A sedução da Religião show
(Isaias 1: 10-13).
Vivemos em uma era tecnológica onde a distração e o entretenimento tornaram-se a ordem do dia. Como filhos desta nossa geração, os religiosos de hoje exigem que cada momento do culto venha satisfazer suas necessidades.
Neste contexto, o culto foi transformado em um "programa" e o desejo de se obter "felicidade" é certamente maior do que o de se obter "santidade." Querem avidamente alegria, mas o comprometimento tornou-se secundário.
Julgam o culto como "agradável," não com base na instrução bíblica apresentada, mas no grau de "satisfação" pessoal alcançada.
Assim, nossa pregação tornou-se uma homilética de consenso, na qual a boa mensagem não é a que confronta nossos pecados, mas a que nos faz sentir melhor.
Além do mais, os sermões tornaram-se mais curtos porque nossa atenção e memória são curtas.
É muito triste ver que em muitas reuniões modernas se faz tudo na plataforma e o culto não é muito diferente do que teatro ou um show. As pessoas assistem, mas de verdade, adoram a Deus?.
Culto Espetáculo-Show – O pastor deixar de ser o pregador, para ser o animador de espetáculo;
A platéia se transforma num grande circo, ou casa de show, onde artistas bem pagos se apresentam com testemunhos, bandas e conjuntos de música gospel que tecnicamente rivalizam com os cantores do mundo.
Quando a antiga fé desaparece e o entusiasmo pelo evangelho é extinto, não é surpresa que as pessoas busquem outras coisas que lhes tragam satisfação. Na falta de pão, se alimentam com cinzas; rejeitando o caminho do Senhor, seguem avidamente pelo caminho da tolice.
Se nos encontramos incapazes de frear essa enxurrada, podemos, ao menos, prevenir os homens quanto à sua existência e suplicar que fujam dela.
É nosso propósito hoje, abordarmos esse assunto “A sedução da religião show!”
É bom definirmos que, por show, nos referimos a uma apresentação artística. É isso que entendemos significar a palavra para a maioria dos brasileiros.
Sabemos que, em Inglês, show é um termo mais geral, que significa apresentação, não especificamente artística.
É notável que cantores cristãos se vestem e se apresentam de forma próxima aos padrões dos demais cantores pop.
Também notamos que coreografias e danças fazem parte dos shows cristãos. Alguns cantores são acompanhados por bailarinos em suas apresentações.
Alguns até poderiam argumentar que a bíblia menciona que Davi dançou diante da arca do Senhor e que isso seria válido em nossos dias.
Muitos dizem que esses shows gospel são uma novidade de Deus, uma revelação, ou ainda mais, que a igreja teria encontrado suas verdadeiras origens.
Entretanto queremos mostrar a luz das sagradas escrituras o quanto essas novidades tem ofendido a Deus e o quanto esse povo por mais que estejam dentro da Igreja;
Mais estão distantes de Deus e afastam-se cada vez mais do propósito primordial do culto puro e agradável a Deus.
1- Deus confronta com a rebeldia e desordem no meio do seu povo (IS 1-4)
Deus, em Sua Santa Palavra, a Bíblia, demonstra Sua reação a este mesmo tipo de religiosidade superficial, que melhor pode ser chamada de falsidade ritual, praticada pelo Seu povo.
No caso do texto lido de Isaias, Deus por meio de seu profeta confronta seu povo, Israel que estava afastado do princípio básico de adoração, nas seguintes expressões:
"Ouvi a palavra do Senhor, vós príncipes de Sodoma; prestai ouvidos à lei do nosso Deus, vós povo de Gomorra. De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? Diz o Senhor."(Isaías 1:10-11a);
A religião praticada por Israel era uma das mais bem estruturadas possíveis.Era monoteísta, adoravam um único Deus; Tinham um cerimonial inigualável, (lindos cânticos).
Faziam os sacrifícios cruentos de animais, pois acreditavam na purificação com o sangue conforme a lei cerimonial adotava.
Mas apesar de tudo isso, nesse contexto aqui de Isaias 1, era apenas uma religião exterior, formal; Seus seguidores eram pecadores praticantes impenitentes.
Contudo estavam lá, nas cerimônias e nos templos oferecendo seus sacrifícios com a maior naturalidade. Como se Deus aceitasse qualquer coisa de um adorador bem intencionado.
Logo vem a reprovação da parte de Deus, como vemos nos versos 11 a 13.
“De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o SENHOR? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes”.
"Quando vindes para comparecer perante mim, quem vos requereu o só pisardes os meus átrios?
Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, associada a reunião solene"
Fazendo um paralelo entre os Israelitas daquela época com grande parte da religião praticada hoje descobrimos que há muita semelhança.
Mas o que isso tem a ver com a Religião show? Ou os adeptos destes aberrantes eventos realizados “em nome de Deus?”
Ai é que está a questão; sacrifícios realizados em nome de Deus, mas não da maneira agradável a Deus. Pois o sacrifício de louvor a Deus deve ser em Espírito e em verdade. (João 4:24)
Uma irmã disse a mim o que importava era o coração, ou a intenção que eles tinham; sendo verdadeira, Deus aceitaria!!! “o que vale é a intenção” dizia ela; Nós, porém temos a consciência de que Deus não aceita qualquer coisa, feita de qualquer jeito ou por qualquer pessoa, por mais bem intencionada que esteja.
Isso faz-nos lembrar 1ºSamuel 15 quando Samuel mandou Saul destruir os Amalequitas e todos os animais que lhes pertencia; bois, ovelhas, camelos...
Saul saiu e cumpriu a ordem conforme a palavra do profeta; no entanto ele poupou ao rei Agague e ao melhor das ovelhas e das vacas, e aos cordeiros e ao melhor que havia, e não os quiseram destruir totalmente; porém a toda a coisa vil e desprezível destruíram totalmente.
"Veio, pois, Samuel a Saul; e Saul lhe disse: Bendito sejas tu do SENHOR; cumpri a palavra do SENHOR.
Então disse Samuel: Que balido, pois, de ovelhas é este aos meus ouvidos, e o mugido de vacas que ouço?
E disse Saul: De Amaleque as trouxeram; porque o povo poupou ao melhor das ovelhas, e das vacas, para as oferecer ao SENHOR teu Deus; o resto, porém, temos destruído totalmente".
Por causa disso Saul pagou um alto preço: 1ºSM 15:22-"Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR?
Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros".
Está claro, porém, que a sinceridade ou boa intenção não é prova de um culto verdadeiro.
Qualquer culto anormal ou elaborado por conta própria são totalmente inaceitáveis para Deus”
A igreja é uma comunidade comprometida com sua liturgia e ordem, para que seu culto expresse a glória do Adorado, e a obediência dos adoradores.
Por isso Deus confrontava com seu povo quando estava em desarmonia com a sua Lei, com os seus preceitos: veja os versos 14 e 15.
Eu comparo essa passagem com a passagem de Amós 5:21-23 e é como se Deus tivesse confrontando com a euforia barulheira da religião show de hoje. Veja o texto: AM 5:21:
“Odeio, desprezo as vossas festas, e as vossas assembléias solenes não me exalarão bom cheiro”.
“E ainda que me ofereçais holocaustos, ofertas de alimentos, não me agradarei delas; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos”.
"Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas violas.”
Deus confronta com a rebeldia desse povo!
Eles erram por não conhecer as escrituras.
Em ISAIAS 1: 2 VEMOS O SEGUINTE:"Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, tu, ó terra; porque o SENHOR tem falado: Criei filhos, e engrandeci-os; mas eles se rebelaram contra mim. O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.
Ai, nação pecadora, povo carregado de iniqüidade, descendência de malfeitores, filhos corruptores; deixaram ao SENHOR, blasfemaram o Santo de Israel, voltaram para trás".
Não tenho dúvida de que hoje Deus não suporta, está enojado das práticas religiosas, das supostas adorações dos supostos adoradores promotores de shows e eventos em nome de Deus.
2) Motivos pelos quais Deus não suporta a adoração da religião show:
A palavra de Deus deixa claro em Romanos 12:1 que devemos "apresentar a Deus nossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável que é o nosso culto racional".
Como se perdeu o significado do “culto” nos dias de hoje, ou o que hoje seria o culto racional? Pra uns é uma obrigação, para outros é um entretenimento,
Para outros ainda é à busca de solução para os problemas pessoais, ou uma tradição de família.
O “culto racional” requerido aqui — ou a adoração apropriada para aquele que vive no Espírito — transpõe a adoração para um patamar mais sublime.
Considerando que o sistema sacrifical judaico exigia que o adorador oferecesse no templo um animal ou fruto;A vida no Espírito exige que o adorador se ofereça.
No entanto ainda é necessário observar a maneira como estamos nos oferecendo a Deus. Hebreus 12:28 temos uma idéia:
“Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e santo temor”;
Pergunto! Os shows realizados pelas religiões têm essas características?
É reverente? Tem um santo temor? Será agradável a Deus? Sua prática moderna tem base bíblica?
Alguns até afirmam que suas inovações têm base na bíblia; porém vemos uma hermenêutica distorcida distante da realidade ou dos propósitos divino.
Não passa de uma falsa adoração!
A falsa adoração é denunciada, por exemplo, pelo profeta Isaías (Is 1.10) e pelo profeta Malaquias (Ml 1.10). O que é a falsa adoração? É quando o nosso coração está longe de Deus (Mt 15.8). diz:
"Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim".
Em João 4.23, Jesus declara que Deus busca por pessoas que O adorem de verdade: "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim O adorem".
A nova onda do momento chama-se a “unção dos quatro seres”
Está se tornando cada vez mais comum entre a juventude evangélica brasileira se falar na tal "unção dos quatro seres".
O que isso seria exatamente? Baseando-se em Ap.4:6-8 que descreve quatro seres viventes, um semelhante ao leão, outro semelhante a águia, outro semelhante ao novilho e outro semelhante ao homem.
Alguns ministérios estão tolerando e incentivando que pessoas em estados alterados de consciência imitem os seres descritos.
Um ruge como leão, outro bate os braços como se fosse uma águia, outro imita um novilho, e o que supostamente teria a "unção do homem" começa a chorar.
Em primeiro lugar o termo "unção dos quatros seres" não aparece em nenhum lugar das Escrituras.
Em toda a historia do cristianismo, não existe qualquer referência à referida unção. Além do mais, os seres dizem: Santo, Santo, Santo, em vez de rugir, chorar ou coisa parecida.
O que temos visto é uma perversão de valores,
Em Anápolis Goiás, a vocalista do Diante do Trono, Ana Paula Valadão aprontou umas dessas perversões:
Ela afirmou que no show em Anápolis, começou a pular, pular cada vez mais alto e de repente sentiu o desejo de se abaixar e sair andando como Leão; Diz ela que era o Leão da tribo de Judá.
Será que Deus nos fez para andarmos como leão? Jesus é o Leão.. quantas vezes Jesus saiu andando que nem leão? Se Ele que é o Leão não fez isso, temos que aturar essas coisas?
Perversão dos valores, onde a verdadeira adoração deixa de ser em Espírito e em verdade e passa a ser puro emocionalismo ou mesmo entretenimento.
É o que acontece nos shows que atrai multidão. Diante desse quadro atual, podemos apresentar alguns motivos pelos quais Deus reprova a Religião show:
Primeiro; um show não pode ser comparado com o culto puro;
Há muita diferença entre um e outro; por exemplo:
a) “No culto, a pessoa mais importante é Deus; no show, é o artista”.
Realmente, você já imaginou um desses shows sem a presença de um artista uma estrela, uma atração principal; não teria graça né verdade?
b) No culto a Deus ninguém paga, no show a entrada é mediante pagamento.
Imagine se todo culto fosse um show, coitado dos que não tem condições de pagar. Ficariam de fora, ou só entravam quando fosse um show gratuito.
c) No culto, Deus está presente; no show, Deus se faz ausente, pois sua glória não dá a outrem. IS 42:8 “Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei,”
d) No culto, o ministro de Deus soleniza as celebrações; no show, o apresentador é condescendente à desenfreada desordem.
Linguajar baixo, cheio de gíria e um vocalista fazendo alguma "coisa nova", como, por exemplo, a meninice de engatinhar no palco...
É o caso lá da vocalista que não quero mais citar o nome dela.
e) No culto, o povo glorifica a Deus; no show, só gritos e assobios para o artista. Tem gente que desmaia de emoção por ver seus ídolos outros são pisoteados e feridos em meio a euforia.
f) No culto, o povo reverencia a Deus em adoração; no show, só há bagunça incontrolável.".
Por incrível que pareça, há cultos ditos evangélicos em que toda a parafernália dos shows (que sempre foram associados a apresentações para o público, e não para Deus) está presente!
Torna-se cada vez mais comum o emprego de elementos característicos dos shows em cultos “evangélicos”.
Por estes motivos e muitos outros e muitos outros afirmamos com certeza que Deus não suporta nem recebe a oferta da religião show.
Vemos em Isaias 1:13 que Deus não suporta iniqüidade associada ao ajuntamento solene.
Podemos perceber a história de Israel narrada em Isaias e associar a religião show de hoje apenas num contexto de iniqüidade do povo que se diz povo de Deus.
E onde está a iniqüidade? Basta ler DT 12:32 “Tudo o que eu te ordeno, observarás para fazer; nada lhe acrescentarás nem diminuirás”.
Não precisa nem comentar; O que foi falado explica tudo!
3- A solução para a iniqüidade é o arrependimento!
Para a iniqüidade e perversão do povo de Israel vemos em Isaias que eles tinham a oportunidade de se arrepender e reconhecer seu erro.
Isaias 1: 18 "Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.
19 Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.
20 Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse".
Quanto ao desandar da moderna religião de hoje eu diria que a tendência é piorar. Estamos nos tempos ditos pelos apóstolo Paulo: "tempos difíceis" ou "dias trabalhosos";
O Aposto Paulo disse: "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências".
Eis o tempo; Faça um teste, procure uma dessas pessoas que é acostumada a ir nos shows e leve essa pessoa para assistir um culto puro, e principalmente na hora da mensagem. Ela vai ficar inquieta, ela está seduzida pela religião show.
Se nos encontramos incapazes de frear essa enxurrada de novidades e ao mesmo tempo iniqüidade, podemos, ao menos, prevenir os homens quanto à sua existência e suplicar que fujam dela.
Fuja da sedução da religião show.
Que Deus tenha misericórdia da sua igreja!
Davi Buriti
Neste contexto, o culto foi transformado em um "programa" e o desejo de se obter "felicidade" é certamente maior do que o de se obter "santidade." Querem avidamente alegria, mas o comprometimento tornou-se secundário.
Julgam o culto como "agradável," não com base na instrução bíblica apresentada, mas no grau de "satisfação" pessoal alcançada.
Assim, nossa pregação tornou-se uma homilética de consenso, na qual a boa mensagem não é a que confronta nossos pecados, mas a que nos faz sentir melhor.
Além do mais, os sermões tornaram-se mais curtos porque nossa atenção e memória são curtas.
É muito triste ver que em muitas reuniões modernas se faz tudo na plataforma e o culto não é muito diferente do que teatro ou um show. As pessoas assistem, mas de verdade, adoram a Deus?.
Culto Espetáculo-Show – O pastor deixar de ser o pregador, para ser o animador de espetáculo;
A platéia se transforma num grande circo, ou casa de show, onde artistas bem pagos se apresentam com testemunhos, bandas e conjuntos de música gospel que tecnicamente rivalizam com os cantores do mundo.
Quando a antiga fé desaparece e o entusiasmo pelo evangelho é extinto, não é surpresa que as pessoas busquem outras coisas que lhes tragam satisfação. Na falta de pão, se alimentam com cinzas; rejeitando o caminho do Senhor, seguem avidamente pelo caminho da tolice.
Se nos encontramos incapazes de frear essa enxurrada, podemos, ao menos, prevenir os homens quanto à sua existência e suplicar que fujam dela.
É nosso propósito hoje, abordarmos esse assunto “A sedução da religião show!”
É bom definirmos que, por show, nos referimos a uma apresentação artística. É isso que entendemos significar a palavra para a maioria dos brasileiros.
Sabemos que, em Inglês, show é um termo mais geral, que significa apresentação, não especificamente artística.
É notável que cantores cristãos se vestem e se apresentam de forma próxima aos padrões dos demais cantores pop.
Também notamos que coreografias e danças fazem parte dos shows cristãos. Alguns cantores são acompanhados por bailarinos em suas apresentações.
Alguns até poderiam argumentar que a bíblia menciona que Davi dançou diante da arca do Senhor e que isso seria válido em nossos dias.
Muitos dizem que esses shows gospel são uma novidade de Deus, uma revelação, ou ainda mais, que a igreja teria encontrado suas verdadeiras origens.
Entretanto queremos mostrar a luz das sagradas escrituras o quanto essas novidades tem ofendido a Deus e o quanto esse povo por mais que estejam dentro da Igreja;
Mais estão distantes de Deus e afastam-se cada vez mais do propósito primordial do culto puro e agradável a Deus.
1- Deus confronta com a rebeldia e desordem no meio do seu povo (IS 1-4)
Deus, em Sua Santa Palavra, a Bíblia, demonstra Sua reação a este mesmo tipo de religiosidade superficial, que melhor pode ser chamada de falsidade ritual, praticada pelo Seu povo.
No caso do texto lido de Isaias, Deus por meio de seu profeta confronta seu povo, Israel que estava afastado do princípio básico de adoração, nas seguintes expressões:
"Ouvi a palavra do Senhor, vós príncipes de Sodoma; prestai ouvidos à lei do nosso Deus, vós povo de Gomorra. De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? Diz o Senhor."(Isaías 1:10-11a);
A religião praticada por Israel era uma das mais bem estruturadas possíveis.Era monoteísta, adoravam um único Deus; Tinham um cerimonial inigualável, (lindos cânticos).
Faziam os sacrifícios cruentos de animais, pois acreditavam na purificação com o sangue conforme a lei cerimonial adotava.
Mas apesar de tudo isso, nesse contexto aqui de Isaias 1, era apenas uma religião exterior, formal; Seus seguidores eram pecadores praticantes impenitentes.
Contudo estavam lá, nas cerimônias e nos templos oferecendo seus sacrifícios com a maior naturalidade. Como se Deus aceitasse qualquer coisa de um adorador bem intencionado.
Logo vem a reprovação da parte de Deus, como vemos nos versos 11 a 13.
“De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o SENHOR? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes”.
"Quando vindes para comparecer perante mim, quem vos requereu o só pisardes os meus átrios?
Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, associada a reunião solene"
Fazendo um paralelo entre os Israelitas daquela época com grande parte da religião praticada hoje descobrimos que há muita semelhança.
Mas o que isso tem a ver com a Religião show? Ou os adeptos destes aberrantes eventos realizados “em nome de Deus?”
Ai é que está a questão; sacrifícios realizados em nome de Deus, mas não da maneira agradável a Deus. Pois o sacrifício de louvor a Deus deve ser em Espírito e em verdade. (João 4:24)
Uma irmã disse a mim o que importava era o coração, ou a intenção que eles tinham; sendo verdadeira, Deus aceitaria!!! “o que vale é a intenção” dizia ela; Nós, porém temos a consciência de que Deus não aceita qualquer coisa, feita de qualquer jeito ou por qualquer pessoa, por mais bem intencionada que esteja.
Isso faz-nos lembrar 1ºSamuel 15 quando Samuel mandou Saul destruir os Amalequitas e todos os animais que lhes pertencia; bois, ovelhas, camelos...
Saul saiu e cumpriu a ordem conforme a palavra do profeta; no entanto ele poupou ao rei Agague e ao melhor das ovelhas e das vacas, e aos cordeiros e ao melhor que havia, e não os quiseram destruir totalmente; porém a toda a coisa vil e desprezível destruíram totalmente.
"Veio, pois, Samuel a Saul; e Saul lhe disse: Bendito sejas tu do SENHOR; cumpri a palavra do SENHOR.
Então disse Samuel: Que balido, pois, de ovelhas é este aos meus ouvidos, e o mugido de vacas que ouço?
E disse Saul: De Amaleque as trouxeram; porque o povo poupou ao melhor das ovelhas, e das vacas, para as oferecer ao SENHOR teu Deus; o resto, porém, temos destruído totalmente".
Por causa disso Saul pagou um alto preço: 1ºSM 15:22-"Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR?
Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros".
Está claro, porém, que a sinceridade ou boa intenção não é prova de um culto verdadeiro.
Qualquer culto anormal ou elaborado por conta própria são totalmente inaceitáveis para Deus”
A igreja é uma comunidade comprometida com sua liturgia e ordem, para que seu culto expresse a glória do Adorado, e a obediência dos adoradores.
Por isso Deus confrontava com seu povo quando estava em desarmonia com a sua Lei, com os seus preceitos: veja os versos 14 e 15.
Eu comparo essa passagem com a passagem de Amós 5:21-23 e é como se Deus tivesse confrontando com a euforia barulheira da religião show de hoje. Veja o texto: AM 5:21:
“Odeio, desprezo as vossas festas, e as vossas assembléias solenes não me exalarão bom cheiro”.
“E ainda que me ofereçais holocaustos, ofertas de alimentos, não me agradarei delas; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos”.
"Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas violas.”
Deus confronta com a rebeldia desse povo!
Eles erram por não conhecer as escrituras.
Em ISAIAS 1: 2 VEMOS O SEGUINTE:"Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, tu, ó terra; porque o SENHOR tem falado: Criei filhos, e engrandeci-os; mas eles se rebelaram contra mim. O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.
Ai, nação pecadora, povo carregado de iniqüidade, descendência de malfeitores, filhos corruptores; deixaram ao SENHOR, blasfemaram o Santo de Israel, voltaram para trás".
Não tenho dúvida de que hoje Deus não suporta, está enojado das práticas religiosas, das supostas adorações dos supostos adoradores promotores de shows e eventos em nome de Deus.
2) Motivos pelos quais Deus não suporta a adoração da religião show:
A palavra de Deus deixa claro em Romanos 12:1 que devemos "apresentar a Deus nossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável que é o nosso culto racional".
Como se perdeu o significado do “culto” nos dias de hoje, ou o que hoje seria o culto racional? Pra uns é uma obrigação, para outros é um entretenimento,
Para outros ainda é à busca de solução para os problemas pessoais, ou uma tradição de família.
O “culto racional” requerido aqui — ou a adoração apropriada para aquele que vive no Espírito — transpõe a adoração para um patamar mais sublime.
Considerando que o sistema sacrifical judaico exigia que o adorador oferecesse no templo um animal ou fruto;A vida no Espírito exige que o adorador se ofereça.
No entanto ainda é necessário observar a maneira como estamos nos oferecendo a Deus. Hebreus 12:28 temos uma idéia:
“Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e santo temor”;
Pergunto! Os shows realizados pelas religiões têm essas características?
É reverente? Tem um santo temor? Será agradável a Deus? Sua prática moderna tem base bíblica?
Alguns até afirmam que suas inovações têm base na bíblia; porém vemos uma hermenêutica distorcida distante da realidade ou dos propósitos divino.
Não passa de uma falsa adoração!
A falsa adoração é denunciada, por exemplo, pelo profeta Isaías (Is 1.10) e pelo profeta Malaquias (Ml 1.10). O que é a falsa adoração? É quando o nosso coração está longe de Deus (Mt 15.8). diz:
"Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim".
Em João 4.23, Jesus declara que Deus busca por pessoas que O adorem de verdade: "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim O adorem".
A nova onda do momento chama-se a “unção dos quatro seres”
Está se tornando cada vez mais comum entre a juventude evangélica brasileira se falar na tal "unção dos quatro seres".
O que isso seria exatamente? Baseando-se em Ap.4:6-8 que descreve quatro seres viventes, um semelhante ao leão, outro semelhante a águia, outro semelhante ao novilho e outro semelhante ao homem.
Alguns ministérios estão tolerando e incentivando que pessoas em estados alterados de consciência imitem os seres descritos.
Um ruge como leão, outro bate os braços como se fosse uma águia, outro imita um novilho, e o que supostamente teria a "unção do homem" começa a chorar.
Em primeiro lugar o termo "unção dos quatros seres" não aparece em nenhum lugar das Escrituras.
Em toda a historia do cristianismo, não existe qualquer referência à referida unção. Além do mais, os seres dizem: Santo, Santo, Santo, em vez de rugir, chorar ou coisa parecida.
O que temos visto é uma perversão de valores,
Em Anápolis Goiás, a vocalista do Diante do Trono, Ana Paula Valadão aprontou umas dessas perversões:
Ela afirmou que no show em Anápolis, começou a pular, pular cada vez mais alto e de repente sentiu o desejo de se abaixar e sair andando como Leão; Diz ela que era o Leão da tribo de Judá.
Será que Deus nos fez para andarmos como leão? Jesus é o Leão.. quantas vezes Jesus saiu andando que nem leão? Se Ele que é o Leão não fez isso, temos que aturar essas coisas?
Perversão dos valores, onde a verdadeira adoração deixa de ser em Espírito e em verdade e passa a ser puro emocionalismo ou mesmo entretenimento.
É o que acontece nos shows que atrai multidão. Diante desse quadro atual, podemos apresentar alguns motivos pelos quais Deus reprova a Religião show:
Primeiro; um show não pode ser comparado com o culto puro;
Há muita diferença entre um e outro; por exemplo:
a) “No culto, a pessoa mais importante é Deus; no show, é o artista”.
Realmente, você já imaginou um desses shows sem a presença de um artista uma estrela, uma atração principal; não teria graça né verdade?
b) No culto a Deus ninguém paga, no show a entrada é mediante pagamento.
Imagine se todo culto fosse um show, coitado dos que não tem condições de pagar. Ficariam de fora, ou só entravam quando fosse um show gratuito.
c) No culto, Deus está presente; no show, Deus se faz ausente, pois sua glória não dá a outrem. IS 42:8 “Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei,”
d) No culto, o ministro de Deus soleniza as celebrações; no show, o apresentador é condescendente à desenfreada desordem.
Linguajar baixo, cheio de gíria e um vocalista fazendo alguma "coisa nova", como, por exemplo, a meninice de engatinhar no palco...
É o caso lá da vocalista que não quero mais citar o nome dela.
e) No culto, o povo glorifica a Deus; no show, só gritos e assobios para o artista. Tem gente que desmaia de emoção por ver seus ídolos outros são pisoteados e feridos em meio a euforia.
f) No culto, o povo reverencia a Deus em adoração; no show, só há bagunça incontrolável.".
Por incrível que pareça, há cultos ditos evangélicos em que toda a parafernália dos shows (que sempre foram associados a apresentações para o público, e não para Deus) está presente!
Torna-se cada vez mais comum o emprego de elementos característicos dos shows em cultos “evangélicos”.
Por estes motivos e muitos outros e muitos outros afirmamos com certeza que Deus não suporta nem recebe a oferta da religião show.
Vemos em Isaias 1:13 que Deus não suporta iniqüidade associada ao ajuntamento solene.
Podemos perceber a história de Israel narrada em Isaias e associar a religião show de hoje apenas num contexto de iniqüidade do povo que se diz povo de Deus.
E onde está a iniqüidade? Basta ler DT 12:32 “Tudo o que eu te ordeno, observarás para fazer; nada lhe acrescentarás nem diminuirás”.
Não precisa nem comentar; O que foi falado explica tudo!
3- A solução para a iniqüidade é o arrependimento!
Para a iniqüidade e perversão do povo de Israel vemos em Isaias que eles tinham a oportunidade de se arrepender e reconhecer seu erro.
Isaias 1: 18 "Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.
19 Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.
20 Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse".
Quanto ao desandar da moderna religião de hoje eu diria que a tendência é piorar. Estamos nos tempos ditos pelos apóstolo Paulo: "tempos difíceis" ou "dias trabalhosos";
O Aposto Paulo disse: "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências".
Eis o tempo; Faça um teste, procure uma dessas pessoas que é acostumada a ir nos shows e leve essa pessoa para assistir um culto puro, e principalmente na hora da mensagem. Ela vai ficar inquieta, ela está seduzida pela religião show.
Se nos encontramos incapazes de frear essa enxurrada de novidades e ao mesmo tempo iniqüidade, podemos, ao menos, prevenir os homens quanto à sua existência e suplicar que fujam dela.
Fuja da sedução da religião show.
Que Deus tenha misericórdia da sua igreja!
Davi Buriti
Nenhum comentário:
Postar um comentário