09 maio 2012

O ANTAGONISMO DAS SEITAS E SUAS HERESIAS



A CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL E SUAS SÉTICAS

Este movimento teve origem numa colônia em Chicago USA no ano de 1907, aqui no Brasil teve origem no estado de São Paulo, em 1910 por um Italiano, Luis Franciscon. No Brasil e no Mundo 95% de seus adeptos são oriundos de denominações evangélicas, onde se concentram o campo de sectarismo religioso da CCB. Além disso, o exclusivismo é proclamado em alto e bom som na peculiaridade da salvação, quando pregam que não basta aceitar Cristo como salvador, tem que também pertencer a congregação cristã para ser salvo, o que é uma tremenda heresia, pois Jesus não deixou nem uma exclusividade para as igreja aqui na terra como caminho para salvação, porque Ele mesmo é o caminho, Jo. 14.6.

BATISMO EM ÁGUAS: Para CCB o homem para ser salvo tem que se batizar nas águas, baseando-se em Jo.3.5 não sabem estes que: nascer da água e do espírito, é nascer de Jesus por obra do Espírito Santo, Jesus é a fonte da água da vida, para mulher samaritana Jesus fez distinção da água natural e da água espiritual, Jo.4.13-15 e explica melhor em AP. 22.17 quando ele se apresenta como água da vida, quem crer nessa água que é Jesus, nasce de novo.

Paulo em I co. 1.14-15-17 mostra que não dava para ele ser ancião da Cristã do Brasil, porque ele disse que foi enviado não para batizar, mas a evangelizar. Outro absurdo, é que qualquer pessoa pode se batizar. Já foi comprovado em atos batismais da CCB pessoas em plena reunião do batismo fumando, a única coisa que lhe foi recomendado foi, para jogar o cigarro fora porque ia se molhar.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE A CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL

Não fazem cerimônias de casamento nos templos
" Não é permitido realizar casamento nas Casas de Oração da Congregação Cristã no Brasil." ("Pontos de Doutrina e da Fé que uma vez foi dada aos santos", página 8)

Comentário: Para os adeptos da CCB a Igreja ou a Casa do Senhor é um prédio feito de tijolos, que por ser sagrado, não pode ser usado para cerimônia de casamento. A Bíblia nos mostra que "o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens" (Atos 7:48-50, 17:24-25), nós somos a casa de oração ou casa espiritual de Deus (I Pedro 2:5).

Por isso, não há nenhum problema em usar o local onde a Igreja se reúne para realizar cerimônias de casamento, mesmo porque, o casamento é uma cerimônia espiritual.


CEIA DO SENHOR REALIZADA COM UM SÓ CÁLICE

"A Santa Ceia deve ser efetuada com um só pão e partido com a mão, e também com um só cálice, não alterando o que é determinado na Palavra de Deus." (idem, página 7)

Comentário: Estão alterando a Palavra de Deus as igrejas evangélicas que celebram a ceia com vários cálices? De acordo com a CCB , sim. Nos textos de Mateus 26:26-28; Marcos 14:22-25; Lucas 22:19-20 e I Coríntios 11:23-26 não há um mandamento expresso para se utilizar um só cálice. Nada de método é sagrado, pão e fruto da vide são exigidos por Jesus, o comer e o beber em lembrança da paixão do Calvário. Mas o método de fazê-lo, não é ordenado. O simbolismo ensina princípios, não dá valor mágico à métodos. Seguindo a linha de raciocínio da CCB teríamos de nos batizar em rio ou em piscinas públicas como Jesus e os discípulos foram batizados (Mateus 3:13-17; Marcos 1:9-11; Atos 8:26-39, 2:2:37-41), afinal o método era esse. Ademais, a expressão usada por Jesus em relação ao cálice é bebei "dele" todos, e não "nele".(Marcos 14:23)

NÃO REALIZAM APRESENTAÇÃO DE CRIANÇAS NOS TEMPLOS

"Não se encontra na Palavra de Deus que o recém nascido deva ser apresentado ao Senhor pelo Ancião ou Cooperador do Ofício Ministerial, porém por seus pais nos seus próprios lares. Há um só mediador entre Deus e os homens, que é Cristo Jesus que o abençoará." (idem, página 9)

Comentário: O menino Jesus não foi apresentado em seu lar (Lucas 2:22). Quando os pastores evangélicos apresentam crianças, não querem tomar o lugar de Deus no dar a benção, afinal eles apresentam a Deus, para Ele abençoar. Será que a CCB reprova a atitude de Simeão, que de acordo com o texto bíblico - "Simeão os abençoou..." (Lucas 2:34)?

OS ADEPTOS NÃO PODEM TIRAR FOTOGRAFIAS NOS CULTOS

"Nos serviços espirituais não se pode admitir que irmãos nossos fotografem, todavia quanto a estranhos à nossa fé, não se pode impedir que o façam." Refutação: Tal ensino não se encontra na Bíblia.


OS OFÍCIOS MINISTERIAIS

"A unção pertence ao ancião e na sua ausência ao Cooperador de Ofício Ministerial ou ao Diácono.

Refutação: De acordo com a Bíblia não existe o ofício de Cooperador de Ofício Ministerial, é pura invenção da CCB. Ser cooperador tem haver com atitude e não com ofício. Paulo cooperava para o progresso do evangelho, e cada cristão deve seguir o exemplo - "Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele." (I Coríntios 9:23); "Portando, devemos acolher esses irmãos, para nos tornarmos cooperadores da verdade." (III João 8). Timóteo além de pastor foi chamado de cooperador por Paulo. (Romanos 16:21).

Sobre a questão da unção, a CCB a unção não é restrita apenas ao ancião, o "Cooperador de Ofício Ministerial" e o diácono também podem ungir. O grande problema da CCB é tomar versículos isolados da Bíblia, estabelecer doutrinas em cima deles, e atacar as igrejas que não concordam com seu ponto de vista. Esse tipo de radicalismo é totalmente contra o Espírito de Cristo. No mesmo texto de Tiago 5, no verso 16, temos uma ordem em relação a oração, que envolve toda igreja - "orai uns pelos outros, para que sareis." O fato de citar os presbíteros ou pastores como os primeiros responsáveis pela unção dos enfermos, é sensato não confundir oração com unção do óleo.

PASTORES ANCIÃOS NAS IGREJAS DO NOVO TESTAMENTO

O seguinte enxerto é proveniente de Thomas Armitage “Uma História dos Batistas” (Londres: Bryan, Taylor & Co., 1890)

Os pastores ou guias das igrejas apostólicas eram conhecidos como PRESBÍTEROS, OU ANCIÕES, de presbuteros; e como bispos, ou supervisores, de episkopos. Este fato devia estar em sua própria ordem de Tempo no Novo Testamento; se tiramos isso fora de seu contexto histórico e lançamos para trás ou adiante em outro século, perderá seu valor distintivo. O decano Alford diz, com clara verdade cronológica: "Naqueles dias esses títulos surgiam fora da realidade e não eram classificações meramente hierárquicas." Em questão tal como essa, a cronologia é a lógica mais robusta. Então, devemos considerar e restringir esses títulos ao sentido primitivo deles, bem como definindo o ofício que eles representam. Eles são completamente sinônimos no Novo Testamento e a natureza do ofício que eles representam será tirado do significado reconhecido que possuem.

Pastores apareceram em todas essas igrejas logo depois de sua organização, e os cristãos hebreus os chamaram presbíteros (anciões) enquanto as igrejas gentílicas os chamaram bispos (supervisores), os termos são permutáveis. Os líderes ou administradores das sinagogas eram chamados presbíteros, mas eles não eram protótipos dos presbíteros cristãos e quase nada havia em comum entre os dois. A sinagoga não pode em nenhum sentido se tornar o exemplo da Igreja Cristã para a qual foi constituída para um diferente propósito, e demandou uma forma mais livre e mais independente e em harmonia com o caráter do ensino gracioso de Cristo.
Nenhum ancião é dito que não era administrador, que não eram pastores, mas todos os pastores eram conhecidos como anciões. Lemos de "todos os anciões em Jerusalém", de "anciões de cada igreja" (não um ancião, singular); como em Derbe, Listra, Antioquia, e outros lugares. Em Listra, Paulo se encontrou com Timóteo, e provavelmente foi lá que "as mãos do presbitério" foram postas nele. Não as mãos de presbíteros de várias igrejas locais; mas, no idioma de Dr. Samuel Davidson: "Os anciões estavam estabelecidos em uma única igreja congregacional." [Cong. Lectures, 1848]


A QUESTÃO DA HIERARQUIA

"Não havendo assim hierarquia na Igreja de Deus." (idem, página 17)

Refutação:Os adeptos da CCB afirmam não possuir hierarquia. De acordo com o dicionário Aurélio a palavra hierarquia significa:

[Do b.-lat. hierarchia, 'hierarquia eclesiástica' (< gr. hierós, 'sagrado', + gr. arché, 'comando', 'autoridade', + gr. -ía), retomando a prosódia gr.]

. 1. Ordem e subordinação dos poderes eclesiásticos, civis e militares.

2. Graduação da autoridade, correspondente às várias categorias de funcionários públicos; classe.

3. Fig. Série contínua de graus ou escalões, em ordem crescente ou decrescente; escala: 2

4. Inform. Na orientação a objetos (q. v.), organização de classes [ v. classe (21) ] , que indica suas subordinações com relação à herança (5 e 6).

5. Rel. Ordem e subordinação dos diferentes coros dos anjos. [Var.: jerarquia. ] (o grifo é meu)

Hierarquia revela ordem e submissão. Na CCB, existe sim hierarquia! As mulheres são claramente submissas aos homens, porque -

(1) Não podem exercer atividades ministeriais, sob a evasiva de que "a mulher deve permanecer calada" na igreja.

(2) Não podem tocar os instrumentos musicais que preferirem, só é permitido o órgão.

(3) "É necessário usar de prudência ao se freqüentar casas quando as irmãs se encontram sós, assim como não se deve viajar a sós com elas, salvo em casos muito excepcionais." (o grifo é meu)

(4) Na CCB existem também atribuições de ofícios - ancião, cooperador de ofício ministerial, diácono, encarregado de orquestra, porteiro e a irmandade em geral.


SAUDAÇÃO SOMENTE "NA PAZ DE DEUS"

Os adeptos da CCB criaram um tipo de saudação peculiar, e atacam todos aqueles que utilizam outro tipo de saudação.

Comentário: O que vamos discutir aqui é um costume, e como tal, algo pequeno, mas que infelizmente a CCB transforma em doutrina fundamental e ataca as denominações cristãs que adotam outro tipo de saudação diferente da criada por eles, essa é a razão de fazermos o nosso comentário sobre esse ponto.

Não existe na Bíblia uma ordem expressa para adotarmos um determinado tipo de saudação. As igrejas cristãs geralmente utilizam diversos tipos de saudação, tais como: "a paz do Senhor" e "graça e paz" ou simplesmente "bom dia", "boa tarde" e "boa noite". Mas a CCB insiste em afirmar que somente a saudação nos dizeres "a Paz de Deus" é correta, e que as outras estão erradas. O argumento geralmente usado, é que "a paz do Senhor" é errada porque existem muitos senhores, e que as demais saudações são muito vagas.

Esse tipo de pensamento da CCB está errado por diversos motivos:

(1) Como já falamos, não existe um mandamento para usarmos determinado tipo de saudação.

(2) Se o argumento que eles utilizam é de que há muitos "senhores", também podemos dizer que há muitos "deuses", inclusive Satanás é chamado de "deus" (II Coríntios 4:4).

(3) Muitas vezes eles dizem que devemos dizer "a paz do Senhor Jesus" completando a frase, então eles deveriam também completar "a paz de Deus o Pai" (Ver I Tessalonicenses 1:1; II Tessalonicenses 1:2; etc). Afinal, o nome cristão para Deus é Pai!

A refutação que fazemos é que Senhor único e verdadeiro, é Deus, a trindade pai, filho e Espírito Santo, Senhor com S maiúsculo, o Adonai, a palavra Hebraica para DONO, quanto que senhor com s minúsculo é para os nossos costumes pronomes de tratamento a pessoas que tratamos como senhores e senhoras, mas nada de atribuirmos a eles como uma deidade, não é tão difícil de entender basta ter um pouco de raciocínio lógico.

SONO DA ALMA APÓS A MORTE

Crêem os adeptos da CCB que após a morte o homem cai em um estado de inconsciência até a ressurreição. Para "provar" tal ensinamento eles utilizam dois argumentos: a morte na Bíblia é comparada ao sono, e a alma é o sangue (não tendo assim existência separada do corpo).

Refutação: As expressões bíblicas "dormir" ou adormecer" são usadas quando se referem a morte como figuras de linguagem, e sempre em relação ao corpo. "Dormir" ou "adormecer" são figuras de linguagem apropriadas para o corpo, uma vez que a morte é apenas temporária, aguardando apenas a ressurreição, ocasião em que o corpo será "despertado". Além disso, tanto o ato de dormir quanto a morte possuem a mesma postura - o corpo permanece deitado. A Bíblia é muito clara quando ensina que a alma do crente( e o seu espírito) sobrevive a morte (Lucas 12:4), ela está conscientemente presente com o Senhor (II Coríntios 5:8) em um lugar melhor (Filipenses 1:23). De um modo semelhante, a alma do descrente está em um lugar de tormento consciente (Mateus 25:41; Lucas 16:22-26).

A alma é juntamente com o espírito uma parte imaterial e imortal existente dentro do homem (Mateus 10:28; Apocalipse 6:9-11;Filipenses 1.23; II Coríntios 5:1,2, 6,8; Mateus 22:31-32; I Reis 17:21-22; Gênesis 35:18; III João 2; I Tessalonicenses 5:23; Hebreus 4:12). Tal como as Testemunhas de Jeová, a CCB entende que a alma é o sangue, isso para negar a doutrina bíblica da imortalidade da alma. No entanto devemos ver que várias palavras são empregadas na Bíblia com idéias diferentes, em sentido figurado. A sinédoque, por exemplo, é uma figura de linguagem em que se toma o gênero pela espécie, a espécie pelo gênero, o todo pela parte, a parte pelo todo, o plural pelo singular, o singular pelo plural. Quando usamos "os mortais" ao invés de "os homens", "10.000 tetos" no lugar de "10.000 casas", "mil almas" ao invés de "mil habitantes". É neste sentido que a Bíblia emprega a palavra "alma" no sentido de sangue, pessoa, vida, coração(Dt. 12:23-35; Lv. 17:14; Gn. 46:22,27; Lv 22:3; Dt. 2:30), pois se não fosse figurado, como poderia ser sangue, pessoa, vida e coração ao mesmo tempo? Ou seria uma coisa ou seria outra. Para os adeptos da CCB a alma humana é então semelhante à dos animais, que pode ser destruída, no entanto a Bíblia ensina que a alma humana é imortal, invisível e foi criada pelo próprio Deus (Gênesis 2:7, 35:18; Atos 7:59; Filipenses 1:21; Lucas 23:42,43, 16:19-31; Hebreus 12:22,23; Apocalipse 7:9,14; Eclesiastes 12:7; II Coríntios 5:1,6,8; Mateus 10:28) Jesus disse: "a minha alma está cheia de tristeza até a morte"(Mateus 26:38), substitua a palavra "alma" por "sangue" e veja que absurdo. Então alma não é sinônimo de sangue como querem os adeptos da CCB.


OUTRAS INFORMAÇÕES, COSTUMES E ENSINOS ESTRANHOS


"Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens,..., ninguém vos domine a seu bel-prazer, com pretexto de humildade e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão"Colossenses 2:8,18

(a) Os adeptos da CCB que morrem, não podem ser cremados;

(b) Orações feitas somente de joelhos;

(c) Possuem um sistema de contribuição próprio, o adepto da CCB contribui para:

•OFERTA DA PIEDADE;

• OFERTA PARA COMPRA DE TERRENOS;

• OFERTA PARA FINS DE VIAGEM;

• OFERTA PARA CONSERVAÇÃO DE PRÉDIOS;

• OFERTA DE VOTOS.

(d) Possuem um hinário intitulado "Hinos de Louvores e Súplicas a Deus".

(e) Usam a Bíblia somente na versão de "João Ferreira de Almeida Atualizada"

(f) Anualmente realizam as chamadas "Assembléias" onde ouvem muitas testemunhanças e relatórios de expansão da seita para outras regiões.

(g) O adepto usa a expressão minha "comum" para designar a igreja na localidade que freqüenta.

(i) Existem igrejas criadas por ex-adeptos da CCB - Congregação Cristã no Brasil Renovada, Igreja Cristã Renovadora, Crista Universal Independente e Congregação Cristã Época da Graça.

(j) Publicam livros de registros com os endereços dos templos no Brasil e em pouquíssimas localidades no exterior, acessíveis aos adeptos.

(l) Os jovens e crianças possuem reuniões especiais para eles, o culto de "jovens e menores".

(m) Cerimônias fúnebres são proibidas no templo.

(n) Não possui registro de membros.

(o) Não faz coleta pública.

(p) O adepto vai ao templo em média três vezes por semana.

(q) Não tem mecanismos formais para comunicação, exceto uma circular bimensal que anuncia as datas e locais dos próximos batismos.

(r) Não distribuem folhetos, revistas e jornais.

(s) O adepto da CCB deve se abster de participar de festas de casamentos de pessoas não pertencentes a CCB, sob a alegação de participar de coisas sacrificadas aos ídolos.

(t) São instruídos a não assistirem televisão, pois acreditam que a mesma é do diabo.

(u) É pecado as mulheres cortarem os cabelos, ou mesmo aparar as pontas, e os homens não podem usar barbas.

(v) Nos templos internamente acima do púlpito há os dizeres "Em Nome do Senhor Jesus" , e na saída do templo uma placa com os dizeres da "revelação" recebida pelo fundador Louis Francescon - "Jesus é a cabeça da Igreja o Espírito Santo é a lei para guia-la em toda Verdade; sua organização é a caridade de Deus no coração de seus membros que é o vínculo da perfeição. Onde esses três não governam é satanás quem governa em forma de homem para seduzir o povo de Deus com sabedoria humana."

(w) Pedidos de oração por estranhos só são atendidos se o "Espírito Santo determinar".

(x) Proibidos o culto de vigília de fim de ano.

(y) Procuram vestir os melhores trajes para ir ao templo, principalmente por ocasião da ceia anual, onde só os adeptos podem participar.

(z) Louis Francescon nasceu em 29 de março de 1866, em Cavasso Nuovo, Província de Udine-Itália, e sua morte se deu em 07 de setembro de 1964, na cidade de Oak Parks, Illinois-Estados Unidos.


PARA OS DA CCB ORAÇÂO SÓ SE FOR DE JOELHO


-JESUS OROU EM PÉ DIANTE DO TÚMULO DE LÁZARO,JO11.41.

-JESUS OROU NA CRUZ, LC.23.34/42,46.

-JONAS OROU NO VENTRE DO PEIXE, JN.2

-O REI EZEQUIAS OROU DEITADO E DEUS ATENDEU I RS.20.1,5

-O PÚBLICANO OROU EM PÉ E DESCEU PURIFICADO, LC18.13,14

-BATIMEU OROU SENTADO FOI OUVIDO POR JESUS E RECEBEU SUA CURA,MC.1046-52

Que possamos dar ouvidos à advertência bíblica: "Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com manjares, que de nada aproveitam aos que a eles se entregam." (Hebreus 13:9).
Ajuda de alguns textos do comentário do livro Seitas Heréticas do Pr. Abilio Santana e do site, http://flprofessor.br.tripod.com/indexa6.htm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário