários concílios, o assunto que emerge na blogosfera evangélica já foi exaustivamente discutido.



Até onde deu para entender, a discussão começou com a publicação de um post no blog do pastor Ciro Zibordi, em 13/10, sob o título "Coisas que a Bíblia não diz (2)", onde o pastor LuísFilipe escreveu um comentário, discordando da posição do pastor Ciro.



O referido comentário foi publicado no blog do pastor Luiz Filipe sob o título "Jesus, 100% homem e 100% Deus", com data de 13/10 (a mesma data da publicação do post no blog do pastor Ciro), onde consta um comentário publicado pelo pastor César Moisés.



No dia 18/10, em seu blog pessoal, o pastor César Moisés publicou o post "Uma Exposição Bíblica, Teológica e Histórica, sobre a Divindade e Humanidade de Jesus", apoiando o ponto de vista do pastor Luíz Filpe, com já tinha feito no comentário já citado, e no dia 19/10 publicou outro post intitulado "Stanley Horton - Maior Autoridade da Teologia Pentecostal - Afirma: "Jesus era 100% Deus e 100% Homem".



No dia 21/10, foi a vez do pastor Silas Daniel entrar na discussão, publicando em seu blog o post "Jesus é 100% Homem e 100% Deus".



Todos os posts acima citados, e outros que surgiram da discussão em torno do tema estão listados abaixo:



PR. CIRO ZIBORDI





- COISAS QUE A BÍBLIA NÃO DIZ (2)

- COISAS QUE A BÍBLIA NÃO DIZ (3)

- COISAS QUE A BÍBLIA NÃO DIZ (4)

- COISAS QUE A BÍBLIA NÃO DIZ (5)

- POR QUE A NATUREZA HUMANA DO DEUS-HOMEM NÃO PODE SER DESCRITA NA LINGUAGEM DAS CIÊNCIAS EXATAS (1)

- CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE O BORDÃO "JESU CRISTO É 100% HOMEM)

- MINHAS CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE A DÚPLICE NATUREZA (DIVINO-HUMANA) E O BORDÃO "JESUS É 100% HOMEM)

- JESUS COMO HOMEM TEVE IMPULSOS SEXUAIS?

- NORMAN GEISLER E - PRINCIPALMENTE - A BÍBLIA MOSTRAM QUE NÃO DEVEMOS EQUIPARAR O DEUS-HOMEM AO PRIMEIRO ADÃO OU A NÓS

- HANK HANEGRAAFF E - PRINCIPALMENTE - A BÍBLIA ALERTAM QUANTO AO PERIGO DE EQUIPARAR O DEUS-HOMEM AO PRIMEIRO ADÃO E A NÓS

- VINE, HORTON, E THIESSEN E - PRINCIPALMENTE A BÍBLIA POR QUE O HOMEM JESUS NÃO É IGUAL (E SIM SEMELHANTE) AO PRIMEIRO ADÃO E A NÓS



PR. LUÍS FILIPE



- JESUS, 100% HOMEM E 100% DEUS?

- A ENCARNAÇÃO DO VERBO (1)

- A ENCARNAÇÃO DO VERBO (2)

- A ENCARNAÇÃO DO VERBO (3)

- A ENCARNAÇÃO DO VERBO (4)

- A ENCARNAÇÃO DO VERBO (5)

- A ENCARNAÇÃO DO VERBO (6)



PR. CÉSAR MOISÉS



- UMA EXPOSIÇÃO BÍBLICA, TEOLÓGICA E HISTÓRICA SOBRE A DIVINDADE E A HUMANIDADE DE JESUS

- STANLEY HORTON - MAIOR AUTORIDADE DA TEOLOGIA PENTECOSTAL - AFIRMA: "JESUS ERA 100% DEUS E 100% HOMEM"

- EDITOR CHEFE DO SETOR DE JORNALISMO DA CPAD DEFENDE POSIÇÃO ORTODOXA DA TTRADIÇÃO BÍBLICO-CRISTÃ: "JESUS É 100% HOMEM E 100% DEUS"



PR. SILAS DANIEL



- JESUS É 100% HOMEM E 100% DEUS





Várias autoridades da Teologia foram citadas nos textos publicados, para fundamentar a posição das partes. Vejamos:



PARA APOIAR QUE JESUS NÃO FOI 100% HOMEM (Ciro Zibordi)



- Norman Geisler

- Hank Hanegraaff

- W. E. Vine

- Stanley M. Horton

- David R. Nichols

- Henri Clarence Thiessen

- W. M. Sanday

- A. C. Headlam



PARA APOIAR QUE JESUS FOI 100% HOMEM (Luís Filipe, César Moisés e Silas Daniel)



- Norman Geisler

- Hank Hanegraaff

- Stanley M. Horton

- William W. Menzies

- Bruce Milne

- Ron Rhodes

- James Packer

- Eurico Bergstén

- Severino Pedro

- David Demchuck

- Roger Stronstad

- French Arrington



Perceba que alguns nomes são citados por ambos os lados.



Resolvi escrever esse post com alguns propósitos bem específicos. São eles:



1. Confirmar o que venho falando em algumas ministrações acerca do desenvolvimento da teologia no meio pentecostal assembleiano, com debates profundos como este;



2. Reafirmar a necessidade que percebo de um Concílio das Assembleias de Deus no Brasil, para definir claramente algumas posições teológicas e doutrinárias da denominação quanto a esta e outras questões. Já estamos prontos para isso;



3. Alertar para não cairmos no erro de gastarmos tempo, recursos e talentos em questões que em termor práticos não pruduzem resultados para o Reino. As discussões sobre a natureza humana e divina de Jesus, sobre a Trindade e outros temas semelhantes (embora importantes), não podem e não devem nos afastar, ou tomar a primazia ante às discussões em torno da evangelização, do socorro aos necessitados, da santidade de vida, das busca do poder e dos dons do Espírito, e de tudo aquilo que promove a edificação da Igreja. Graça e conhecimento, reflexão e ação precisam continuar caminhando juntos;



4. Ressaltar que o amor cristão deve continuar norteando o pensamento, a fala e as atitudes do teólogo.



Que o Senhor Jesus, verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus, continue nos abençoando, para que em tudo frutifiquemos para a sua glória
 
Altair Germano

Nenhum comentário:

Postar um comentário