Deus Sonha?
Amados de Deus,
Graça e paz!!
Estive por uns dias fora, pregando a Palavra de Deus.Trouxe comigo experiências maravilhosas,mas trouxe também um amargo na alma, ao ver que no nosso País existe uma 'febre' chamada "Sonhos de Deus", que está tirando a realidade bíblica da mente do nosso povo.
Passei por diversos lugares durante 7 dias.Pregando e ouvindo pregações, visitando irmãos,ouvindo testemunhos e 'testemunhos'.
Pude observar que em 99%(não estou exagerando),das diversas denominações,por onde passei,ví que o que está imperando é a frase "Sonhos de Deus prá você".Pregações, louvores, 'ministrações','grupo de danças'(?), 'testemunhos'(?),cartão de agradeçimento ao visitante com algo semelhante, e etc...
Começei a relembrar: Há quase 12 anos atrás ouvi uma mensagem pregada por um certo líder que abordava a história de José.Foi uma mensangem maravilhosa.Eu não sabia,mas essa seria a porta de 'entrada' das pregações sobre 'sonhos'.Pouco tempo depois ouví um outro pregador de renome, num grande Congresso anual pregando também sobre José.Nessa pregação ele usando do teatro contou a história e, ora interagia com o povo,ora com os obreiros que estavam á sua retaguarda.Foi uma pregação de uma hora e meia, cheia de "caras e bocas", teatrinho e muito 'ré-té-té'.O povo, coitado, á mercê dele, foi ao delírio.E vendeu-se tanto dvd's da tal mensagem que logo começaram a apareçer os imitadores, ré-pregando a tal pregação.
Um ano e meio mais tarde viria a apareçer uma canção gravada por uma irmã, falando a respeito dos "Sonhos de Deus".Foi uma cantoria geral: nas rádios, nas igrejas, na TV e até em grupos que não são tidos como evangélicos,como a Renovação Carismática Católica(RCC).
Além dos bons dividendos que essa canção rendeu á cantora e aos seus compositores, trouxe para nossas igrejas as incessantes repetiçóes da canção:ora solo, ora dupla, ou conjunto e/ou grupos.Os tempos se passaram, e agora,depois de 8 anos, a canção continua a ser cantada e os pregadores continuam pregando muito sobre esse tema.Isso sem falar dos muitos livros que foram escritos abordando o mesmo assunto.Além de camisas, canetas, marca-páginas, caneca, chaveiro e etc... com as frases "Deus tem um sonho prá você", ou "sonhe os sonhos de Deus" e ainda:"Sonhe e ouse sonhar..."(que foi o título da mensagem do grande pregador do grande congresso).
Desde aquela época,fiquei preocupado com essa canção e com as pregações que surgiam, orientei á igreja que liderava a terem um pouco de cuidado em relação a tal canção e ás pregações.
Coloquei-me a imaginar: Deus sonha? Aprendi que Deus não sonha, não tem projetos ou desejos como eu."Deus é soberano ...e faz aquilo que Lhe apraz".Deus não idealiza, faz.Deus não tem sonhos comigo.Ele não precisa disso, pois Ele é o Todo-Poderoso e tem tudo em Suas mãos.
Observei que a canção bem como as pregações tentam colocar Deus no mesmo patamar que os humanos :sonhar! Ora, nós sim, sonhamos com nosso futuro, planejamos, traçamos metas, e vamos á luta para que isso se cumpra de acordo com a soberana vontade do Senhor.Mas Deus?
Quando Deus quer ele faz.Deus não tem sentimento como o homem e, existe alguma coisa da qual Deus precisa? Existe algo que Ele ainda não tem? O Salmo 24 vem rezando que "Do Senhor é a terra e sua plenitude, o mundo e os que nele habitam".Então como podemos tão simplesmente sermos ludibriados com canções e pregações tão distante da realidade doutrinária?
Aparentemente, não há nada de errado na música.Sei que existem figuras de linguagem numa canção, não estou desprezando as metáforas que se usa, mas, pensem bem:devo usar qualquer forma de alegoria, mesmo quando se trata da Pessoa de Deus? Devo de alguma maneira tentar adaptá-Lo ao meu querer para que a música fique bonita e atraente?
Não meus irmãos, jamais!!
Deus não tem sonhos prá mim.Quem tem que os ter sou eu.Deus tem sim,propósitos específicos para minha vida, desde que eu O obedeça em tudo, a partir da Sua Palavra.Eles poderão se realizar ou não.Acho interessante quando Paulo escreve a Timóteo, instruindo-o assim:"...Se alguém aspira(deseja,sonha,idealiza, quer) o episcopado, excelente obra deseja(1Tm.3:1).Eu posso sonhar com isso, é bom.Mas não devo me antecipar a Deus. No momento certo, Ele poderá me separar para essa Obra.Por isso o escritor aos Hebreus,quando falava sobre o sacerdócio, disse: "Mas ninguém tome para sí essa honra,senão o que é chamado por Deus como é o caso de Arão"(Hb.5:4).
Então eu posso desejar, almejar, sonhar, mas ainda preciso da aprovação de Deus.
Concluindo: Como vivemos numa época em que os louvores já não são mais para Deus e sim voltados para o homem.(Esse é o chamado Culto de si mesmo (?) – Na mesma passagem em que Paulo condena o culto aos anjos, também denuncia e condena o que ele chama de “culto de si mesmo” (Col.2:23). Trata-se do mais perverso e hediondo tipo de idolatria: a egolatria. É como se Deus deixasse de ser o centro das atenções, para ceder Seu lugar ao homem. As expectativas das pessoas deixam de ser colocadas em Deus, para estar em alguma pessoa),sendo assim, quero salientar que essa canção e esse tipo de pregação, trás consigo também uma grande mentira,parecendo verdade: O objeto de 'inspiração'(?) para tais canções e pregações, é o garoto José, que era um adolescente,quando tem dois sonhos, dados por Deus que se referiam a seu futuro,bem como de seus pais e irmãos.E como fora Deus quem revelara por meio dos sonhos, o tempo passou-se e José tornou-se governador do Egito.O que precisamos de observar é que José em momento algum de sua história desejou, sonhou, quis, projetou e etc... ser o governador do Egito.Em nenhum momento de sua vida, ele desejou, planejou ser o segundo depois de Faraó.Nunca jamais, José 'aspirou' para sí estar em lugar de destaque.A musica cantada,bem como as pregações, erram por demais em fazer o ouvinte pensar que José tinha tudo planejado em seu coração.E isso não é verdade.Isso é mentira.
Amados irmãos, vamos "examinar as Escrituras...",ser como os "bereianos", "observando nas Escrituras para ver se era assim",senão seremos enganados continuamente por esses mercadores da Palavra e vendilhões do templo.
Lêia a história de José, a partir do Cap.37 de Gênesis.Observe o que lá está escrito e veja o que andam cantando e pregando por aí.Veja o quão diferente é.Amados não aceitem nada menos do que a Palavra diz.
Grande abraço.
Vivam vençendo!!!
Seu irmão menor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário