23 fevereiro 2011

Psicopatas na Igreja


Segundo o Manual Diagnóstico Clínico de Distúrbios Mentais, o diagnóstico  de pessoas sociopatas deve ser cogitado quando um indivíduo apresentar, no mínimo três das sete característica a seguir: (1) incapacidade de adequação às normas sociais; (2) falta de sinceridade e tendência a manipulação; (3) impulsividade, incapacidade de planejamento prévio; (4) irritabilidade, agressividade; (5) permanente negligência com a própria segurança e a dos outros; (6) irresponsabilidade persistente; (7) ausência de remorso após magoar, maltratar ou roubar uma pessoa.
Para atingir seus objetivos, o psicopata é capaz de mentir, roubar, manipular e até matar sem sentir culpa alguma. Talvez seja um marido agressivo, um pai que maltrata os filhos, um chefe que humilha os funcionários,ou um líder que está á frente de uma Comunidade cristã.
Embora saibam o que é certo ou errado, os sociopatas simplesmente não se importam com isso. Conhecem as regras da sociedade e entendem como nós, pessoas com consciência, agimos e pensamos - e lançam mão disso para nos manipular e circular despercebidos em nosso meio.
Psicopatas na sua maioria nascem assim,podendo ser curados.Porém, se não tiverem um tratamento imediato,dificilmente se curarão.Eles não têm o sentido da consciência, e isso não tem cura. Imagine que você não tem consciência, e possui uma sede enorme por dinheiro, sonha em ser um empresário de sucesso e fará o que precisar para que isso aconteça. Não importa o que você terá que fazer: Passar a perna em um amigo, casar com alguém por dinheiro,  mentir, manipular(já viu algo assim,nalguma Comunidade Evangélica?Pois é,isso não é mera coincidência). Não interessa se pessoas serão demitidas injustamente por sua causa, não importa como ficarão suas famílias, você é um psicopata, só a sua vida realmente importa, você não tem sentimento algum, nunca irá amar alguém. Aquela voz que fala conosco o tempo todo dizendo que não podemos fazer isso ou aquilo, isso não existe em você, se você roubar alguém, seu único sentimento será o medo de uma pessoa descobrir, ir preso ou coisa do tipo, mas nunca irá pensar “eu roubei, isso não é o certo a fazer.”
O psicopata não precisa matar. Existem milhares que jamais cometeram um homicídio, a sociopatia é a ausência de consciência, ou seja, de culpa. Mas qualquer um desses psicopatas que nunca mataram, se chegarem a matar alguém um dia, não irão se sentir culpados, tristes, ou qualquer coisa do tipo.
Claro que sempre somos chamados a atenção pelos psicopatas sanguinários, sociopatas que possuem sede de sangue e querem se tornar ricos e adquirir sucesso, nada pode  impedi-los, nem a mãe ou a mulher, nada, eles não amam ninguém, as pessoas são como bonecos de jogos, só estão no mundo para impedir os seus planos de se concretizarem. Gratidão? Jamais.
Elas são pessoas cujo sentimentalismo não se atribuem à sua personalidade, são pessoas cuja frieza é estampada,mas bem disfarçada por "máscaras" no dia-a-dia; um psicopata é frio, calculista, cuidadoso e muito inteligente, mas aonde está o problema e porque viram psicopatas ?

Para não confundirmos os termos, quero expor aqui a diferença existente entre o Sociopata e o Psicopata:
Sociopata: As características dos sociopatas englobam, principalmente, o desprezo pelas obrigações sociais e a falta de consideração com os sentimentos dos outros. Eles possuem um egocentrismo exageradamente patológico, emoções superficiais, teatrais e falsas, pobre ou nenhum controle da impulsividade, baixa tolerância para frustração, baixo limiar para descarga de agressão, irresponsabilidade, falta de empatia com outros seres humanos, ausência de sentimentos de remorso e de culpa em relação ao seu comportamento. Essas pessoas geralmente são cínicas, incapazes de manter uma relação leal e duradoura, manipuladoras, e incapazes de amar. Eles mentem exageradamente sem constrangimento ou vergonha, subestimam a insensatez das mentiras, roubam, abusam, trapaceiam, manipulam dolosamente seus familiares e parentes, colocam em risco a vida de outras pessoas e, decididamente, nunca são capazes de se corrigirem. Esse conjunto de caracteres faz com que os sociopatas sejam incapazes de aprender com a punição ou incapazes de modificar suas atitudes. Quando os sociopatas descobrem que seu teatro já está descoberto, eles são capazes de darem a falsa impressão de arrependimento, falseiam que mudarão “daqui para a frente”, mas nunca serão capazes de suprimir sua índole maldosa. Não obstante eles são artistas na capacidade de disfarçar de forma inteligente suas características de personalidade. Na vida social, o sociopata costuma ter um charme convincente e simpático para as outras pessoas e, não raramente, ele tem uma inteligência normal ou acima da média.
Psicopata: O psicopata, por sua vez, superdimensiona suas prerrogativas, possibilidades e imunidades; “esta vez não vão me pegar”, ou “desta vez não vão perceber meu plano”, essas são suas crenças ostentadas.
Toda lei ou norma, gera temor e inibição, implicam na possibilidade de castigo. A lei está feita para domar, para obrigar e para condicionar as condutas instintivas dos indivíduos. O psicopata não apenas transgride as normas mas as ignora, considera-as obstáculo que devem ser superados na conquista de suas ambições. A norma não desperta no psicopata a mesma inibição que produz na maioria das pessoas.
Para os contraventores não psicopatas, vale o lema “Se quer pertencer a este grupo, estas são as regras. Se cumprir as regras está dentro, se não cumprir está fora”. Mas o psicopata tem a particularidade de estar dentro do grupo, apesar de romper todas as regras, normas e leis, apesar de não fazer um insight, não se dar conta, não se arrepender e não se corrigir. Sua arte está na dissimulação, embuste, teatralidade e ilusionismo.
Os psicopatas parecem ser refratários aos estímulos, tanto aos estímulos negativos, tais como castigos, penas, contra-argumentações à ação, apelo moral, etc., como também aos estímulos positivos, como é o caso dos carinhos, recompensas, suavização das penas, apelos afetivos. Essa última característica é pouco notada pelos autores. O psicopata não modifica sua conduta nem por estímulos, positivos, nem pelos negativos.
Para o psicopata a mentira é uma ferramenta de trabalho. Ele desvirtua a verdade com objetivo de conseguir algo para si, para evitar um castigo, para conseguir uma recompensa, para enganar o outro. O psicopata pode violar todo tipo de normas, mas não todas as normas. Violando simultaneamente todas as normas seria rapidamente descoberto e eliminado do grupo.
A particular relação do psicopata com outros seres humanos se dá sempre dentro das alterações da ética. Para o psicopata o outro é “uma coisa”, mais uma ferramenta de trabalho, um objeto de manipulação. Essa é a coisificação do outro, atitude que permite utilizar o outro como objeto de intercâmbio e utilidade. Esta coisificação explica, talvez, torturar ou matar o outro quando se trata de um delito sexual, sádico ou de simples atrocidade.(1)
Quis escrever sobre o Psicopata, que é um perigo para a sociedade e mostrar que, uma pessoa aparentemente “boas,amiga,confiável e justa, pode esconder um verdadeiro monstro.
E aí vem o porque desse Artigo: Existem Psicopatas no meio Cristão?
Veremos que sim.
Estamos acostumados com o adágio popular:”Lobo disfarçado de ovelha”.Pois é, esses são os psicopatas no meio cristão.Sejam eles líderes de grandes igrejas, ou um anônimo que faz parte de um grupo ou conjunto da igreja local.
Estamos vivendo numa época em que os homens chamados de “Deus”, estão perdendo o crédito, por conta de suas vidas e atitudes fora do púlpito.Não há quem acredite mais em honestidade e até nos (Cristãos comprometidos com Deus e a Verdade Bíblica), estamos começando a não acreditar que existam pessoas honestas. Os fatos mostram que se Jesus não fosse voltar logo, não encontraria mesmo fé na terra.
A  iniqüidade aumentou tanto que o amor Cristão praticamente sumiu, o que vemos apenas são jogos de interesses de cada um lutando para ter aquilo que lhe interessa: dinheiro,títulos,casas,status,jatinhos, mega-negócios fora do País de origem, programas de TV, rádio e internet, onde não se prega mais a Palavra, mas servem como um meio de se apresentar á sociedade como o melhor dentre os melhores pastores,reconhecimento dos homens,provar para todos que “temos que aproveitar tudo o que há de bom nesta terra,pois Deus a fez para nós e o ímpio no-lá tomou” e etc... Se um bandido do colarinho branco chegar em certas igrejas e pagar a um irmão  para difamar seu outro irmão, é quase certo que o pastor será difamado. A reputação dos servos de Deus estão na casa das moedas, pois os fiéis da terra estão sumindo e os Judas se multiplicando de forma grandiosa.Os falsos crentes ou cristãos malditos, são realmente um câncer, que estão no meio da Igreja, eles são àqueles que se associam a outros  psicopatas e  outros criminosos que desempenham funções eclesiásticas. Os psicopatas são pessoas que você olha de longe, só vai ver nelas qualidades, eles  ás vezes são elegantes, gentis, charmosos e simpáticos.Mas são na sua maioria  mentirosos e manipuladores.
Estamos convivendo com essa realidade: uma grande parte das lideranças cristãs evangélicas são psicopatas. Homens ‘sem afeto natural’, ‘que não poupam o rebanho’ e para poder crescer e se superarem, ameaçam o rebanho, coíbem, usam a Palavra de Deus para constranger os incautos.São homens perigosos que estão ao mesmo tempo nos púlpitos de grandes igrejas e também nos motéis.Estão pregando a Palavra, mas ao mesmo tempo, estão pensando em quanto que lhe renderá a noite em que prega.
Estamos vendo que há  um exército de fiéis enfermos de mente, estão perdidos, como não conseguem satisfazer o vazio da sua alma, buscam cumprir cada vez mais leis e costumes pensando chegar mais perto de Deus. Como não chegam, procuram mais sacrifícios e a conseqüência é virar um crente psicopata. Relaciono crente aqui  á religião denominada “evangélica”, e também aquele que não se considera evangélico mas cristão,pois,  todo aquele que crê em Deus, independente da religião é um crente. Estamos vivendo um cristianismo de mente vazia, sem nenhum compromisso com Cristo nem com o próximo, as pessoas são zelosas, mas sem conhecimento. A igreja aprisiona com suas doutrinas humanas e a graça cada vez mais se distancia de nós. Se há alguns religiosos extremistas que explodem a vida de alguém como se fossem deuses a exemplo de um homem bomba, segundo a história e ainda hoje, existem muitos terroristas em nossas igrejas que matam o verdadeiro Deus na mente limitada dos seus fiéis com doutrinas doentias, tornando a mente deste fiel cauterizada e preguiçosa. Não tem religião perfeita, sabemos disso. No entanto, devemos separar o evangélico do religioso. Evangélico é todo aquele que segue uma fé verdadeiramente cristã, segue o evangelho de Cristo na prática mesmo não sendo membro de uma denominação. Já o religioso é aquele que está seguindo doutrinas humanas dentro de uma religião. O religioso é um psicopata que oprime, destrói e mata e que usa a bíblia para afastar os outros da graça de Deus. O evangélico é o que liberta, sara, ama e faz viver. Gostaria de dizer para você que em sua igreja tem um psicopata andando com a bíblia na mão, talvez pregando, cantando ou liderando. Vejamos então algumas características de um psicopata religioso:                                                                                                                               

1-Usa a bíblia para justificar suas ações opressoras.
2-Não tem graça em suas atitudes.
3-Dão mais importância as coisas do que as pessoas.
4-Vive uma vida dupla: na igreja é santo, em casa é um demônio.
5-Manipula as pessoas para tirar proveito delas na igreja.
6-Não demonstra arrependimento em suas palavras e atitudes.
7-Não se preocupa em difamar, caluniar e acabar com reputações alheias. São extremamente frios em relação á destruir uma vida, ou uma família ou um ministério construído com muito choro e dificuldades.
8-Promove inimizades, afastando de si a  quém quer e usando de sutilezas, aproxima-se de quem acredita pode ser seu parceiro, querendo com isso,no final, ganhar algo em troca.
9-Gera mais culpa e medo nos outros com pregações e ensinos apocalípticos do que graça e libertação.
10-É um causador de problemas e polêmicas dentro da igreja.Fica nervoso,irado de um momento par o outro, é um desequilibrado psicologicamente.
11-É um orgulhoso.
12-Vive como se estivesse no céu e se esquece de viver na terra.
13-É impulsivo e irresponsável com sua vida, com a vida dos outros e com as coisas de Deus.
14-Problemas graves de comportamento na infância.
15-Vive como se a vida se resumisse apenas para pregar a bíblia a tempo e a fora de tempo, não importando com seu futuro pessoal ou familiar. 
16-Vive como se, só pelo fato de ser “filho do Rei”, é capaz de ter e fazer qualquer coisa.
17-Vive como se sua vida fosse uma luta constante contra o Diabo e consegue ver o Diabo em tudo.
Tempo  da Psicopatia
 Jesus disse que com   a “multiplicação da iniqüidade, esfriaria  o amor de quase todos”
Portanto, seja porque o amor esfriou ou porque a iniqüidade se multiplicou, o resultado é o mesmo: os homens estão sem afeto natural, a vida sem amor, a existência como arte predatória e desalmada.
Hoje a Psicopatia é o mal da Era!
Já foi a Histeria, depois a Depressão, depois o Pânico, e, agora, a Psicopatia.
E pior: não há medicação para fazer amar com amor divino, sublime e verdadeiro!
E mais angustiante ainda:De acordo com Paulo em II Timóteo 3, tal Psicopatia atingiria inclusive os crentes dos últimos dias:
"Inafetividade, implacabilidade, arrogância, frieza, desconsideração, irreverência, culto ao próprio ego, e, sobretudo, hipocrisia; pois, têm forma de piedade, mas são filhos da Impiedade; falam de Deus, porém O negam por suas próprias obras más; sobretudo O negam por suas ações de manipulação do próximo e de sedução dele".
Psicopatia tem graus, níveis e estágios!
Entretanto, sua maior marca é a falta de culpa quando se erra, de arrependimento a fim de consertar o erro, e de afetividade, no caso de nada se sentir quando se ofende o próximo! Continua assumindo os púlpitos e pregando, cantando, dando testemunhos, ensinando como se tudo na vida dele estivesse correto.É tão frio que se esqueçe que Jesus disse que " se for ofertar e aí se lembrar que alguém TEM ALGO CONTRA TÍ, deixa sua oferta no altar e vai consertar-se com seu irmão e depois vem e oferta".Quem não leva isso em conta e não põe em prática é um louco!!! Essa pessoa, não é do tipo que consegue se humilhar e pedir perdão a alguém com quem tenha uma rixa ou um problema mal resolvido.São incapazes de admitir que erraram.
Cuidado com líderes que fazem do Templo lugar de compras e vendas.Há lugares que, já se tornou rotina aos finais de semana, aparecerem os crerntes 'ambulantes' para venderem seus produtos e nada é feito contra.Tudo está  muito normal.
Cuidado com esses lideres que só pensam em prosperidade financeira, em carreira dentro do Ministério, que cobram prá pregar e cantar, seja cuidadoso com estes asnos que 'empacam' em seu tosco entendimento e jamais mudam...
Cuidemo-nos dos promotores de Congressos visando esfoliar o povo com cobranças de ingressos e outras cobranças.
Seja cauteloso com lobos, quer dizer,ministros(Pseudos), que só pensam em grana, grana e mais grana.
Seja criterioso ao convidar alguém para assumir sua tribuna, pois existem muitos loucos por ái, querendo se parecer com crentes, mas suas atitudes o negam.
Seja diligente, para saber se o tal Obreiro é realmente um Pastor, consagrado, que tenha um documento que assim o identifique, pois infelizmente, estamos vendo uma nova safra de pregadores que se auto-intitulam Pastores, não sendo na verdade.Alguns são apenas Cooperadores, outros ainda são Diáconos, outros ainda são Presbíteros ou Evangelistas,mas mentem para o povo, usando o título de Pastor.Isso é uma doença típica de um psicopata: ele usa a mentira como se fora verdade, enganando o povo de Deus.

Cuidado: Veja se apesar de todos os cultos que você freqüenta sua alma já não é a de um psicopata.

Sem a prática constante do amor e sem que se exercite nele, toda alma cairá na psicopatia como doença global.

Fique com a Palavra de Deus e esqueça as riquezas, glórias, famas e aplausos.Devote sua vida a Cristo e não seja semelhante a esses obreiros corruptos, a quem Paulo nomeou de "cães".
Fiquem na paz do Senhor.
Vivam vençendo!!!
Seu irmão menor.

Fontes: Manual Diagnóstico Clínico de Distúrbios Mentais
            Mentes Perigosas: Ana Beatriz Barbosa Silva.
            Psicopatas.com.br(1)







  



































Nenhum comentário:

Postar um comentário