TEXTO ÁUREO
“[...] Que nos amemos uns aos outros. Não como Caim, que era
do maligno e matou a seu irmão [...]” (1Jo 3.11,12).
VERDADE PRÁTICA
Quem ama de verdade não se deixa dominar nem pela inveja nem
pelo ódio
Leitura bíblica em classe
Gênesis 4.1-10
Introdução
Neste capítulo vamos ver o
mundo de uma única família. E, assim como toda a humanidade foram representados
em Adão, assim que nós vemos agora a grande distinção de santos e pecadores
representado em Abel e Caim, respectivamente, e é dado um exemplo precoce da
inimizade que havia sido recentemente estabelecida entre a semente da mulher e
cobra. Veja:
Adão e Eva tiveram muitos
filhos e filhas ( 5: 4 ). Mas a história bíblica se concentra em Caim e Abel.
Versos 1-2.
I. Os nomes dessas
crianças:
1. Caim significa posse, como Eva, a dar à luz, disse com alegria,
gratidão e grandes expectativas: da parte do Senhor um varão . Note-se que os
filhos são um dom de Deus, e devemos reconhecer como formando nossas famílias.
Ele dobra e alegria e apoio para nós quando os vemos como vindo das mãos de
Deus que não abandona a obra e dom de santificar as suas próprias mãos.
2. Abel significa
respiração, como se ele indicar que sua vida iria ser tão curto quanto um tempo
encorajada; Ou talvez colocar o nome de sua mãe, porque eles já estão tão
satisfeitos por ter obtido masculino Caim, este parecia uma coisa vã?
II. Os escritórios de
ambos
1. Ambos apelaram. Deus
tinha dado a seu pai, quando eles ainda estavam em estado de inocência, uma
tarefa a cumprir, e eles também lhes deu a sua. Note que é a vontade de Deus
que cada um de nós tem algo a fazer neste mundo. Os pais devem educar os seus
filhos para algum trabalho. "Dê-lhes uma Bíblia e um comércio (dizer boa
para o Sr. Donald), e Deus está com eles."
2. Seus escritórios foram
diferentes, eles poderiam ser trocados pelos respectivos produtos, como era necessário
nas circunstâncias. Os membros do corpo social que necessitam um do outro, e
mútuo amor permanece com a troca mútua de bens.
3. Seus escritórios
correspondeu ao trabalho de campo, que foi a profissão de seu pai.
4. Abel, embora o mais
jovem dos dois, parece ser o primeiro a tomar posse e, provavelmente, terno
trouxe Caim a fazer o mesmo.
5. Abel escolheu o melhor
trabalho absoluta para a contemplação e devoção, assim ele sempre foi
considerado uma vida pastoral.
I. As devoções de Caim e
Abel. Versos 3-5
Com o tempo, Caim e Abel
apresentou a Adão sacerdote nascido da família, cada uma oferta ao Senhor .
Deus e provar a fé de Adão na promessa e obediência à lei médica, estabelecendo
a comunicação entre o céu ea terra e oferecendo como sombras das coisas
futuras.
Note-se aqui:
1. A adoração a Deus não é
uma invenção tardia, mas uma instituição primitiva. Isto é o que era desde o
princípio ( 1 João 1: 1. ); É a velha trilha ( Jer. 06:16 ).
2. Isso é uma coisa boa
que as crianças são bem comportados quando eles são jovens, e utilizado para
serviços religiosos, para que, quando eles são capazes de agir por si mesmos,
eles podem, por sua própria iniciativa, apresentar ofertas a Deus.
3. Cada um deve honrar a
Deus com o que tem, como Deus o prosperou.
4. Hipócritas e criminosos
podem chegar tão longe como os melhores filhos de Deus nos serviços externos da
religião. Caim trouxe uma oferta, como Abel; Além disso, Caim é mencionado em
primeiro lugar, como se estivesse oferecendo antecipadamente. Além disso, o
fariseu e do publicano estavam orando ao mesmo tempo no templo ( Lc. 18:10 ).
II. Os resultados
diferentes de suas devoções
A primeira coisa que é
necessária em todos os atos da religião é a aceitação de Deus; nossa pressa é
correto, se chegarmos a esse objetivo; mas, em seguida, é a nossa adoração, se
essa exigência (faltando 2 Coríntios 5: 9 ). Deus olhou com favor para Abel e
para a sua oferta, e mostrou sua aceitação, provavelmente pelo fogo enviado do
céu, mas Ele não respeitou Caim e oferecê-lo.
1. Houve uma diferença nos
personagens dos licitantes. Caim era um mau e, portanto, seu sacrifício foi um
sacrifício inútil ( Isa. 1:13 ). Deus estava contente de vê-lo e, portanto, não
parecia satisfeito com a sua oferta.Mas Abel era justo; é chamado de justo Abel
( Mt. 23:35 ); seu coração era a vida na vertical e dos deuses. Deus olhou para
ele com prazer como homem santo e, portanto, para a sua oferta como uma oferta
de santo.
2. Houve diferença nas
ofertas apresentadas. Diz expressamente ( Hebreus 11: 4. ) Abel ofereceu mais
excelente sacrifício que Caim : (a) a natureza do sacrifício, ou (B) sobre as
qualidades da oferta. Caim ofereceu do fruto da terra , a primeira coisa que me
veio à mão, um exemplo de seu desdém. Mas os esforços para escolher ABEL levou
a sua oferta: não é ruim, não mesquinho, mas não perca o primogênito de seu
rebanho -o melhor que tinha- e mais robustos deles -o melhor dos melhores.
3. A grande diferença foi
que Abel ofereceu na fé; Caim, não. Houve uma grande diferença no princípio que
animava um para o outro. Abel ofereceu com um olho para a vontade de Deus como
sua regra, e a glória de Deus como o objetivo final, enquanto que Caim tinha
apenas ir com o fluxo ou salvar a face, não pela fé, e, assim, resultou em
pecado. Abel era humilde e contrito, Caim, arrogante e complacente; aninhados
dentro dele auto-confiança.
III. Desagrado Caim com a
diferença que Deus fez entre seu sacrifício e que o de Abel
Caim ficou muito irritado,
o que está bem patente no seu rosto. Esta raiva fala por si:
1. Inimizade com Deus. Ele
deve ter ficado com raiva de si mesmo por sua própria infidelidade e
hipocrisia, por que ele tinha perdido o prazer de Deus. Note-se que é um sinal
claro de uma briga coração orgulhoso com censuras para o nosso pecado, nós
trouxemos sobre nós.
2. Ciúme de seu irmão. Ele
concebeu um ódio contra ele como um inimigo. Notas: (A) que é típico daqueles
que têm sido indigno do favor de indignação de Deus contra aqueles que
permanecem digna para que o favor.Os fariseus estavam a caminho de Caim, quando
eles próprios não entrar no reino de Deus e permitir que aqueles que entram
fazer ( Lc. 11:52 ). (B) A inveja é um pecado que normalmente carrega sua
própria punição na podridão dos ossos.
Razões Deus com Caim aqui
para convencê-lo do pecado e loucura de sua raiva e insatisfação, e trazê-lo de
volta para o bom gênio, de modo a evitar o fluxo de pecado o seu curso mal.
Versos 6-7.
Da mesma forma o filho
mais velho discutiu com o pai do filho pródigo ( Lc. 15:28 ).
I. Deus pede Caim sobre a
causa desse descontentamento: Por que é o seu rosto abatido?
Notas:
1. Deus percebe
todas as nossas paixões pecaminosas e emoções.
2. Pergunte a si mesmo:
"Por que eu ficar louco? Existe algum motivo verdadeiro, justo e
proporcional para o fazer? Por que eu fico com raiva tão rapidamente? "
II. Para trazer Caim de
volta ao seu bom senso, ele é mostrado aqui:
1. Não tem nenhuma razão
para estar zangado com Deus.
A) Deus coloca diante de
Caim vida e bênção: o (a) "Se você tivesse feito bem, como seu irmão, você
teria sido aceito, como era ele", ou (b) "Se no futuro os trabalhos,
se você se arrepender do seu pecado, reformar o teu coração e de vida, e
oferecer o seu sacrifício melhor, você ainda aceita, seu pecado será perdoado,
e seu bem-estar e honra restaurada; tudo ficará bem. " Olhe o quão cedo o
evangelho foi pregado, e foram oferecidos os seus benefícios, incluindo um dos
maiores pecadores.
B) Deus coloca diante de
si a morte e a maldição: "Se você não vai fazer bem, se você persistir em
que a raiva ao invés de se humilhar diante de Deus, você endurecer contra Ele,
o pecado jaz à porta", ou seja, (a) outro é pecado. "Agora que a
raiva está em seu coração, o assassinato está à porta." Ou (b) o castigo
do pecado. Assim, a punição está relacionada ao pecado, que expressa tanto uma
palavra em hebraico.
Quando o pecado está
alojado dentro de casa, a maldição está na porta como um xerife, pronto para
prender o pecador sempre objetivo. A porta é o pecado consumado, quando foi
concebido no coração ( Tg. 1:15 ). Portanto, Caim não tinha razão para estar
zangado com Deus, mas somente contra si mesmo.
2. Que ele não tem razão
para estar zangado com seu irmão. Não é o seu irmão, que trouxe esta com raiva,
mas a sua própria inveja, o orgulho, o mal de seu próprio coração. É verdade, o
pecado jaz à porta, como um animal faminto que se encontra na porta perseguir
sua vítima sair para atacar.
Alimentando o fogo da
paixão é como preparar presa pelas terríveis assaltos de um feroz, mas, muito
às paixões atacar o coração humano, estão sujeitos à nossa vontade consciente.
Nosso coração é uma força que só pode ser tomada quando se entrega voluntariamente
a partir de dentro, nenhuma decisão de continuar lutando.
O assassinato de Abel, que
pode ser visto a partir de duas perspectivas: O versículo 8.
I. Como o pecado de Caim;
e era um pecado escarlate, um crime de primeira grandeza. Vê-lo:
1. O ato de Adão a comer
do fruto proibido parece em comparação de um pequeno pecado, mas o pecado de
Adão foi quem abriu a porta para este crime horrível.
2. É um resultado da
hostilidade que está na semente da serpente contra a semente da mulher. Então,
no início, que era segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito (
Gl 4:29. ).
3. Veja também o que vem a
inveja, o ódio, a maldade e toda falta de amor; se eles emprestam calor e
abrigo dentro da alma, logo o perigo de os seres humanos se envolver no crime
hediondo de homicídio surge. Muitos foram agravando o pecado de Caim.
(A) Foi o seu próprio
irmão, a quem ele matou seu irmão mais novo, que teve que ser protegido.
(B) Foi um bom irmão, que
nunca lhe tinha feito mal nenhum.
(C) o próprio Deus o havia
alertado contra o que pode acontecer; no entanto, ele persistiu em seu
propósito bárbaro.
(D) Coberto amizade crime
de capa e bondade: " Vamos sair para o campo ", disse o irmão. A
paráfrase Caldeu acrescenta que Caim argumentou que não houve julgamento
vindouro e um estado futuro, e quando Abel tomou a palavra em defesa da
verdade, Caim teve a oportunidade de lançar sobre ele. No entanto:
(E) O que a Escritura nos
diz e por que ele foi morto, o assassinato é um evidente agravante; foi porque
as suas obras eram más , e de seu irmão justas ( 1 Jo. 3:12 ). Além disso
(F) para matar seu irmão,
foi um golpe para o próprio Deus; odiava Abel porque Deus o amava.
II. Como condição de Abel
Reinou a morte desde Adão
pecou, mas até agora não tinha lido de qualquer um que tivesse caído na beira
da sua foice; e agora:
1. A primeira que morre é
um santo, que foi aceito e amado por Deus. A primeira foi para o túmulo, foi
também a presença de Deus. Além disso, 2. O primeiro a morrer como um mártir,
pois ele morre por sua religião. A morte de Abel, não só se comporta maldição,
mas produz coroação.
O julgamento e condenação
do primeiro assassino. Versículos 9-12
I. O local de Caim, o
Senhor disse a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Ele pede para extrair uma
confissão de seu crime, para todos aqueles que desejam ser justificado diante
de Deus deve acusar a si mesmos, e aqueles que são verdadeiramente arrependido
eles vão fazer isso.
III. Declaração de Caim
afirma não ser culpado , e acrescenta rebelião de seu crime. Bem:
1. Ele se esforça para
cobrir um assassinato deliberado com uma mentira deliberada: Eu não sei. Assim,
Caim, o diabo um assassino e mentiroso desde o princípio manifestou. São
estranhamente cegar aqueles que pensam que podem esconder os seus pecados a um
Deus que tudo vê, e eles também são estranhamente difícil pensar que é
desejável para esconder um Deus que perdoa somente aqueles que confessam.
2. Recklessly acusa Deus,
o juiz de loucura e injustiça, fazendo a seguinte pergunta? Sou eu o guarda do
meu irmão Ele deveria ter sido humilhado e ter dito? Não que eu o assassino de
meu irmão Alguns pensam que diz respeito a Deus e Sua providência, como se
quisesse dizer: "És tu seu guardião? Se ele não for encontrado, será culpa
sua, não minha, porque eu nunca pensei tê-lo em meu escritório. "Note que
você perde o interesse nos assuntos de seus irmãos, e não cuidar deles quando
eles têm uma chance de evitar o sofrimento danos à sua vida, à propriedade ou
reputação, especialmente em suas almas, são, na verdade, falar a língua de Caim
(v. Lev 19:17. ; Fp 2: 4. ).
IV. Caim é condenado por
seu pecado (v. 10 ): As provas contra você é claro e indiscutível, " A voz
do sangue do teu irmão clama ". Deus se expressa como se fosse sangue,
enquanto, de testemunho e denúncia, antes do conhecimento do próprio testemunho
de Deus testemunhado contra ele.
Olhe aqui:
1. O assassinato é um
pecado que clama mais do que qualquer outro. Aqueles que sofrem com paciência
grito de perdão ( Pai, perdoa-lhes), mas o seu sangue (exceto Cristo) clama por
vingança.
2. Nós lemos que o sangue
de Abel clamou do chão ... ele abriu a boca para receber o sangue de sua mão
para o seu irmão (v. 11 ).
3. O original está no
plural, o sangue de seu irmão, como se quisesse dizer, não só o seu sangue, mas
todos eles podem ser descendente dele. Como é bom para nós que o sangue de
Jesus fala melhor do que o de Abel ( Hb. 0:24 )! O sangue de Abel clamou por
vingança; O grito de Cristo para o perdão.
V. A sentença pronunciada
sobre Caim: Agora, pois, você está amaldiçoado da terra (v. 11 ).
1. Ele é amaldiçoado. A
maldição da desobediência de Adão caiu diretamente sobre o solo: maldita é a
terra por tua causa ; mas a maldição da rebelião de Caim caiu diretamente sobre
ele: maldito seja você. Todos nós merecemos essa maldição, e é somente em
Cristo como os crentes são salvos ela e herdar a bênção ( Gálatas 3:10. , 13 ).
2. Ele é danado da terra.
Caim encontrou sua punição, onde ele escolheu sua parte e se estabeleceram seu
coração. Há duas coisas que esperamos da terra e essa maldição é negado tanto
Caim e arrancou dele o apoio e residência. (A) Aqui é retirada do suporte
oferecido pela terra. É uma maldição que cai sobre seu bem-estar e seu amor
pela arte, em especial: Quando você cultivar a terra, não mais a sua força (B)
É também negou uma residência definido na terra: Vagando e vagabundo serás na
terra. Com isso, foi condenado (a) a desgraça perpétua e à reconvenção entre os
homens (b) uma inquietação perpétua e ansiedade terrível em sua própria mente.
Sua consciência culpada deve persegui-lo onde quer que fosse, até que ele
Magor-Missabibe, resultando horror ao redor. O resto, o lugar seguro que você
pode encontrar aqueles que andam carregados dentro de sua própria confusão
perturbadora onde vai? Que força deve ser fugitivos que andam tão agitada.
Esta foi a sentença
pronunciada contra Caim, e ela ainda mistura de misericórdia, porque não foi
imediatamente cortado da existência, mas determinado lugar e tempo para se
arrepender; porque Deus é longânimo para convosco, não querendo que ninguém
pereça ( 2 Pedro 3: 9 ).
Algo mais sobre o processo
contra Caim. Versos 13-15
Reclamação de I. Caim a
decisão judicial contra ele, tão duro e severo. Alguns pensam que fala a língua
do desespero. Há perdão de Deus de perdão para os maiores pecados e pecadores
para idosos; mas o perderia os desesperados. Recentemente, Caim não tinha nada
o pecado, mas agora vai para o outro extremo.
Satanás consegue arrastar
seus vassalos da presunção de desespero. Caim pensa que é rigorosa quando se
trata de realmente favorecer: ele reclama sobre o seu mau quando você tem
tantos motivos para maravilhar-se estar fora do inferno. E para justificar a sua
reclamação, Caim diz amargamente sobre sua sentença.
1. Para ela, vê-se
excluído do favor do seu Deus.
2. Parece expulso de todas
as conveniências da vida e conclui que ser um fugitivo, agora é jogado fora da
face da terra.
3. Vê exposto ao ódio e má
vontade de toda a humanidade: Acontecerá que todo aquele que me encontra vai me
matar. Onde quer que você estiver em roaming, a sua vida está em perigo; pelo
menos ele pensa assim; e, como um devedor insolvente, acha que qualquer um que
o atende, ser um xerife. Todos os que foram, então, vivendo na Terra eram seus
parentes próximos; no entanto, apenas medo deles; e só porque ele havia se
comportado horrivelmente com seu irmão. Contemplar a criação armado contra ele.
II. Confirmação de Deus
adicionado ao julgamento, pois quando Ele julga, ganhar sempre (v. 15 )
1. Observe como Caim é
protegido da ira notificado por esta declaração, como se pode imaginar, todo
este mundo pouco para o tempero existente: Qualquer um que matar a Caim será
punido sete vezes , porque se Caim não está protegido contra morte violenta, a
sentença pronunciada contra ele (o que seria fugitivo e errante) iria
caducar.Dizer Deus no caso de Caim: Minha é a vingança, eu retribuirei, teria
sido uma usurpação ousada pela espada a mão de um homem roubar a Deus. 2.
Senhor um sinal em Caim, para distingui-lo do resto da humanidade e que, com
este sinal de proteção, não ele deveria encontrar qualquer matá-lo , mas Deus
cumpriu a pena que lhe foi imposta.
Acompanhe a história da
história de Caim, depois de ter sido rejeitado por Deus. Versos 16-18.
I. Caim humildemente submetido à parte do
julgamento pelo qual a face de Deus foi escondido dele; for (v. 16 ) saiu de
diante do Senhor , isto é, voluntariamente renunciou para buscar a face de Deus
e da religião, e ficou satisfeito ao ser privado de seus privilégios, de modo a
não ser sob seus preceitos. Ele veio como Caim, da presença de Deus, e
encontrado em nenhum outro lugar para voltar a ela para sempre.
II. Ele se esforçou para
neutralizar parte da sentença que tinha sido feito errante e fugitivo; porque:
1. Escolha uma terra para
habitar, a leste do Éden, a alguma distância do lugar onde seus pais viveram.
Mas a sua intenção de fixar residência em vão, pois a terra em que vivia era
para ser a terra de Noé (significado: asacudir ou tremer), talvez por causa da
contínua preocupação e angústia de seu próprio espírito. Note-se que aqueles
que se afastam de Deus não pode encontrar descanso em lugar nenhum.
2. Ele construiu uma
cidade, uma pequena aldeia, para a residência fixa de sua família (v. 17 ),
conhecendo pessoalmente o que significava abrigo vagando sem teto.
(A) Alguns vêem nesta
esforçar um desafio para o julgamento divino. Deus lhe disse para estar vagando
no exterior e em todos os lugares. Se ele tivesse se arrependido e humilhado
esta maldição poderia ter sido transformado em uma bênção.
(B) Veja por que ele
escolheu Caim, depois de abandonar Deus. Ela tentou se estabelecer neste mundo,
como um lugar de sua perpétua resto.
(C) Veja também o método
utilizado para afastar os terrores que era constantemente perseguidos. A
empresa comprometeu-se a construir a cidade, para desviar seus pensamentos a
partir da consideração de sua miséria, e para abafar os gritos de uma
consciência culpada com o ruído de machados e martelos. Da mesma forma, há
muitos que evade seus arrependimentos jogando a agitação apressado de negócios
do mundo.
(D) finalmente ver que,
muitas vezes, as pessoas pobres assumir a liderança nos filhos de Deus e
levá-las em prosperidade exterior. Caim e sua parentela maldita habitar numa
cidade enquanto Adão e seus outros descendentes vivendo em tendas.
3. Ele também criou uma
família. Aqui está um breve relato de sua posteridade, pelo menos, o
primogênito de sua família, durante o curso de sete gerações.
Alguns detalhes sobre
Lameque, o sétimo depois de Adão na linha de Caim. Versos 19-22.
Pecando tomando duas
esposas, mas foi abençoado com dois filhos, e alguns deles eram muito famosos
em sua geração, não pela sua piedade, mas por sua sagacidade. Não foram só
negócio para si, mas também a serviço do mundo e distinguido pela invenção, ou,
pelo menos, o progresso, algumas artes úteis.
1. Jabal era um pastor
famoso.
2. Jubal era um músico
famoso, e particularmente um organista e o primeiro que deu regras para a nobre
arte (e ciência) de música. Depois de Jabal colocá-los no caminho certo para se
tornar rico, Jubal colocá-los no modo de ser feliz. Então Jabal era para eles
como o deus Pan, e Jubal foi o Apollo.
3. Tubal Caim era um
arquiteto famoso que fez avançar significativamente a arte de bronze e ferro
trabalhando, para melhores negócios e da guerra. Então esta foi a sua Vulcan.
Mesmo aqueles que ficam aquém da graça e no conhecimento de Deus pode ser
decorado com muitas qualidades e realizações excelentes e úteis que lhes
proporcionam fama e diversão para sua geração. Presentes deste tipo freqüentemente
encontrados em pessoas más, enquanto Deus escolhe até as coisas loucas do mundo
( 1 Co. 01:27).
Subsídio para o Professor
Um aspecto terrível do
pecado é que ele não pode ser isolado nem obliterado facilmente. Executa
progressivamente sua obra devastadora na sociedade, de geração em geração. O
pecado de Adão e Eva não causou infortúnio apenas para suas vidas; passou de
pai para filho, de época para época. A história no capítulo 4 ilustra
dolorosamente este fato e as genealogias ampliam as repercussões do mal por
todas as gerações.
Por que 'Caim era do maligno'?
Aqui nós temos o relato
inspirado do nascimento das primeiras crianças no mundo. O primeiro recebeu o
nome de Caim, que significa "adquirido" ou "obtido". Alguns
acreditam que Eva pensou que ele seria o Messias prometido em Gênesis 3.15.
Entretanto, parece que ela cedo aprendeu o triste fato de que este mundo é um
lugar de tristeza e vazio. O segundo filho se chamou Abel, que quer dizer
"vaidade" ou "vapor." Eva deve ter se tornado cada vez mais
consciente da destruição que o pecado produziu. Entretanto, o nome de Caim
parece mostrar que ela acreditava nas promessas de Deus. Caim foi a primeira
pessoa que mostrou o quão perverso o homem poderia ser após os efeitos da
entrada do pecado no mundo pelo evento conhecido como “A Queda”; ele não
conseguiu dominar sua natureza caída, convidou seu irmão Abel a ir para o campo
e lá o atacou matando-o.
Como entender que Caim era filho do malígno? “e
conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse:
Alcancei do SENHOR um homem.” (Gn 4.1), “não como Caim, que era do maligno, e
matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as
de seu irmão justas.” (1Jo 3.12), a resposta é que ele era filho fisicamente de
Adão e espiritualmente de Satanás: “vós tendes por pai ao diabo, e quereis
satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não
se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira,
fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” (Jo 8.44),
“disse: Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo
de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?” (At
13.10), mesmo filiação chamada também de filho da desobediência: “em que noutro
tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades
do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;” (Ef 2.2),
“estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com
Cristo (pela graça sois salvos),” (Ef 5.6); “pelas quais coisas vem a ira de
Deus sobre os filhos da desobediência;” (Cl 3:6). Todo aquele que comete pecado
tem filiação com o diabo: “Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca
desde o princípio...”. (1 Jo 3.8).
Isto posto, não apenas Caim, Faraó, Herodes,
Stalin, e alguns contemporâneos nossos, mais muitos “crentes” em nosso meio!
A apostasia de Caim: Apesar de seu sucesso profissional, Caim não se voltou a Deus em
espírito e em verdade (Jo 4.23). Antes, deixou-se cooptar pelo Diabo. Este,
sempre oportunista, fez daquele jovem o seu principal aliado, objetivando
frustrar a redenção da humanidade.
