SÃO OS ADVENTISTAS CRISTÃOS E/OU EVANGÉLICOS/PROTESTANTES?
Comentário de Wáldson:Amados leitores, graça e paz,
Diante de alguns ataques vindos dos Adventistas do 7o.Dia, por meio de sua Editora Casa Publicadora Brasileira e mais contundente ainda por meio de um programa na TV(e na net), "Na Mira da Verdade", que é transmitido para 14 estados ( 06 em canal aberto / 08 em canal a cabo / 04 em ambos).
- 87 cidades (canal aberto + canal a cabo).
- 44 cidades em canal a cabo e/ou antenas coletivas.
- 43 cidades em canal aberto.
Esses programas são transmitidos pelo canal de TV dos Adventistas - A TV Novo Tempo, que transmite sua programação de Jacareí (SP) para as três Américas,Europa bem como para emissoras e operadoras a cabo
através do satélite NSS 806. Pelo satélite IS-10, seu sinal chega a África,cobrindo a Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Além das diversas Rádios.
Averiguando os livros e programações do Rádio e da TV, percebemos o quanto eles estão continuamente(como sempre), atacando a são doutrina, e 'aplicando' seus falsos ensinamentos aos que não têm ainda um bom conhecimento da Palavra de Deus.
Os ataques nos livros e mais precisamente nos programas e mui especialmente "Na Mira da Verdade", têm um objetivo apenas: confundir o maior número de crentes e com isso 'apregoar' que sua igreja, a Adventista do Sétimo Dia, que é a única igreja verdadeira, característica esta que é a primeira que se percebe quando um grupo cristão torna-se uma seita.
Leia o Texto que será colocado aqui durante alguns dias, em capítulos, para que você possam entender o que eles dizem e o que a biblia diz de fato.
Um dos grandes atrevimento das seitas pseudo-evangélicas é achar que a salvação é monopólio seu( e não de Jesus), e querer pregar tão somente para aqueles que já servem a Jesus em alguma igreja evangélica. Isso além de ser anti-ético é por demais desrespeitoso, deselegante e contrário ao próprio mandamento de Jesus que mandou-nos anunciar o Evangelho aos que ainda não o tinham recebido e não a 'pescar em áquarios dos outros'.
Abaixo posto um vídeo onde eles em seu programa fazem duros ataques á biblia e aos evangéllicos em geral.
Os assuntos tratados no vídeo serão:
“O sábado ainda deve ser guardado? Jesus não aboliu a Lei?”
“O inferno existe? Se existe ele vai durar para sempre?”
“Qual o significado de Mat. 27:51?”
“Quem vai julgar, Deus ou os salvos? Os anjos podem pecar?”
“Como devemos guardar o sábado? Como a Bíblia nos ensina guardar o sábado?”
“Se o Espírito Santo é o nosso intercessor, para onde Ele irá quando estivermos no céu?”
“Jesus Cristo é autoexistente?”
“Jesus sabia que Judas iria traí-Lo?”
Envie-nos sua dúvida e/ou seu comentário. Sempre serão bem-vindos.
Grande abraço.
Vivam vencendo!!!
Seu irmão menor.
Primeira Parte
Temos encontrado muitos evangélicos que não encontram nenhum problema em ter um adventista como irmão ou mesmo cultuar na mesma igreja (adventista ou não), pois, consideram os adventistas como cristãos. Por exemplo, Geoffrey Paxton, erudito anglicano, em seu livro O Abalo do Adventismo diz que os Adventistas:
“Crêem na Santíssima Trindade, na Divindade de Cristo, no nascimento virginal, vida sem pecado e sacrifício expiatório de Cristo sobre a cruz, na sua ressurreição corpórea e ascensão à destra do Pai. Este não é um credo de uma seita não-cristã. (grifo meu) Não, seja o que for que pensemos sobre essa ou aquela doutrina ‘particular’ adventista, temos de reconhecer o movimento como sendo cristão. (grifo do autor)”.
Também é conhecido dos heresiólogos o fato de que o maior estudioso de seitas, o doutor Walter Martins em seu best-seller “O Império das Seitas” nunca escreveu nada contra os Adventistas (também não escreveu sobre o Catolicismo Romano – NA). Um outro exemplo se dá na Revista Vinde de 18 de maio de 1997 que traz as palavras de um pastor adventista, o Sr. Josué de Castro, sobre o Sistema de Comunicação Adventista. Ele diz: “Nosso maior objetivo é aumentar cada vez mais o alcance de nossa mensagem de evangelização”(grifo meu). E qual é um de seus objetivos? Segundo ele é “que o Sistema Adventista de Comunicação pode ser um instrumento valioso para aproximar os adventistas dos demais segmentos evangélicos” (grifo meu).
Percebe-se que os adventistas vêm trabalhando em prol de apagar a imagem negativa que eles tem no meio evangélico. Programas como “Está Escrito”, “Voz da Profecia” ou grupos musicais como “Prisma”, “Arautos do Rei” fazem muito sucesso entre os evangélicos. Os CD’s musicais podem até ser encontrados em livrarias evangélicas. A liderança Adventista tem promovido “Seminários para Pastores Evangélicos”. Na Revista Adventista de 12/99, Rubens S. Lessa, redator-chefe da Revista, no editorial cujo titulo “A Cara da Igreja Adventista”, tenta passar ao leitor a imagem de uma igreja cristã. Diz ele: “Alguns nos tacham de judeus; outros de fanáticos, retrógrados e fora de época. E há os que nos consideram apenas uma seita.”(grifo meu).
É certo que encontramos aspectos positivos na IASD, tais como o seu programa de saúde, a fidelidade de seus membros quanto ao Dízimo, a manutenção de hospitais, seu cuidado quanto aos órfãos, viúvas e necessitados (Dorcas), etc. Sabemos que isso não é suficiente para a Salvação, mas devemos notar que isso é um aspecto positivo, e sendo assim, eu não posso deixar de aprova-los quanto a essas atitudes. O nosso propósito é verificar o aspecto Teológico.
Mas o que é a Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD)? Quais os seus fundamentos? Poderia ela ser realmente uma igreja cristã? Ou será ela uma seita? Veremos que a IASD, apesar das aparências modernas, não mudou, mas continuam afirmando os pontos seus doutrinários que não tem respaldo nas Escrituras. Vejamos um breve histórico.
1. BREVE HISTÓRICO:
Entre 1841 e 1844, William Miller – um orador Batista e capitão das forças armadas combatente na guerra de 1812 – lançou o “grande despertar do segundo advento” que eventualmente espalhou-se ao longo da maioria dos cristãos do mundo. Baseado em seus estudos da profecia de Daniel 8.14, Miller calculou que Jesus retornaria a terra em algum dia entre 1843 e 1844. Nada acontecendo na data marcada (22-03-1843) Samuel Snow, um seguidor de Miller, marca outra data: 22 de Outubro de 1844. Quando Jesus não apareceu, os seguidores de Miller experimentaram o que passou a ser conhecido como “o Grande Desapontamento”. Como chega-se a estas datas? Interpretando Dn. 8.14 da seguinte forma:
a) O Santuário era a Terra;
b) A purificação se faz pelo fogo o que acontecerá na vinda de Jesus (II Pe. 3. 9,10);
c) As 2300 tardes e manhas não são dias literais e sim proféticos, cada dia um ano(Nm. 14.34; Ez. 4.6);
d) O ponto de partida é 457a.C. (Dn. 9.25; Ed. 7. 11-26);
e) Chegando a 1.º data(1843) e nada aconteceu, refaz os cálculos considerando que entre 457 e 1843 só são 1299 dias, então falta um ano(um dia profético)
A interpretação correta de Daniel 8. 14 é, segundo os melhores comentaristas, a seguinte:
a) O carneiro com dois chifres(v.3) era o rei da Média e Pérsia(v. 20)
b) O bode(v.5) era o rei da Grécia(v.21);
c) A derrota infligida ao carneiro(v.7, 8) era da vitória da Grécia sobre a Média e Pérsia;
d) As quatros pontas que saíram do bode(v.8) era a divisão do reinado de Alexandre, que morreria(v.8) entre os seus quatros principais generais(v.22);
e) O chifre pequeno(v.9) é o mesmo do v. 23 e foi Antioco Epifânio(vv. 11, 12);
f) Ele foi governador da Síria entre 175 e 164a.C, profanou o santuário e o substituiu sacrifícios pagãos(leia 1 Macabeus 1. 21 –24 para o fato histórico; leia também Nm. 28. 1-3)
g) O santuário foi realmente purificado depois de 1150 dias(2300 tardes e manhas). Leia 1 Macabeus 4. 36-58.
Por não aceitarem a interpretação clara das Escrituras e da História(Macabeus) surgi, através de uma visão de Hiram Edson, que disse o seguinte:
“Vi distinta e claramente que o nosso Sumo Sacerdote, em vez de sair do lugar santo do santuário celeste, para vir à terra no dia sétimo do mês, ao fim de dois mil e trezentos dias, entrava naquele dia pela primeira vez no segundo compartimento do santuário e tinha uma obra a realizar no lugar santíssimo antes de voltar à terra”
2. AVALIAÇÃO DOUTRINÁRIA
Se examinássemos a IASD de acordo com as características das seitas o que teríamos? Devemos lembrar que para ser considerado uma seita um grupo deve ter as seguintes características:
i. Exclusivismo, ou seja, ser considerada como a ÚNICA correta, a ÚNICA igreja ou grupo correto. Consideram-se como o ÚNICO caminho para a Salvação, mesmo a Salvação estando em Jesus Cristo, é necessário participar do grupo.
ii. Jesus Cristo – As seitas, embora utilizando o nome de Cristo, não lhe dão o devido valor. Algumas subtraem a Sua Divindade (Tj’s), outras negam a Sua Humanidade (Espíritas, LBV, etc) ou confundem-lhe com o Pai e o Espírito Santo (Ig. Evang. Cristo é Vida (Carlos Magno), Tabernáculo da Fé (William Marrior Braham), Ministério Crescendo em Graça (Apost. Miguel Ângelo), etc). A verdade é que cada seita concebe um Jesus para si diferente do Jesus apresentado nas Escrituras.
iii. Fonte de Autoridade: As Seitas, geralmente, possuem outra fonte de Autoridade além das Escrituras do Antigo e Novo Testamento. Seja novas revelações, escritos ou os dois juntos. Algumas colocam os escritos de seus lideres ou profetas com igual ou superior valor à Bíblia (p.e: Os Mórmons, as Tj’s, Meninos de Deus, etc).
iv. Falsas Profecias: As seitas, principalmente as de caráter profético, tem, ao longo de suas histórias, feito profecias e marcado datas sobre eventos escatológicos: Ressurreição(Tj’s), Vinda de Cristo(Mórmons, STV), Destruição do Mundo(Borboletas Azuis), etc. Mas TODAS as profecias desse aspecto FALHARAM e FALHARÃO.
v. Salvação: As seitas têm em comum o fato de que a Fé não é suficiente para a Salvação, mas faz-se necessário algo mais. É a cooperação com Deus para o homem ser salvo (Graça e Obra) ou o homem salva-se a si mesmo através de suas obras.
Será que IASD passa nesses testes? Será que a IASD poderia suportar um exame de sua história, bem como um exame nos seus escritos? Vejamos:
2.1 É A IASD EXCLUSIVITA?
É notório a qualquer um que dialogue com um Adventista e logo vem a história da Igreja Remanescente. Veja esta declaração: “Sim, eu creio no futuro brilhante deste movimento porque não somos uma simples igreja entre as demais, porque somos o remanescente de Deus neste tempo do fim” (Revista Adventista Março/2001, pág. 10 - grifo meu). Observe que a declaração deixa claro que a IASD é ÚNICA. Leia-se o no Certificado de Batismo fornecido pelos adventistas onde constam algumas perguntas que devem ser feitas aos catecúmenos antes do batismo, e na de número 13 se lê: “Crê que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é a igreja remanescente da profecia bíblica...?” (grifo meu). Se o candidato responder negativamente poderá ele ser batizado? É claro que não!
O que, então, deseja a IASD sendo o Remanescente?
“... a grande e maravilhosa mensagem dos três anjos deve ser levada avante, agora como nunca antes. O mundo deve receber a luz da verdade por meio do ministério evangelizador da palavra, contida em nossos livros e periódicos... Façamos o mundo ver que aqui estão ‘os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus’ (Apoc. 14:12).”(Revista Adventista, Fevereiro/2001 pág. 6 - grifo meu)
A atitude Adventista é, então de orgulho espiritual sobre as outras igrejas, pois sendo ela a Remanescente (lembre-se que o Remanescente é quem será salvo. Rm 9. 27!) possuem exclusivamente a verdade: “Os próprios adventistas chegavam mesmo a se vangloriar de que uma das evidências de possuírem a verdade era o fato de que seus membros, se alguns deles deixassem a igreja, não se uniam a nenhuma outra denominação.” (Revista Adventista Junho/2001, pág. 15) – grifo meu).
Sendo assim, ao tratar os evangélicos de irmãos estão usando de tática para o proselitismo, pois, somo considerados Babilônia:
“As igrejas denominacionais caídas são Babilônia. Ela tem estado a promover doutrinas venenosas, o vinho do erro. Esse vinho é composto de doutrinas falsas, como imortalidade natural da alma, tormento eterno dos ímpios, negação da existência de Cristo antes de Seu nascimento em Belém, defesa e exaltação do primeiro dia da semana acima do dia de Deus, santo e santificado. Várias igrejas apresentam ao mundo estes erros e outros semelhantes, cumprindo assim, as Escrituras que dizem: 'Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição.’ (grifos meus)
Diante disso, pode a IASD passar no 1.º teste? A resposta só pode ser um enfático NÃO!
Continua amanhã...
Nenhum comentário:
Postar um comentário