
Antecedentes: Era
judeu da Tribo de Benjamim. Foi fariseu assim como seu pai. Estudou com
renomado rabino Gamaliel.Falava o aramaico e, fabricava tendas.
Era cidadão romano por nascimento: Estudioso
e inteligente, possuía vasta cultura grega.Tinha uma visão ampla do mundo: era
a pessoa certa para pregar o evangelho aos gentios.
A Conversão: É
difícil explicar exatamente o que aconteceu a Saulo. No entanto, a partir de
seu próprio testemunho, não há dúvida de que a mudança em sua vida se deveu
àquele encontro com Cristo e ao relacionamento com Ele. Embora a experiência de
Paulo tenha sido repentina e dramática, o efeito foi duradouro. Aquele impacto
deve ter exigido ajustes psicológicos e intelectuais muito grandes por parte de
Paulo. Isso pode muito bem explicar o período que ele passou na Arábia e em
Damasco, antes de sua primeira visita a Jerusalém (Gl 1.16-19).
A Conversão no caminho de Damasco: A
conversão de Paulo na estrada para Damasco deve ter sido vista por Lucas como
um dos mais importantes acontecimentos do cristianismo primitivo.O elemento
importante é que a experiência na estrada de Damasco transformou Paulo de um
perseguidor fanático da igreja em seu mais ardente e capaz defensor e
propagador.No entanto, Paulo nos mostra claramente que Cristo o escolhera como
apóstolo e lhe revelara o evangelho “para que eu o pregasse entre os gentios”
(Gl 1.1-20).
O Ministério de Paulo: Os primeiros anos - Os
trabalhos missionários de Paulo se iniciaram com o convite de Barnabé para que
o apóstolo se juntasse a ele em Antioquia da Síria. Nas duas décadas seguintes,
Paulo desenvolveu um extenso ministério.Começando em Antioquia (At 11.25,26),
Paulo evangelizou as províncias da Galácia, da Macedônia, da Acaia e da Ásia,
além de outras regiões menores. Ele fundou, estruturou e organizou igrejas em
todas essas áreas.
O Ministério de Paulo: Os
primeiros anos-2-Juntamente com Barnabé, Pedro, Tiago e outros líderes da igreja,
Paulo teve participação importante na solução dos problemas que se levantaram
com relação à fundamentação da salvação dos gentios e da comunhão entre judeus
e gentios (cf. At 15.1-35; Gl 2.1-10). Sua ampla perspectiva e sua preocupação
genuína para que o evangelho alcançasse todo o mundo prevaleceram sobre o ponto
de vista estreito e a limitada preocupação por parte dos apóstolos em
Jerusalém. Realmente, Paulo assimilara a visão de seu Senhor de que a mensagem
do evangelho deveria ser pregada a todas as nações.
A
Antioquia e o Cristianismo: A fundação
da cidade remonta a 300 a.C, mas segundo pesquisas arqueológicas, havia
povoações no local do ano de 1700 a.C. Localizada ao sul da Turquia atual,
próxima à Síria, hoje há uma cidade moderna nas imediações de onde outrora fora
a Antioquia. Uma cidade que foi de grande importância para o cristianismo.
A Antioquia e o Cristianismo-2: Antioquia,
à margem do Orontes, a capital da província romana da Síria, terceira cidade do
Império depois de Roma e Alexandria ocupa um importante lugar na história do
Cristianismo. Foi aqui que Paulo de Tarso pregou o seu primeiro sermão cristão
(numa sinagoga).
A Antioquia e o Cristianismo-3: Antioquia
antiga foi a capital da reinado de Seleucida, fundada por Nicator. Destacou-se
como um grande centro urbano e abrigou edifícios, bibliotecas e vários
monumentos importantes. Foi dominada por vários povos até cair sob domínio do
Império Romano. Os vários povos que dominaram a localidade influenciaram na
cultura local. A cidade foi de suma importância para o cristianismo, um dos
primeiros centros de irradiação do cristianismo. Foi dali que os cristãos
começaram a expandir o evangelho.Foi em Antioquia, pela primeira vez, que os
discípulos foram chamados de "cristãos" (Atos dos Apóstolos 11.26).
O Ministério Registrado por Escrito: Se
alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos
escrevo são mandamentos do Senhor”. (1 Coríntios 14 : 37)
O Ministério Registrado por Escrito-2: Pelo
menos treze exemplares da correspondência paulina estão preservados e, sem
dúvida, Paulo escreveu muitas outras cartas que não chegaram até nós. Seu
ministério escrito demonstra bastante diversidade. Ao mesmo tempo, suas cartas
podem ser divididas em quatro diferentes grupos, cada um deles refletindo uma
ênfase comum. Tem-se procurado estabelecer a sequência cronológica aproximada
do registro dessas epístolas; mas é praticamente impossível determiná-la com
certeza.
O Ministério Registrado por Escrito-3: CARTAS
ESCATOLÓGICAS: 1 e 2 Tessalonicenses (data: cerca de 50 ou 51 d.C.) – Essas
epístolas enfatizam a doutrina das últimas coisas e enfocam principalmente a
segunda vinda de Cristo e as implicações desse acontecimento na vida dos
crentes.CARTAS
SOTERIOLÓGICAS: 1 e 2 Coríntios, Gálatas e Romanos (data: cerca de 55 a 58
d.C.) – Essas cartas delineiam vários aspectos da doutrina da Salvação. As
epístolas aos coríntios reforçam a aplicação da salvação no cotidiano da
igreja; Romanos e Gálatas apresentam a doutrina da justificação e sua expressão
externa no viver cristão.
O
Ministério Registrado por Escrito-4: CARTAS
CRISTOLÓGICAS: Colossenses, Filemom, Efésios e Filipenses (data: cerca de 60 a
62 d.C.) – Geralmente chamadas de “epístolas da prisão”, porque foram escritas
(de acordo com a tradição e a partir de evidências internas) de Roma, onde
Paulo esteve preso (At 28.30,31). Essas cartas apresentam a doutrina da pessoa
de Cristo de maneira bastante distinta. Elas contêm passagens notáveis que
destacam o caráter e a obra de Jesus de modo bastante definido (Cl 1.14-22;
2.3,9-15; Fm 15-20; Ef 1,7-12; Fp2.5-11).CARTAS
ECLESIOLÓGICAS: 1 Timóteo, Tito e 2 Timóteo (data: cerca de 63 a 67 d.C.) – A
doutrina da igreja (local) é o tema principal dessas últimas três cartas de
Paulo, geralmente chamada de “epístolas pastorais”. Contêm instruções
detalhadas com relação aos ministérios, administração e atividades da igreja.
Os últimos dia da vida de Paulo estão refletidos no capítulo final de 2 Timóteo
O
Ministério Registrado por Escrito-5-Paulo foi decapitado em Roma: perto do fim
do reinado do imperador Nero (c. 67 d.C.)."Combati o bom combate,
completei a carreira, guardei a fé." 2Tm.4.7.
Fontes:
A PALESTINA
SOB O IMPÉRIO PERSA. BÍBLIA SAGRADA. BÍBLIA DE ESTUDO VIDA. Tradução de João
Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada, 2ª edição, publicada por Sociedade
Bíblica do Brasil. São Paulo: Editora Vida, 1999. BÍBLIA DE REFERÊNCIA
THOMPSON. Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Contemporânea. Flórida:
BIBLIOTECA BÍBLICA. Sua Biblioteca Cristã Virtual. INTRODUÇÃO AO NOVO
TESTAMENTO. Disponível em:ww.bibliotecabiblica.blogspot.com
DUNNETT,
Walter M. PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO– Curso Vida Nova de Teologia Básica; v.
3. São Paulo: Vida Nova, 2005-GUNDRY, Robert H. PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO.
São Paulo: Vida Nova, 1998. HALE, Broadus David. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO
NOVO TESTAMENTO. Rio de Janeiro: JUERP, 1983. PACKER, J.L. TENNEY, Merril
C. WHITE, William. O MUNDO DO NOVO TESTAMENTO. São Paulo: Vida Nova,
2006. PERSPECTIVA DE VIDA/ NOVO TESTAMENTO.
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