29 março 2011

Morre o ex-vice-presidente do Brasil, José Alencar

Ex-vice-presidente da república, José Alencar, morreu aos 79 anos

Fonte: Rádio Itatiaia
29 de Março de 2011 por Débora Ferreira / Daisy Felício
 
Um dos maiores símbolos da luta contra o câncer no Brasil morreu nesta terça-feira ás 14:48hs no hospital Sírio Libanês. O ex-vice-presidente da república, José Alencar, 79 anos, havia recebido alta médica no dia 16, após ficar 34 dias internado. Ele havia sido hospitalizado por causa de uma perfuração no intestino e uma peritonite - inflamação das membranas que revestem a camadas abdominais.

José Alencar Gomes da Silva nasceu em 17 de outubro de 1931, no lugarejo de Itamuri, município de Muriaé, na Zona da Mata mineira, filho de Antonio Gomes da Silva e Dolores Peres Gomes da Silva. Aos 14 anos, deixou a casa dos pais para trabalhar de balconista numa loja de armarinhos da cidade de Muriaé. 


Pouco tempo depois, tendo recebido  proposta mais vantajosa, transferiu-se para Caratinga, onde continuou a trabalhar de balconista.  Aos 18 anos, emancipado pelo pai, estabeleceu-se como comerciante, com a lojinha “A Queimadeira”, nome foi sugerido por um viajante português. O comércio vendia tecidos, calçados, chapéus, guarda-chuvas, sombrinhas, armarinho, etc.


Depois de “A Queimadeira”, Alencar foi viajante comercial, atacadista de cereais, dono de fábrica de macarrão, atacadista de tecidos e industrial do ramo de confecções.


Em 1967, em parceria com o empresário Luiz de Paula Ferreira, da área de beneficiamento de algodão, fundou em Montes Claros a Companhia de Tecidos Norte de Minas – Coteminas, hoje um dos maiores grupos industriais têxteis do país.


Na condição de  empresário, José Alencar dedicou-se também às entidades de classe empresarial, tendo sido Presidente da Associação Comercial de Ubá, Diretor da Associação Comercial de Minas, Presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e Vice-Presidente da Confederação Nacional da Indústria.


Candidatou-se ao Palácio da Liberdade, em 1994, inovando a campanha eleitoral com uma postura de elevado sentido ético e de pregação cívica. Em 1998, colocou seu nome novamente como candidato ao Senado Federal, elegendo-se Senador por Minas Gerais com quase três milhões de votos.


Finalmente, em 2002, compôs a chapa do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, elegendo-se Vice-Presidente da República para o período 2003/2006.


Em fevereiro do ano passado, a Rádio Itatiaia teve a honra em receber José de Alencar na 47ª Premiação do Troféu Guará, realizado na seda da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). Em seu discurso, emocionado, José Alencar lembrou do fundador da Rádio Itatiaia, Januário Carneiro, e da importância da emissora na história do povo mineiro.


José Alencar Gomes da Silva era casado com a Senhora Mariza Campos Gomes da Silva e deixa três filhos: Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia.

Fonte: Rádio Itatiaia - BH -MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário