Publicada em 08/11/2010 às 18:06
'Enem cancelado' e 'justiça federal' nos assuntos mais comentados no Twitter no mundo
O GloboMais cedo, a Defensoria Pública da União (DPU) recomendou ao Ministério da Educação (MEC) a suspensão do Enem 2010. Se o MEC não acatasse o pedido em dez dias, a DPU informou que entraria na justiça. Por causa do pedido, Defensoria Pública e DPU também entraram nos trending topics brasileiros.
No domingo, usuários do Twitter e do Facebook disseram estar atualizando suas páginas nas redes sociais direto das salas de provas, o que configuraria uma grave infração às regras de segurança. Como resposta, o Ministério da Educação ameaçou, por meio do Twitter oficial do órgão (@MEC_Comunicacao), processar estudantes que "tumultuaram" o Enem 2010 através das redes sociais.
Com linguajar inapropriado, a assessoria de comunicação do MEC diz que está monitorando os candidatos: "Alunos que já 'dançaram' no Enem tentam tumultuar com msgs nas redes sociais. Estão sendo monitorados e acompanhados. Inep pode processá-los". Mais cedo, mensagens na rede social teriam sido enviadas por alunos que ainda estavam dentro da sala de prova do Enem, por celular.
No final da tarde, o ministério acionou a Polícia Federal (PF) para investigar a atuação de um repórter do "Jornal do Commercio" de Pernambuco, que tuitou do banheiro de um dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) o tema da redação, um dos testes aplicados neste segundo dia de prova.
De acordo com a assessoria do MEC, a PF foi acionada porque o repórter teria tentado violar o sistema de segurança, por fazer uso de um aparelho celular, e revelar o tema da redação antes do prazo mínimo de permanência dos candidatos no local de prova.
A contraofensiva do ministério se segue às ameças de candidatos de todo o país, que estudam recorrer à Justiça contra os problemas ocorridos na prova de sábado.
http://extra.globo.com/pais/plantao/2010/11/08/enem-cancelado-justica-federal-nos-assuntos-mais-comentados-no-twitter-no-mundo-922975281.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário