11 novembro 2013

DOUTRINA DO TABERNÁCULO DA FÉ E A DEFESA DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO



O líder dessa seita, William Marrion Branham, nasceu em Kentuchy (EUA), em 6 de abril de 1909, numa cabana muito humilde, sendo o primogênito de um casal muito pobre. Dez dias depois do seu nascimento, uma coluna de luz penetrou pela janela e posou sobre sua cabeça. Seus pais ficaram assustados, sem saber como interpretar tal fenômeno. Os seguidores de Branham acreditam que foi um sinal de que Deus tinha sua mão sobre ele desde o seu nascimento. A auréola supostamente apareceu novamente em Houston, Texas, em 1950, quando Branham pregava numa campanha. Uma foto do fenômeno foi enviada para George Lacy, investigador de documentos duvidosos, de uma agência do Governo Federal (F.B.I), o qual, depois a foto, fez a seguinte declaração para Branham, seus seguidores e a imprensa: “Reverendo Branham, você morrerá como todos os outros mortais, mas, enquanto existir uma civilização cristã, sua foto permanecerá viva”. A famosa foto encontra-se em muitas publicações, dentre elas o “Dicionário de movimentos carismáticos e pentecostais”, publicado em 1988, pela Zondervan (p.69).1
Branham afirma que Deus falou com ele, pela primeira vez, aos sete anos de idade. Ele estava carregando água para a destilaria ilegal de seu pai e, ao parar para descansar debaixo de uma árvore, ouviu, vinda do vento que assobiava entre as folhagens do arbusto, uma voz que dizia: “Nunca beba, fume ou profane seu corpo com qualquer meio, pois eu tenho uma obra para você realizar, quando estiver mais velho”.
A conversão de Branham ao cristianismo aconteceu através da pregação de um pastor batista. Logo depois, sentiu chamada para pregar e começou a fazer planos para dirigir seu primeiro culto na igreja. Em 1933, sob uma tenda em Jeffersonville, Indiana, Branham pregou para aproximadamente três mil pessoas. A morte de sua esposa Hope Brumback, e de sua filha ainda bebê, ambas em 1937, foi uma fatalidade interpretada por Branham como juízo de Deus, por ele não ter dado atenção ao chamado para ministrar aos pentecostais unicistas.
Em 1946, Branham alegou ter conversado com um anjo numa caverna secreta, onde recebeu o poder de discernir a enfermidade das pessoas. Daí para frente, os cultos de cura e reavivamento dirigidos pelo pregador místico de Indiana passaram a ser freqüentados por milhares de pessoas, As reuniões ocorriam em auditórios e estádios, por todo o mundo. De outubro a dezembro de 1951, Branham viajou pela África do Sul e dirigiu o que foi chamado de “a maior de todas as reuniões religiosas”.
Branham morreu em 1965, atropelado por um motorista bêbado. Alguns de seus seguidores esperavam sua ressurreição, enquanto outros edificaram um santuário (uma pirâmide) em sua memória, no seu túmulo em Jeffersonville.2
O profeta mensageiro da última Era 
O endeusamento de Branham por parte de seus seguidores não tem limite. Tanto é assim que o situam como cumprimento de Apocalipse 10.7, que diz: “Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas seus servos”. E explicam o texto da seguinte forma: “Esta é uma profecia cumprida, pois os mistérios de Deus têm sido consumados através do ministério do irmão William Marrion Branham. Este profeta foi enviado por Deus para esta era e tem pregado a mensagem que Deus lhe ordenou: a palavra pura de Deus tal qual saiu da boca dos profetas e apóstolos…. O irmão Branham desafiou a muitos líderes religiosos em diferentes ocasiões para mostrar ao povo o supérfluo de suas religiões”.3
Branham engrandeceu seu nome de tal maneira que chegou a ser considerado o “profeta mensageiro da última era da história do mundo”. E dividiu a história em sete dispensações ou idades. Cada uma dessas dispensações tem um profeta mensageiro; portanto há sete profetas mensageiros. Tal idéia foi baseada em Apocalipse 2 e 3 A lista das eras estabelecidas por Branham e suas datas são as seguintes:
Éfeso 53- 170 A.D. O apóstolo Paulo
Esmirna 170- 312 A.D. Irineu
Pérgamo 312- 606 A.D. Martinho
Tiatira 606-1520 A.D. Columba
Sardes 1520-1750 A.D. Martinho Lutero
Filadélfia 1750-1906 A.D. João Wesley
Laodicéia 1907-1965 A.D. William Marriom Branham

Esta última dispensação teve o seu tempo de duração interrompido em face da morte de Branham, em 1965. Pela exposição acima, os adeptos desse movimento ensinam que a igreja cristã de hoje está na mesma situação espiritual da igreja de Laodicéia. Dizem: “O que vemos é a Escritura se repetindo. A filha de Herodias, representada pelo sistema denominacional dançando frente ao rei, procurando agradá-lo e tomando conselho com sua mãe, contra o profeta” (que é Branham).4
Um dos seus adeptos, T.L. Osborn5, no folheto intitulado “Um homem chamado William Branham”, escreveu o seguinte: “Esta geração está incumbida: uma geração na qual Deus tem caminhado em carne humana na forma de um PROFETA. Deus tem visitado seu povo. Porque UM GRANDE PROFETA TEM-SE LEVANTADO ENTRE NÓS”.
Osborn trata a pessoa de Branham como se fosse o próprio Deus. Em outro lugar, no mesmo folheto, diz: “Deus tem enviado o irmão Branham no século XX e tem feito a mesma coisa. Deus em carne, novamente passando por nossos caminhos, e muitos não o conheceram. Eles tão pouco haviam conhecido se tivessem vivido no tempo em que Deus cruzou seus caminhos no corpo chamado Jesus, o Cristo”.
Profeta Branham, comparado com o profeta bíblico
Em diversos grupos religiosos vemos seus líderes tentando roubar a glória que pertence única e exclusivamente a Deus. Para tanto, se intitulam como messias, senhores, vigário de Cristo, profetas etc. No caso de Branham, como vimos acima, não é diferente. Haja vista as declarações de Osborn e do próprio Branham.
William M. Branham é comparado a Deus ou Jesus por T.L. Osborn. Entretanto, Isaías 42.8 declara: “Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura”. O apóstolo Paulo preveniu-nos contra outro evangelho trazido mesmo que fosse por um anjo do céu (Gl 1.6-9; 2Co 11.4). Se Paulo vivesse hoje, qual seria sua reação face às visões de William Branham e suas próprias reivindicações de ser o anjo de Apocalipse 10.7? “E porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo” (2Co 11.13).Distorcendo as verdades bíblicas, os seguidores de Branham citam passagens em que João Batista é colocado como precursor de Cristo como se as mesmas estivessem se referindo à pessoa de Branham. Um exemplo de sua distorção é quando citam a passagem de Mateus 17.11-12, que diz: “Jesus, respondendo, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas; mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram” (grifo do autor). Dizem os seguidores de Branham: “Vemos nesta porção das Escrituras que o Senhor Jesus Cristo fala em dois tempos gramaticais em relação com Elias: Um já veio – passado – que foi João Batista; e o outro tinha de vir – futuro – para restaurar todas as coisas”.6
Concordamos que os tempos gramaticais, tanto no presente quanto no passado, estão corretos, mas discordamos que são empregados a duas pessoas distintas. A passagem de Mateus não nos aponta dois profetas, mas apenas um, João Batista. Quando Jesus disse “Elias virá primeiro”, ele estava respondendo à pergunta de seus discípulos, que queriam saber se era “mister que Elias viesse primeiro”. E ao falar que “Elias já veio”, Cristo estava novamente se dirigindo a João Batista. Chegamos, então, à conclusão de que, nessa passagem, os dois personagens em foco não de duas pessoas, mas, sim, de uma. Ao que nos parece, somente Branham e seus seguidores encontram dificuldades em entender essa questão. Os discípulos de Jesus, na ocasião, entenderam perfeitamente a explicação de Jesus: “Então entenderam os discípulos que lhe falara de João Batista” (Mt 17.13).
Somos advertidos de que há muitos homens se intitulando profetas de Deus e dizendo que falam em seu nome. Será que Deus nos dá algum sinal para que possamos distinguir um falso profeta do verdadeiro? A resposta a essa pergunta está em Deuteronômio 18.21-22: “E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o Senhor não falou? Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele”. Como vemos, um dos meios mais eficazes para que possamos identificar um verdadeiro profeta é verificar se as profecias por ele vaticinadas se cumprem. Do contrário, não devemos temê-lo, nem seguir os seus ensinos (Dt 18.20-22). Em conexão com os ensinos de Moisés, Jesus também nos advertiu contra os falsos profetas (Mt 7.15-20). Os frutos da árvore são as profecias entregues pelos profetas. Como vivemos dias que precedem a volta de Cristo, o surgimento de falsos profetas cresce diariamente, como dizem as Escrituras (Mt 24.5,11,23-24; 2Pe 2.1-3; 1Jo 4.1-3).
Uma das doutrinas mais importantes da Bíblia é a que se refere à segunda vinda de Jesus. A vinda de Jesus é certa (Jo 14.2; At 1.9-11), mas o dia e a hora são desconhecidos (Mt 24.36). Não obstante, existem pessoas que ousam ir além do que está escrito, fixando uma data para esse acontecimento, caindo, assim, no erro de serem tidas como falsos profetas. É o caso de WILLIAM MARRION BRANHAM, que, em seu livro LAS SIETE EDADES DE LA IGLESIA (As sete eras da Igreja, p. 361), interpreta, de forma extremamente equivocada, as palavras de Jesus em Marcos 13.32:
Y, aunque muchas personas juzgam que esto es um pronóstico irresponsable, em vista de que Jesús dijo que empero de aquel dia y de la hora, nadie sabe (Marcos 13.32), y todavia me mantengo firme em mi crencia despues de treinta años, porque Jesús no dijo que nadie podia conocer al año, mês o semana en que Su venida habria de ser completada. Asi que repito, yo sinceramente creo y mantengo como um estudiante particular de la Palavra, juntamente com la inspiración Divina, que el año de 1977 debe poner fim a los sistemas mundiales e introducir el milenio (grifo do autor).
O que aconteceu em 1977? Não ocorreu o fim dos sistemas mundiais e muito menos o início do milênio. Com essas falsas palavras proféticas, William Marrion Branham identificou-se como falso profeta, insurgindo-se contra as palavras de Jesus: “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis” (Mt 24.36,42,44). “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir” (Mt 25.13). Aos seus discípulos disse: “Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder” (At 1.7). Na lei de Moisés, qualquer cidadão que usasse o nome do Senhor em vão era morto a pedradas (Dt 18.20-22; Êx 20.7).
O Las siete edades de la Iglesia (p. 360), contém uma infinidade de registros de visões ocorridas em 1933 7, culminando com a fixação da data para a vinda de Jesus em 1977. Uma visão importante, segundo Branham, aconteceu enquanto batizava seus convertidos num rio. Ele ouviu a voz de Deus, que dizia: “Como João Batista foi enviado como precursor da minha primeira vinda, assim também você e sua mensagem têm sido enviados para preparar minha segunda vinda”. 8Distorcendo as verdades bíblicas, os seguidores de Branham citam passagens em que João Batista é colocado como precursor de Cristo como se as mesmas estivessem se referindo à pessoa de Branham. Um exemplo de sua distorção é quando citam a passagem de Mateus 17.11-12, que diz: “Jesus, respondendo, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas; mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram” (grifo do autor). Dizem os seguidores de Branham: “Vemos nesta porção das Escrituras que o Senhor Jesus Cristo fala em dois tempos gramaticais em relação com Elias: Um já veio – passado – que foi João Batista; e o outro tinha de vir – futuro – para restaurar todas as coisas”.6
Concordamos que os tempos gramaticais, tanto no presente quanto no passado, estão corretos, mas discordamos que são empregados a duas pessoas distintas. A passagem de Mateus não nos aponta dois profetas, mas apenas um, João Batista. Quando Jesus disse “Elias virá primeiro”, ele estava respondendo à pergunta de seus discípulos, que queriam saber se era “mister que Elias viesse primeiro”. E ao falar que “Elias já veio”, Cristo estava novamente se dirigindo a João Batista. Chegamos, então, à conclusão de que, nessa passagem, os dois personagens em foco não de duas pessoas, mas, sim, de uma. Ao que nos parece, somente Branham e seus seguidores encontram dificuldades em entender essa questão. Os discípulos de Jesus, na ocasião, entenderam perfeitamente a explicação de Jesus: “Então entenderam os discípulos que lhe falara de João Batista” (Mt 17.13).
Somos advertidos de que há muitos homens se intitulando profetas de Deus e dizendo que falam em seu nome. Será que Deus nos dá algum sinal para que possamos distinguir um falso profeta do verdadeiro? A resposta a essa pergunta está em Deuteronômio 18.21-22: “E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o Senhor não falou? Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele”. Como vemos, um dos meios mais eficazes para que possamos identificar um verdadeiro profeta é verificar se as profecias por ele vaticinadas se cumprem. Do contrário, não devemos temê-lo, nem seguir os seus ensinos (Dt 18.20-22). Em conexão com os ensinos de Moisés, Jesus também nos advertiu contra os falsos profetas (Mt 7.15-20). Os frutos da árvore são as profecias entregues pelos profetas. Como vivemos dias que precedem a volta de Cristo, o surgimento de falsos profetas cresce diariamente, como dizem as Escrituras (Mt 24.5,11,23-24; 2Pe 2.1-3; 1Jo 4.1-3).
Uma das doutrinas mais importantes da Bíblia é a que se refere à segunda vinda de Jesus. A vinda de Jesus é certa (Jo 14.2; At 1.9-11), mas o dia e a hora são desconhecidos (Mt 24.36). Não obstante, existem pessoas que ousam ir além do que está escrito, fixando uma data para esse acontecimento, caindo, assim, no erro de serem tidas como falsos profetas. É o caso de WILLIAM MARRION BRANHAM, que, em seu livro LAS SIETE EDADES DE LA IGLESIA (As sete eras da Igreja, p. 361), interpreta, de forma extremamente equivocada, as palavras de Jesus em Marcos 13.32:
Y, aunque muchas personas juzgam que esto es um pronóstico irresponsable, em vista de que Jesús dijo que empero de aquel dia y de la hora, nadie sabe (Marcos 13.32), y todavia me mantengo firme em mi crencia despues de treinta años, porque Jesús no dijo que nadie podia conocer al año, mês o semana en que Su venida habria de ser completada. Asi que repito, yo sinceramente creo y mantengo como um estudiante particular de la Palavra, juntamente com la inspiración Divina, que el año de 1977 debe poner fim a los sistemas mundiales e introducir el milenio (grifo do autor).
O que aconteceu em 1977? Não ocorreu o fim dos sistemas mundiais e muito menos o início do milênio. Com essas falsas palavras proféticas, William Marrion Branham identificou-se como falso profeta, insurgindo-se contra as palavras de Jesus: “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis” (Mt 24.36,42,44). “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir” (Mt 25.13). Aos seus discípulos disse: “Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder” (At 1.7). Na lei de Moisés, qualquer cidadão que usasse o nome do Senhor em vão era morto a pedradas (Dt 18.20-22; Êx 20.7).
O Las siete edades de la Iglesia (p. 360), contém uma infinidade de registros de visões ocorridas em 1933 7, culminando com a fixação da data para a vinda de Jesus em 1977. Uma visão importante, segundo Branham, aconteceu enquanto batizava seus convertidos num rio. Ele ouviu a voz de Deus, que dizia: “Como João Batista foi enviado como precursor da minha primeira vinda, assim também você e sua mensagem têm sido enviados para preparar minha segunda vinda”. 8Para os crentes em Cristo, a revelação de Deus, registrada na Bíblia, é suficiente, por isso não precisam de revelações adicionais e contradizentes. O Senhor disse ao profeta Ezequiel: “Filho do homem, profetiza contra os profetas de Israel que profetizam, e dize aos que só profetizam de seu coração: Ouvi a palavra do Senhor; Assim diz o Senhor Deus: Ai dos profetas loucos, que seguem o seu próprio espírito e que nada viram! Os teus profetas, ó Israel, são como raposas nos desertos. Viram vaidade e adivinhação mentirosa os que dizem: O Senhor disse; quando o Senhor não os enviou; e fazem que se espere o cumprimento da palavra. Porventura não tiveste visão de vaidade, e não falaste adivinhação mentirosa, quando dissestes: O Senhor diz, sendo que tal não falei?” (Ez 13.2-4,6-7). O texto se refere também a alguém que se diz profeta e especifica uma data para a segunda vinda de Cristo e sua profecia não se cumpre.
Seus sucessores e adeptos, além das falsas profecias, rejeitam várias doutrinas bíblicas da Igreja Cristã, como, por exemplo, a doutrina da Trindade, a fórmula bíblica do batismo, conforme Mateus 28.19, e a existência real do inferno. Diante de tais negações das doutrinas bíblicas, fica impossível aceitar que os ensinamentos dessa seita estejam em completa harmonia com as Escrituras. Vejamos o que dizem: “Todos os que têm conhecido a vida e o ministério do irmão William Marrion Branham sabem que Deus o vindicou como o profeta mensageiro desta era; e mesmo sua mensagem o assinala como tal, porque está em completa harmonia com as Escrituras”. 9
William Marrion Branham nada mais é do que um falso profeta, pois alega ser um “novo Elias” que veio preparar a volta de Cristo. E suas falsas profecias também nos ajuda a entender esse fato: Branham é um falso profeta. Vejamos o que disse o Senhor a Jeremias: “Os profetas profetizam falsamente no meu nome; nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, e adivinhação, e vaidade, e o engano do seu coração é o que eles vos profetizam” (Jr 14.14).
1 Dicionário de religiões, crenças e oOcultismo, p. 49, de George A Mather & Larry A Nichols, Editora Vida, 2000.
2 Um mês antes de sua morte, Branham disse que na grande campanha evangelística de 25 de Janeiro de 1966 ocorreria um grande milagre. Sua morte ocorreu no dia 25 de dezembro de 1965 e muitos de seus seguidores associaram o “grande milagre”, que ocorreria na época da campanha, como sendo a ressurreição de Branham. Eles o embalsamaram e o mantiveram sob refrigeração. Nada ocorrendo, foram tomados de profunda decepção – The Pentecostals. Walter J. Hollenweger (Peabody, Massachusetts 1988: Hendrickson Publishers) pp. 354-355.
3 fascículo, De volta à palavra original, pp. 10-11, Goiânia-GO.
4 fascículo, De volta à palavra original, p. 27, Goiânia, GO
5 Um dos mais proeminentes pregadores e televangelista norte-americano do Movimento da Confissão Positiva. Ele é conhecido por suas cruzadas de “Curas”, tendo já visitado mais de 78 nações. Desde 1949, seu ministério tem sua base em Tulsa, Oklahoma, EUA. Seus livros estão publicados em mais de 132 línguas.
6 folheto “A necessidade de um profeta”, MairArt Sistema de Duplicação Digital, pp.4-5.
7 “O profeta desta era”, n° 5.
8 Id., p.3.
9 folheto “A necessidade de um profeta”, MairArt Sistema de Duplicação Digital, p. 6.

PRINCIPAIS DOUTRINAS DO TABERNÁCULO DA FÉ



Tabernáculo: "Como a primeira explosão de uma vela romana, as Eras da Igreja chegam com uma poderosa iluminação, inicial, sem a qual não poderia haver mais luz. Porém, uma vez que o brilho das Sete Eras da Igreja é dado por Revelação Divina, segue luz sobre luz, até que a revelação completa se abra amplamente ante nossos olhos maravilhados (As sete eras da igreja, introdução, p.1)."
"Agora, eu digo que este livro de Revelação é a revelação de Jesus e o que Ele está fazendo através das Sete Eras da Igreja. É uma revelação porque os próprios discípulos não conheciam estas verdades registradas. Não lhes havia sido previamente revelado (As sete eras da igreja”, introdução, v. 9, p.5)."
"Se nós voltássemos a viver a era de Lutero, nós olhamos aqui atrás nela - naquela era, nós vemos exatamente, na era de Sardes, que Lutero foi o mensageiro, exatamente, com o cavalo que saiu, com o restante disto foi naquela era. Nós encontramos na era de Wesley, a era de Filadélfia. Nós encontramos aquela grande era de reavivamento que prosseguiu, amor fraternal, nós encontramos Wesley exatamente no lugar onde a Bíblia disse que ele estava. (O Cristo identificado de todas as eras, v. 136 e 137)."

Defesa do Evangelho: Para os adeptos do Tabernáculo da Fé, a dispensação de Laodicéia tem exatamente as características descritas na carta àquela igreja, registrada no Apocalipse (3.14-22). A condição atual da Igreja é a mais deplorável de todas, cheia de vergonha e confusão, culminando com uma apostasia. O próprio Senhor Jesus Cristo está sendo expulso de sua Igreja. A minoria dos que fazem parte da Igreja é verdadeiramente o corpo de Crista. A Igreja possui muitas propriedades, é rica; seus pastores têm fundos de aposentadoria, sustentados por milhões; a Igreja é pobre espiritualmente: é miserável, cega, nua e sem conhecimento. O movimento ecumênico é uma prova de que Cristo está se afastando da Igreja. Os líderes da Igreja têm repudiado a Palavra de Deus e estabelecido seus próprios dogmas e credos.
Sabemos, entretanto, que:
1) As sete igrejas do Apocalipse eram igrejas existentes na Ásia, no tempo da perseguição do Império Romano, e João escreveu a elas, confortando-as. Nada têm a ver com as dispensações da igreja;
2) Os adeptos do Tabernáculo da Fé não conhecem as igrejas que seguem o Novo Testamento, em suas pregações e ordenanças de Jesus Cristo; admitem uma corrupção geral da igreja, baseando-se, talvez, na Igreja Católica e no Espiritismo;
3) O tempo presente pode ser comparado aos tempos de Noé e de Ló, por sua corrupção, por seu desinteresse espiritual pelo materialismo, pela prática ilícita do sexo (Mt 24.37). Isso não quer dizer, entretanto, que há necessidade de um profeta-mensageiro, uma vez que todos os crentes estão imbuídos dessa tarefa: pregar o evangelho até aos confia da terra, até que Cristo venha (Mt 28.18-20; Mc 16.15, At 1.8-11);
4) O povo de Deus é o sacerdócio real, a nação santa, para proclamar as verdades eternas (1 Pe 2.7-10).



2. BRANHAM É O PROFETA DA ÚLTIMA ERA?

Tabernáculo: "O ministério sobrenatural de William Branham cumpriu a profecia de Malaquias 4.5-6. E sua mensagem é a revelação que faz menifesto os segredos de Deus. Ele, sem sombra de dúvida, foi o profeta enviado de Deus para esta era e pregou a mensagem que Deus lhe ordenou  para trazer os predestinados de volta à Palavra original (Disponível em: http://www.apalavraoriginal.org.br/wbranham.php. Acesso em: 8.mar.2008)."
"Temos prometido aquilo! Deus o prometeu em Sua Palavra! Malaquias 4: Ele disse que passaria isso, "E restauraria a fé dos filhos aos pais". Ele o prometeu e estamos vivendo nesse dia! (O mensageiro do entardecer, v. 189)."
"Traga a igreja de volta à Palavra. Agora, o que é que este Mensageiro de Malaquias 4 tem para fazer? Restaurar a fé original, a fé da ressurreição (O mensageiro do entardecer, v. 251)."
"Mas, e a verdadeira semente? Acontecerá justamente como estivemos dizendo. O povo de Deus está se aprontando pela Palavra da Verdade que vem pelo mensageiro desta Era. Nele estará a plenitude do Pentecostes porque o Espírito trará de novo o povo justamente de volta para o ponto em que estava no princípio. Isto é: "Assim Diz o Senhor". É o "Assim Diz o Senhor" porque isso é o que Joel 2.23-26 diz."
"Ora, é dito que Deus irá "restaurar". A Era luterana não restaurou a igreja, mas iniciou uma reforma. A Era Wesleyana não restaurou. A Era Pentecostal não restaurou. Mas Deus tem que restaurar porque não pode negar Sua Palavra. Isto não é a ressurreição da igreja, é a "Restauração ". Deus levará a igreja de novo ao Pentecostes como no princípio. (Um resumo das sete eras, versículos 48 e 49, p.14)".
“Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos (Ap 10.7)"
(Mensagens disponíveis em: http://www.apalavraoriginal.org.br/wbranham.php. Acesso em: 8.mar.2008).

Defesa do Evangelho: Para os adeptos do Tabernáculo da Fé, O mesmo Espírito que escreveu a Bíblia está agora num homem para revelar o conteúdo e a verdadeira interpretação dela”.
Branham enalteceu-se a si próprio, e os seus adeptos o têm considerado até mesmo igual a Jesus Cristo: “Deus tem enviado o irmão Branham no século XX e tem feito a mesma coisa. Deus em carne, novamente passando por nossos caminhos, e muitos não o conheceram. Eles tampouco o haveriam conhecido se tivessem vivido no tempo em que Deus cruzou seus caminhos no corpo chamado Jesus, o Cristo”
A Bíblia nos afirma, através do próprio apóstolo Paulo:
1) Seja anátema, amaldiçoado, aquele que pregar outro evangelho - Gálatas 1.8-12. Outra passagem que menciona a expressão é 1Coríntios 12.3, em que Paulo lembra que pessoa alguma fala, pelo Espírito de Deus, que Jesus é anátema, e somente pelo Espírito Santo alguém pode dizer: Jesus é Senhor.
2) Jesus alertou os seus sobre aqueles que viriam dizendo serem o Cristo, enganando a muitos - Mateus 24.4,5,11,23,24,25.
3) O ministério dos profetas encerrou-se com a vinda do Filho de Deus - Hebreus 1.1-14.
4) Crista é superior a Moisés, a Melquisedeque, aos sacerdotes do antigo pacto, aos próprios anjos - Hebreus, capítulos 2 a 10.
5) O dever do crente é olhar para Jesus, e não para algum profeta ou mensageiro - Hebreus 12.1,2;1 Coríntios 11.1.
6) A maior parte da base bíblica de Branham e de seus seguidores, nesta doutrina do Mensageiro, está no livro do Apocalipse, livro escrito para o contexto do primeiro século, cheio de simbolismos, no qual não devemos basear doutrinas.

3. BRANHAM É DEUS ENCARNADO?

Tabernáculo: "Esta geração está incumbida: uma geração na qual Deus tem caminhado em carne humana na forma de um Profeta. Deus tem visitado seu povo. Porque um grande Profeta tem-se levantado entre nós."
"Deus tem enviado o irmão Branham no século 20 e tem feito a mesma coisa. Deus em carne, novamente passando por nossos caminhos, e muitos não o conheceram. Eles tampouco o teriam conhecido se tivessem vivido no tempo em que Deus cruzou seus caminhos no corpo chamado Jesus, o Cristo (T.L. Osborn, no folheto intitulado Um Homem Chamado William Branham)."
"A Palavra tem se tornado carne, exatamente como Ele prometeu em Lucas 17, e Malaquias 4, e todos. Vêem? Isto é certo. Apocalipse... (A obra prima, parágrafo 170)."
"Três é perfeição. O ministério chegou à sua perfeição quando reproduziu a Cristo novamente no natural, entre seres humanos, como foi predito: "Como foi nos dias de Ló (Almas em prisão agora, parágrafo 348)"

Defesa do Evangelho: Essas declarações comprovam a pregação de um outro evangelho.  A Bíblia nos afirma, através do apóstolo Paulo: "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema (Gl 1.8)."
O apóstolo Paulo sábio que viria muitos anjos pregando falsas doutrinas, fazendo grandes sinais e maravilhas enganando a muitos. Jesus alertou os seus apóstolos sobre o engano dos últimos dias: “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. (..) E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos (Mt 24.4,5,11)."
 

4. BATISMO NO NOME DE JESUS?

Tabernáculo: Pai, Filho e Espírito Santo, são somente títulos. Não são nomes. Por isso é que batizamos no Nome do Senhor Jesus Cristo, porque esse é um Nome, não um título. É o nome desses títulos, tal como quando você toma um menino recém-nascido e lhe dá um nome. Menino é o que ele é, filho é um título, então você lhe põe o nome, João Henry Brown. Não se batize somente no "Nome de Jesus". Há milhares de Jesuses no mundo, e também os houve antes de Jesus, nosso Salvador, porém somente há um nascido o Cristo: "O Senhor Jesus Cristo". (A Revelação de Jesus Cristo”, versículo 37, p.11).
"Deus tem muitos títulos: "Nossa Justiça", "Nossa Paz", "Ser Eterno", "Pai", "Filho", e "Espírito Santo", porém tem somente um Nome humano, e esse Nome é Jesus. (A Revelação de Jesus Cristo”, versículo 40, p.12).
“Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado no nome de Jesus Cristo para a remissão dos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo " "Então os que aceitaram a Palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas " (Atos 1.15;2.1-8,38,41).
Porventura pode alguém recusar água para que não sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo? E ordenou-lhes que fossem batizados em Nome do Senhor (Atos 10.47).
". . .e achando ali alguns discípulos, disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo." Perguntou-lhes então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam em línguas e profetizavam (Atos 19.1-6).

Defesa do Evangelho: Vamos observar outro texto: Colossenses 3.17. Este versículo afirma: "E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus." Isto significa que temos que fazer tudo pela autoridade de Jesus,obedecendo a seus mandamentos. Não significa que temos que recitar as palavras "Senhor Jesus" quando fazemos ou dizemos alguma coisa. A frase, "em nome de", não indica uma fórmula para se recitar, mas indica uma autoridade à qual temos que nos submeter.
Nenhuma passagem bíblica dá um conjunto de palavras para serem pronunciadas sobre a pessoa que recebe o batismo. Os textos acima dizem o que era feito, não o que era dito, quando uma pessoa era batizada. O batismo deveria ser pela autoridade (de acordo com os ensinamentos) do Pai, do Filho e do Espírito Santo. E desde que nunca há uma discordância entre os três, o que quer que façamos em obediência ao Pai, ou ao Espírito, na mesma ação obedecemos à vontade de Jesus.
É aceitável dizer que se está sendo batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Pode dizer que se é batizado em nome de Jesus. Mas a verdade é que não há nada que tenha que ser dito quando se é batizado. As palavras que são faladas não afetam a validade do batismo. Mas precisamos cuidadosamente obedecer aos ensinamentos do Pai, do Filho e do Espírito Santo, sempre que se é batizado, e de fato, em tudo o que dizemos e fazemos.

5. NÃO HÁ TRINDADE?

Tabernáculo: "Foi uma doutrina fundamental no Concílio de Nicéia no ano 325 A.D. Esta trindade (uma palavra absolutamente inescriturística) foi baseada sobre os muitos deuses de Roma. Os romanos tinham muitos deuses aos quais oravam. Também oravam a seus antepassados por considerá-los como mediadores. Foi somente um passo para dar nomes novos a deuses antigos, e agora temos santos para torná-lo mais bíblico. Assim sendo, em vez de Júpiter, Vênus, Marte, etc., temos a Paulo, Pedro, Fátima, Cristóvão, etc., etc. Eles não podiam fazer com que sua religião pagã funcionasse com um só Deus, portanto o dividiram em três, e fizeram intercessores dos santos, tal como o haviam feito de seus antepassados (A Revelação de Jesus Cristo”, versículo 29, p.10)."
"Se Jesus é Senhor e Cristo, então Ele (Jesus) é e não pode ser outra coisa menos que, "Pai, Filho e Espírito Santo" em uma Pessoa manifesta em carne. Não é "Deus em três pessoas, bendita trindade", mas um Deus, uma pessoa com três títulos maiores, com três ofícios manifestando aqueles títulos. Escutem-no uma vez mais. Este mesmo Jesus é "Senhor e Cristo ". Senhor (Pai) e Cristo (Espírito Santo) são Jesus, porque Ele (Jesus) é ambos (Senhor e Cristo) - (A Revelação de Jesus Cristo”, versículo 63, p.20)."
"O Espírito de Deus, em João, se expressa assim para mostrar a Suprema Deidade de Jesus Cristo, e para revelar a deidade como um Deus. Hoje em dia há um tremendo erro, o qual ensina que há três deuses em vez de um. Esta revelação como foi dada a João por Jesus mesmo, corrige esse erro. Não é que há três deuses, mas um Deus com três ofícios. Há um Deus com três títulos: Pai, Filho e Espírito Santo. Esta poderosa revelação é a que teve a igreja primitiva, e tem que ser restaurada neste último dia juntamente com a fórmula correta para o batismo em águas (As sete eras, versículo 22, p.8)."

Defesa do Evangelho: A Bíblia, em diversas passagens, deixa clara a verdade sobre a Trindade, embora o termo não apareça nas Escrituras: a Trindade é encontrada na Bíblia desde a primeira página, Gênesis 1.1-3,26, até a última, Apocalipse 22.3 e 17. Os cristãos verdadeiros não crêem que haja três deuses em um. Crêem, isto sim, que existem três Pessoas, todas da mesma substância, iguais, coexistentes e coeternas. A doutrina da Trindade está implícita no A.T.. Considerando que a palavra “Elohim” (Deus) está no plural, a Trindade está implícita nesse nome. Leiamos:
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 1.26).
“Eia, desçamos, e confundamos ali a sua linguagem, para que não entenda um a língua do outro” (Gn 11.7).
“Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós?” (Is 6.8).
“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19).
“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós” (2Co 13.13).
“...e um só Espírito...um só Senhor...um só Deus e Pai...” (Ef 4.4-6).
“Porque três são os que testificam no céu: O Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um” (1Jo 5.7)

6. SEMENTE DA SERPENTE?

Tabernáculo: "Agora o diabo desceu e entrou na serpente e ele encontrou a Eva no Jardim do Eden nua. E isto fala a respeito do fruto no “meio” e “meio” significa centro e assim por diante. Vocês compreendem em uma congregação mista. E ele disse agradável bom aos olhos.” O que ele fez? Ele começou a fazer amor com Eva. Ele viveu com ela como um marido. E ela viu que isto era agradável então ela foi e falou com o seu marido mas ela já estava grávida de Satanás. E ela trouxe o seu primeiro filho o qual o seu nome era Caim o filho de Satanás (A semente da serpente, v.129 e 130, p.23)."
"A semente da serpente produziu Caim. Caim foi para a terra de Nade e produziu gigantes, e então quando eles chegaram na terra de Node (A semente da serpente, v.155, p.26)."
"Certamente, mas você viu onde a semente da serpente está? O que era a semente da serpente? Adultério! Você compreende isto? Adultério com Eva (A semente da serpente, v.173, p.29)."

Defesa do Evangelho: Essa doutrina teve seu início nas lendas mitológicas dos séculos passados e foi ligeiramente adaptada por William Branham. Para ele, comer da árvore do conhecimento significa ter relações sexuais; o pecado de Eva foi o de manter tal relacionamento com a semente. Caim era filho da serpente, de Satanás. Pane da humanidade é descendência de Satanás. Essa doutrina não é encontrada na Bíblia e está exposta no livro Uma exposição das sete eras da Igreja. Branham cita passagens bíblicas para provar sua doutrina, mas as interpreta erradamente.
A Bíblia nos mostra claramente que:
1) A vida eterna está no Pai, e não numa árvore - João 5.26.
2) A vida está no cumprimento dos mandamentos de Deus - Mateus 19.17.
3) O cumprimento da lei não é eficaz para a vida eterna por causa da fraqueza da carne - Romanos 7.10.
4) Enganar não significa seduzir, como disse Branham, ao referir-se à tentação de Satanás no jardim do Éden.
Em 2Coríntios 11.3, a palavra traduzida por enganar significa enganar grandemente. Em 1Tímóteo 2.14, está escrito que Eva foi enganada, mas Adão também foi expulso do jardim, porque também pecou.
5) O sentido de 1João 3.12, usado por Branham, para dizer que Caim foi gerado pelo Maligno, é bem diferente: Caim foi arrebatado pelo Maligno. 1 João 3:8 diz que quem comete pecado é do Diabo”; isto não significa nascido do Diabo, pois então todos os homens seriam nascidos do Diabo, uma vez que todos pecaram (Rm 3.23; 1Jo 1.8).
6) Em Gênesis 4.1,2, está escrito que Adão coabitou com Eva e ela deu à luz Caim... Onde está a serpente?
7) Gênesis 3.22,23 diz que Deus expulsou o homem do jardim para que não comesse do fruto da árvore da vida (vivesse eternamente. A doutrina da descendência da serpente diz que o homem não podia alcançar tal fruto, mas Deus falou sobre a possibilidade.
8) Se Caim fosse uma serpente, então não geraria filhos como a Bíblia afirma que gerou. Um exemplo muito suave é este: o burro (produto do cruzamento de um asno com uma égua ou de uma jumenta com um cavalo) em geral não se reproduz. Deus amaldiçoou a serpente para que rastejasse sobre a terra; se Caim fosse filho da serpente, a maldição cairia sobre ele e estaria rastejando, e não se casaria nem geraria filhos.
9) Atos 17.26 afirma que Deus fez toda a raça humana para habitar sobre a face da terra, de um só. Branham afirma que veio de dois.
10) Jesus afirmou que sua geração era descendência de Abraão, mas, pelas atitudes, parecia que era do Diabo (Jo 8.37-44). Referia-se, na segunda afirmativa, à condição espiritual daquele povo (Ef 2.1,2; Cl 3.6,7).

7. REVELAÇÕES ALÉM DA BÍBLIA?

Tabernáculo: “Como João Batista foi o precursor da primeira vinda de Cristo, assim sua mensagem é o precursor da segunda vinda de Cristo".
WMB pregou que Jesus voltaria em 1977. Como ele pode pregar esta data, se não há data marcada para a vinda do Senhor, na Bíblia? 

Defesa do Evangelho: A seita tem vários métodos para levar pessoas a aceitarem estas revelações além da Bíblia. Um método é dizer que a base da revelação é a Bíblia. Quando Braham ouviu a voz sobre sua missão ele tentou ligá-la como a de um profeta que se encontra na Bíblia, no caso, João Batista.
Outro exemplo: ao afirmar que a Igreja está na sétima dispensação, e que ele é o profeta da sétima, baseou-se supostamente em Ap 3.14-22 (carta á Laodicéia). Mas nesse trecho não existe a palavra "dispensação", nem há datas ou indicação de que haveria um profeta para "alertar" a Igreja, pois o profeta é a própria Bíblia, no caso, a revelação do Senhor Jesus aos crentes daquela igreja! Novamente, interpretação forçada, fora do contexto, de WMB.
Um outro método é a operação de "milagres". Do livro O profeta do século vinte, página 34, ensina-se: "Durante dois dias depois de seu nascimento sua mãe de quinze anos de idade, seu pai de dezoito anos de idade, e as visitas viram suspensa sobre seu berço (de Branhman), uma tênue luz branca que tinha penetrado através da janela, e permanecido sobre sua cabeça desde o nascimento".
Segundo Branham um anjo lhe disse: "...tu foste enviado por Deus para usar o Dom de Curar o povo deste mundo. Se tu fores sincero e conseguires que o povo creia em ti, nada resistirá a tua oração, nem mesmo o câncer" ("O Profeta do Século Vinte, página 40). Quem cura é o Senhor Jesus, não nós! Confira em At 3.6, 9.34, Tg 5.15.
WMB escreveu: "Ora, como tem sido salientado em Malaquias 4.6, somente a primeira parte do verso refere-se a João Batista sobre quem o ministério de Elias tinha descido. A última parte obviamente pertence a outro mensageiro com o mesmo ministério, o qual em algum tempo converterá os corações dos filhos aos pais. Não serão as mesmas pessoas. Serão homens diferentes em épocas separadas." E ele proclamou que ele mesmo é este mensageiro! Verifique a séria advertência em Gálatas 1.8-9. 

8. DATAS PARA A VOLTA DE JESUS?

Tabernáculo: “A era de Laodicéia começou por volta da entrada do século vinte, talvez durante o ano de 1906. Quanto tempo durará? Como um servo de Deus que tem tido multidões de visões, das quais não tem havido nenhuma que haja falhado, deixe-me predizer (não disse profetizar, mas predizer) que esta era terminará por volta de 1977 (A era de Laodicéia, parágrafo 8).
"Baseado nestas sete visões, junto com rápidas mudanças que têm varrido o mundo nestes últimos cinquenta anos, eu predigo (eu não profetizo) que estas visões já se terão cumprido por volta de 1977. E posto que muitos possam sentir que esta seja uma declaração irresponsável, em vista do fato que Jesus disse que “ninguém conhece o dia e nem a hora,” eu ainda mantenho esta predição depois de trinta anos porque Jesus não disse que nenhum homem poderia conhecer o ano, mês ou semana em que sua vinda é para ser completada. Pelo que repito, eu sinceramente creio e sustento como um estudante privado da Palavra, junto com a inspiração divina que 1977 deve terminar os sistemas do mundo e introduzir o milênio  (A era de Laodicéia, parágrafo 15)."
(Disponível em: http://www.apalavraoriginal.org.br/wbranham.php. Acesso em: 10.mar.2008).
Defesa do Evangelho: Uma das doutrinas importantes na Bíblia é a segunda vinda do Senhor Jesus. Este é o dia que os crentes hão de receber o cumprimento de todas as promessas de Deus, incluindo a ressurreição do corpo. Segundo as Escrituras, ninguém sabe quando Jesus voltará: "Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor (Mt 24.42)."

Observe abaixo o que disse o fundador:

W. Marrion Branham: ‘A doutrina da Trindade é um sinal da Besta!’

O profeta do século XX, profeta do pessoal do Tabernáculo da Fé, e admiradores particulares, escreveu algo bem bizarro, (de tantas que escreveu) no livro sagrado dele, As Sete Eras da Igreja. Veja:

“Com o sistema mundial de igrejas sujeito a ela, Roma estará controlando, e esta imagem (sistema de igrejas) será obediente à Roma, porque Roma controla o ouro do mundo. Desse modo, todas as pessoas têm que pertencer ao sistema mundial de igrejas ou ficar à mercê da situação porque não podem comprar nem vender sem a marca da besta na mão ou na cabeça. Esta marca na cabeça significa que terão que aceitar a doutrina do sistema mundial de igrejas a qual é o trinitarismo, etc., e a marca na mão que significa fazer a vontade da igreja mundial. Com esse grande poder esse sistemas eclesiásticos perseguirão a verdadeira noiva.” (p.341).

Encontro essa ‘marca’ na Escritura, e ela não tem nada com a Besta. Veja o testemunho bíblico em favor da Trindade, depois julgue você mesmo essa ‘profecia’ de W. Branham. Disponibilizo uma lista de 50 textos no NT que vemos em foco a ação trinitária. Transcrevi especialmente  os nomes ou  termos, que foca as três Pessoas Divinas.

“Jesus... Espírito de Deus... Este é meu Filho.” – Mt 3.16,17

O Batismo Trinitário – Mt 28. 19

Espírito Santo ... Altíssimo... Filho de Deus” – Lc 1.35

“Jesus... Espírito Santo... Tu és meu Filho” – Lc 3.21,22

“Jesus... Espírito... Tu és meu Filho” – Mc 1.9-11

“Jesus... Espírito Santo... Senhor Deus” – Lc 4.1-12

“E Eu rogarei... ao Pai... Consolador” – Jo 14.16 (17-20 também)

“Consolador... do Pai... Vos ei de enviar” – Jo 15.26

“Consolador, O Espírito... Me glorificará... o Pai” – Jo 15. 7, 13,14, 15

“Jesus... Pai... Espírito Santo” – Jo 20.21,22

“Jesus... Espírito Santo... Reino de Deus” – At 1.1,2

“promessa do Pai... Espírito Santo... Senhor” – At 1.4,5,6

“Ressuscitou Jesus... de Deus, O Pai... Espírito Santo” – At 2.32,33

“nome de Jesus Cristo... dom do Espírito... Deus nosso Senhor” – At 2.38,39

“Deus... Príncipe e Salvador... Espírito Santo” – At 5. 31,32

“cheio do Espírito Santo... e Jesus... à direita de Deus” – At 7.55,56

“Deus... Jesus... Espírito Santo” – At 10. 38

“magnificar a Deus... o Espírito Santo...em nome de Jesus” – At 10. 46-48

“E Deus... o Espírito Santo... do Senhor Jesus” – At 15.8-11

“O Espírito Santo... Senhor Jesus... da graça de Deus” – At 20.23,24

“O Espírito Santo... igreja de Deus... seu próprio sangue” – At 20.28

“reino de Deus... fé em Jesus... falou o Espírito Santo” – At 28. 23, 25

“falou o Espírito Santo... reino de Deus... Senhor Jesus” – At 28.25,31

“[Filho] de Deus... Espírito de santificação... Jesus Cristo” – Rm 1.4

“o amor de Deus... pelo Espírito Santo... porque Cristo” – Rm 5.5,6

“lei do Espírito, em Cristo... Deus enviando” – Rm 8.2,3

“no Espírito... Espírito de Deus... Espírito de Cristo” – Rm 8.9

“o mesmo Espírito... herdeiros de Deus... co-herdeiros de Cristo” – Rm 8. 16,17

“em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.” – 1 Co 6.11

“Espírito [Santo]... Senhor [Jesus]... Deus[Pai]” – 1 Co 12. 4,5,6

“Cristo... em um Espírito... Deus colocou” – 1 Co 12. 12,13,18

“em Cristo... Deus... do Espírito” – 2 Co 1. 21,22

A bênção trinitária – 2 Co 13.14

“diante de Deus... Cristo nos resgatou... promessa do Espírito” – Gl 3. 11, 13,14

“Deus enviou... o Espírito de seu Filho” – Gl 4.6

“Deus Pai... Jesus Cristo... com o Espírito Santo” – Ef 1. 2, 3, 13

“ao Pai em um mesmo Espírito... Jesus Cristo” – Ef 2. 18, 20

“seu Espírito... para que Cristo... plenitude de Deus” – Ef 3.16, 17, 19

“um Espírito... um só Senhor... um só Deus e Pai” – Ef 4. 4, 5, 6

“eleição é de Deus... no Espírito Santo... e do Senhor” 1 Ts 1. 4, 5, 6

“amados do Senhor... ter Deus... do Espírito” – 2 Ts 2. 13

“amor de Deus... renovação do Espírito Santo... Jesus Cristo” – Tt 3. 4, 5, 6

“pelo Senhor... também Deus... do Espírito Santo” – Hb 2. 3, 4

“do Espírito... da palavra de Deus... Filho de Deus” Hb 6. 4, 5, 6

“de Cristo... pelo Espírito... a Deus” – Hb 9. 14

“Jesus Cristo... destra de Deus... o Espírito Santo” – Hb 10. 10, 12, 15

“Deus Pai... Espírito Santo... Jesus Cristo” – 1 Pe 1. 2

“com Deus... Jesus Cristo... pelo Espírito” – 1 Jo 3. 21, 23, 24

“seu Espírito... o Pai enviou seu Filho” – 1 Jo 4. 13, 14


“no Espírito Santo... amor de Deus... Senhor Jesus Cristo” – Jd 20,  21


II - REFERÊNCIAS

(1) BRANHAM, William. A palavra original. Disponível emhttp://www.apalavraoriginal.org.br/wbranham.php. Acesso em 8.mar.2008.
(2) Nova Enciclopédia BARSA; Encyclopædia Britannica do Brasil Publicações Ltda; Rio de Janeiro — São Paulo; 1999; vol. 4.
(3) Almanaque Abril 2001; Ed. Abril; 27ª edição; São Paulo, SP.
(4) Bíblia de Estudo Pentecostal; CPAD; 7ª impressão;1998.
(5) Bíblia de Estudo Almeida; Sociedade Bíblica do Brasil; Barueri, SP; 1999.
(6) Bíblia Apologética de Estudo; ICP Editora; São Paulo, SP; 2008.

Comentário de Wáldson: Desejo que ao ler esse Artigo, possa ter seu coração convencido de que, apenas Jesus é o Único Salvador, Senhor e homem perfeito.
Ninguém há, que possa se auto-intitular profeta especial de Deus.
Ninguém há, que possa acrescentar uma palavra sua, comparando-a como se tivesse o mesmo valor que a Palavra de Deus, a bíblia.

Cuidemo-nos. Já vimos ensinamentos assim, que prejudicaram a vida de muitos crentes em Jesus Cristo.

Se você é salvo em e por Jesus, por que então, não se contentar só com a Palavra dEle?

Nenhum outro homem se levantou depois de Jesus Cristo e jamais levantará com a mesma, ou superior revelação ou uma revelação 'parecida' com a dEle. Por isso Ele veio e fez uma obra completa: falando, ensinando, praticando e deixando Suas testemunhas para dar sequencia ao que Ele começou.

Não precisamos de outros 'profetas', ou outros 'porta-vozes', se dizendo terem recebido de Deus uma revelação para fazer algo que, supostamente Jesus deixou de fazer, falar ou ensinar. Acreditemos na bíblia e saibamos discernir o que é literal e o que é simbólico, para não sermos enganados.

O Tabernáculo da Fé, tem uma  veneração por seu 'profeta', que vai além de qualquer inteligência ou razão:

Os grifos, são meus com os comentários em negrito

"WILLIAM BRANHAM foi, sem dúvida, ponta de lança do grande avivamento do Século XX. Um expoente do Evangelho com um ministério rico em manifestações sobrenaturais de Deus - "mais de 200.000 discernimentos, visões, e profecias",( mas desde quando, na biblia visões, profecias e discernimentos são sinais de que essa pessoa é mais especial do que outra? E por quem foram catalogadas todas as 1.200 manifestações? Ora, se isso é prova de que William foi um escolhido de Deus, precisamos reconhecer também que David Miranda ainda é então, o maior profeta de Deus ainda  vivo, senão, vejamos: vive mais que William, conta com 84 anos de idade, seu ministério, a Igreja Deus é Amor já está com 51 anos, possui 56 Rádios AM e FM só no Brasil e 145 AM e FM e Ondas Curtas no mundo todo, com programação de 24 hs por dia. Numa pesquisa feita pelo Portal Ig, ele é reconhecido como o 6o. homem mais influente no mundo da religĩao(http://tvpentecostal.com/tag/david-miranda/Hoje, a IPDA já está com mais de 11 mil igrejas, espalhadas pelo Brasil e mais em 136 países em todo o mundo.David Miranda, orando, já rescussitou 17 pessoas, sendo que 4 já estavam com a testado de óbito emitido e prontas para o sepultamento; realizou em todo o mundo até 2010, 516,217(Quinhentas e dezesseis mil, duzentas e dezessete) "Concentrações de Poder"; num patio em sua Sede em SP, tem mais de 1.000 cadeiras de rodas, de paralíticos que foram curados; possui mais de 5.000 muletas, quase 12.000 óculos de pessoas que tiveram suas vistas restauradas, Os Jornais "Jornal do Brasil", "O Dia" e  "Folha de São Paulo", informam que em 1998, uma Concentração de Fé e Milagres acontecida no Maracanã, ajuntou mais de 200.000  pessoas, sendo que, nesse ocasião, ele orou por todos e aproximadamente  600 cadeirantes largaram suas cadeiras de rodas e foram para o gramado; 21.000 pessoas aceitaram a Jesus como seu Salvador; 14.000 aproximadamente ficaram possessas, dando um grande trabalho para a PM que lá estava; 3.100  pessoas foram curadas de lepra; 123 coxos, tiveram seus pés curados; mais de 1.500 pessoas 'vomitaram obra de macumbaria'; 630 pessoas foram curadas de cancer malígno e não se sabe dizer o que mais aconteceu, pois a programação que deveria durar 4 horas, acabou durando 10horas ininterruptas. David Miranda, profetizou para sua irmã Aracy Miranda que ela morreria com 74 anos e de fato, ela partiu em 2012 com essa idade. 
Como se pode ver, em questão de manifestações sobrenaturais, David Miranda supera ao Sr. William e a todos que eu(blogueiro), conheço. Ele então, não deveria ser considerado o enviado de Deus, e apenas ele? O importante não são os 'sinais miraculosos'. Jesus disse que muita gente que 'expulsa demỗnios, fala em outras linguas, opera milagres, socorrea os pobres,  e etc., não serão reconhecidas por Ele, porque praticaram a iniquidade, enquanto faziam também as coisas boas. Isso não é sinal de que essa pessoa está em condição melhor que uma ovelha sua que está assentada no banco da igreja. Vamos ser inteligentes: o importante disse Jesus, é "ter o nome escrito no céu".    ; dos quais, nenhum falhou(Outra inverdade: a profecia dita por ele que em 1977 Jesus voltaria falhou. Até hoje Ele não veio. Ou veio e todos ficaram, inclusive a igreja Tabernáculo da Fé?)
Seu ministério foi seguido por sinais e maravilhas como nunca visto na história(Aqui já temos um  outroa grande problema e 'alarme falso': Em toda a história, nunca ninguém  viu 'sinais e maravihas' como Jesus fez. Aqui, se esqueceram até de Jesus, para poder dar ênfase ao William. Que decepção!!! Esqueceram também que 'na história', não houve nenhum outro homem, depois de Jesus tão usado como Paulo. Além disso, fazem questão de não falarem sobre os grandes milagres e maravilhas que Deus tem usado alguns homens para operarem, por exemplo: Charles Finney, Pr. Makiã Santos, Pr. Reinhard Bonnke, Pr. David Wilkerson, Mis. George Whitefield, Mis. DwighlLyman Moody, Missionária Lura Johnson, Pr. 

John Hyde, Mis. João Kolenda, Mis. Gunnar Vingren, David Miranda  e tantos outros... Será que essa gente não lê nada, para ter conhecimento?

 Seus ensinamentos testificam da exatidão da Palavra de Deus(seus ensinamentos não testificam a verdade. Apenas parte da verdade). É só ler a biblia para ver o que Jesus disse e o que o 'profeta William disse'.
William Branham nunca se comprometeu com dinheiro, fama ou mulher; antes deixou um exemplo de vida a ser seguido por todos os que desejam seguir a Jesus Cristo.
Deus nos tem dado a oportunidade de conviver com um ministério profético em nossos dias. Malaquias 4: 5, 6 e Mateus 17:11 se cumpriram nos nossos dias(Erro: estão colocando William no mesmo pé de igualdade com Elias e João Batista. Ele não era IGUAL  a eles).
Como Policarpo, cIr Branham em seu escritório pessoal.onvertido pelo ministério de João e João, por sua vez, conviveu e participou do ministério de Cristo. Deus me deu a oportunidade de conhecer, caminhar e comer com muitos que foram testemunhas oculares dos fatos narrados através de 1.200 mensagens que nos foram deixadas pelo profeta de Deus e que sem dúvida são o alimento provido para a Noiva de Jesus Cristo(Outra bobagem: 'alimento provido para a Noiva de Jesus Cristo é a Palavra de Deus. Não os milagres ou sinais ou pregações gravadas em Áudio  Quem tem a Palavra da vida, que é alimento para o homem, é Somente Deus. A biblia e somente a bíblia é o alimento vindo do céu. Tudo que passar disso é maligno).
Esta foi a comissão dada ao Irmão Branham no Rio Ohio em 1933: "Tua mensagem precursará minha segunda vinda assim como João Batista precursou minha primeira vinda"(Novamente aqui, o proprio William disse que Deus lhe falou que ele seria tão importante quanto João Batista o foi. Mas notem que Joao batista disse: "...Convém que Ele cresça e que eu diminua...". João Batista não buscou para sí, mérito algum. Sua humildade não o permitia isso. Depois que Jesus ressuscitou, todos os crentes são anunciadores, precursores de Sua segunda vinda. Nâo existe ninguém hoje que é 'o escolhido de Deus', o especial, para anunciar que Ele virá. Todos nós somos. Essa informação é uma farsa, ou a biblia é  que estará errada?)
Se não fossem os documentos e provas de fatos, tão fora do comum, daríamos às pessoas o direito de duvidarem, mas, sem dúvida alguma, William Branham foi o homem que viveu mais perto de Deus em nossa geração, ficando para mim e para ti, irmão e amigo, o exemplo a ser seguido conforme I Coríntios 11:1(Vejam bem a falta de apego á biblia: Documentos que se têm, não informam muito, haja vista que, Joseph Smith, fundador dos Mórmons(IJSUS), também deixou documentos escritos, inclusive o Livro de Mórmon. Charles Taze Russell, fundador das Testemunhas de Jeová, deixou vários livros escritos como se Deus tivesse dado a revelação somente para ele, e por isso, ele é quem tinha a religião verdadeira. O Catolicismo Romano afirma que Pedro foi o primeiro papa da história, atribuindo seu papado ao próprio Jesus. Por isso, eles acreditam ser os únicos 'representantes de Jesus na terra'. O Budismo afirma que seu lider,Sidharta Gautama, Buda, recebeu uma revelação do céu, e assim, nasceu e está entre nós até hoje, crescendo sempre. Ouriel de Jesus, pastor pentecostal, disse que foi ao céu e lá ouviu Deus lhe chamando para substituir o ministério de Jesus na terra, porque Este havia falhado. Hoje tem grandes igrejas em diversos países e se auto-intiulou como 'o anjo/profeta do fogo'. David Koresh:Nascido como Vernom Wayne Howell em 1959,Koresh sempre foi um péssimo aluno por ser disléxico e não ter interesse em nada que não envolvesse a Bíblia.Com 12 anos já havia decorado todo o novo testamento e discutia os ensinamentos bíblicos com pastores experientes.

       Ainda cedo,entrou para o Ramo Davidiano(seita surgida dentro da igreja adventista do sétimo dia por volta de 1930),e destacou-se por seu carisma,sua convicção e por auto denominar-se profeta. Vernom tornou-se amante da líder do grupo e assumiu o controle ao vencer um embate político com o filho dela,que seria o próximo líder se Vernom não tivesse se juntado ao grupo.Assumindo a liderança, Vernom mudou seu nome para David Koresh,criou uma guarda pessoal e uma comunidade("Mount Carnel Center").Koresh interpretava o livro do apocalipse à seu entendimento,pregava o celibato e criava leis em sua comunidade as quais ele era o único que não precisava seguí-las,por exemplo:dormia com 15 mulheres e consumia bebidas alcólicas. Os Davidianos usavam armas,mas a ATF(agência de controle de armas) suspeitou da conversão das armas para fogo automático(proibido por lei).Em 1993,os agentes da ATF invadiram o local,mas quatro dos agentes foram assasinados.

       O FBI,sabendo do assasinato dos agentes da ATF,cercou o complexo e ameaçou de tiros e de suicídio coletivo.Os federais manteram-se cautelosos e Koresh liberou alguns fieis em troca de exposição na mídia.Após 51 dias de negociação,tanques de guerra abriram buracos nas paredes e injetaram gás lacrimogênio,depois  disso os fieis de David começaram a atirar,porém,lamparinas de querosene tiveram contato com gás,então,houveram incêndios e 80 pessoas morreram,incluindo Koresh,que foi encontrado depois baleado na cabeça e carbonizado.David Koresh é um exemplo de falso profeta,mas não se enganem,hoje em dia existem muitos semelhantes,abra seus olhos,pois a Bíblia já previa falsos profetas.

Vejam bem, o texto diz de William, que é um exemplo que  deve ser imitado, mas colocaram a referencia de 1Co.11:1. Meu Deus, quanta incoerência bíblica!!! 

O texto é de Paulo. Foi Paulo quem disse para que nós, os crentes de hoje, o imitássemos, como ele, Paulo, imitava a Cristo...

Ora, se é para imitar William Braham, por que então colocaram o texto de Paulo????

Quanta falta faz, entender a biblia...


Ir BranhamNão posso, aqui, me esquecer de mencionar sua origem: de família pobre, sem formação acadêmica ou teológica e foi assim que Deus quis revelar-Se ao mundo(Outro engano: Deus revelou-se ao mundo, apenas uma vez e foi em Jesus Cristo, Seu filho. A Sua revelação foi para todos os temmpos e eras vindouras. Jesus é o Unico representante de Deus, que fez o que Ele queria e trouxe salvação ao homem. Desde a idade da pedra, até hoje, a época  'científica' e vou mais além, digital tambem) em uma geração científica através de Seu profeta.

Seu nascimento se deu em 06 de abril 1909 e sua partida em 24 de dezembro 1965. Seu ministério iniciou-se em 1930 e sua duração será até a Vinda de Jesus Cristo(Outra falácia: o ministério de um homem, termina com sua morte. Apenas Jesus, que morreu e ressuscitou é quem tem ministerio e/ou sacerdócio para esse tempo presente e depois para a eternidade. Querer colocar o ministério de William como 'duradouro', mesmo depois de sua morte é uma grande heresias. Tão grande que, justamente por crerem mais nele do que em Jesus é que fazem tanta confusão achando inclusive que a salvação só se encontra no Tabernáculo da Fé) 
Sua mensagem e seus ensinamentos continuam ao redor do mundo abençoando a milhares(Corrigindo: trazendo confusão na cabeça de milhares no mundo inteiro. A pergunta que faço é a seguinte: Por que o povo do Tabernáculo da Fé, não vai pregar somente para quem ainda não aceitou a Jesus Cristo? Por que, como as Testemunhas de Jeová  eles gostam de 'pescar em aquários'? A vida dessa gente, tanto uma quanto outra é afirmar que todas as outras igrejas etão erradas e assim, tentam convencer os crentes de outras igrejas evangélicas para  mudarem para a sua. Isso é estar ganhando almas para Jesus? Ora...

Colocamos a seu dispor DVD's e livros para que você possa conhecer melhor o que estamos testificando".

Amados cuidem-se: o Evangelho de Jesus não divide, ele aproxima com amor, respeito e consideração.

Vivam vencendo os opositores da fé genuína!!!

Seu irmão menor.






5 comentários:

  1. VC NÃO SABE O QUE FALA, ENTÃO FICA QUIETO BESTA INGNORANTE!

    ResponderExcluir
  2. Tu e muito Herege cara... Nao consegui gravar nada do que tu falou.. Er muita Heresia... cara. Tu e muito Herege. ..

    ResponderExcluir
  3. Aaataaah viiu... Aqui eem casa tinha um Quaadro da IPDA dizendo que o Davi miranda era Jesus...
    Jogamos fora,pois eer muita Heresia...

    ResponderExcluir
  4. Ãnonimo,
    a paz do Senhor.
    Obrigdo por ter escrito.
    Acho que não sou herege. Não adoro homens. Vcs sim, o fazerm.
    Outra questão: se você "...não conseguiu gravar nada do que falei", o problema está exatamente com você.
    Vai ver que sua mente, memória ou cérebro, já não funcionam mais como o de uma pessoa que tenha apenas Jesus na vida.
    Procure um médico.
    Se não resolver, procure libertação em Jesus.
    Abraços.
    Deus abençoe para que seus olhos espirituais também possam passar a enxergarem.

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo me desculpe mas a sua ignirancia e enlrme,,como vc pode falar do que vc nao conhece,,,sua mente esta totalmente cauterizada,,,,,,,,dou graças a Deus por ter enviado um Profeta pra esta era e o nome deste Profeta e William Marriom Branham.

    ResponderExcluir