Crônicas do Pr. Robson Aguiar em JESUS, 100% DEUS, 100% HOMEM.
Estava passeando por alguns blogs quando vi na barra lateral do Point Rhema o Link de um Blog tratando da humanidade de Cristo. Fiquei curioso, e embora não tenha o hábito de acessar o tal blog, acabei visitando-o. Para a minha surpresa li no referido blog o autor assevera que Cristo não era de fato 100% homem. Bem, o texto ia de encontro ao que proclamou vários concílios da igreja primitiva como Nicéia e Calcedônia.
O gnosticismo, nestorianismo, o sabelianismo, o eutiquianismo ou monofisismo, o apolinarianismo o monotelismo e outras heresias nascidas no inicio da igreja como o arianismo foram duramente combatidas e refutadas pelos Pais da igreja. O que tinham elas em comum era o ataque a pessoa de Cristo, seja para excluir dele a divindade ou para excluir dele a humanidade. Fazendo assim, desmistificavam o Deus-Homem. Abaixo segue apenas a conclusão de dois dos vários concilios que discutiram sobre Cristologia
Credo de Nicéia,
“Cremos em um só Deus, Pai todo poderoso, Criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis; E em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho de Deus, gerado do Pai, unigênito, isto é, da substância do Pai, Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial do Pai, por quem todas as coisas foram feitas no céu e na terra, o qual por causa de nós homens e por causa de nossa salvação desceu, se encarnou e se fez homem, padeceu e ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus e virá para julgar os vivos e os mortos; E no Espírito Santo. Mas quantos àqueles que dizem: 'existiu quando não era' e 'antes que nascesse não era' e 'foi feito do nada', ou àqueles que afirmam que o Filho de Deus é uma hipóstase ou substância diferente, ou foi criado, ou é sujeito à alteração e mudança, a estes a Igreja Católica anatematiza”
Credo de Calcedonia
"Todos nós, com voz uníssona, ensinamos a fé num só e mesmo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, sendo o mesmo perfeito na divindade e o mesmo perfeito na humanidade, o mesmo verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem, com alma racional e com corpo, da mesma substância do Pai quanto à divindade e quanto à humanidade da mesma substância que nós, em tudo semelhante a nós menos no pecado; o mesmo que desde a eternidade é procedente do Pai por geração quanto à divindade e o mesmo que quanto à humanidade nos últimos tempos foi gerado pela Virgem Maria, por nós e nossa salvação; sendo um só e mesmo Cristo, Filho, Senhor, Unigênito, que nós reconhecemos com o existente em duas naturezas, sem confusão, sem mutação e sem divisão, sendo que a diversidade das naturezas nunca foi eliminada pela união, ao contrário, a propriedade de cada uma das naturezas ficou intata e ambas se encontram em uma só pessoa e uma só hipóstase. O Filho não foi dividido ou separado em duas pessoas, mas é um só e o mesmo a quem chamamos de Filho, Unigênito, Deus, Verbo, Senhor, Jesus Cristo, como desde o início a respeito dele falaram os profetas e o próprio Jesus Cristo nos ensinou e como nos foi transmitido pelo Símbolo dos Padres."
No endereço eletrônico abaixo, o autor sugere que a humanidade de Cristo era diferente da nossa.
http://cirozibordi.blogspot.com/2010/10/coisas-que-biblia-nao-diz-6.html
Bem, não vou me propor a debater o tema, haja vista já ter sido debatido por doutores no assunto, conforme links abaixo elencados. Mas, me chama a atenção que consagrado escritor tenha mais uma vez tornado-se alvo de criticas por apoiar pensamentos teológicos espúrios. A primeira vez foi no tocante a Biblia Dake, e agora tratando Cristo como um ciborg, mutante ou coisa assim, uma vez, que diz ser Cristo diferente do homem Adão.
Curioso é que após ser refutado num blog de certo pastor, um admirador do irmão criticado (residente nos EUA) se manifestou ferozmente contra o defensor da teologia bíblica ortodoxa, como se tivessem mexido na menina dos seus olhos, numa gritante idolatria.
Quero me limitar a deixar aqui o endereço de um Blog onde os autores tratam do assunto com extrema propriedade. Pois seria elementar e exaustante deliberar aqui nesse espaço sobre um assunto tão claro e obvio.
http://luisfilipeazevedo.blogspot.com/2010/10/jesus-100-homem-e-100-deus.html
http://silasdaniel.blogspot.com/2010/10/jesus-e-100-homem-e-100-deus.html
http://marketingparaescoladominical.blogspot.com/
No entanto, a titulo de corroboração deixo alguns textos que endossam a doutrina da humanidade de Cristo.
Jesus possuía a natureza humana completa.
Vejamos a seguir uma relação dos pontos principais da Bíblia sobre a humanidade de Cristo. (sem comentários)
1. Possuía corpo físico Mt 26. 12.
2. Possuía alma racional Mt 26. 28.
3. Possuía espírito humano Lc 23. 46.
4. Nascido de mulher segundo a descendência de Davi Mt 1. 1, 18; At 2. 30; Rm 1. 3;Gl 4. 4.
5. Desenvolveu-se como um ser humano Lc 2. 46, 47, 52.
6. Tinha mãe e irmãos Mt 12. 47; 13. 55.
7. Trabalhou até os trinta anos como carpinteiro Mc 6. 3; Mt 13. 55.
8. Conheceu a tentação Hb 2. 18.
9. Sentiu angustia na oração Hb 5. 7.
10. Aprendeu a ser obediente Hb 5. 8.
11. Fadigou-se Mt 8. 24; Jo 4. 6.
12. Sentiu fome e sede Mt 4. 2; 21. 18; Jo 19. 28.
13. Sentiu sono Mt 8. 24.
14. Sentiu dores agonizantes Lc 22. 44.
15. Teve sentimentos fortes como: choro Jo 11. 35; Lc 19. 41; tristeza Mt 26.38; indignação Mc 3.5;10.14; zelo Mt 10.34; Jo 2. 15.
16. Crescia em conhecimento Lc 2. 52.
17. Tinha conhecimento limitado Mc 13. 32.
18. Dependia das orações Mc 1. 35.
19. Dependia do Espírito Santo At 10. 38; Mt 12. 28.
20. Recebeu nomes humanos, como: Nazareno At 2. 22; Jesus Mt 1. 21; Profeta Mt 21. 11; Carpinteiro Mc 6. 3; Filho do Homem Lc 19. 10; Cristo Jesus, homem Jo 19. 5; 1Tm 2. 5.
Ao ler estas referências bíblicas citadas acima, se torna inquestionável o ensino sobre a humanidade de Cristo.
No mais, vou orar para que o dileto escritor e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil não se aventure a trilhar um caminho tão difícil que é o caminho da heresia. Certamente que Deus tem grande negócio na vida do rapaz. Mas, ele precisa domar seu ímpeto, para não se tornar vaidoso e soberbo, e receber com humildade, não somente a correção dos atuais teólogos que apenas citam irrefutáveis textos bíblicos atestando a humanidade de Cristo, mas, também ouvir a voz dos que nos túmulos ainda clamam contra aqueles que atacaram as duas pessoas que de forma plena formavam o Cristo. Is. 7.14; Jo 1.14; Cl 2.9
Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne Rm 1. 3; Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus 1Jo 4. 2.
Pr. Robson Aguiar
Nenhum comentário:
Postar um comentário