Mas Satanás estava enganado. Embora sagaz, pouco
sabia dos reais planos de Deus para a nossa salvação. Enquanto isso, ia o jovem
Abel tangendo o seu gado na graça divina. A oferta de Caim foi
rejeitada porque ele mesmo não era justo diante de Deus. A Bíblia toda ensina
que nada do que nós oferecemos a Deus é aceito se não estivermos corretos
diante dEle [Gn 4.5, Hb 11.6; Is 1.10-15]. Caim errou no que deveria fazer,
especialmente por lhe ter faltado fé: “pela fé Abel ofereceu a Deus maior
sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando
Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.” (Hb
11.4), ou seja, por não crer, ele fez diferente do que lhe foi requerido e com
isso reprovado.
No texto de Gênesis o
único indício que temos sobre o motivo de Deus não aceitar a oferta de Caim
está no versículo 7: “Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer,
saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve
dominá-lo”. O problema de Caim era “não fazer o bem”. Muitos interpretes tentam
explicar essa recusa e três possibilidades são as mais sugeridas:
a. A primeira sugestão é que Abel ofereceu o
melhor que possuía, ao contrário de Caim. Curiosamente essa é a sugestão mais
conhecida, porém não existem indicações bíblicas que defendam essa hipótese no
texto.
b. A segunda é que Caim trouxe uma oferta onde
não houve um “derramamento de sangue”, e, desta forma, se passou por um homem
justo e sem necessidade de qualquer sacrifício pelos pecados. Essa hipótese
assume que Deus previamente havia instruído sobre o tipo de oferta que deveria
ser apresentada para fazer a expiação pelos pecados, logo, Caim desobedeceu a
essa instrução. O versículo 3 do mesmo capítulo é utilizado para defender essa
interpretação, afirmando que o sacrifício já era habitual para eles.
c. A terceira possibilidade defende que a
atitude de Caim estava errada, em seu interior em relação a sua comunhão com
Deus. Em Hebreus 11.4 é relatado que “foi pela fé” que Abel ofereceu um
sacrifício maior que o de Caim, e, por sua ira invejosa, Deus censurou Caim.
1. 0 Assassinato de um
Irmão Crédulo (4.1-16)
Na estrutura geral, esta
história é muito semelhante à anterior.
Tem um cenário (4.1-5), um
ato de violação (4.8), uma cena de julgamento (4.9-15) e a execução da sentença
(4.16).
A história dos primeiros
dois rapazes nascidos a Adão e Eva (1) realça as repercussões do pecado dentro
da unidade familiar. Os rapazes, Caim e Abel (2), tinham temperamentos
notavelmente opostos. Caim gostava de trabalhar com plantas cultiváveis. Abel
gostava de estar com animais vivos. Ambos tinham uma disposição de espírito
religioso.
Os filhos de Adão levaram
sacrifícios ao SENHOR (3), o primeiro incidente sacrifical registrado na
Bíblia. Que Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua
gordura (4) não quer dizer necessariamente que animais são superiores a plantas
para propósitos sacrificais. Por que atentou o SENHOR para Abel e para a sua
oferta (5),fica evidente à medida que
a história se desenrola.
A primeira pista aparece
quase imediatamente. Caim não suportava que algum outro ficasse em primeiro
lugar. A preferência do Senhor por Abel encheu Caim de raiva. Só Caim podia ser
o “número um”.
O Senhor não estava
ausente da hora da adoração. Ele abordou Caim e lhe deu um aviso. Deus não o
condenou diretamente, mas por meio de um jogo de palavras informou Caim que ele
estava em real perigo. Em hebraico, a palavra aceitação (7) é, literalmente,
“levantamento”, e está em contraste com descaiu (6). Um olhar abatido não é
companhia adequada de uma consciência pura ou de uma ação correta. O ímpeto das
perguntas de Deus era levar Caim à introspecção e ao arrependimento.
Se Caim tivesse feito bem
(7), com certeza Deus o teria graciosamente recebido. Mas, e se Caim não
tivesse feito bem? Esta era a verdadeira questão que Caim ignorava, pois ele
lançava a culpa em Abel. A ameaça à sua vida espiritual não estava longe. O
pecado estava bem do lado de fora da porta, pronto para levar Caim à ruína.
Precisamos examinar duas
palavras no versículo 7. A palavra traduzida por pecado (.hatt’at) pode
significar pecado ou oferta pelo pecado. A última opção está fora de questão,
porque a presença fora da porta não parece ser útil; é sinistra. A palavra jaz
(robesh) é um substantivo verbal. O problema para o tradutor é: Esta palavra
serve de verbo, jaz, ou de substantivo, dando o sentido: “O pecado está de
tocaia”?
E. A. Speiser destaca que
o acádio, uma das origens do hebraico bíblico, tem basicamente a mesma palavra,
rabishum (note que as primeiras três consoantes são as mesmas), que significa
“demônio”. Esta história bíblica vem do mesmo local geográfico; assim, se
considerarmos que robesh é um empréstimo do acádio, a solução está à mão. O
texto descreve o pecado como um demônio malévolo, pronto para se lançar sobre
Caim se este sair da presença de Deus sem se arrepender. Deus graciosamente
ofereceu a Caim o poder de vencer o pecado: Sobre ele dominarás.
A última porção do
versículo 7 pode ser parafraseada: “Tu deixaste o fogo da raiva arder por
dentro; por conseguinte, quando tu deixares meu domicílio, o pecado te tomará.
E melhor dominares a raiva para que a destruição não te vença”.
Mas Caim saiu da presença
de Deus e a raiva se transformou em ciúme, o qual, por sua vez, se tornou em
ódio assassino junto com um plano ardiloso. No campo, um dia a ação má foi
executada — Caim... matou (8) Abel deliberadamente e sem provocação.
Mas Caim não pôde evitar o
SENHOR (9). Logo se desenvolveu a cena de julgamento. A voz do sangue do teu
irmão clama a mim desde a terra (10) é vívida expressão idiomática que
significa: “Tu podes tentar esquecer teu ato de violência, mas eu não posso. O
que quer que aconteça com meus filhos é questão de preocupação pessoal para
mim”. O privilégio de cultivar a vida vegetal foi tomado de Caim e ele foi
banido para o deserto, a fim de ser fugitivo e errante (12).
A exposição do seu pecado
mudou Caim. O ódio arrogante se tornou em medo covarde misturado com auto
piedade. Ele estaria suscetível do mesmo destino que desferiu ao irmão. Não
pôde nem suportar o pensamento. Mas Deus não escarneceu dele. Mais uma vez sua
misericórdia suavizou o castigo. Pôs o SENHOR um sinal em Caim (15). Assim,
Caim partiu para enfrentar uma vida totalmente nova, longe de Deus. A
designação terra de Node (16) significa “terra de vagueação”, e não parece ser
o nome de uma região específica que não seja sua direção geral para a banda do
oriente do Éden.
De 4.2-9, G. B. Williamson
analisa “Caim e Abel”:
1) A diferença nos homens
— até entre irmãos, 2b,5b,6,8,9; 2) A diferença significativa nas suas ofertas,
3-5a (cf. Hb 11.4); 3) Eis uma revelação da bondade e severidade de Deus, 7a.
2. Os Descendentes de
Caim: Criativos mas Impiedosos (4.17-24). A importância de Caim foi exaurida, e
a linhagem de sua posteridade rebelde é incompletamente apresentada em forma
genealógica abreviada. A esposa de Caim foi, implicitamente, uma irmã (cf. 5.4)
que partiu com ele para o exílio. Caim começou a construir uma habitação
fortalecida, uma cidade (17), e orgulhosamente a chamou de Enoque, o nome do
seu primeiro filho.
A procura de Caim e seus filhos por segurança
estava simbolizada pela construção de muros pesados, a procriação de muitos
filhos com esposas múltiplas e o poder da perícia profissional, do armamento e
do ódio. O primeiro poema da Bíblia (23,24) serve de ilustração da amargura feroz
que envenenou o espírito destes homens. O significado do versículo 23 é: “Matei
um homem [meramente] por me ferir e um jovem [só] por me golpear e me ferir”
(BA). Alcançaram o pico da habilidade e realização, mas também se chafurdaram
nas profundezas do mal.
Aproveite essa maravilhosa Lição, para aplicar lições na praticidade dos seus dias.
Viva vencendo os sentimentos contrários a um bom coração!!!
Abraços.
Seu irmão menor.
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