
O SENHOR JESUS TEVE VÁRIOS IRMÃOS BIOLÓGICOS, isto é,
filhos do casal Maria e José. O que diz a Bíblia:
“Não é este o filho do
carpinteiro? E não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e
Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio,
pois, tudo isto?” (Mt 13.55-56; Mc 6.3). Quatro homens e pelo menos duas
mulheres foram os irmãos de Jesus.
O texto, por sua clareza, dispensaria maiores
comentários. Maria conservou-se virgem até o nascimento de Jesus; [José] “não a
conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus”
(Mt 1.25). “Conhecer” traduz-se como ter relações íntimas. A Bíblia [católica]
de Jerusalém, contendo a chancela do então arcebispo de S.Paulo, Paulo E. Arns,
datada de 1980, reconhece tal fato ao comentar que “o texto não considera o
período ulterior e por si não afirma a virgindade perpétua de Maria, mas o
resto do Evangelho, bem como a tradição da Igreja, a supõem”. Isto é, a
tradição supõe uma coisa, a Bíblia diz outra. Não é correta a afirmação de que
“o resto do Evangelho supõe” o contrário. Não há contradição na Bíblia.
Fiquemos com a Palavra.
Outra Bíblia aprovada pelo Vaticano apresenta comentário
semelhante:
“Enquanto (ou até que): esta palavra portuguesa
traduz o latim donec e o grego heos ou, que por
sua vez estão calcados sobre a expressão hebraica ad ki que
se refere ao tempo anterior a esse limite, sem nada dizer do tempo
posterior, cf. Gn 8.7; Sl 109.1; Mt 12.20; 1 Tm 4.13. A tradução exata seria:
“Sem que ele a tivesse conhecido, deu à luz...”, pois a nossa expressão “sem
que” tem o mesmo valor” (Bíblia Sagrada, Edição Ecumênica, tradução do padre
Antonio Pereira de Figueiredo; notas e dicionário prático pelo Monsenhor José
Alberto L. De Castro Pinto, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro; edição aprovada
pelo cardeal D. Jaime de Barros Câmara, Arcebispo do Rio de Janeiro; BARSA,
1964).
Referida Bíblia confirma o que foi dito na Bíblia
de Jerusalém, isto é, que a Palavra nada diz sobre a virgindade APÓS o
nascimento de Jesus. Enquanto não nasceu Jesus, José não a conheceu. O texto
não considera o período posterior ao nascimento. Em outras palavras,
a Bíblia não confirma a doutrina da virgindade perpétua de Maria. Outro texto:
“Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para
ver a Pedro, e fiquei com ele quinze dias. E não vi a nenhum outro dos
apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor (Gl 1.18-19). Aqui vemos a
distinção entre ser apóstolo do Senhor e ser irmão. Encontramos também essa
distinção em 1 Co 9.5: “Não temos nós direito de levar conosco uma esposa
crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas”?”.
Vejamos os registros do livro História
Eclesiástica, de Eusébio de Cesaréia, que viveu entre 263 e 340 d.C.:
“Nessa época o rei Herodes preparou-se para afligir
alguns da Igreja e matou à espada a Tiago, irmão de João...” (pg 56). Veja a
distinção entre Tiago irmão de João, e Tiago irmão de Jesus (V. Mt 10.2).
“... voltam-se contra Tiago, o irmão do Senhor...
Ora, Tiago, o irmão do Senhor”...” (Pg. 72).
“... Tiago, o Justo, que era o irmão daquele
chamado Cristo...” “... e levando o irmão de Jesus chamado Cristo, cujo nome
era Tiago... “(Pg. 74).
“Durante esse tempo, a maior parte dos apóstolos e
discípulos, o próprio Tiago, o primeiro bispo da cidade, em geral chamado irmão
de nosso Senhor, ainda vivo em Jerusalém...” (Pg. 89; cf. Mt 13.55, Mc 6.3 e Gl
1.19).
“Após o martírio de Tiago e a captura de
Jerusalém, que se seguiu de imediato, registra-se que os apóstolos e discípulos
de nosso Senhor que ainda viviam juntaram-se de todas as partes com os que
eram parentes de nosso Senhor de acordo com a carne (grifo meu) Eles
se consultaram para determinar a quem deviam julgar digno de suceder Tiago”
(Pg.93).
“Ainda viviam da família de nosso Senhor os netos de
Judas, chamado irmão de nosso Senhor de acordo com a carne (grifo
meu). Esses foram delatados como pertencentes à família de Davi...” (Pg. 97;
cf. Mt 13.55 e Mc 6.3). Entenda-se “irmãos ou parentes na carne” como gerados
de uma mesma raiz: Maria e José.
“O primeiro [bispo], portanto, foi Tiago, chamado
irmão de nosso Senhor...” (Pg.123).
Filhos e netos de Maria, e demais parentes
distantes, entraram em acordo para escolher um substituto para Tiago no
episcopado (v. ref. Pg. 93, retro).
O historiador Flávio
Josefo, em História dos Hebreus, à página 465, CPAD, 2001, também faz
referência a Tiago: “Ele aproveitou o tempo da morte de Festo, e Albino ainda
não tinha chegado, para reunir um conselho, diante do qual fez comparecer
Tiago, irmão de Jesus, chamado Cristo”.
Outro irmão de Jesus é citado por Eusébio de
Cesaréia: “Alguns dos hereges acusaram os descendentes de Judas como irmão de
nosso Salvador de acordo com a carne [Mt 13.55], porque eram da família de
Davi...” (Pg. 96). “Ainda viviam da família de nosso Senhor os netos
de Judas, chamado irmão de nosso Senhor de acordo com a carne” (Pg. 97; cf. Mt
13.55 e Mc 6.3).
O dogma da perpétua virgindade de Maria não tem apoio nem
na Bíblia nem na história secular.
Ouça o vídeo a seguir:
Viva vencendo os engôdos dos que querem desmentir a Palavra de Deus!!!
Abraços.
Seu irmão menor.
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