Campanha no Facebook protesta contra estereótipo de personagens evangélicas em novelas da TV Globo
Revoltados com a imagem empregada pela TV Globo às personagens evangélicas de suas novelas, evangélicos criaram um movimento de protesto no Facebook.
O protesto usa montagens feitas com imagens de personagens das novelas da emissora que são descritas como evangélicas, e imagens de cantoras gospel, para fazer a comparação com o visual.
A principal queixa dos usuários do Facebook se dá pelo visual dessas personagens, o que transmitiria a ideia de que mulheres evangélicas se vestem mal e se dedicam pouco ao cuidado com a beleza estética.
Na lista de personagens ligadas à religião e que já figuraram nas novelas da TV Globo, estão Creusa, vivenciada pela atriz Juliana Paes na novela America, Dolores, personagem da atriz Paula Burlamarqui, e Ivone, personagem da novela Cheias de Charme vivida por Kika Kalache.
Antes de o protesto tomar corpo no Facebook, a psicóloga clínica Marisa Lobo, evangélica, já havia criticado o estereótipo usado pela TV Globo nas personagens apresentadas como adeptas da religião. No Twitter, Lobo afirmou que “para a Rede Globo, evangélica é ‘Maria Mijona’, sem vergonha, falsa, hipócrita, e brega”, reclamou, usando termos regionais que representam depreciação.
Veja exemplos das montagens compartilhadas no protesto dos evangélicos contra o estereótipo das personagens da TV Globo ligadas à religião:
Gospelmais
não vejo novelas, mais na minha opnião,acho que os globais estão fazendo o papel dos evangelicos,demonstrando simplicidade e humildade e os "evangelicos"fazendo o papel dos globais vivendo a sua beleza exterior.
ResponderExcluirÉ meu irmão cesar augusto pereira Augusto,
ResponderExcluirCompartilho de seu pensamento.
Boa concepção.
Na verdade, estamos vivendo na época de um inversão de valores.
Deus te dê muitas vitórias.
Obrigado.
Gde abraço.
Viva vencendo!!!
Seu irmão menor.