26 julho 2011

A situação da igreja evangélica no Brasil é lamentável !!

A situação da igreja evangélica no Brasil é lamentável !!

"Ecclesia reformata et semper reformanda est" ("A igreja reformada está sempre se reformando").

Esse foi o escopo da Reforma Protestante no século 16. Naquela época, iniciada por Martinho Lutero, a Igreja estava vivendo dias de profunda mentira e afastamento da Palavra de Deus. Os líderes e, consequentemente, o povo tinha se afastado dos ensinos da Palavra de Deus. Havia erros e desvios em todas as áreas da igreja - liderança, teologia, liturgia, práticas devocionais - tudo estava contaminado, apodrecido, fétido, nauseante (não quero continuar nesses adjetivos). Deus, Sua Palavra, as práticas devocionais, um culto racional e vibrante, a pregação do genuíno evangelho... enfim, tudo estava comprometido.

Até que um certo dia, alguém resolve se posicionar contra o statu quo. Alguém resolveu que não ficaria mais calado. Alguém resolveu falar a verdade, falar a Verdade e, consciente ou não, acabou expondo os erros às vistas de todos. Não há como negar isso. Quando a Verdade e a verdade são expostas, os erros vem à tona, são expostos, as feridas se escancaram, o lixo purulento extravasa e só assim se consegue tratamento para a doença.

Como gostaria de estar errado, mas acho que a igreja brasileira está em situações parecidas àquelas da época da Reforma. Mais e mais se multiplicam espoliadores da fé das pessoas, mais e mais líderes falsos e mentirosos se espalham pelos púlpitos, pelos programas de TV e de rádio, mais e mais montanhas de lixo tem sido publicado pelas editoras evangélicas, mais e mais toda sorte de esterco tem sido gravado e cantado nas nossas igrejas. EU NÃO SUPORTO MAIS!!!!

E então fico me perguntando: quem será nosso “Lutero” do século 21? Quem serão nossos “Calvino” e “Huss”? Quem será o nosso “Wycliffe”? Será que serei eu? Será que é você que está lendo isso agora? Será que seremos nós? Quem de nós vai pôr o dedo na ferida, expô-la e tratar dela? Quem será?

Por que não marchamos por ética na política? Por que não marchamos contra os políticos desonestos que roubam o dinheiro do povo e depois oram como se fossem santos servos de Deus comprometidos com Ele? Quem vai marchar contra a venda de milagres na TV e no rádio? Quem tem coragem de marchar contra os pastores desonestos que mentem descaradamente? Quem vai marchar contra as heresias que se pregam hoje nos nossos púlpitos? Quem vai marchar para termos um igreja mais ética, limpa e íntegra?

Onde está a igreja que não influencia mais o mundo? Onde está a igreja que se esconde debaixo da mesa? Será que nosso silêncio é por causa da “ética pastoral” de não citar nomes? Só para lembrar, o apóstolo Paulo citou nominalmente pessoas que o atrapalhavam e prestavam um desserviço para o evangelho. Onde está a igreja que se esconde para a miséria espiritual do povo brasileiro? Líderes evangélicos que flertam com a política, depois de algum tempo, aparecem envolvidos em escândalos, roubalheiras, suspeitas de crimes e falcatruas. Todos eles começam com o discurso santo, que vão ser éticos e honestos.... mas como vão agir com honestidade e santidade se eles mesmos se colocam na “vitrine do pecado”, “andando na roda dos escarnecedores”? (Salmo 1:1)

Se a igreja evangélica brasileira não for limpa agora por nós que fazemos parte dela, quando o Agricultor vier separar o joio do trigo, não haverá chance para ninguém. Quando machado for colocado na raiz das árvores infutíferas, ai daqueles que serão cortados. Se nós formos limpar agora, poderemos ver os ramos darem seus frutos, pois não temos o poder de mandar o joio para o fogo agora. Se a igreja está sempre se reformando, estão faltando pás, tintas, cimentos, argamassas para essa reforma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário