Texto Áureo:
“Pelo que, como por um homem entrou o pecado
no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os
homens, por isso que todos pecaram.” (Rm
5.12).
Verdade Prática:
O pecado de Adão trouxe-nos a morte, mas a
morte de Jesus Cristo garante-nos a vida eterna e plena comunhão com Deus.
Leitura Bíblica:
Romanos 5: 12-19 = Gênesis 2.15-17; 3.1-6
INTRODUÇÃO
Aqui nós temos uma
história de pecado e miséria de nossos primeiros pais, a ira de Deus contra
eles, a amaldiçoar a terra por causa deles, para quebrar a harmonia da criação
e da beleza sujo, tudo muito ruim.
I. O inocente tentado
(vv. 1-5 ).
II. Os fatos transgressores tentado (vv. 6- 8 ).
III. Os infratores colocadas (vv. 9-10 ).
IV. Depois de ser convocado, condenado (vv. 11-13 ).
V. Uma vez condenado, sentenciado (vv. 14-19 ).
VI. Depois de condenado, o alívio em sua situação (vv. 20-21
).
VII. Apesar deste alívio, o julgamento é executado em parte
(vv. 22-24 ).
E se não para as instruções dadas misericordiosos aqui em
uma redenção que é realizar a semente prometida, eles, e todos os degenerados e
raça culpada, que teria sido abandonado ao desespero eterno.
I. O tentador, o diabo, na forma e semelhança de uma
serpente. Versos 1-5
1. É alguma coisa que
era o diabo que seduziu Eva. O Diabo e Satanás, a antiga serpente ( Apocalipse
12: 9. ), um espírito maligno; pela criação de um anjo de luz e assistente de
imediato para o trono de Deus; mas, por seu pecado, ele se tornou um apóstata
de seu primeiro estado e um rebelde contra a realeza e dignidade de Deus. Ele
sabia que não poderia destruir a humanidade, a não ser com a sedução e engano.
Portanto, o jogo que Satanás teve que jogar era chamar a nossos primeiros pais
ao pecado e assim separá-los de seu Deus. Toda a raça humana estava aqui, por
assim dizer, um pescoço e do pescoço Satanás aplicou o golpe.
2. Foi o diabo em forma de serpente. (A) Muitos perigosas
tentações assaltar-nos vestidos cores alegres e bonitos, eles não têm a espessura
da pele, e parece vir a nós a partir de cima; porque Satanás pode aparecer como
um anjo de luz. E (B), pois é uma destreza. Temos muitos exemplos da astúcia da
serpente. Note-se que não há nada mais para servir o diabo e seus interesses
astúcia diabólica.
II. A pessoa tentada foi a mulher que agora estava sozinho,
a alguma distância do seu marido, mas perto da árvore proibida.
Isso prova a astúcia do diabo.
1. Atacar com suas tentações para o vaso mais fraco.
2. Sua tática era entrar em uma conversa com ela enquanto
ela estava sozinha. Há muitas tentações a que a solidão dá grande vantagem,
enquanto a comunhão dos santos contribui muito para fortalecer e protegê-las.
3. Levou para encontrá-lo perto da árvore proibida, e,
provavelmente, dar uma olhada no fruto, apenas para satisfazer sua curiosidade.
Aqueles que não querem comer o fruto proibido não deve aproximar-se da árvore
proibida.
4. Satanás tentou Eva, através dela, para tentar Adão.
III. A mesma tentação e a gimmick de processamento
Que diabo significava era convencer Eva a comer do fruto
proibido; e para conseguir isso, ele usou o mesmo método que eu sempre usei.
Ele questionou se era ou não pecado (v. 1 ). Ele negou que houvesse qualquer
perigo nele (v. 4 ). Ele sugeriu que implicou muitas vantagens (v. 5 ). Estes
são os lugares comuns usados.
1. Ele questionou se era pecado ou não comer desta árvore, e
se ele foi realmente fruto proibido.
A) Ele disse à mulher: É assim que Deus disse: 'Você não
deve comer ... As primeiras palavras insinuado algo dito antes, talvez algum
pensamento a própria Eva tinha feito e Satanás aproveitou para incorporá-lo em
sua pergunta. Olhe aqui: (a) Que ele não revela seus planos no início, mas uma
pergunta, inocente à primeira vista: "Eu ouvi rumores; diga-me, não é?
Realmente Deus tem proibido de comer desta árvore? "(B) cita o mandato
falaciosamente, como proibição de comer, não só a árvore, mas de todos. (C) parece
falar e insultos reprova sua timidez em mulheres mexer com essa árvore. (D) É
estratagema ardiloso de Satanás para manchar a reputação da lei divina,
passando através incerto ou não razoável, a fim de atrair as pessoas para o
pecado.
B) Em resposta a tal pergunta, ela dá um relato completo da
lei sob a qual eles estavam (vv. 2-3 ). Note-se aqui: (a) Foi uma fraqueza da
mulher entrar em conversa com a serpente. É muito perigoso para lidar com a
tentação, quando deveria ser imediatamente rejeitado com desprezo e
repugnância. O parlamento guarnição se envolve com o inimigo está perto de
rendição. (B) Foi um sinal de sabedoria para considerar a liberdade que Deus
lhes havia concedido. "Sim, ela diz.
O fruto das árvores do jardim podemos comer. 'Graças ao nosso Criador, temos licença para
comer o suficiente em abundância e variedade. "(c) Um teste de resolução
foi de aderir ao mandato, e repetir fielmente, como era certeza inquestionável:
"Nós não devemos comê-lo: portanto, não tocá-lo. É proibida no mais alto
grau, e a autoridade da proibição é sagrada para nós "(d) parece hesitar
um pouco sobre a ameaça, porque tudo o que ele diz é." Por que você vai
morrer "ou" para que não morrer.
2. O Diabo nega que haja qualquer perigo nele, e insiste em
que, mesmo que pudesse levar à violação de uma disposição que não iria sofrer
qualquer penalização " Você certamente não morrerás "(v. 4 ). Poderia
dizer: (A) "Não é algo que você vai lá para morrer" -como alguns,
pensar. Satanás ensina os homens primeiro a duvidar e depois negar; primeiro
faz os céticos, e, portanto, torna gradualmente ateus. OU (B) "É verdade
que você não vai morrer", como os outros pensam. Satanás diz que a sua contradição
com a mesma linha de firmeza com que Deus havia ratificado a sua ameaça. Então
Satanás escondeu sua própria miséria para atraí-los a ele; e siga os pecadores
enganar por sua própria ruína. A esperança de que a impunidade é o grande apoio
de toda injustiça.
3. Em seguida, promete os benefícios de comer-lo (v. 5 ).
Ele não teria sido capaz de persuadi-los a assumir o risco de ruína, se não
eles teriam sugerido a possibilidade de melhoria.
A) Ele sugere que as
grandes vantagens obtidas por comer essa fruta. E assim a tentação sob estado
puro temperado em que foram agora oferecendo prazer e satisfação intelectual.
Eles eram como a isca que escondia o seu gancho. (A) " deve abrir os olhos
"; "Vai ter muito mais poder e prazer da contemplação do que agora
você tem; penetreis no fundo das coisas muito mais profundamente do que você
pode agora ". (B) " Sereis como Deus "," como Elohim ,
deuses poderosos; não só onisciente, mas também onipotente. " (C) "
Conhecendo o bem e o mal , ou seja, tudo deseéis sabe.
"Para cimentar
esta parte da tentação, abusa do nome dado a esta árvore: perverteu o seu
significado, como se a árvore fosse para fornecer um conhecimento especulativo
cheio de classes e origens do bem e do mal a natureza. E (d) tudo isso de
imediato: " O dia em que comerdes desse fruto , encontrar uma mudança
repentina e imediata para o melhor. "
Com todos esses avanços, as tentativas de produzi-los: Primeiro, a
insatisfação com sua situação atual. Em segundo lugar, a ambição de ser
promovido, como se eles estavam aptos para serem deuses.
B) Ele sugere que
Deus não tem nenhum bom propósito sobre eles, proibindo esta fruta, como se ele
não se atreveu a permitir-lhes de comer desta árvore, porque então você sabe
sua própria força, e que eles seriam capazes de competir com Deus. No entanto:
(a) Esta foi uma grande afronta a Deus, e o maior indignidade que poderia
hacérsele; uma vergonha para o seu poder, como se tivesse medo de suas
criaturas; e, muito mais, uma vergonha para a sua bondade, como se ele odiava o
trabalho de suas mãos e não queria ver as pessoas felizes que ele mesmo havia
criado. (B) Era uma armadilha perigosa para os nossos primeiros pais, que
tendem a alienar as suas afeições de Deus.
Satanás, eventualmente, atinge o seu alvo, e o forte é tomado
por suas artimanhas. Versos 6-8
I. Os incentivos que os levaram a transgredir. 1. Eles não
vejo mal nenhum nessa árvore, mais do que qualquer um dos outros. Parecia tão
bom como qualquer outro alimento para ele, e por que ele havia proibido que
fossem isso ao invés de qualquer outro? Às vezes caímos em armadilhas
traiçoeiras por um desejo desordenado de dar satisfação aos nossos sentidos.
Foi muito cobiçado, só porque ele proibida. Para nós (isto é, em nossa carne,
em nossa natureza corrupta) habita um espírito estranho de contradição. Nitimur
em vetitum ( Queremos o que é proibido ).
2. Eva imaginou que havia mais força nesta árvore que
qualquer outro, que não só não tem que ser temido que era desejável para
adquirir sabedoria. Note como o desejo de conhecimento desnecessário em uma
falsa noção de sabedoria, revela-se nociva e destrutiva para muitos. Nossos
primeiros pais, que sabiam muito, não sabia disso, que eles sabiam o
suficiente.
III. Os passos da transgressão, não para cima, mas para
baixo. 1. Eu vi. Ele deveria ter virado os olhos para contemplar a vaidade; mas
fica em tentação e olhar para marcar o fruto proibido. Note-se que muitos
pecados chamar a atenção. Dois. Ele tomou. Foi um ato de sua própria
iniciativa.
Foi o diabo que o pegou e colocou-o na boca, de bom grado ou
pela força, mas ela tomou. Satanás pode tentar, mas ele não pode forçar; pode
convencer-nos de que nós jogamos o vazio, mas não podemos nos lançar a si mesmo
( Mateus 4 ).
4. Ele comeu. Talvez quando ela olhou, não tentando levá-la;
e quando ele o pegou, tentou comê-lo; mas este foi o resultado. Note-se que o
caminho do pecado é baixo; uma pessoa não pode suportá-lo quando quiser.
Você tem que apagar as primeiras emoções do pecado e parar
antes de ele se
divertir. principiis prejuízo ( Destrua o mal pela raiz ).
Abril. Ela também deu a seu marido, que comeu. Deu-la, com os mesmos argumentos
persuadir a serpente tinha usado com ela, acrescentando que ela tinha comido e
descobriram que, longe de pode ser mortal, foi extremamente agradável e
divertida. Como era o diabo, bem Eva, logo que era pecado, era também uma
mulher sedutora.
5. Ele comeu, superada pela insistência de sua esposa.
Negligenciar a árvore da vida, o que era permitido comer, e comer da árvore do
conhecimento era proibido, mostrou claramente o desprezo pelos favores que Deus
lhe tinha dado, e uma preferência para o que Deus sabia que não era certo para
ele. Eu queria ser um escultor e mestre de si mesmo, de ter e fazer o que você,
por favor; seu pecado era, em uma palavra, de desobediência ( Rom. 5:19 ).
Sendo a natureza humana inteiramente contido em nossos primeiros pais, e não
poderia ser transmitida por eles depois, mas sob a imputação de culpa, vergonha
e mancha doença hereditária do pecado e da corrupção. Podemos então dizer que o
pecado de Adão não envolvem uma série de danos?
III. As consequências imediatas da transgressão.
1. A vergonha tomou-os de surpresa (v. 7 ).
A) A forte condenação
em que caiu dentro de si: seus olhos estavam abertos . Não são os olhos do
corpo, mas da consciência; seu coração feriu pelo que haviam feito. Agora,
quando já era tarde demais, percebeu a loucura de ter comido o fruto proibido.
Eles viram a felicidade que tinha caído, e a miséria que tinha precipitado.
Eles viram uma lei em seus membros, guerreando contra a lei da sua mente. O
texto nos diz que eles sabiam que estavam nus, ou seja, (a) eles foram
despojados, privado de todas as suas honras e delícias do estado paraíso. Eles
estavam desarmados; sua defesa foi longe deles. (B) Eles tinham vergonha. Eles
estavam nus contra o desprezo e reprovação do céu, da terra e sua própria
consciência. Note-se aqui, em primeiro lugar , quanto a vergonha e ansiedade
envolve pecado; causando danos onde quer que ele suporta.
Em segundo lugar , o enganador Satanás. Ele disse aos nossos
primeiros pais, quando tentou-los, eles iriam abrir os olhos; e assim eles
foram, e não como eles entenderam los; foram abertos para a sua vergonha e
arrependimento.
B) O recurso miserável que serviram para atenuar essa
convicção, e de defender contra ele: eles costuraram folhas de figueira (talvez
trançados) e para cobrir pelo menos parte de sua confusão mútua.
Fizeram para si aventais. Note-se aqui que ordinariamente é
a loucura de pecar. (A) Faça todos os esforços para andar mais para salvar a
face perante os homens o perdão de Deus. (B) Que os homens inventam desculpas
para cobrir ou diminuir seus pecados, são vãs e frívolas.
Como os aventais de folhas de figueira, nunca resolver o
problema, mas sim mimada; A vergonha é tão obscura, é mais vergonhoso ainda.
2. Imediatamente após
comer o fruto proibido apreendido-los medo (v. 8 ).
Olhe aqui: (A) Qual foi a causa e ocasião de seu medo: Eles
ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia. Foi a
chegada do juiz o que os assustou, mesmo que veio de uma forma que só poderia
assustar as consciências culpadas. Ele veio na viração do dia, não à noite,
quando todos os medos são o dobro, ou o dia realmente quente, ele não veio
diante do ardor da sua ira. Eles ouviram a sua voz, e foi, provavelmente, uma
pequena voz que apito com que Elias disse à sua presença. (B) Qual foi o efeito
e as provas de seu medo: Eles se esconderam do SENHOR Deus, o que é uma mudança
triste -. Deus tornou-se algo terrível para eles, e por isso não é
surpreendente que eles haviam se tornado terrível para si. Sua própria
consciência acusou-los e colocá-los para o pecado em suas próprias cores. Suas
folhas de figueira traiu e não pagar-lhes qualquer serviço. Sabendo culpado,
não se atreveu a ir a julgamento, mas se escondeu para escapar da justiça.
Note-se aqui, (a) a falácia do tentador. Eles prometeram que seria seguro, e
agora eles não podem sequer imaginar; Ele lhes havia prometido que iria receber
conhecimentos, mas agora estão perdidos e não sabem sequer onde se esconder,
tinha-lhes prometido que eles seriam como deuses, grandes, corajosos e ousados,
e como os criminosos são apanhados. (B) A Loucura dos pecadores a pensar que
possível ou desejável para se esconder da presença de Deus. (C) O medo que
acompanha o pecado. Todos os que ocorrências surpreendentes temor de Deus, as
acusações da consciência, com a proximidade de problemas, aos assaltos das
criaturas inferiores, e ser apanhado pela morte, as coisas comuns entre os
homens, é um efeito do pecado.
A localização destes desertores diante do justo Juiz.
Versículos 9-10
I. A questão alarmante assediado Deus Adão e deteve-o: Onde
você está? Não, em que lugar, mas em que condições. "Isso é tudo que você
tem que comer o fruto proibido?"
Nota: 1. Esta afirmação fez Adão poderia ser visto como uma
perseguição benevolente, como um refinamento, a fim de restaurar.
Nota: 2. Se os pecadores considerem não tem certeza para
onde se virar para Deus iria descansar.
II. A resposta tremendo que Adão deu a esta pergunta: Ouvi a
tua voz no jardim e tive medo (v. 10 ). Não nos responsabilizamos por sua
culpa, mas de alguma forma ainda confessa para expressar seu medo e vergonha.
Os infratores são condenados por culpa por sua própria
confissão, e ainda assim, eles tentam fazer desculpas e atenuantes culpa dele.
Versos 11-13
I. Como foi essa confissão extraída deles. Deus só falou com
o homem, Quem te mostrou que estavas nu? (v. 11 ). "Como você chegou a
sentir a sua nudez e vergonha" Você comeu da árvore que eu te havia
proibido de comer? Embora Deus conhece todos os nossos pecados queremos ouvir
de nossos lábios e exige de nós uma sincera confissão deles; Ele não é para ser
informado, mas para nos humilhado. A questão para a mulher era a seguinte: O
que você faz? (v. 13 ). Note-se que cabe aqueles que comeram o fruto proibido,
e especialmente aqueles que têm seduzido os outros para comê-lo também
considerar seriamente o que eles fizeram. Ao comer o fruto proibido, temos
ofendido grande e amar a Deus. Para seduzir os outros para comê-lo fazer o
trabalho mal, somos culpados de pecados dos outros e cúmplices de sua ruína.
II. Como eles tentaram atenuar sua culpa, confessando seu
pecado. Eu não pedi nenhum da culpa baixado. Ao invés de admitir a gravidade do
seu pecado e vergonha dele, dar desculpas para os outros e culpa elenco e
descrédito. 1. Adam coloca toda a culpa em sua esposa. Saiba daqui a menos
atraídos para o pecado pelo que ele não deve remover-nos do juízo; desde então,
agimos contra a nossa consciência, ou para agradar a Deus desagrademos melhor
amigo que temos no mundo. Mas isso não é o pior. Adam não só lança a culpa
sobre a sua esposa, mas se expressa de modo que começa a tacitamente Deus. Ele
sugere que Deus tem sido cúmplice no pecado, porque ele deu uma mulher que lhe
deu o fruto. Há uma tendência estranha para aqueles que são tentados a dizer
que eles são tentados por Deus, como se o nosso abuso dos dons de Deus para ser
uma desculpa para nossas violações da lei de Deus. 2. Eva, por sua vez, toda a
culpa à serpente: A serpente me enganou . O pecado é como um voraz que ninguém
se atreve a tomar sinal de que algo vergonhoso. Saiba a partir daqui: (A) que
as tentações de Satanás são todos engano puro, todos os argumentos são
falaciosos e todas as suas seduções, enganos. O pecado nos engana e para
enganar, enganar-nos. É pelo engano do pecado no coração (v. Hardens Rm 07:11.
, eu tenho 3:13. ). (B) A astúcia de Satanás não nos justifica em nosso pecado,
tentador que seja, nós somos pecadores; e, de fato, é a nossa própria
concupiscência, que atrai e seduz ( Tg. 1:14 ).
Deus imediatamente procede a pronunciar; e, nestes versos, a
cobra começa (onde o pecado começou), porque ele já foi condenado por rebelião
contra Deus. Versos 14-15
I. A sentença proferida contra o tentador pode ser
considerada como dirigida à serpente. Os instrumentos do diabo devem compartilhar
o castigo do diabo. No entanto: 1. A serpente é colocado aqui, sob a maldição
de Deus . Maldito você está acima de todas as feras Uma astúcia diabólica
mostra muitas vezes ser uma maldição para o homem, e o mais astuto são homens
para fazer o mal, maior o dano que eles fazem. 2. É colocado aqui sob a censura
e inimizade por parte do homem. (A) Você será sempre considerado como uma
criatura vil e desprezível. Seu crime foi tentadora Eva a comer a coisa errada;
seu castigo foi ter de comer o que você não quer:Pó comer . (B) Você vai ser
sempre considerada como uma criatura nociva e venenosa, e um objeto digno de
ódio e repulsa. A cobra é prejudicial aos seres humanos, e às vezes dói no
calcanhar, porque ele não pode ficar acima; Além disso, somos levados como
morder os calcanhares do cavalo ( Gn. 49:17 ).
Mas o homem é cobra vitorioso e feridas na cabeça, isto é,
ele atinge uma ferida mortal, com a intenção de destruir toda a raça de
víboras. Esta frase pronunciada sobre a serpente é grandemente fortalecida pela
promessa de Deus ao seu povo sobre o leão e a cobra vai intensificar ( Salmo
91:13. , e que de Cristo aos seus discípulos): Eles pegarão em serpentes ( Mr.
16:18 ). Note aqui que a serpente e a mulher recentemente havia sido tratada
com grande familiaridade e amizade discutir o fruto proibido, os dois chegaram
a um acordo admirável; mas aqui parecem irremediavelmente em desacordo. Observe
como pecaminosa amizades só acabam em inimizade mortal; que se unem no mal não
será anexado por muito tempo.
II. Esta declaração pode ser vista como dirigida contra o
diabo, que levou a cobra só aparecendo como um veículo em que ele continua a
ser o principal agente.
1. Um palavrão perpétua aqui é fixa neste grande inimigo de
Deus e do homem. Sob a capa da cobra, aqui ele está condenado a ser:. (A)
Degradadas e amaldiçoado por Deus ! Como caíste, ó Lúcifer ( Is 14:12. ). Eu
queria estar acima de Deus, e liderou uma rebelião contra ele, é apenas exposto
aqui ao desprezo, e Deus humilha aqueles que se recusam a se humilharem. (B)
detestado e odiado por toda a humanidade. Aqui está condenada a um estado de
guerra e inimizade irreconciliável. (C) Destruído e arruinado no passado pelo o
grande Redentor , indicado pelo hit na sua cabeça. Sua vontade político astuto
frustrado tudo isso, e ser usurpou o poder completamente esmagado.
2. Começou uma briga
perpétua entre o reino de Deus e o reino do diabo entre os homens. O resultado
desta inimizade é: (A) O conflito contínuo entre a graça e silte no coração dos
filhos de Deus. (B) A luta contínua que existe neste mundo e entre os ímpios e
os deuses.
3. Aqui está uma graciosa promessa de Cristo é, como o
libertador do homem caído do poder de Satanás. Eles ouviram e nossos primeiros
pais, que, sem dúvida, vi que eles abriram uma porta de esperança. Este foi o
amanhecer do dia do Evangelho. Assim que eu vi a ferida, estava previsto e
revelou o remédio. Eles relataram três coisas a respeito de Cristo aqui: (A)
Sua encarnação, como era para ser a semente da mulher , a semente da mulher;
portanto, sua genealogia em Lucas 3 está de volta para mostrar que ele é o
filho de Adão, mas Deus dá às mulheres a honra de chamar bastante sua semente,
porque ela era o diabo que tinha enganado e quem Adão culpou ; em que Deus faz
a Sua graça, como se a mulher era a primeira na transgressão, criar os filhos
serão salvos (como alguns de leitura), ou seja, através da semente prometeu que
descem a partir dele ( 1 Tm. 2:15).
Também seria apenas descendentes do sexo feminino de uma
virgem. (B) Seus sofrimentos e morte, indicados por a ferida no calcanhar por
Satanás, ou seja, na natureza humana. Satanás tentou Cristo no deserto para
fazer você cair em pecado; e alguns pensam que era Satanás que aterrorizava
Cristo em sua agonia para levá-lo ao desespero. Foi o diabo que posto no
coração de Judas para trair Cristo em Pedro negar, nos principais sacerdotes
para processá-lo nas falsas testemunhas para acusá-lo, e Pilatos a condenar a
tomar este o objetivo de arruinar a salvação para destruir o Salvador; mas,
pelo contrário, foi através de sua morte, como Cristo anulou que tinha o poder
da morte ( Hb. 2:14 ).
O calcanhar de Cristo foi ferido quando seus pés foram
perfurados e pregado na cruz e os sofrimentos de Cristo são continuados nos
sofrimentos dos santos por nome ( Col. 1:24 ). O diabo tenta-los, lança-nos na
prisão, persegue e mata-los, e, portanto, fere o calcanhar de Cristo, que é
afligido nas aflições deles.
Mas, enquanto o calcanhar é ferido no chão, é bom que a
cabeça está seguro no céu. (C) A conseqüente vitória sobre Satanás. Satanás já
tinha pisado e abusado mulheres; mas a semente da mulher havia de vir na
plenitude do tempo para triunfar sobre ele ( Col 2:15 ). Ele te ferirá a cabeça
, isto é, destruir todas as suas táticas e todos os seus poderes, e
completamente transtornado seu reino e seus interesses. Cristo frustrou as
tentações de Satanás; Sua morte foi um golpe fatal para o reino do diabo, uma
ferida na cabeça deste animal, que nunca será curada.
A sentença pronunciada contra a mulher pelo seu pecado.
Verso 16
I. É colocado aqui em um estado de tristeza, que
especificado apenas um detalhe, o da educação dos filhos; mas inclui tristeza e
medo. Note-se que pecado trouxe tristeza para o mundo; se tivéssemos sabido
falha, não teríamos conhecido a tristeza. Não admira que os nossos sofrimentos
são aumentados quando nossos pecados são aumentados, porque ambos incluem
muitos tipos de males. As dores de rolamento infantil e educação dos filhos se
multiplicam e se as crianças vêm perverso e insensato, que estão a ser um
fardo, mais do que nunca, para quem deu à luz.
II. Esposas, sede submissas a vossos maridos sede ( Ef. 5:22
). Mas a entrada do pecado fez este dever de um castigo, que de outra forma não
teria existido. Se Eva não tivesse comido o fruto proibido e havia tentado o
marido a comer do que nunca poderia reclamar sobre seu assunto, portanto,
embora seja difícil, nunca ninguém deveria reclamar sobre isso, em vez disso,
deve ser motivo de reclamação é o pecado, que fez assim. Aquelas mulheres que
não só desprezam e desobedecem seus maridos, mas a assenhorear-se deles, eles
sentem que não são apenas violar a lei divina, mas também se opõem a uma
sentença divina.
III. Observe aqui como, neste juízo, a misericórdia é
misturado com raiva. A mulher vai ter dor, mas vai dar à luz filhos, e será
esquecido da aflição, pelo gozo de haver um homem nascido ao mundo ( Jo. 16:21
). A frase não é uma maldição para a ruína, mas uma punição para trazê-los ao
arrependimento.
A sentença pronunciada sobre Adão, precedido por um resumo
do caso.Versos 17-19.
I. Deus destaca o seu desagrado em Adão, em três aspectos:
Morada terrena 1. Adam continua amaldiçoado com esse julgamento.
Maldita é a terra da terra por tua causa ; e o efeito desta maldição é: te
produzirá espinhos e abrolhos para você. Os bons frutos que a terra pode
produzir a seguir, serão removidos pela engenhosidade e esforço do homem.
No entanto, esta afirmação também tem uma dose de
misericórdia, porque: (A) Adam si não é amaldiçoado como era a serpente (v. 14
). Bênçãos que Deus tinha reservado para ele. (B) Adam permanece acima do solo.
A terra não abrir a boca para engoli-lo, embora tenha se deteriorado a sua
beleza original e fecundidade.
2. Todas as tarefas e prazeres você é amargo
A) O seu trabalho
agora será cansativo, uma vez que haverá a comer o pão com o suor de seu rosto
(v. 19 ). Sua ocupação antes do pecado foi um prazer constante para ele; O
jardim foi tão bem temperada sem fadiga ou dificuldade. Se Adão não tivesse
pecado, não teria suado. O trabalho é um dever que deve cumprir fielmente.
B) A comida deve ser a seguir (compare com seu estado
anterior) difícil e desagradável para chegar. Com dor (v. 17 ) e com o suor de
seu rosto (v. 19 ), não vai comer. Todos, até mesmo o mais feliz do mundo, tem
algumas mitigações para os seus prazeres: máquinas de doenças, catástrofes e
mortalidades de várias maneiras, entrou no mundo com o pecado e continuar
saqueando. Mas também nesta parte da instrução, uma dose de mercê. Você vai
suar, mas seu cansaço se tornar mais acolhedor o seu descanso; ao retornar à
sua terra e à sua cama, ele terá uma difícil, mas não morrer de fome; tem dor,
mas esta dor vai comer o pão, o que irá fortalecer seus corações sob suas
sentenças.
3. Sua vida também será cortado. Considerando os problemas
que vai estar cheio de seus dias será um favor que são poucos. Mas embora a
vida é desconfortável, morte, terrível para a natureza humana, vai coroar sua
sentença: " Você vai voltar para a terra, pois dela foste tirado ";
seu corpo, a parte de você que foi tirada do solo argiloso, voltará ao seu
lugar de origem; pois tu és pó. "Seu corpo será deixado para a sua alma, e
se tornará um montão de ruínas; e ser alojados no túmulo, que é onde ele
pertence, para misturar com o pó da terra " nosso pó ( Sl 104: 29. ). A
terra, a terra; pó ao pó . Note-se aqui que: (A) O homem é uma criatura vil e
frágil,pequena como a poeira, poeira insignificante colocado na balança, leve e
ligeiramente mais suave do que a vaidade em pó; e fraco como poeira, sem
consistência; (B) é uma criatura morrer mortal. O maior homem é senão uma massa
de poeira e deve voltar para a terra; (C) O pecado trouxe a morte no mundo. Se
Adão não tivesse pecado, ele teria morrido ( Rom. 5:12 ).
II. Não devemos perder de vista esta frase repassados nossos
primeiros pais, sem ter considerado primeiro duas coisas: 1. Como são
adequadamente representadas as tristes conseqüências do pecado na alma de Adão
e sua raça pecadora. Apesar de apenas as misérias que afetam o corpo
mencionado, no entanto, eram um sinal de misérias espirituais, e, assim, a
maldição entrou na alma. (A) As dores de parto de uma mulher representando os
terrores e angústia de uma consciência culpada, despertos para o sentido do
pecado. (B) O estado de sujeição à mulher foi reduzido representa a perda da
liberdade e da deterioração do livre arbítrio espiritual, que são o resultado
do pecado. (C) A maldição pronunciada sobre a esterilidade da terra e
conseqüente produção de espinhos e cardos são uma representação adequada de
tudo de bom esterilidade e fertilidade para todas as coisas ruins são as
condições de uma alma corrupta e pecaminosa. (D) A fadiga e suor falam da
dificuldade que experimenta por causa da fraqueza da carne, a serviço de Deus e
no exercício de piedade.
2. Como maravilhosamente estrelou ao lado de esta frase
pronunciada contra nossos primeiros pais a satisfação que Jesus realizou por
Seu sofrimento e morte. (A) o pecado entrou no trabalho de parto? Nós lemos em
Isaías 53:11 da aflição da alma de Cristo. (B) Eu vim sujeição ao pecado?
Cristo foi colocado sob a lei ( Gal. 4: 4 ). (C) veio com a maldição do pecado?
Cristo foi feito maldição por nós , ele morreu uma morte maldita ( Gal. 3,13 ).
(D) o pecado entrou os espinhos? Ele foi coroado de espinhos para nós. (E) o
pecado entrou no suor? Ele suou para nós como grandes coágulos de sangue. (F)
Eu vim com dor pecado? Ele era um homem de dores; sua alma foi, em sua agonia,
oprimido por uma tristeza mortal. (G) entrou com pecado a morte? Ele tornou-se
obediente até a morte. Assim, o curativo cura ainda é maior do que a ferida
causada pelo pecado. Bendito seja Deus, por nosso Senhor Jesus!
Verso 20 = Ao ser posta ao homem de Deus chamado Adam , que
significa terra vermelha , Adam vai agora colocar o nome da mulher Eva , que
significa vida . Então Adam é nomeado depois que o corpo mortal; Véspera da
alma vivente. A razão é: porque ela era a mãe de todos os viventes, ou seja,
toda a humanidade futura. Antes que ele tinha chamado Ishah = Varona , no seu
papel de esposa, agora chamada Eva = vida , no seu papel de mãe. No entanto: 1.
Se isso foi feito por orientação divina, foi um sinal do favor de Deus, e um
selo de sua aliança com a humanidade e deu-lhes a garantia de que a
irreversibilidade dessa bênção dada à primeira: Sede fecundos e multiplicar .
Foi também uma confirmação da promessa, agora que a semente da mulher, esta
mulher teria de ferir e esmagar a cabeça da serpente. 2. Se Adão fez sua
própria iniciativa, era um sinal de sua fé na palavra de Deus: (A) Na bênção
que incluiu um perdão, deixando vivos tais pecadores que eles eram os pais de
todos os seres vivos; (B) Na bênção que incluía a promessa de um Redentor, a
semente prometida, o que parecia aludir a Adam, chamando sua esposa Eva, mãe de
todos os viventes, assim como havia se tornado, pelo pecado, uma mãe de todos
os mortais.
Verso 21 = Mais um
exemplo do cuidado de Deus sobre os nossos primeiros pais, não obstante o seu
pecado. Durante a imposição de um corretivo seus filhos desobedientes, mas não
os deserdados, mas como um pai amoroso fornece-lhes apoio nas plantas do campo,
e vestindo casacos de pele.
Devemos ser gratos a Deus, não só porque fornece alimentos,
mas também porque procura vestido ( Gn. 28:20 ). Lã e linho são suas, tanto
quanto trigo e vinho ( Hos. 2: 9 ). Adão e Eva tinham sido costurados ou
trançado, aventais de folhas de figueira, cobrir muito estreito para embrulhar
( Isa. 28:20 ).
Assim são todos os trapos da nossa própria justiça. Mas Deus
fez túnicas, largos, fortes, duráveis, e de couro apropriado; tal é a justiça
de Cristo. Portanto colocar no Senhor Jesus Cristo.
Versos 22-24 = Uma vez que a sentença pronunciada contra os
infratores têm aqui a execução parcial do mesmo, fez-los imediatamente.
Como eu só aparecendo agora em desgraça e vergonha diante de
Deus e os anjos com a mistura sentença divina de amargura e ironia sobre o
triste resultado de sua ambição pecaminosa: Eis que o homem se tornou como um
de nós, conhecendo o bem e o mal! Uau, o que é um bom candidato para Deus! Isto
é o que Deus disse para despertar e humilhá-los, levando-os a perceber o seu
pecado e loucura, e arrependimento sincero. Assim, Deus enche o rosto com
vergonha, que buscam o seu nome ( Sl. 83:16 ). A confusão se estabelece para a
conversão.
II. Como exatamente foram demitidos e expulsos do paraíso
1. A razão pela qual Deus levou o homem para fora do
paraíso. Não foi apenas porque ele colocou a mão e tinha tomado da árvore do
conhecimento, mas também para não alongar novamente sua mão, e tome também da
árvore da vida, então, suportar viver para sempre. Com o primeiro Adão caiu em
pecado por desobedecer a Deus; com este último, ele tentou fazer a sentença de
morte que Deus havia se manifestado contra a hipótese nula. De fato, um pecador
rebelde, Se eu pudesse ser imortal, seria um monstro e terror constante do
universo.
2. O método de Deus tomou para expulsar e excluir do Paraíso
aos nossos primeiros pais. Ele decolou e realizou fora.
A) expulsos do jardim encantador de terra municipal. Isto
indica exclusão, e que da sua raça, da comunhão com Deus, que era a felicidade
e glória do paraíso. Seu relacionamento com Deus foi revogada e perdeu, e que a
comunicação tinha sido estabelecida entre o homem e o seu Criador foi
interrompido e quebrado. Mas onde o enviou para expulsá-lo do Éden? Eu poderia
ter apenas jogado para fora do mundo ( Jó 18:18 ), mas apenas jogou-o para fora
do jardim. O homem foi enviado para cultivar a terra que havia sido tomada.
Ele foi enviado para um local de trabalho, não é um lugar de
tormento. Ele foi jogado para a terra não para o túmulo; oficina, não para a
prisão; para assumir um arado, não arrastando uma corrente. Seu trabalho no
campo seria recompensado com o consumo de seus frutos, e seu relacionamento
contínuo com a terra de onde ele veio se destinava a melhorar você humilde e
lembrá-lo para a vida.
Note-se, portanto, que, mesmo quando nossos primeiros pais
foram excluídos dos privilégios do seu estado de inocência não foram deixados
em desespero, para os fins amorosos de Deus deu-lhes um julgamento segundo
estado sob novas condições.
B) estendeu, privando-os de toda a esperança de retornar ao
paraíso porque ao oriente do jardim do Éden, um destacamento de querubins , os
anfitriões de Deus armado de um poder terrível e irresistível, para guardar o
caminho que conduzia à árvore da vida de modo que eles não podiam invadir e
tomar de assalto a árvore.
Com isso, você será intimado a Adão: (a) Deus
estava descontente com ele, (b) que os anjos estavam em guerra com ele; não
havia paz possível com o exército celestial, enquanto ele estava em rebelião
com eles e nosso Senhor. (C) que o caminho para a árvore da vida foi fechado,
ou seja, a maneira de inocência primitiva em que foi colocado o criado e o
homem caminhando antes do pecado. Daquele momento em diante era inútil para ele
e esperar por sua vida, a justiça e a felicidade sob a primeira aliança, como
era irremediavelmente quebrado.Estamos todos perdidos se somos julgados por
aquela primeira aliança. Deus revelou esta a Adão, não para induzi-lo ao
desespero, mas para reanimá-lo e forçá-lo a buscar a felicidade na vida e
através de quem a semente prometida deveria ser retirado espada flamejante.
Deus e seus anjos estão nos reconciliou quando, para o trabalho da Cruz, é
consagrado e colocou diante de nós um novo e vivo caminho para o lugar santíssimo.
SUBSÍDIO PARA O PROFESSOR
Durante séculos tem sido dito que o terceiro capítulo do
Gênesis é o mais trágico da Bíblia. Ele trata da queda de Adão e Eva, e, por
extensão, de toda a raça humana. Satanás incitou Eva a desobedecer a Deus e
provar do fruto que o Criador proibira. A tentação, não dominada, conduziu à
queda fatal e à ruína integral.
1. A TENTAÇÃO QUE PRECEDEU A QUEDA
Em Gênesis 3.6 lemos que três desejos pessoais de Eva foram
envolvidos na tentação que lhe sobre- veio quando do seu encontro com a
serpente, na condição de instrumento de Satanás.
1. O desejo de
alimentar-se. Aí entrou em evidência o apetite físico. Eva viu que a árvore era
boa como alimento. Parecia ser urna boa comida. Mas, como envolvia um ato de
obediência, Eva cedeu à tentação e pecou, ao contrário de Jesus, que foi
igualmente tentado nessa área e venceu (Mt 4.4).
2. Desejo de possuir o que é belo. Esse desejo não é mau em
si mesmo, mas tornou-se pecado em Eva e torna-se em qualquer outra pessoa
quando almeja satisfazer esse desejo de maneira errada, contrária à vontade de
Deus.
3. O desejo de ser sábio e importante. Isto seria
perfeitamente normal se não escondesse uma armadilha de Satanás, procurando
afastar Eva e Adão da comunhão com Deus. A tentação não é pecado. Ela conduz ao
pecado quando a pessoa é atraída e enganada por sua própria concupiscência (Tg
1.14).
II. A PESSOA DO TENTADOR
Atualmente há milhões de pessoas que ousam negar a
existência do Diabo. A Bíblia porém ensina que ele é real; é um ser pessoal e
maligno. Vamos conferir.
1. Alguns títulos e nomes de Satanás. Ele aparece na Bíblia
sob vários nomes. Vejamos: acusador de nossos irmãos (Ap 12.10); adversário (1
Pe 5.8); dragão (Is 27.1; Ap 20.2); deus deste século (2 Co 4.4); inimigo (Mt
13.39); Belzebu (Mt 12.24); homicida (Jo 8.44); príncipe deste mundo (Jo
14.30).
2. Satanás é chamado de serpente. Este nome parece bem
apropriado ao agente das trevas tendo em vista o veneno mortífero do terrível
animal. São muitas as passagens bíblicas onde Satanás é chamado de serpente. Em
Apocalipse 12.9 e 20.2 ele é chamado de antiga serpente. Em Isaías 27.1 ele é a
serpente veloz e tortuosa. Em 2 Coríntios 11.3 ele é a serpente astuciosa.
3. Satanás é reconhecido como o tentador. O homem encontra
neste mundo tentadores de elevado teor de maldade, mas nenhum supera a Satanás
na arte de tentar. Leia as seguintes passagens: Mt 4.3; 1 Ts 3.5; Mc 1.13; 1 Cr
21.1.
III. CIRCUNSTANCIAS DA QUEDA
Como criatura de Deus, foi exigido do homem prestar
obediência ao seu Criador, o que reflete basicamente a soberania moral de Deus
e a livre agência do homem.
1. A transgressão da
Palavra de Deus (Gn 3.2,3). Satanás, usando a serpente, lança primeiramente a
dúvida e a incerteza no coração de Eva. Ele conhece o valor da Palavra de Deus
e que se o homem a transgride, toma-se indesculpável.
Em seguida, dentro da confusão que se estabeleceu em seu
coração Eva acrescenta algo à Palavra de Deus, mencionando a proibição de tocar
na árvore da ciência do bem e do mal, coisa que não consta da ordem de Deus
dada a Adão. Veja Gn 2. 16, 17.
Por último, a
serpente desafia a Palavra do Criador e tenta desacreditá-la, afirmando:
“Certamente não morrereis”, quando Deus havia dito que morreriam (Gn 3.4;
2.17).
2. A natureza da Palavra de Deus. Entre muitas outras
notáveis virtudes da Palavra de Deus, algumas merecem especial menção.
a) é a Palavra da
verdade (Tg 1.18; SI 119.160; J0 17.17);
b) é uma Palavra infalível (2 Pe 1.19; Is 40.8; Mt 5.17);
c) é uma Palavra perfeita (sL 19.7);
d) é uma Palavra firme ( Sl 93.5);
e) é uma Palavra viva e eficaz (Hb 4.12).
3. Nosso comportamento para com a Palavra de Deus. A fonte
de toda a nossa convicção religiosa está na Palavra de Deus. Da forma como a
tratamos depende a nossa vitória. a) devemos crer (Jo 2.22); b) devemos pó-la
no coração (Sl 119.11; Dt 6.6; 11.18); c) devemos obedecer (Mt 7.24; Lc 11.28;
Tg 1.22; Sl 119.67; Jo 17.6); d) devemos amá-la (SI 119.97, 113, 159, 167).
e Adão e Eva houvessem dado ouvido à Palavra de Deus e
levado a sério a consideração que ela merece, não teriam provado o caos
espiritual. O uso da Palavra de Deus pela serpente poderia ter sido também
empregado, em contrapartida, como arma espiritual por Eva, mas ela não o fez.
Foi bem diferente o exemplo do último Adão (Jesus Cristo), quando o diabo o
tentou no deserto (Mt 4.1-8).
4. O perigo da desobediência. Em Ef 2.2, Paulo adverte 5obre
o perigo de andarmos no espírito de desobediência que opera no mundo. São
inúmeros os prejuízos que a desobediência traz:
a) a desobediência provoca a ira de Deus (Si 78.10-40);
b) o desobediente perde o favor de Deus e suas bênçãos (1 Sm
13.14;’. 2.30; Jr 18.10);
c) a desobediência atrai maldição (Dt 11.28; 28.15);
d) os desobedientes terão seu justo castigo (Is 42.24,25; Hb
2S; Dn 9.10,11,14);
e) pela desobediência
de Adão muitos foram feitos peca- dores (Rm 5.19).
5. O valor da
obediência. No Sermão da Montanha, Jesus ao referir-se ao homem obediente,
disse: “É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem
fundo, e pôs os alicerces sobre rocha; e vindo a enchente bateu com ímpeto a
corrente naquela casa, e não pôde abalar, porque estava fundada sobre rocha.”
(Lc 6.48).
A obediência premia o
homem com muitas e ricas bênçãos:
a) a obediência é uma
característica dos santos (1 Pe 1.14);
b) a obediência é melhor que o sacrifício (1 Sm 15,22);
c) a obediência brota do coração (Dt 11.13; Rm 6.17);
d) os obedientes serão recompensados (Dt 11.27; Lc 11.28; Éx
23.22; Jr 7.23);
e) pela obediência de Cristo, muitos são feitos justos (Rm
5.19; Jo i5.i0 Hb 5.8).
IV. CONSEQUÊNCIAS DA QUEDA
1. Perversão. Com a prática do pecado, todas as faculdades
humanas tornaram-se moralmente pervertidas, como explicou Paulo em Romanos
1.29-32.
2. Juízo. Com o
advento do pecado, produzido pela quebra das leis de Deus, a raça humana se
tornou condenável diante de Deus (Rm 3.19). O juízo de Deus veio imediatamente
após o pecado.
a. Maldição sobre a serpente (Gn 114). “Então o Senhor Deus
disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a besta,
e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e o pó
comerás todos os dias da tua vida”.
b. Sofrimento sobre a mulher (Gn 3.16). “E à Mulher disse:
Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com orr terás filhos: e
teu desejo será para o teu mande, e ele te dominará”.
c). A sorte do homem (Gn 3.17- 19). “E a Adão disse:
Porquanto deste ouvidos á voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te
ordenei, dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás
dela todo o dia da tua vida. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te
tornes à terra.; porque dela foste tomado; porquanto és pó, e em pó te
tornarás.
d. A sorte da Terra (Gn 3.18). “Espinhos e cardos também, te
produzirá, e comerás a erva do campo”.
3. Morte. A sentença bíblica é sem apelação. No Antigo
Testamento se lê que a alma que pecar, essa morrerá (Ez 18.4). No Novo
Testamento está escrito que o salário do pecado é a morte (Rm 6.23). Por isso,
a morte foi uma conseqüência direta do pecado de nossos primeiros pais (Gn
2.17). E a morte surgiu em três dimensões: Morte física, morte espiritual e
morte eterna.
4. Vergonha (Gn 3.7).
5. Temor (Gn 3.8-10).
6. Discórdia (Ga 3.12,13).
7. Expulsão (Gn 3.22-24).
As folhas da figueira de nada serviram para cobrir a nudez
do casal. Elas simbolizam o esforço das religiões e das boas obras em favor da
salvação do homem, sem levar em conta a justiça de Cristo. Batismo, educação,
filosofia, dízimos, etc., nada disto repara a terrível queda do gênero humano.
Somente a graça de Deus, mediante a morte expiatória de Seu Filho Jesus Cristo,
pode salvar o homem que, pela fé, volta.se para Ele (Ef 2.8,9), pois “sem
derramamento de sangue não há remissão”. (Hb 9.22).
Viva vencendo sem ser enganado pelo pecado!!!
Boa aula!
Abraços.
Seu irmão menor.
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