04 dezembro 2011

A próxima crise financeira será infernal, diz Mark Mobius

Esta, definitivamente, vai ser outra crise financeira infernal”, diz o hedge fund lenda Mark Mobius, ”porque nós não resolvemos qualquer das coisas que causaram a crise anterior.”

Estamos levantando o nosso status de alerta para a próxima crise financeira. Nós já levantamos na semana passada depois de spreads de swaps de default de crédito dos EUA começaram a soprar para fora.  Nós levantamos de novo depois de ver as observações do Sr.Mobius, chefe da mesa 50000000000 $ mercados emergentes na Templeton Asset Management.

Falando em Tóquio, ele apontou para derivativos, o hairball financeiro de futuros, opções e swaps em que quase todos os grandes bancos mundiais estão amarrados.

Estimativas sobre a quantidade de derivados em todo o mundo lá fora variar.  Que praças com Mobius “acho que de 10 vezes o PIB anual do mundo. ” ”Não. Você ainda está recebendo o crescimento em derivativos? Sim”.

Em outras palavras, algo ao longo das linhas de hipotecas securitizadas está à espreita, pronto para disparar outra crise como em 2007-08.

O que poderia ser?  Nós vamos oferecer um bom palpite, um mercado é o desconto.

Raramente um índice de ações subir tanto, por uma razão tão pouco, como o Dow fez na manhã de terça aberto: 115 pontos no Dow um boato de que a Grécia está indo para obter um  segundo resgate .

Vamos voltar por um momento: A crise grega é antes de tudo sobre os bancos alemães e franceses que foram tolos o suficiente para emprestar dinheiro à Grécia, em primeiro lugar. Que tipo de contratos de derivativos ligados a dívida grega estão sentados sobre?  Que caos em todo o mundo, se fossem a Grécia não pagar 100 cêntimos sobre o euro?

Essa é uma pergunta retórica, já que os balanços dos bancos europeus são ainda mais opacos do que os americanos. Seja qual for a resposta real, é assustador o suficiente para que o Banco Central Europeu recusou-se a entreter qualquer conversa sobre os detentores de dívida da Grécia, tendo um corte de cabelo, mesmo sob a forma da Grécia estendendo os seus pagamentos.

Essa foi a solução preferida entre os líderes alemães. Mas parece que o BCE está prestes a começar o seu caminho. - 30 bilhões de euros em cima do resgate euro 110.000 milhões ficou um ano atrás.

Aprofundar hock nunca é uma boa maneira de sair da dívida. E em algum momento, esse exercício em chutar a lata tem que parar.  Quando isso acontece, você começa a sua próxima crise financeira.

E o que dizer dos derivados sentado no balanço da Reserva Federal? Aqui está outro fator por trás do nosso estado de alerta.

“Através da flexibilização quantitativa esforços sozinho “, diz Michael Euro Pacific CapitalPento”, Ben Bernanke acrescentou US $ 1,8 trilhão em dívida de longo prazo e GSE mortgage-backed securities (MBS). “
Pense nisso por um momento.  Folha de balanço do Fed toda totalizaram cerca de 800.000 milhões dólares americanos antes do acidente de 2008, quase toda ela Treasuries.  Agora, o Fed tem mais de o dobro em derivativos hipotecários sozinho, lixo que os bancos necessário para livrar-se de seus próprios balanços.
“À medida que o tamanho da folha de balanço do Fed inchou”, continua o Sr. Pento “, o valor em dólares do capital detido na Fed se manteve praticamente constante. Hoje, o Fed tem 52,5 bilhões dólares de capital backing um balanço 2700000000000 $.
“Antes do estouro da bolha de crédito, o público ficou chocado ao saber que os nossos maiores bancos de investimento estavam alavancados de 30 para 1. Quando os valores dos ativos caíram, os bancos foram rapidamente eliminados. Mas agora o Fed está mantendo muitos dos mesmos tipos de ativos e alavancados é de 51 para 1! Se o valor da sua carteira foram a cair por apenas 2%, o Fed em si seria exterminada “.
Mr. Pento e linha Mr. Mobius as opiniões com o nosso, que nós colocamos para fora duranteas entrevistas na viagem à China este mês.

Fonte:
Forbes

Nenhum comentário:

Postar um comentário