Texto Áureo
“Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros, como já te mandei.” (Tt 1.5)
Verdade Prática
A igreja local deve subordinar-se à orientação de Deus, através de Sua Palavra, que é o “Manual de Administração Eclesiástica” por excelência.
LEITURA BÍBLICA
TITO 3: 4-14
A EPÍSTOLA A TITO
A carta a Tito tem data ao redor de 62 a 64, e deve ter sido escrita, portanto, durante a quarta viagem missionária de Paulo. Foi produzida na Macedônia (3.12). Tito não era judeu, mas grego, tendo sido ganho para Cristo por Paulo: Gálatas 2.1-3 e Tito 1.4. A decisão paulina de não circuncidar Tito está em consonância com Atos 15 e é um exemplo vivo do novo tempo do evangelho, de liberdade da lei (Gl 1.4). Não fosse esta carta seria ele um personagem obscuro, mencionado apenas de passagem. Atos omite seu nome. Mas ele foi um grande homem de Deus e pode nos lançar luzes sobre nossa conduta como homens de Deus.
ESTRUTURA E CONTEÚDO
O propósito imediato da carta é pedir a Tito para encontrar-se com Paulo em Nicópolis (3:12). Um propósito secundário é encorajar Tito a cumprir a tarefa que Paulo deixou para ele realizar na ilha de Creta (1:5,6). A carta provavelmente foi levada por Zenas e Apolo(3:13), para quem Tito é instruído a fazer provisão e ajudá-los a se estabelecerem em seu ministério. Com estes propósitos básicos, Paulo usa a ocasião para escrever acerca de questões concernentes à igreja: a escolha de líderes, a identificação de falsos ensinos e como proceder com eles, e a necessidade de doutrinamento da igreja com sãos ensinamentos.
Esta carta também se divide facilmente em três partes. A primeira tem a ver com a designação dos líderes da igreja (1:5-16); a segunda com como aconselhar e trabalhar com diversos grupos sociais (2:1-15); e a terceira é composta de exortações gerais (3:1-11). Após a saudação (1:1-4), Paulo expressa a razão por que ele deixara Tito em Creta (1:5,6) e como Tito deveria proceder na escolha de pessoas para a liderança na igreja (1:7-9). Tito é advertido acerca dos falsos mestres e da necessidade de refutá-los (1:10-16). A norma para a conduta cristã normal é observada para diferentes grupos de pessoas (2:1-10), e enfocam-se as obrigações e privilégios de um cristão numa sociedade (2:11-15).
Exortações acerca de males especiais na comunidade (3:1-3) são acompanhadas pela base para um ministro realizar o que é bom (3:4-8). Após algumas admoestações finais acerca dos falsos ensinos (3:9-11), são dadas instruções pessoais (3:12-14). A carta encerra com saudações finais e uma bênção (3:15).
INTRODUÇÃO
Uma coisa pode ser dita sobre a relação entre os tempos modernos e o cristianismo: os cristãos estão cada vez mais parecidos com o mundo.
As conseqüências disto vão além dos costumes e tradições e afetam diretamente a maneira como aqueles que ainda não se entregaram a Cristo nos enxergam. Se não há diferença, e nos comportamos como se não houvéssemos nascido de novo, onde está a grande novidade anunciada pela palavra de Deus? (2Co 5.17). Em tudo o que fizermos, precisamos ser o modelo (1Tm 4.12) e não estarmos sujeitos à repreensão e aos olhares reprovadores de pessoas que desconhecem a verdade do evangelho. Em sua carta a Tito, Paulo apresenta algumas premissas que precisam ser observadas, a fim de alcançarmos uma vida verdadeiramente irrepreensível.
O PASTOR PRECISA PROTEGER O REBANHO DE DEUS
Advertências Sobre os Maus Pastores Nestes Últimos Dias
As Igrejas Cristãs Estão Abrindo as Portas Para o Anticristo, devido à crescente apostasia que tenho visto e experimentado nestes últimos dias que antecedem o retorno do Senhor Jesus. Já vi uma quantidade suficiente de pastores que são maus mordomos e servos inúteis de Deus. Este artigo é uma advertência e um encorajamento a todos os que se chamam cristãos. Imprima e distribua livremente para as pessoas que possam se beneficiar com estas observações.
Deixe-me dizer logo de início que não creio que todas as igrejas sejam corruptas e que os cristãos devam viver enfurnados em suas casas. Acredito que devemos nos reunir regularmente com os outros cristãos, participando de um uma igreja fundamentada na Bíblia e que reverencie a Deus. O fato é que as igrejas fundamentadas na Bíblia e onde há reverência ao nome de Deus estão se tornando cada vez mais raras nestes últimos dias.
Muitos 'pastores' esqueceram-se de Deus e da sã doutrina e levam suas igrejas às falsas doutrinas e a uma grande contemporização. Conseqüentemente, está ficando cada vez mais difícil para uma família encontrar uma igreja que reverencie a Deus, onde todos possam amadurecer e crescer em Cristo.
A Bíblia diz claramente que haverá uma grande apostasia nos últimos dias. Não haverá um grande reavivamento, como alguns lobos estão anunciando, mas, ao contrário, apostasia, a rejeição e o afastamento da sã doutrina bíblica. Eis o que diz a Bíblia:"Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição." [2 Tessalonicenses 2:3].
O verso referido diz que chegará um tempo nos últimos dias quando os fundamentos da doutrina cristã serão contemporizados e derribados pela aceitação do erro e da heresia. Os homens esquecerão o ensino bíblico sadio. Bem, estamos atualmente vivendo nesses dias! Estamos vivendo em dias de uma terrível apostasia da sã doutrina bíblica e dos valores de Deus. Adivinhe quem está liderando essa tendência para a apostasia. São os pastores que contemporizaram na fé e que realmente não estão nem aí. Eles rejeitaram a sã doutrina e estão desejosos de agradar e de alcançar a aprovação dos homens. Não são como os bereanos, que diligentemente examinaram as Escrituras e que procuraram agradar a Deus.
Infelizmente, pastores maus, que contemporizam na doutrina, estão na liderança de muitas igrejas. Esses 'pastores' procuram agradar aos homens e nem querem saber se estão caminhando em obediência a Deus e à firmeza de sua palavra, a Bíblia. Participando como membros dessas igrejas, estão todos os tipos de pessoas que rejeitam a sã doutrina bíblica. A Bíblia adverte:"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas." [2 Timóteo 4:3-4].
Estamos atualmente vivendo nesses dias quando os homens rejeitarão a são doutrina. Não somente muitos que chamam a si mesmos de 'cristãos' rejeitam a sã doutrina, mas também muitos que se atrevem chamar a si mesmos de 'pastor'. Esses maus pastores causam grandes danos à igreja e já feriram muitas pessoas do povo de Deus. Os pastores têm poder; podem levar o povo mais para perto de Deus e torná-lo mais forte, ou podem fazer o contrário. Aqui está um versículo que ilustra esse fato:"E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões." [Mateus 21:13].
Esse verso tem um significado real nestes dias, à luz da crescente tendência à apostasia. Deus não quer que seu templo seja um covil de ladrões; quer que seja um lugar santo, ao qual as pessoas possam vir e humildemente adorar a Deus. Entretanto, os líderes religiosos o transformaram em outra coisa.
O versículo diz, "vós a tendes convertido" referindo-se ao fato que os líderes religiosos permitiram que o templo deixasse de ser uma casa de oração para se tornar um covil de ladrões. Deus também atribui a responsabilidade por essa mudança aos líderes religiosos, que deveriam ter mais discernimento.
Esse verso tem uma aplicação muito importante para hoje! Poucos pastores encaram seu trabalho com seriedade. A maioria está preocupada em buscar os louvores dos homens, jactando-se dos 'grandes números' obtidos no último domingo, e outros estão enriquecendo e vivendo como 'filhos do Rei'.
Vejamos algumas das coisas que alguns homens que chamam a si mesmos de 'pastor' estão fazendo nestes últimos dias de grande apostasia:
Alguns Pastores a Evitar
Promotores de concertos de música Rock na igreja e serviços 'contemporâneos'. Para eles, o único modo de alcançar os jovens é dar-lhes o que querem. Afinal, o objetivo é fazê-los entrar pelas portas da igreja e, depois disso, talvez alguma 'mágica' aconteça. Pode ser que entre uma canção de música Rock e outra alguns jovens 'aceitem' a Jesus como Salvador. No entanto, o objetivo primordial é fazer com que venham à igreja. Assim, essa 'variedade' moderna de pastores está iniciando serviços/concertos de Rock contemporâneo para atrair a juventude. Obviamente, a pregação da Bíblia não é mais considerada suficiente.
Se o bom e fora de moda ensino bíblico expositivo não funciona mais, então vamos usar a música Rock. Além disso, é menos trabalhoso contratar uma banda de Rock do que passar várias horas preparando um bom estudo bíblico! Estou sugerindo que esses pastores sejam preguiçosos? Sim, estou! Estão longe de Deus, não têm fé na Palavra de Deus e não têm discernimento algum. Raciocinam tolamente que a mocidade não quer a Bíblia (como também o pessoal mais velho)... o que querem é a música Rock. Portanto, vamos lhes dar o que desejam e, pelo menos assim, virão à igreja! Esses pastores são inúteis e serão julgados com severidade por Deus!
Em seguida, temos os pastores ecumênicos. Eles raciocinam que a unidade e o amor sejam as coisas mais importantes na caminhada cristã. Assim, preocupam-se em quebrar as 'barreiras' e em 'dialogar' com as outras fés. Suas igrejas participam ativamente de movimentos como PromiseKeepers, e querem se aproximar da Igreja Católica Romana e de outros grupos religiosos que são 'cristãos' apenas no nome. Os PromiseKeepers estão muito próximos de se unirem ao catolicismo e ao mormonismo e de chamar os membros dessas igrejas de 'irmãos' salvos. Em vez de levar as almas perdidas para fora dos erros do catolicismo, o objetivo dos PromiseKeepers é a união, sem consideração pela sã doutrina. Muitas igrejas e 'pastores' aderiram a esse movimento ecumênico.
Esses pastores pensam que é ótimo ver 30 ou 40 mil homens 'cristãos' de todas as fés reunidos nos encontros dos Promise Keepers. Se eles são católicos ou mórmons, não importa; afinal, todos cremos no mesmo Jesus... é o que raciocinam. Esses 'pastores' ignoram as advertências sobre as falsas doutrinas e só pensam em união. Não querem saber que o catolicismo seja um sistema baseado em sacramentos e em boas obras em que as pessoas ganham o direito de ir ao céu aqui na terra (após pagarem seus pecados no purgatório). Ignoram todas as advertências e acham que aqueles que são contrários, têm mentalidade estreita, gostam de julgar os outros e não têm amor. O único problema é que estão se unindo com homens perdidos que estão ligados à instituições religiosas que são cristãs apenas no nome. Esses homens deveriam estar testemunhando para aquelas almas perdidas em vez de ter um encontro ecumênico de oração. No entanto, eles nem querem saber o que Deus pensa. Não querem saber que são maus mordomos diante de Deus e estão contemporizando grandemente na fé. Preferem ter o louvor dos homens do que o louvor de Deus por serem bons mordomos. Deixe-me dizer algo que deve ser lembrado: Não pode haver unidade fora da sã doutrina. A unidade fora da doutrina é perigosa e enganosa.
Pastores que emitem vozes de animais e que se baseiam na experiência. Esses homens baseiam-se mais nas experiências do que na Bíblia. Como não são bereanos e não estão firmados na Palavra de Deus, estão totalmente abertos à enganação demoníaca. Para esses pastores, as 'experiências' têm maior peso que as Escrituras. Seguem os mestres da prosperidade que ensinam a 'nomear e reivindicar'.
A experiência é a força propulsora porque não acreditam que o Espírito Santo permitirá que Satanás os engane. Se têm uma experiência, imediatamente dizem que é de Deus, e não fazem nada para discernir. Portanto, quando as pessoas desmaiam na igreja, ou riem descontroladamente, ou latem como cachorros, ou rugem como leões, esses pastores acham que todas essas manifestações são de Deus.
Não examinam a Bíblia para ver o que ela diz e, na verdade, não estão mesmo interessados naquilo que diz! Na verdade, esses pastores ficam bravos quando alguém se atreve a adverti-los sobre todas as 'maravilhosas' experiências que ocorrem em suas congregações (como os risos convulsivos, os latidos, rugidos, etc.) A Bíblia só é boa quando não contradiz suas experiências e 'visões' do Senhor. Essas experiências são consideradas de autoridade igual ou superior à da Bíblia. Ser uma pessoa baseada em experiências é estar aberto à enganação. A Bíblia é a âncora da alma... não nossas experiências do dia a dia. Nossas experiências vêm e vão mas a Palavra de Deus é uma base sólida.
Pastores réprobos. É a pior variedade possível; esses homens estão na parte inferior do amontoado de estrume. Entregam-se ao mal e à falsa doutrina.
Envolvem-se em relacionamentos com as mulheres da igreja e ensinam ou pregam falsas doutrinas. Os pastores réprobos também rejeitam a sã doutrina. Muitos não crêem na doutrina da Trindade, na salvação pela fé e sem a necessidade de obras, na inspiração das Escrituras, no nascimento virginal de Jesus Cristo, e em outros fundamentos da fé cristã. Também não vêem nada de errado com os sodomitas e alguns na verdade até oficiam casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Esses pastores dão muita importância aos direitos humanos e às coisas mundanas, mas são muito levianos com a Bíblia.
Pastores que pregam sobre prosperidade. Alguns desses 'pastores' ensinam que Deus quer que todos os seus filhos sejam ricos e que uma pessoa somente adoece por falta de fé. São mundanos e extremamente interessados nos prazeres terreais. Observe-os enquanto falam e conte o número de anéis que têm nos dedos ao pedirem ofertas e dízimos para seus ministérios. Muitos têm um salário altíssimo. Por favor, não me entenda mal. Não há nada de errado em um pastor receber um salário adequado. No entanto, quando o pastor torna-se milionário e vive em uma grande mansão com as ofertas recebidas do seu 'rebanho', então é realmente um lobo mercenário interessado apenas em ganhar muito dinheiro.
Finalmente, temos as rebeldes mulheres pastoras, que decidiram desobeder a Deus, sem temor algum. Qualquer igreja que tenha uma mulher como pastora deve ser rejeitada. Todas as mulheres pastoras ignoram ou rejeitam estes versos da Bíblia: A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação." [1 Timóteo 2:11-15].
As mulheres desobedientes não pensam nada da usurpação da autoridade sobre o homem. As pessoas que participam dessas igrejas estão encorajando as mulheres pastoras a continuarem em sua rebelião.
Procurando uma Igreja Para a Família
Acabamos de ver vários exemplos de 'pastores' que devem ser evitados. Com todos os lobos que estão por aí, torna-se realmente um problema encontrar uma boa igreja para a família.
O que acontece quando uma família temente a Deus quer encontrar uma boa igreja que pregue a Bíblia? Essa família quer uma boa e sólida igreja que ensine a Bíblia, onde possa ser abençoada e amadurecer em Cristo. A igreja deve oferecer coisas boas para todos na família. Isso significa uma boa programação para as crianças, e pregação da Bíblia para os adolescentes e para os adultos. Detesto dizer isto, mas esse tipo de igreja e de pastor está se tornando cada vez mais raro!
O que a família fará com todos esses maus pastores que existem por aí? Será se todos os pastores são maus? É claro que não. No entanto, a família precisará procurar muito até encontrar uma boa igreja que esteja firmada na Palavra de Deus. As boas igrejas baseadas na Bíblia estão se tornando raras nestes últimos dias. Eu diria que há uma grande fome na terra; fome da Palavra de Deus!
"Eis que vêm dias, diz o Senhor DEUS, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR." [Amós 8:11].
Bem, a fome está aqui e podemos agradecer aos pastores maus, mundanos e contemporizadores pela parte que fizerem para cumprir esse versículo! Em vez de ensinar e pregar a Palavra de Deus, os maus pastores utilizam a música Rock, o ecumenismo e outros erros para encher suas igrejas.
Assim, se você ou sua família estiverem procurando uma boa igreja firmada na Bíblia, meu conselho é fazer uma boa pesquisa. Não aceite um pastor que seja liberal, que não tenha o temor de Deus, que na realidade não ama a Deus, nem a Bíblia, nem a sã doutrina. Ainda existem bons pastores e boas igrejas, mas você precisará procurar e usar seu discernimento até encontrar.
Responsabilidade Diante de Deus
Os pastores e líderes de igreja atuais têm uma tremenda responsabilidade e precisarão prestar contas de como pastorearam a igreja que estava sob seu encargo.
Se o pastor permite que a palhaçada e a malignidade entrem na igreja, isso afetará o povo que Deus redimiu com seu próprio sangue de uma forma negativa, causando mundanismo, carnalidade, e o afastamento das pessoas. Um exemplo é a cena do Rock religioso. O triste fato é que essa música demoníaca nunca teria entrado nas igrejas se os pastores e líderes tivessem obedecido a Deus e fechado a porta para esse mal. No entanto, os pastores liberais que buscam agradar aos homens em vez de buscar o louvor de Deus, acham aceitável abrir as portas para todo o tipo de lixo, desde que esse 'lixo' tenha apelo popular. Bem, a música Rock certamente tem apelo popular. É errada diante de Deus, mas é muito popular nestes últimos dias.
Os pastores transigentes colocaram suas Bíblias de lado e a substituíram por sermões aguados e por serviços contemporâneos com música Rock. Eles serão julgados e devem ser evitados pelo povo de Deus, que busca crescer em Cristo e agradar a Deus com seu estilo de vida!
Por outro lado, se um pastor manter o mal longe e concentrar-se em edificar o povo com a Palavra de Deus, a igreja crescerá e amadurecerá em Cristo e será uma bênção para Deus e para a sociedade. Não é a melhor coisa que um pastor pode fazer?
Pastores, 'dêem ouvidos' ao que está sendo dito. Este artigo não é algo que possa ser encarado com superficialidade ou com desdém. Encarem seu trabalho com grande temor e tremor, pois são muito responsáveis diante de Deus!
"Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão o rebanho; e que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si." [Atos 20:28-30].
O senhor pastor está ciente da sua responsabilidade diante de Deus para supervisionar a igreja de Deus? Ou é um dos lobos que defraudam e fazem o povo de Deus contemporizar e se desviar? Esses versos são uma advertência aos cristãos que pastores perversos aparecerão e ferirão o povo de Deus. Os cristãos precisam saber que Deus advertiu seu povo para estar alerta com relação aos maus pastores.
O pastor não deveria ter objetivos mais elevados? Por exemplo, agradar a Deus e ser um bom mordomo em seu trabalho? Não é um objetivo melhor? No dia do julgamento, não será melhor para esse pastor se ele fez o melhor que pôde para ser um bom mordomo diante de Deus e procurou encorajar, edificar, proteger do mal, e alimentar com a Palavra de Deus a congregação que estava sob seu encargo?
Não será melhor se Cristo lhe disser: "Muito bem, servo bom e fiel!". Não é um bom objetivo para um pastor ouvir essas palavras? Para mim, parece que é! Se é assim, por que então temos tantos pastores orgulhosos, transigentes, que rejeitam a sã doutrina, que não aceitam a repreensão, e que procuram agradar aos homens?
Advertências aos Pastores
Os versos seguintes são uma advertência aos pastores e líderes que não encaram seu trabalho com a devida seriedade e que não estão comprometidos com o fortalecimento e a proteção da igreja de Deus:
"Os seus sacerdotes violentam a minha lei, e profanam as minhas coisas santas; não fazem diferença entre o santo e o profano, nem discernem o impuro do puro; e de meus sábados escondem os seus olhos, e assim sou profanado no meio deles." [Ezequiel 22:26].
Maus pastores não são novidade para Deus! A Bíblia descreve esse tipo de líder 'religioso' em muitas passagens. Um pastor que procura agradar aos homens não faz diferença entre o santo e o profano. Rapaz, essa descrição certamente se encaixa direitinho em muitos pastores hoje! De um lado esses pastores liberais pregam sobre santidade e de outro permitem que a mocidade da igreja seja 'abençoada' com um concerto de Rock. Esses pastores liberais falam sobre assuntos neutros e caminham com pés de gato sobre a palavra de Deus. O objetivo deles é não ofender ninguém; evitam pregar sobre o sangue de Jesus, a existência do Inferno, o amor e a ira de Deus. Além disso, seria terrível se o resultado fosse uma redução nas ofertas e no número de pessoas que vêm à igreja.
No entanto, Deus atribuiu um encargo aos pastores e eles têm uma grande responsabilidade, que POUCOS encaram com a devida seriedade. A Bíblia continua:"Contudo serão ministros no meu santuário, nos ofícios das portas da casa, e servirão à casa; eles matarão o holocausto, e o sacrifício para o povo, e estarão perante eles, para os servir. Porque lhes ministraram diante dos seus ídolos, e fizeram a casa de Israel cair em iniqüidade; por isso eu levantei a minha mão contra eles, diz o Senhor DEUS, e levarão sobre si a sua iniqüidade. E não se chegarão a mim, para me servirem no sacerdócio, nem para chegarem a alguma de todas as minhas coisas sagradas, às coisas que são santíssimas, mas levarão sobre si a sua vergonha e as suas abominações que cometeram." [Ezequiel 44:11-13].
Os pastores que não se atrevam a encarar com leviandade o encargo que receberam de Deus! Os pastores podem levar ao pecado o povo que foi resgatado com o próprio sangue de Deus. Eles serão julgados com base em como executaram seu trabalho. Hoje, entretanto, muitos pastores literalmente cometem abominação diante de Deus, rejeitando a doutrina bíblica e transigindo com o pecado. Deixe-me dizer-lhe que Deus o conhece bem, senhor pastor, e você responderá por isso! Responderá aqui na Terra e responderá na eternidade!
Em seguida, temos dois versículos muito apropriados para estes últimos dias que antecedem o retorno de Jesus Cristo. Estamos vivendo em dias de grande apostasia. Deus literalmente diz 'ai de vós'..., que encaram com leviandade sua responsabilidade e não cumprem com fidelidade o trabalho de pastor!
"Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR. Portanto, assim diz o SENHOR Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo:
Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o SENHOR." [Jeremias 23:1-2].
Saibam todos os pastores liberais que aceitam o Rock and Roll e unem-se com as falsas religiões, que estão contemporizando as doutrinas bíblicas fundamentais e prejudicando o povo de Deus. Como resultado, deixe-me dizer que Deus sabe o que vocês estão fazendo e ele diz "Ai"! Sempre que Deus usa a interjeição "ai" na Bíblia, está anunciando julgamento. Deus julgará suas más obras e sua contemporização! O julgamento que cairá sobre vocês será aqui na Terra e na eternidade. Observe o que ele diz no versículo 2, "... eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o SENHOR". Minha sugestão é esta: Se você não sabe encarar o trabalho de pastor com seriedade e não consegue realizar sua tarefa de uma maneira que agrada a Deus, então é melhor renunciar agora e procurar outro emprego! É uma coisa muito séria diante de Deus prejudicar, por meio do liberalismo, do mundanismo e da contemporização doutrinária, o povo que ele resgatou com seu próprio sangue.
Membros Cegos de Igrejas
Esta seção não é para os pastores liberais e que não têm o temor de Deus. É para as pessoas que participam como membros dessas igrejas e que apóiam esse tipo de pastor. A primeira coisa que observo é que muitos seguidores desses falsos pastores são elas próprias pessoas não-salvas. Elas participam da igreja apenas para ouvirem palavras agradáveis, por razões sociais, ou para fazer contatos nos negócios. Esse tipo de pessoa merece um lobo transigente como pastor.
Entretanto, existem algumas pessoas do povo de Deus que participam de igrejas em que o pastor é um dos tipos de personagem descritos neste artigo. Minha pergunta a você é: Por que está ali apoiando esse tipo de homem? Sua lealdade deve ser para o Senhor Jesus Cristo. As igrejas aparecem e desaparecem, mas o Senhor Jesus nunca muda e é totalmente confiável. Se uma igreja ou um pastor é liberal e está caminhando longe de Deus, então é seu dever sair dela e procurar uma boa igreja para você e para sua família. Não permaneça nessa igreja, mas procure e encontre uma boa igreja que pregue a Bíblia. Dê ouvidos a esse conselho, pois é importante encontrar um lugar onde você possa ser abençoado e crescer em Cristo.
Infelizmente, muitas pessoas que fazem parte do povo de Deus parecem não se preocupar e acabam continuando com um falso pastor. Existe um ditado que diz: 'Ovelhas agem como ovelhas'. Aqui está um exemplo de algumas ovelhas cegas, sem conhecimento doutrinário. Visitei uma igreja para participar de uma reunião de oração e de estudo bíblico.
Ouvi um missionário da congregação negar a divindade de Jesus Cristo. Adivinha? Ninguém, exceto eu se preocupou (incluindo o pastor assistente)! Levantei minha mão e confrontei aquela pessoa, enquanto todos os demais ficaram assistindo calados. Aquilo me deixou chocado, pois não pensava que seria possível em uma igreja 'cristã'... no entanto, aconteceu.
Estes versos aplicam-se a muitos membros de igrejas:"Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis." [2 Coríntios 11:4].
Muitas pessoas sofrem (toleram, suportam) os falsos mestres e as falsas doutrinas. O pregador liberal, que procura agradar aos homens, põe o povo a perder e poucos se importam. O povo simplesmente senta-se nos bancos e meneia a cabeça, vai para casa, mas volta na semana seguinte, para receber mais.
Se você não é esse tipo de pessoa e seu objetivo é agradar a Deus e crescer em Cristo, sugiro que afaste-se desse tipo de pastor. Não os encoraje, não lhes ofereça nenhum suporte financeiro, e não vá à igreja deles. Não deixe de ir à igreja, mas procure uma que tenha um pastor bom e que realmente ame a Deus.
A PERCEPÇÃO DA PUREZA PARA OS PUROS E PARA OS IMPUROS
As próximas palavras do apóstolo confirmam a verdade desta diagnose do problema cretense: Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes, o seu entendimento e consciência estão contaminados (15). Nesta passagem, Paulo está afirmando um princípio vitalmente importante, mas sua generalização acarreta em possível abuso. “Já não ouvimos estas palavras mal empregadas?”, pergunta G. H. Morrison, que responde: “O abuso mais comum dessas palavras ocorre assim. Alguém fala algo repulsivo, vulgar ou alusivamente indecente, e um amigo com coração zeloso protesta contra a declaração vil. Imediatamente, às vezes com um sorriso, muitas vezes em tom de desdém, ele é calado com ‘todas as coisas são puras para os puros’.
O diabo cita a Bíblia para seus próprios fins, e tal citação é a obra do diabo. [...] Há coisas que estão em todos os lugares e sempre são certas, e há coisas que estão em todos os lugares e são erradas, e pouca esperança resta para quem aprendeu a falsificar as coisas estabelecidas”. Talvez as palavras de Paulo sejam, como defendem certos intérpretes, um provérbio popular. Mas devemos entendê-las no contexto das “fábulas judaicas” e “mandamentos de homens” que o apóstolo denuncia.
Essas palavras têm o mesmo significado aqui como na declaração de Jesus registrada em Marcos 7.15: “Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele, isso é que contamina o homem”.
O apóstolo é igualmente enfático ao declarar o aspecto negativo deste princípio, e com aplicação particular aos falsos mestres em Creta. Para os contaminados e infiéis (15; a ordem em que estes termos ocorrem é importante) tudo é impuro. Tais pessoas “tomam as coisas mais belas e encantadoras e as cobrem com uma camada de impureza encarvoada. Vêem um gracejo impuro, onde não há impureza. Mas quem tem a mente pura acha todas as coisas puras. E terrível ter esse filme de impureza e sujeira na mente”. Quem tem o entendimento depravado e a consciência cauterizada dificilmente consegue chegar à verdade.
O apóstolo leva a denúncia a outro estágio: Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda boa obra (16). Esta é linguagem forte jamais empregada por Paulo. O fato de ele falar com tanto vigor revela a profundidade do seu sentimento referente a estes dissimuladores que estavam subvertendo a obra de Cristo em Creta. Ainda que a influência má desses indivíduos fosse profunda e de longo alcance, eles afirmavam que eles (e provavelmente só eles) conheciam a Deus. Certos intérpretes vêem nisto prova de afirmação arrogante de típica autopositividade gnóstica.
Mas, como percebia o apóstolo, essa confiança era totalmente infundada. O fato tangível de negam-no com as obras (16) é prova conclusiva da falsidade desses hipócritas. O texto de 1 João 2.6 estabelece uma norma que tem de orientar todos os que professam conhecer a Cristo: “Aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou”. Nos dizeres lancinantes da tradução de Phillips, a norma fica bem mais incisiva: “A vida de alguém que professa viver nele deve ser como a vida que Cristo teve” (CH). Estesmestres seguros de si não tinham absolutamente esse sinal, essa marca de identificação e propriedade. Na verdade, segundo Paulo os descreve, eles eram repugnantes.
O primeiro adjetivo grego — traduzido por abomináveis — é derivado de “um substantivo grego que denota aquilo que causa horror e repugnância em Deus” (cf. “detestáveis”, BAB, NVI). O termo desobedientes conota a atitude de insubordinação à liderança do apóstolo e, por conseguinte, ao modo em que ele lhes ensina a verdade de Deus. E a expressão reprovados para toda boa obra deve ser comparada com a frase de Paulo em 2 Timóteo 3.17, onde ele descreve que o perfeito homem de Deus é “perfeitamente instruído para toda boa obra”. A vasta distância ética entre estes dois extremos torna desnecessária mais comentários.
CONCLUSÃO
A Igreja, em sua concepção divina, rege-se pelos princípios maiores das Escrituras Sagradas. Em sua caminhada terrena, como comunidade local, submete-se às leis para que o seu funcionamento seja legitimamente reconhecido. Todavia, sempre que houver colisão entre as leis humanas e as leis de Deus estas continuarão sendo o nosso padrão absoluto de referência para o nosso viver eclesiástico.
SUBSÍDIO PARA O PROFESSOR
SÍNTESE DO TÓPICO I - A epístola objetivava dar instruções ao jovem pastor Tito a respeito da responsabilidade que ele havia recebido de Paulo. A carta foi escrita aproximadamente em 64 d. C..
SÍNTESE DO TÓPICO II - A qualificação dos pastores, segundo a epístola, é fundamental ser observada para que sejam competentes no relacionamento com os crentes problemáticos.
SÍNTESE DO TÓPICO III - O apóstolo admoesta que para os puros, tudo é puro; para os impuros, nada é puro. Há quem diga que conhece a DEUS, mas o nega com suas atitudes: isso é perfeitamente possível.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO top1
"Tito, como 1 e 2 Timóteo, é uma carta pessoal de Paulo a um dos seus auxiliares mais jovens. É chamada de 'epístola pastoral' porque trata de assuntos relacionados com ordem e o ministério na igreja. Tito, um gentio convertido (Gl 2.3), tornou-se íntimo companheiro de Paulo no ministério apostólico. Embora não mencionado nominalmente em Atos (por ser, talvez, irmão de Lucas), o grande relacionamento entre Tito e o apóstolo Paulo vê-se (1) nas treze referências a Tito nas epístolas de Paulo, (2) no fato de ele ser um dos convertidos e fruto do ministério de Paulo (1.4; como Timóteo), e um cooperador de confiança (2 Co 8.23), (3) pela sua missão de representante de Paulo em pelo menos uma missão importante a Corinto durante a terceira viagem missionária do apóstolo (2 Co 2.12,13; 7.6-15; 8.6,16-24), e (4) pelo seu trabalho como cooperador de Paulo em Creta (1.5)" (Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD, 1995, p.1886-87).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO top2
"As qualificações dos presbíteros (1.6-9)
As qualificações no verso 6, de acordo com o idioma original, são condições ou questões indiretas relativas aos candidatos que estão sendo considerados para o ministério. O grego traduz literalmente: 'Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução [desperdício de dinheiro] nem são desobedientes' - este pode ser considerado como um candidato ao presbitério.
Paulo parece estar usando as palavras 'ancião/presbítero' (presbyteros, v.5) e 'líder/bispo' (episkopos, v.7) de modo intercambiável. Neste primeiro período da história da Igreja, os ofícios ministeriais eram variáveis e indistintos.
Paulo chama os bispos de 'despenseiros da casa de DEUS'. Os despenseiros (pessoas encarregadas de administrar os negócios de uma casa) eram bem conhecidos daqueles que viveram no primeiro século. Uma vez que tais pessoas tinham perante o dono da casa a responsabilidade de cuidar desta, era necessário que fossem irrepreensíveis. Note também que os bispos não são simplesmente responsáveis perante DEUS como seus servos, cuidando das coisas de DEUS"
(Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. 1.ed.Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.1509).
ESBOÇO DO CAPITULO UM (TITO 1)
Paulo saúda Tito e fala do papel dos anciãos/presbíteros na igreja. Ele alerta Tito sobre os legalistas.
I. A A presentação de P a u lo (1.1-4)
A. A tarefa do apóstolo, determinada por Deus (1.1-3): Ele foi enviado
para alcançar e pregar aos eleitos do Senhor.
B. O carinho do apóstolo por Tito (1.4): Tito é um autêntico filho na fé.
II. As Instruções de P a u lo (1.5-16): Tito é instruído a como lidar com duas categorias de pessoas.
A. Os líderes em sua igreja (1.5-9)
1. A escolha deles (1.5): Tito deve escolher um grupo de homens que trabalharão como anciãos/presbíteros.
2. Seus deveres (1.6-9)
a. Um ancião deve ser imaculado e irrepreensível (1.6a, 7a).
b. Um ancião deve ter apenas uma esposa e ser fiel a ela; deve ser
o cabeça de uma família piedosa (1.6b).
c. Um ancião não deve ser irascível nem arrogante (1.7b).
d. Um ancião não deve ser dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso
(1.7c).
e. Um ancião deve ser hospitaleiro e amigo do bem (1.8a).
f. Um ancião deve ter domínio próprio, ser justo e santo (1.8b).
g. Um ancião deve ser apto a usar a doutrina para incentivar o sincero
e rejeitar o dissimulado (1.9).
B. Os legalistas na igreja (1.10-16)
1. A apostasia desses homens (1.10, 11 b-12, 15-16)
a. São rebeldes e enganadores (1.10).
b. Pervertem casas inteiras (1.11b).
c. São gananciosos (1.11 c).
d. São mentirosos e preguiçosos (1.12).
e. Seu modo de agir contradiz completamente seu discurso (1.16).
f. Enxergam tudo com malícia (1.15).
2. As ações contra esses homens (1.11a, 13-14)
a. Devem ser completamente silenciados (1.11a).
b. Devem ser repreendidos publicamente (1.13-14).
Considerações Preliminares da Carta a Tito
Paulo é conhecido pelas suas extensas viagens missionárias, sua pregação e seus ensinos poderosos, e pelo seu corajoso testemunho de Cristo. Sem dúvida, a maioria dos cristãos de hoje o caracterizariam como um campeão intransigente da verdade, que não fazia concessões e não aceitava desculpas. Certamente, isto descreve Paulo — especialmente quando lemos a sua história no livro de Atos e nas suas epístolas convincentes. Falando aos crentes gálatas sobre os falsos ensinadores que havia entre eles, Paulo disse: “Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema” (G1 1.9). Ele se posicionava firmemente ao lado do Evangelho e contra todos os que pudessem distorcê-lo ou minar o seu ministério.
No entanto, devemos nos lembrar de que Paulo era um homem amoroso e misericordioso. Ele verdadeiramente se preocupava com as pessoas, e construiu muitos relacionamentos sólidos nos lugares por onde viajou. Na verdade, Paulo concluía muitas de suas cartas com
saudações pessoais a amigos íntimos e ministros colaboradores (veja, em especial, Rm 16.1-16).
As epístolas pastorais (1 e 2 Timóteo, e Tito) dão testemunho da natureza terna e amorosa de Paulo. Paulo considerava Timóteo e Tito como sendo seus “filhos” na fé, e os tratava como tais, liderando-os, apoiando-os, orientando-os, e aconselhando-os, tanto no ministério
como na vida pessoal.
AUTOR
Paulo, o grande apóstolo e missionário da igreja. Como em 1 e 2 Timóteo, a primeira linha desta carta a Tito estabelece claramente Paulo como sendo o seu autor. Embora alguns estudiosos, nas últimas décadas, tenham tentado refutar a autoria desta carta como sendo de Paulo, o balanço dos eventos históricos continua a favorecer Paulo. N a verdade, grande parte do sentimento contrário à autoria de Paulo parece estar baseada na dificuldade de se encaixar a escrita da carta a Tito dentro da narrativa do livro de Atos (veja a discussão sob a seção Data, na Introdução à carta de 1 Timóteo). Alguns críticos também observaram que o estilo e o conteúdo da carta a Tito diferem das demais cartas de Paulo, mas estas dúvidas podem ser facilmente solucionadas recordando o Diz a tradição que, depois que Paulo foi solto da prisão em Roma (antes do seu segundo e último aprisionamento naquela cidade), ele e Tito viajaram juntos por algum tempo.
Eles pararam em Creta, e quando chegou o momento de Paulo partir, ele deixou Tito para
ajudar as igrejas naquele local.
Motivo e o propósito da carta
As necessidades e os problemas da igreja em Creta eram muito diferentes dos de Corinto, Éfeso e Tessalônica. Quando Paulo escreveu a Tito (e a Timóteo), as igrejas estavam muito mais estabilizadas do que quando ele escreveu as suas primeiras cartas (veja a discussão sob a seção Data, abaixo). Na verdade, seria excessivamente simplista esperar que o estilo e o conteúdo fossem os mesmos, quando os destinatários, os motivos e os objetivos eram tão diferentes.
Paulo endereçou esta carta “a Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé” (1.4)
Não conhecemos as circunstâncias da conversão de Tito a Cristo - as epístolas pouco revelam sobre os seus antecedentes, e ele não é mencionado no livro de Atos -, mas Tito provavelmente veio à fé através do ministério de Paulo.
DATA E CONTEXTO
Aproximadamente 64 ou 65 d.C., logo depois de 1 Timóteo, possivelmente escrita em Corinto ou Nicópolis. Escrita a Tito, que ministrava na ilha de Creta.
Investigadores do livro de Atos se perguntarão quando terá ocorrido esta visita, uma vez que o livro de Atos não registra uma visita de Paulo a Creta. E muito provável que Paulo e Tito tivessem ido a Creta depois da libertação de Paulo do seu primeiro aprisionamento em Roma (At 28.16). Paulo viajou e ministrou por dois ou três anos antes de ser novamente aprisionado em Roma e finalmente executado, em 66 ou 67 d.C.
Creta fica a sudeste da Grécia, no mar Mediterrâneo, ao sul do mar Egeu. Com 256 quilômetros de extensão e 56 quilômetros de largura, Creta é uma das maiores ilhas do Mediterrâneo. Ela é bastante montanhosa, mas tem vales muito férteis.
A montanha mais alta é o monte Ida, tradicionalmente considerado o lugar de nascimento do deus grego Zeus. Creta tem uma história antiga, tendo sido o centro da grande cultura minoana, que se desenvolveu durante as Idades do Bronze Média e Ultima. Esta província romana tinha uma centena de cidades, algumas das quais estavam espalhadas ao longo da costa, Estas cidades costeiras eram enormemente povoadas e violentamente independentes. Os cretenses tinham uma reputação dúbia, no mundo mediterrâneo. Epimênides (600 a.C.) os chamava de “mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos” (citado por Paulo em 1.12), e Leônidas (488 a.C.) dizia que os cretenses eram “sempre bandidos e piratas, e injustos”.
Creta não é mencionada no livro de Atos como sendo uma parada nas viagens missionárias de Paulo. Por isto, os estudiosos supõem que o Evangelho deva ter chegado àquela ilha por meio de Jerusalém e do Pentecostes. Creta tinha uma grande população judaica, e todos os anos muitos judeus cretenses viajavam a Jerusalém para esta festa. Na celebração registrada em Atos 2, judeus cretenses testemunharam o poder do Espírito Santo (At 2.11), ouviram o Evangelho na sua própria língua, e responderam positivamente. Ao voltar para casa, eles levaram consigo a fé cristã. As igrejas de Creta, portanto, começaram de maneira muito parecida com as de Roma.
Evidentemente, as falhas de caráter dos cretenses, em geral, tinham sido levadas às igrejas (1.10-16), de modo que Tito tinha que lutar com um grupo de crentes rebeldes e egocêntricos. Mas Paulo sabia que Cristo podia transformá-los em pessoas que “se aplicam às boas obras” (3.8).
Você pode achar que a sua igreja está cheia de “cretenses”. Lembre-se: Cristo pode transformar vidas individuais e igrejas.
DESTINATÁRIOS Tito e a igreja em geral
Pouco se sabe a respeito de Tito, porque ele não é mencionado pessoalmente no livro de Atos. Mas Tito deve ter sido um homem notável, porque Paulo confiava nele e lhe conferiu grande responsabilidade. Em Gálatas 2.3, foi registrado que Tito era um gentio não-circuncidado, um grego - é muito provável que ele tenha vindo à fé em Cristo através do ministério de Paulo. Parece surpreendente que um parceiro tão leal e confiável, e líder da igreja, não apareça no livro de Atos, e por isto alguns estudiosos supõem que Tito pode ter sido irmão de Lucas, e que Lucas omitiu o seu nome da narrativa.
A fé de Tito deve ter sido forte, pois Paulo o apresentou aos líderes da igreja em Jerusalém como um exemplo excelente de um convertido gentio digno de ser aceito pela igreja. Paulo relatou este episódio em Gálatas 2.1-5. Havia tensões na igreja relativas à aceitação do procedimento de Paulo de batizar gentios sem insistir que eles fossem circuncidados antes, e se sujeitassem às leis e rituais judaicos.
Conseqüentemente, Paulo foi a Jerusalém para lutar pela verdade de que a salvação se dá pela graça, por intermédio somente da fé. Ele conseguiu o seu precedente legal - Tito não foi obrigado a ser circuncidado. Esta questão finalmente foi resolvida no Concílio de Jerusalém (At 15.1-35).
Tito tornou-se o solucionador de problemas principal de Paulo. Primeiramente, Paulo o enviou à igreja em Corinto, um grupo de crentes indisciplinados e rebeldes em um ambiente pagão. A primeira tarefa de Tito foi resolver as tensões entre Paulo e os coríntios (2 Co 7.6-16; 12.18), algo que Timóteo não tinha conseguido fazer (1 Co 4.17; 16.10,11; 4.17). Tito foi tão bem-sucedido ali, que Paulo o enviou de volta para arrecadar uma oferta em dinheiro dos coríntios para a igreja que estava em Jerusalém (2 Co 8.6,16-24). Aqui, na carta a Tito, descobrimos que Paulo tinha enviado Tito a Creta, uma região conhecida pela violência e imoralidade.
A tarefa de Tito foi “por em boa ordem as coisas que ainda restam” (1.5). Posteriormente, descobrimos que Tito visitou Paulo em Roma, durante o segundo aprisionamento, e foi então enviado à Dalmácia (uma região na costa leste do mar Adriático), outra região problemática (2 Tm 4.10). Paulo confiou em Tito como seu representante para solucionar conflitos, arrecadar dinheiro, e organizar as igrejas. De acordo com a tradição antiga, Tito voltou a Creta já idoso. Ele morreu e foi sepultado ali aos 94 anos de idade.
Tito foi uma pessoa da qual pouco sabemos — sabemos muito menos a seu respeito do que sobre Paulo e outros líderes cristãos do século I. Tito também foi um líder insólito - um grego, não tendo sido testemunha ocular da vida de Cristo; um convertido gentio, e não um judeu estudioso das Escrituras. Ainda assim, Tito teve um ministério profundo, que impactou profundamente a história da igreja. Deus pode usar uma pessoa, independentemente dos seus antecedentes, nacionalidade, sexo, ou educação, para ser importante no mundo. Deus pode usar você.
O OCASIÃO E PROPÓSITO
Reforçar a autoridade de Tito como representante apostólico de Paulo em Creta e dar a ele
instruções claras sobre cada aspecto do seu trabalho nas igrejas dali.
Parece que, depois da libertação de Paulo da prisão romana, aproximadamente em 62 d.C., ele viajou com Tito a Creta, onde eles ministraram juntos. Quando Paulo prosseguiu com suas viagens, deixou Tito ali como seu representante, para ajudar a organizar e fortalecer as igrejas dali (1.5).
Paulo escreveu esta carta aproximadamente na mesma época que a sua primeira carta a Timóteo. Tendo colocado estes dois aprendizes em locais estratégicos, Paulo desejava incentivá-los e aconselhá-los a respeito da execução das suas responsabilidades. Paulo sabia, pela reputação (1.12) e pela sua experiência de primeira mão (1.5), que o ministério em Creta seria difícil, de modo que quis dar a Tito informações e recursos para lidar com os problemas que ele iria encontrar. A localização de Paulo não é conhecida, mas ele pode ter escrito de Corinto ou Nicópolis (na costa oeste da Grécia), onde ele teria decidido passar o inverno (3.12). Evidentemente, quando Paulo ouviu que Zenas e Apoio estavam viajando para Creta (3.13), ele decidiu enviar com eles esta carta a Tito.
A tarefa mais importante dada a Tito foi educar e organizar as igrejas na ilha. Os cretenses tinham a merecida reputação de serem preguiçosos e imorais (1.12); portanto, uma teologia sã e a disciplina da igreja eram imperativas. Judaizantes já estavam influenciando muitos com seus falsos ensinos (1.10-16); estes indivíduos desagregadores precisavam ser interrompidos (3.9-11). E pelo fato de as pessoas parecerem se desviar facilmente da verdade, cada igreja precisava de líderes espirituais dedicados.
Embora esta carta seja dirigida a um indivíduo (Tito), Paulo também desejava que ela fosse útil para as igrejas de Creta.
MENSAGEM
Paulo inicia com uma saudação e introdução mais longa que o normal, destacando a progressão da liderança; o seu ministério (1.1-3), as responsabilidades de Tito (1.4,5), e aqueles líderes que Tito iria indicar e treinar (1.5). A seguir, Paulo lista as qualificações pastorais (1.6-9), e compara os obreiros fiéis com os falsos líderes e com os falsos ensinadores (1.10-16).
Depois, Paulo enfatiza a importância das boas obras na vida do cristão, dizendo a Tito como se relacionar com as diversas faixas etárias na igreja (2.2-6). Ele incentiva Tito a ser um bom exemplo de um crente amadurecido (2.7,8) e ensinar com coragem e convicção (2.9-15). A seguir, ele comenta as responsabilidades gerais dos cristãos na sociedade. Tito deveria lembrar às pessoas disto (3.1-8), e deveria evitar discussões desagregadoras (3.9-11).
Paulo conclui com alguns assuntos relativos a itinerário e saudações pessoais (3.12-15)Os temas principais na carta de Tito incluem; Caráter; Relacionamentos na Igreja; uma Vida Boa; e Cidadania.
Caráter (1.5-16). Paulo tinha deixado Tito em Creta para que “pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros” (1.5). Assim, Paulo deu a Tito uma lista de qualidades para os “presbíteros”. Estes líderes da igreja deveriam ter um caráter excelente, evidenciado por uma forte vida familiar (1.6) e uma boa reputação na comunidade (1.7,8).
Eles também deveriam ser firmemente enraizados na sua fé e capazes de ensinar a outros (1.9). Estas qualidades eram importantes devido ao mundo de pecado que rodeava a igreja (1.12) e por causa do potencial para heresia e divisões na igreja (1.10,11,13-16). Como representante de Paulo, com autoridade apostólica, Tito deveria se certificar de que os líderes da igreja exibissem um líder caráter moral e maturidade espiritual.
As igrejas precisam de líderes que estejam completamente comprometidos com Jesus Cristo e que vivam da maneira como Deus deseja que eles vivam. Não basta ter instrução, ter habilidades e dons especiais, ou ter seguidores leais, para ser o tipo de líder que o Senhor Jesus Cristo quer para o seu povo.
Os líderes da igreja precisam ter domínio próprio, aptidão espiritual e moral, e um caráter cristão. Deus quer que os cristãos aspirem à liderança na sua igreja, mas eles precisam ser o tipo correto de líderes. Mais importante do que o que você pode fazer, é quem você é.
Relacionamentos na Igreja (2.1-10,15; 3.9-11). Parte da responsabilidade de Tito, durante sua permanência em Creta, era ensinar os crentes como eles deveriam agir no mundo e entre si (2.15). Paulo incentivou Tito a ensinar com integridade e seriedade e a dar um bom exemplo para todos os crentes, especialmente os novos líderes da igreja (2.7,8). Paulo enfatizou a importância do ensino correto (2.1), e disse a Tito que repreendesse tudo o que pudesse tirar os crentes do caminho correto (3.9-11).
Paulo explicou a Tito como o seu ensino deveria se relacionar com os diversos grupos da igreja. Os cristãos mais velhos deveriam ensinar os homens e mulheres mais jovens e ser bons exemplos para eles (2.2-5). Os jovens deveriam ter auto-controle (2.6), e os escravos deveriam ser dignos de confiança (2.10). As pessoas de todas as idades e grupos têm uma lição para aprender e um papel a desempenhar na igreja, e todos devem ser testemunhas positivas de Cristo no mundo (2.2,8,10).
Os cristãos que crêem verdadeiramente na “são doutrina” (2.1) vivem o que a Bíblia ensina nos seus relacionamentos. Uma igreja local é um grupo variado de pessoas mais velhas, jovens, homens, mulheres, ricos e pobres, de modo que uma igreja na qual os crentes se amam uns aos outros e se dão bem irá atrair pessoas a Cristo (2.10). O orgulho e a auto-indulgência podem dividir qualquer igreja, mas o antídoto está na submissão a Cristo e aos outros, como também no auto-controle. Encare os seus relacionamentos com outros crentes como uma conseqüência natural da sua fé e parte do seu testemunho ao mundo.
Uma Vida Boa (3.3-8,12-15). Paulo lembrou a Tito de que, antes de crer em Cristo, eles tinham sido desobedientes a Deus e escravizados ao pecado (3.3), mas Cristo os tinha transformado (3.4-7). A mensagem do Evangelho é que uma pessoa é salva pela graça, através da fé (3.5-7), e não vivendo uma “vida boa”. Mas o Evangelho transforma a vida das pessoas, para que elas realizem boas obras (3.8) e se tornem completamente dedicadas a servir a outras (3.14).
Uma vida boa é um testemunho do poder do Evangelho. Os cristãos precisam ter comprometimento e disciplina para servir. Quando lembrarmos do que Cristo fez por nós, nós nos sentiremos motivados a compartilhar o seu amor com outros. De que maneiras você está colocando a sua fé em ação ao servir os outros?
Cidadania (2.11-3.2). Paulo disse a Tito que instruísse aos crentes, dizendo-lhes que a maneira como eles viviam fora da igreja era muito importante. Os cristãos devem dizer “sim” a Deus e “não” à vida ímpia do mundo (2.12-14). Os crentes também devem ser bons cristãos na sociedade, obedecendo o governo (3.1) e trabalhando honestamente (3.2).
A maneira como um cristão realiza os seus deveres
é um testemunho para o mundo que observa. A vida em comunidade de um crente deve refletir o amor de Cristo tanto quanto a sua vida na igreja o faz. Os seus vizinhos devem saber que você é um membro fiel da igreja e um bom cidadão.
AS SAUDAÇÕES DE PAULO / 1.1-4
A tradição cristá sugere uma visita missionária de Paulo e Tito a Creta pouco tempo depois do primeiro julgamento. Paulo fundou a igreja e deixou Tito para cuidar da primeira fase organizacional e para supervisar as novas congregações. Pelo fato de o Evangelho ter sido pregado apenas recentemente na ilha, os crentes eram suscetíveis a inúmeras influências muito fortes. Assim, Tito precisava estar alerta. Além disto, a igreja em Creta precisava de líderes cristãos fortes; Tito era responsável por escolhê-los e prepará-los.
O TRABALHO DE TITO EM CRETA / 1.5-16
Diferentemente do assunto urgente dos falsos ensinadores ou pregadores que estava na mente de Paulo quando ele escreveu a Timóteo em Éfeso, a sua carta a Tito concentrava-se na fundação de igrejas saudáveis em Creta. Em ambos os casos, a identificação de bons líderes era uma prioridade. Porém, em Éfeso, os líderes precisariam colocar a igreja novamente no rumo certo, ao passo que em Creta líderes eficientes eram necessários para levar a igreja na direção correta.
Viva vencendo as dificuldades da igreja local, com o ensino da Palavra somente e tendo a direção do Espírito Santo. Isso basta para vencer!!!
Abraços.
Seu irmão menor.
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