As Igrejas Evangélicas Históricas e a Escravidão
As Igrejas Evangélicas Históricas são as primeiras igrejas (denominações) que chegaram ao Brasil através dos imigrantes e dos missionários estrangeiros: congregacionais, batistas, presbiterianos, metodistas, luteranos, anglicanos. Essas Igrejas chegaram no período da escravidão e tiveram entre seus líderes: Defensores da Escravidão, Omissos e Abolicionistas.
Os Defensores da Escravidão - na sua maioria eram os missionários que vieram do Sul dos Estados Unidos, ainda com ressentimentos da derrota da Guerra da Secessão contra o Norte dos Estados Unidos pela libertação dos escravos. Esses missionários sulistas tinham a escravidão como instituída por Deus, baseando-se em argumentos teológicos de que o povo negro era da descendência de Cam filho de Noé, amaldiçoado para serem escravos dos escravos.
Os Omissos – Esta era a posição da grande maioria dos históricos a respeito da escravidão negra. Eles também defendiam a sua posição teologicamente, afirmando que a igreja não devia interferir no Estado, na política e que o seu compromisso era com o “espiritual”, devendo a igreja estar sujeita a toda autoridade constituída, baseada na carta de Paulo aos Romanos, capítulo 13.
Os Abolicionistas – Estes tiveram presentes em quase todas as denominações históricas. Eram em sua maioria missionários do Norte dos Estados Unidos, europeus e alguns convertidos brasileiros. Eram em número muito pequeno. Um dos exemplos mais notáveis foi o pastor abolicionista presbiteriano Eduardo Carlos Pereira, que publicou em 1886 um folheto criticando duramente os defensores da escravidão nas igrejas. No final da sua publicação ele pede aos crentes para libertar os seus escravos. Além de Pereira, houve também um fato importante, o congregacional Robert Kalley que expulsou um membro da sua igreja por não ter libertado os seus escravos.
Por Hernani Francisco da Silva
P.S:
Para saber mais sobre "As Igrejas Evangélicas Históricas e a Escravidão" indicamos o Livro "O Movimento Negro Evangélico, um mover do Espírito Santo".
Depósito em conta ou transferência bancária
Caso tenha escolhido a opção de pagamento DEPÓSITO BANCÁRIO ou TRANSFERÊNCIA, efetue o depósito na conta:
C/C 00172-3
Agência: 6746
Titular: Hernani Francisco da Silva
Agência: 6746
Titular: Hernani Francisco da Silva
Caso faça o pagamento via depósito em conta, deverá obrigatoriamente enviar escaneado via e-mail o comprovante do depósito ou chancela do banco - para: afrokut2000-curso@yahoo.com.br . O comprovante deve estar legível. Ou enviar dados para do depósito para o mesmo email.
Comentário de Wáldson : Por ter lido o livro e conter nele parte da história da Igreja que não é conheçida por muitos irmãos, é a razão de eu estar indicando o referido livro.Deixo claro que não estou ganhando nada, absolutamente por esse anuncio.Estou fazendo-o,pelo fato de ter o livro interessante história.O Blog não existe com interesses comerciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário