21 fevereiro 2012

 CRENTES E CARNAVAL: SÃO COMPATÍVEIS?


                                                            A "Grande Rio" homenageou os
                                                             evangélicos:'Assembléia dos
                                                             Protestantes',foi a fantasia
 
O nosso DEUS É IMUTÁVEL, passam anos e eras, mas Ele não muda nunca. Seu poder, amor, misericórdia e JUSTIÇA permanecem para sempre. Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hb 13:8). Assim como Deus não muda, a Sua palavra também não muda. É Ele mesmo quem diz: “(...) Eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la.” Jr 1:12. “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.” Lc 21:33. É nessa FÉ que o crente vive no mundo atual.


Servimos ao Deus todo-poderoso, imutável em seu Ser e mandamentos, mas vivemos em um mundo que não crê e não teme a esse Deus maravilhoso, um mundo onde os valores e as pessoas mudam. O diabo é o príncipe deste mundo (Jo 12:31;14:30;16:11;Ef 2:2). A igreja também tem passado por mudanças. Algumas mudanças não são prejudiciais, outras sim, são terrivelmente danosas.

Por exemplo, o que se dizer do carnaval? Essa festa vem dos primórdios do paganismo grego e romano onde reinava a libertinagem. Hoje em dia não é diferente, talvez até pior, devido ao conhecimento que o mundo tem da Palavra de Deus, e mesmo assim continuam a praticar todo tipo de pecado descaradamente.

Alguns que se dizem cristãos (modernos), tem negado a Palavra de Deus em suas vidas, vivendo no pecado antes, durante e depois do carnaval, pensando assim coadunar uma vida de impurezas e prazeres carnais com a salvação eterna de suas almas. Ledo engano, para esses há uma terrível expectação de fogo e morte, pois o dia do Senhor virá, e todo olho o verá (Ap 1:7). Ele julgará o mundo com justiça e os povos com equidade (Sl 98:9). Não há dúvidas quanto à Sua vontade e restrições acerca desse assunto: o crente verdadeiro não participa e não tem prazer no carnaval, pois é uma festa que privilegia o pecado em detrimento da Palavra de Deus. Trata-se simplesmente de crer ou não crer na Palavra de Deus. Aquele que crê é transformado e liberto progressivamente por Deus. O que não crê se afundará cada vez mais no mar de lama do pecado.


Blocos evangélicos na Avenida para ganhar 'almas para Jesus'

A festa brasileira do Carnaval tem suas raízes no paganismo e não é normalmente associada às coisas sagradas. Segundo muitos cristãos, a melhor opção é usar o feriado para fazer um retiro espiritual. Mas a cada ano surgem blocos evangélicos que decidem se misturar à festa e procurar levar o evangelho.
A pioneira do gênero no Brasil é a Mocidade Dependente de Deus(Foto abaixo), fundada em 1988 pelo pastor Marco Antônio Teixeira, da Comunidade Internacional da Zona Sul, Rio de Janeiro. Hoje bloco conta com aproximadamente 2.500 membros e faz desfiles na segunda-feira de Carnaval, no centro da cidade, e no dia seguinte, na zona sul.

 
                                            Mocidade Dependente de Deus.Com.Zona Sul
 
Segundo o pastor Sergio Oliveira, “O intuito é tirar almas do reino das trevas. Representamos a igreja fora do templo”.
Já o bloco Cara de Leão foi criado pelo apóstolo Ezequiel Teixeira, do Projeto Vida Nova de Irajá, quase duas décadas atrás. Eles também saem todos os anos nessa época de festas para “salvar vidas”.
 
                                                     Bloco Cara de Leão - Pr.Ezequeil
 
Em Salvador, BA, a Jocum, tem também o seu Bloco 'santo'. Jorge Santos responsável pelo “Impacto de Carnaval” do Ministério de Evangelismo no JOCUM em Salvador estima que irão conseguir converter mais de 1000 pessoas. Segundo ele o projeto de evangelismo consta de “redimir a cultura e não ir com a postura anti-carnaval'(grifo meu)… Queremos dar um significado novo ao carnaval… um significado bíblico.”

                                             Escola de Samba da Jocum - Gospel

 O pastor Isael Teixeira, explica: “Estamos nos fazendo de carnavalescos para ganhar vidas”. Os cerca de 5.000 membros do bloco desfilam no centro do Rio sempre na terça-feira de Carnaval.
Contando com cinco alas e uma bateria, alternam o samba com funk, ao som de letras como “nesses quatro dias/você veste a fantasia, fingindo que é alegria/mas não é realidade”. Alguns membros fazem um cordão de isolamento ao redor do bloco, para não atrapalhar o desfile.  Enquanto isso, pastores e membros da igreja levam às pessoas presentes panfletos com mensagens bíblicas.
“Muitos são curados na hora”, diz o pastor Walace Paulo. Ela faz questão de explicar que nenhum dos membros samba, pois tudo é coreografado. “Ainda temos um ‘porta-louvor’ e o ‘mestre-salvo’”, acrescenta. Para a igreja, o bloco é apenas um projeto de “evangelismo estratégico”.
O padre Renato Martins entende que participar do Carnaval não é pecado, por isso criou o bloco Folia com Cristo cinco anos atrás. “Nossa mobilização é para mostrar que os fieis podem se divertir sem beber, sem usar drogas ou cometer promiscuidade”, explica.
Ela explica que nem todos entendem a proposta. “Recebemos críticas dos mais conservadores, que acham que a gente não deve se misturar ao Carnaval, mas essa é uma das formas de evangelizar”, explica o padre.

Bloco 'Folia com Cristo' - da Ig.Católica

 O bloco católico foi fundado na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Este ano o Folia com Cristo passou a ser um evento reconhecido pela Arquidiocese e o bloco saiu nas ruas do centro do Rio de Janeiro no dia 5. Duas semanas antes do carnaval, eles entoaram seus hinos em ritmo de axé. “É do que os jovens gostam”, finaliza o padre.

 
                                              Bloco Suvaco do Cristo - Ig. Cristã Jesus Salva

Com informações Folha de São Paulo e OGlobo

Comentário de Wáldson: “Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; e Eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.”  2 Coríntios 6:17,18.

É vergonhoso ver Igrejas Evangélicas desfilando com Blocos nos dias de Carnaval, imitando os carnavalescos. Afinal, quem são estes evangélicos? Estes evangélicos são aqueles que festejavam o Carnaval antes de se converterem. Mas após sua 'conversão', continuam gostando e festejando o Carnaval. Esse é o tipo de crentes que nunca conheçeram o Evangelho de Jesus, que transforma o homem 'numa nova criatura'. 
Abraços.
Vivam vencendo!!!
Seu irmão menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário