05 outubro 2012

30 anos sem Paulo Leivas Macalão

No dia 26 de agosto de 2012, completou 30 anos do falecimento do pastor Paulo Leivas Macalão, um dos maiores (e polêmicos)  líderes das Assembleias de Deus no Brasil. A data foi relembrada pelo Ministério de Madureira através de redes sociais, onde fotos e textos foram compartilhados para marcar as três décadas de ausência de seu fundador e antigo líder máximo.
Macalão e esposa: incompreendido e segundo Vingen muito independente

Naquele  agosto de 1982, o Ministério de Madureira sofreu duas grande perdas. Vinte um dias antes da morte do pastor Paulo Macalão, seu vice-presidente e amigo, pastor Alípio da Silva faleceu. Pastor Alípio era o braço direito de Macalão e ao que tudo indica, seu eventual sucessor no ministério. Dentro dessa situação, o Ministério de Madureira elegeu o pastor da AD do Brás, Lupércio Vergniano para a presidência. Manuel Ferreira, hoje presidente vitalício do ministério já estava em ascensão naquela época. Foram esses senhores (e pelo que se percebe), junto com a viúva de Macalão a missionária Zélia Brito Macalão,  deram continuidade aos projetos da igreja.

Passados 30 anos de sua morte, sua obra ainda é motivo de diversas analises e reflexões. Macalão foi um pioneiro do pentecostalismo sem dúvida alguma, mas também foi pioneiro na formação da primeira cisão ministerial da denominação e inspirou muitos outros a fazerem o mesmo. Ainda em vida, a palavra mais usada pelos textos oficiais para justificar a iniciativa de Paulo Leivas de formar um ministério à parte do suecos foi incompreensão. Sim, Macalão foi um incompreendido, um jovem que ao entrar em choque com os líderes escandinavos se deslocou para os subúrbios da cidade do Rio de Janeiro, para ali formar seu próprio rebanho. E esse rebanho cresceu muito, sempre inspirado na veia nacionalista e autoritária de seu líder. A AD passou então em muitas regiões do Brasil a ser conhecida como Missão, em alusão aos trabalhos fundados ou dirigidos pelos suecos, e Madureira, a AD verdadeiramente nacional.


Após a saída do Ministério de Madureira da CGADB, a literatura da CPAD ainda continua a reconhecer Paulo Leivas como grande líder, porém sempre é destacado um trecho do diário de Vingren onde ele registra uma interessante observação sobre Macalão: "ele é muito independente". Outras faces do "Apóstolo do século XX" são reveladas nas edições posteriores, sob um ângulo nem sempre favorável, legitimando assim a cisão ocorrida em 1989 como algo inevitável, pois o germe da divisão estaria nas ações expansionistas e polêmicas do fundador de Madureira. Assim, após 30 do seu falecimento, sua memória cada vez mais é exaltada por Madureira, mas por outro lado é questionada nem sempre de forma sutil pelas AD's ligadas a Missão. 

Outro ponto que envolve a figura de Macalão em mistério seria a sua provável filiação a maçonaria. Antigos líderes e membros afirmam essa ligação, mas não há evidências claras de que isso tenha ocorrido. Sua amizade com o Reverendo Isaías de Souza Maciel, ministro evangélico, o qual chegou a ser grão-mestre na maçonaria é destacada para afirmar essa hipótese. Gedeon Alencar registra em seu livro, que o questionamento de um pastor pertencer ou não a maçonaria foi ventilado na CGADB de 1966, e ainda, segundo alguns entrevistados para sua tese, uma comissão teria realizado um solenidade em sua homenagem. Mas esse é um caso onde não há confirmações ou desmentidos convincentes.


A certeza de tudo isso é que, passados 30 anos de sua morte, a vida e obra de Paulo Leivas Macalão ainda merecem um estudo mais aprofundado. Poucas informações sobre ele se levantaram nesse período além das que já estão dadas pela historiografia oficial. Macalão ainda é uma incógnita para muitos pentecostais, um personagem mítico esperando por ser desvendado.
 

História da Assembléia de Deus – Ministério de Madureira

Fundador do Ministério de Madureira: PAULO LEIVAS MACALÃO
Nasceu na cidade de Livramento, RS, em 17.09.03, filho do general João Maria Macalão e dona Joaquina Jorgina Leivas Macalão. O desejo dos pais era de que ele seguisse a carreira militar. Deus tinha outros planos para ele. Converteu-se em 05.04.1924, sendo batizado em 03.11.1924.

Começou campanha de evangelização nos subúrbios do Rio, passando por Realengo, Bangu, Campo Grande, Santa Cruz, Marechal Hermes, Petrópolis e Niterói. Em 17.08.1930, o missionário Gunnar Vingren, que havia se transferido para o Rio, consagrou Paulo Leivas Macalão ao ministério pastoral. Bangu foi à localidade escolhida para seu trabalho evangelístico e para construção do primeiro templo das Assembléias de Deus.


Mais tarde (15.11.1929) o trabalho foi transferido para MADUREIRA, bairro em que se estabeleceu como igreja sede. Em 17.01.1934, casou-se com Zélia Brito, nascendo-lhe um único filho, Paulo Brito Leivas Macalão. Por muitos anos, o pastor Paulo Macalão foi Conselheiro da Sociedade Bíblica, Conselheiro Vitalício da CPAD. Presidente do Instituto Bíblico Ebenezer, da Convenção Nacional de Obreiros de Madureira entre outros.

Em 26.08.1982, o Pastor Paulo Leivas Macalão passou a morar com o Senhor. Em 1923, inicio da igreja no Rio de Janeiro. Em 30.04.1924, registro oficial como igreja organizada.
O atual Presidente de Madureira: Bispo Dr. Manoel Ferreira.
Em meados de julho de 1938, chegava a São Paulo, o saudoso pastor Paulo Leivas Macalão, juntamente com sua esposa, a missionária Zélia Brito Macalão, em campanha evangelística que deu origem a Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Ministério de Madureira, no estado de São Paulo, fundada em 13 de julho de 1938, com sede provisória, à Rua da Glória, 605. Pr. Silvio Brito foi seu primeiro pastor.

Mudou-se posteriormente para a Rua Cantareira. Com o crescimento foi necessário a construção de um templo. O terreno foi comprado pelo Pr. Otávio José de Souza. Esse terreno ficava na Rua Major Marcelino, 331. Como não comportava o povo, o Pr. Álvaro Mota comprou o terreno ao lado e edificou um majestoso templo que foi inaugurado em 25.01.1962. Posteriormente o pastor Lupércio Vergniano adquiriu um majestoso terreno na Avenida Celso Garcia que foi construído um belo templo que foi inaugurado em 15.11.2006 para cinco mil pessoas já na gestão do Rev. Dr. Samuel Cássio Ferreira.
 
 
Ao lado, a Catedral de Madureira
 
Fontes:

ALENCAR, Gedon. Assembleia de Deus-origem, implantação e militância (1911-1946). São Paulo: Arte Editorial, 2010.

ARAÚJO, Isael de. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

DANIEL, Silas. História da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.

FRESTON, Paul. Breve História do Pentecostalismo. In: ____. Nem anjos nem demônios; interpretações sociológicas do pentecostalismo. Petrópolis: Vozes, 1994.
 
Lima, Wáldson - Biografia de um Desbravador - Ediouro - BH  - 2000

2 comentários:

  1. Interessante texto sobre o fundador do ministério de Madureira.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza não Paulo Macacão não foi ligado a maçonaria.Sou neta do pastor Sylvio Brito,cunhado de Paulo Macalao(esposa Zélia BritoMacalao)

    ResponderExcluir