ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE A ASSEMBLEIA DE DEUS
Por Judson Canto
"Folheando hoje um exemplar do jornal O Assembleiano, que editei em 1991, deparei com uma página de curiosidades sobre a Assembleia de Deus. Foi na edição em que publicamos a matéria dos 80 anos da denominação no Brasil. Reproduzo aqui algumas delas, com as devidas ou arbitrárias adaptações e alguns adendos.
Datas importantes
19 de novembro de 1910 — Os pioneiros Daniel Berg e Gunnar Vingren chegam a Belém do Pará.
13 de junho de 1911 — Um grupo de irmãos é cortado da comunhão da Igreja Batista por aceitarem a doutrina pentecostal.
18 de junho de 1911 — O culto realizado nesse dia, na casa da irmã Celina Albuquerque, com a presença de excluídos e alguns ainda membros da Igreja Batista, marca o início da Assembleia de Deus no Brasil. É a data em que se comemora a sua fundação.
11 de janeiro de 1918 — A denominação é registrada oficialmente como pessoa jurídica e adota o nome Assembleia de Deus (antes disso, chamava-se Missão da Fé Apostólica).
Primeiro batismo no Espírito Santo
A primeira pessoa a receber a promessa do batismo com o Espírito Santo no Brasil foi Celina Albuquerque, no dia 10 de junho de 1911. Depois de um culto em que buscava o batismo, ela continuou orando em casa. À uma hora da madrugada, começou a falar em línguas, só parando duas horas depois.
Getúlio Vargas
O presidente Getúlio Vargas, que tomou o poder no Brasil após a sua vitória na revolução de 1930, manteve boas relações com a Assembleia de Deus. A explicação é que vários de seus parentes eram crentes pentecostais.
Dólar — mau negócio
Uma interessante nota sobre o câmbio na época dos pioneiros. Numa carta datada de 1932, Gunnar Vingren fala do sustento que recebia do exterior: “A moeda brasileira subiu aqui neste último tempo, de forma que recebi menos pelos dólares a mim enviados”.
A escolha do nome Assembleia de Deus
O nome da denominação foi escolhido, segundo o testemunho de Manoel Rodrigues, um dos primeiros assembleianos brasileiros, numa parada de bonde. Gunnar Vingren perguntou a um grupo de irmãos que após o culto estava aguardando a condução qual nome se deveria dar à jovem igreja, que estava para adquirir personalidade jurídica. Explicou-lhes que nos Estados Unidos as igrejas adeptas da doutrina pentecostal usavam o nome “Assembleia de Deus” ou “Igreja Pentecostal”. Todos decidiram pelo primeiro.
Costumes
No dia 1.° de janeiro de 1935, a denominação aprovou uma disposição em Assembleia Geral sobre o “uso de mundanismos que se querem insinuar dentro da Igreja de Deus”. Foi resolvido que a partir daquela data a irmã que cortasse o cabelo seria excluída do rol de membros.
Gentinha?
O Isael de Araujo, autor do Dicionário do movimento pentecostal, numa conversa ao telefone chamou a minha atenção para um ponto interessante. A Assembleia de Deus por muito tempo foi considerada uma igreja de pobres e, de fato, sempre se identificou com a parcela menos favorecida da população. Entretanto, o grupo pioneiro, oriundo da Igreja Batista, de forma alguma se encaixava nesse perfil, pois seus membros eram, em grande parte, representantes das classes média e média alta de Belém do Pará."
ERNANE FREITAS
Insucesso de uma esperança, desilusão, desengano. Quem é que nunca teve uma decepção na vida?! Fosse ela amorosa, familiar, de amizade, profissional, planos...mas olhe pra trás e reveja tudo o que aconteceu de ruim ou bom se não te ajudou a crescer de alguma forma!!! E se novas decepções surgirem, encare de cabeça erguida, não abaixe a cabeça seja você mesmo sempre, porque só nós sabe o valor que a gente realmente tem, e pode ser ainda que ninguém nunca enxergue esse valor!!! E se isso acontecer, basta você estar certa de que foi porque nessa vida não existiu ninguém à sua altura de ser merecedor de compartilhar e ser compartilhado!!! De qualquer maneira, força!!! Afinal de contas, agora você já sabe que DECEPÇÃO não mata, ENSINA VIVER!!!
ResponderExcluir