06 dezembro 2011

Edir Macedo crê no Espiritismo, com direito a receber espírito dos mortos

Alguém ai pode me dizer de onde, nas Sagradas Escrituras, o Macedo retirou a doutrina de que as pessoas recebem “espíritos” de parentes mortos? Ele trocou a Almeida pela Kardek?
O vídeo é do canal oficial do Edir Macedo. Fizemos uma cópia, por vias das dúvidas.

Eu sei que é pedir muito aos amigos que assistam a tudo, então se atentem a sequencia a partir de 14 minutos.

Este é o tipo de “ensinamento” a ser confrontado quando nos aproximarmos de um membro da seita IURD. Afinal, revela um desvio forte na doutrina da seita em direção ao espiritismo, oferecendo, assim um questionamento direto ao prosélito que se julgue cristão.

Não se trata mais de um sincretismo com espiritismo kardecista, umbanda ou simpatias populares que possa ser disfarçado, ou justificado, pelos líderes com o propósito implícito de oferecer um "ponto de contato” da fé, coisa corriqueira dentro do arcabouço da confissão positiva e recorrente entre os neopentecostais. 

Tão pouco se trata de uma influência espúria de ensinos do movimento de batalha espiritual. Não há registro de tais ensinos em nenhuma das vertentes do movimento citado.

Mesmo na IURD, onde o peso doutrinário dos ensinos de batalha espiritual sempre foi mais restrito às seções de descarrego para a expulsão de demônios, nunca se admitiu, ou se ensinou, que alguém pudesse receber ou estar possuído por homens desencarnados.

Ao contrário, toda a forte aposição feita ao espiritismo e ao catolicismo que marcaram o início da trajetória da Universal e se constituía na sua principal estratégia de conversão era baseada na negação da comunicação e interferência dos mortos, de maneira que a veneração de santos (chute-se a santa) e os pedidos de intercessão destes seriam inócuos, assim como as ditas manifestações de parentes mortos em seções de espiritismo não passariam da ação de demônios enganando a quem procura a comunicação com seus entes queridos falecidos.

Desta forma, as afirmações de Macedo indicam um turning point na seita tão grande quanto àquele representado pela defesa do aborto por este mesmo falso profeta. Macedo se afasta a passos largos do cristianismo.

Finalmente, é muito intrigante a nova teoria dos games perturbadores e, principalmente, o novo mote da Universal, usado no final do vídeo: Vamos arrebentar em nome de Gizuz! 
 
Veja o vídeo:


Fonte: Genizahvirtual.com

4 comentários:

  1. Postado originalmente no blog webevangelista.com, em 8/12/11)

    Fala sério hein?
    Eu até cheguei a acreditar que se tratava de um assunto sério e postei um comentário.
    Mas, o BM simplesmente faz uma alusão a uma prática de algumas religiões ou seitas, como vc quiser chamá-las, que dizem que recebem espíritos de pessoas mortas, para ilustrar a sua pregação.
    Ele, em momento algum, disse que crê que a pessoa deve receber espíritos de parentes.
    Não seja tendencioso e preconceituoso a ponto de inventar fatos.
    Não vi, no vídeo nenhuma evidência, como você me fez crer, antes de conseguir baixar o vídeo e assistí-lo, de que o BP esteja pregando espiritismo.
    As vezes eu até concordo com alguns fatos que são postados aqui neste blog, mas, a partir de agora tenho que desenvolver mais o meu senso crítico para não me deixar levar e manipular pelo seu raciocício estreito em relação a alguns fatos, não quero eu ajudar a espalhar travesseiros de penas ao vento, pois depois, não há como se juntar a penas novamente.
    Não sou fã do BP, e não concordo com muitas práticas da sua igreja, falo com propriedade, pq já estive lá por muitos anos, mas abomino a injustiça.
    Conserve a sua "mente limpa", para que ela verdadeiramente seja usada pelo Espírito Santo de Deus para levar as boas novas da salvação ao povo que está no mundo, sofrendo por falta de conhecimento da Palavra de Deus!

    ResponderExcluir
  2. Eunice,
    Graça e paz.
    Que bom que escreveu.Agradeço sua postagem.
    Amada irmã,existem pessoas que como você,querem a todo custo defender o indefensável:Edir Macedo realmente acredita que uma pessoa pode ser possuída pelo espírito de um morto. Ainda que pregue a Jesus e estivesse falando sobre o que a Bíblia diz, coloca o Espírito Santo na mesma condição do espírito de alguém que já morreu e que ambos podem se “apossar” das pessoas.
    Eunice, você entendeu agora ou quer que eu desenhe para você?
    Ele NÃO PRECISA FALAR QUE CRÊ, basta que o que ele disse sobre o receber o espírito de alguém que morre.Só fala uma bobagem dessa quem crê que isso é possivel.
    Se você não sabe ainda,a Bíblia que é a Palavra de Deus, deixa claro em vários textos que falar com os mortos é coisa abominável ao Senhor (Lv 20:6; 27; Dt 18:10-14). Também diz que não há espíritos vagando pelo mundo (Jó 7:9). Toda pessoa, depois da morte, é julgada e pode ir para o céu ou para o inferno (Hb 9:27-28).

    A Palavra de Deus, inerrante, contudo,diz que existem “espíritos enganadores” e que Satanás pode se disfarçar até em anjo de luz ( 1 Tm 4:1-2; 2 Co 11.14). É consenso nos círculos evangélicos que as pessoas que recebem espíritos de mortos e falam em nome deles, na verdade estão possuídas por espíritos demoníacos.
    Eunice, sem essa de querer defender o indefensável, por favor!!!
    Você me parecia tão inteligente e pensava que sabia discernnir quando ouvia o 'erro'.
    Não e de hoje e não é só na mente pervertida do Macedo que essa heresia habita. Lembro-me de uma conversa que tive com uma obreira da IURD, mais ou menos 10 anos atrás, em que ela afirmava que algumas entidades que eles exorcizavam eram espíritos de feiticeiros, satanistas, mães de santo. No momento achei o pensamento da obreira não representava a opinião da instituição a qual pertencia. Porém, hoje vejo que não.

    É muito difícil...
    Mas, diante do que esse sujeito tem feito e falado, até q não me assustei.Ele é um apóstata já a bastante tempo.
    Houve uma época, quando ele escreveu o livro: "Orixás,Caboclos e Guias", que ainda ele estava 'meia sola', mas agora o homem 'desbandeirou-se' totalmente.
    Líder de grande 'Money-stério' ele pode ser, mas no céu, tá difícil de entrar..
    Amada Eunice, tenha paciência,Foi claro como água limpa: o cara afirma positivamente o que a Bíblia garante ser impossível - alguém que morreu voltar. É espiritismo mesmo. Uma salada teológica. Não é preciso nem muito raciocínio. É heresia pura, onde aliás, está assente toda a doutrina kardecista.
    Deixo-te meu abraço freterno, prezada irmã.
    Deus lhe abençõe e ajude.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Wáldison,
    A Paz.

    Com todo o respeito, quando eu li a mensagem, sem assistir ao vídeo, cheguei a postar um comentário no webevangelista.com. Entretanto, no momento em que assisti ao vídeo, discordei da forma como a mensagem foi interpretada.

    Você tem a sua opinião, eu tenho a minha.
    Se a forma dele pensar me agradasse, estaria eu ainda como membro da sua igreja.
    Entretanto, primo pela justiça.
    Eu não posso misturar qualquer sentimento de antipatia que porventura sinta pelo Bispo Macedo para entorpercer o meu julgamento.
    Não creio que ele esteja louco a ponto de acreditar neste tipo de coisa, e esta, é a minha opinião pessoal.

    Abaixo, a mensagem postada e apagada no blog webevangelista.com:
    "Eunice disse...
    Mesmo que o BM seja o Saul dos dias atuais, não se deve "tocar" nele, por causa da unção, tendo-a hoje ou não. Saul um dia fora ungido do Senhor, e Davi, diante da oportunidade, não tocou nele. Saul se afastou definitivamente de Deus ao consultar os mortos, ao praticar um ato proibido nas Sagradas Escrituras: a necromancia (e o fim dele não foi bom).
    No céu existe respeito à hierarquia, no inferno há respeito à hierarquia... Está escrito que toda autoridade constituida foi e é constituída pelo nosso Deus, não importa o momento no tempo.

    Não estou aqui defendendo ninguém, pois quem julga é Deus.
    Se você não concorda, procure, pq está escrito, e isto é uma questão de hermenêutica.

    8 de dezembro de 2011 10:23

    Postado em Edir Macedo crê no Espiritismo, com direito a rece... "

    ResponderExcluir
  4. Amada irmã Eunice,
    Graça e paz.
    Que bom você voltar a escrever. Isso sim, é diálogo.
    Te agradeço pela atenção.
    Sabe Eunice,como você mesmo disse, temos opiniões diferentes.
    Mas vou discordar de vc outra vez no quesito "não tocar no ungido de Deus".
    Acredito que vc saiba muito bem que texto fora do contexto é pretexto.Isso sim, é uma questão de hermenêutica.
    É justamente por falas como a sua que temos uma porção de líderes se achando e querendo fazer(e fazendo), o que bem querem com a bíblia e com o rebanho.
    É preciso compreender que 'autoridade constituída por Deus', como diz Paulo, é aquela que MERECE meu respeito e não TOTAL submissão.Vc está se equivocando.Prova disso é que, quando Pedro e João foram ameaçados pelas autoridades "a não pregar e nem ensinar em nome de Jesus, disseram:Mais importa obedecer a Deus que a homens"(At.4:17-20). Erraram então com isso? Não!! Cuidemo-nos com essa sutil diferença.Se alguém, ungido, separado, escolhido por Deus p fazer Sua obra, começar a mutilar a bíblia, não existe problema algum em eu me posicionar contra, usando meu argumento baseado na Palavra de Deus.O próprio Paulo denunciou alguns líderes e afirmou que alguns são como cães, os falsos obreiros(Fl.3:2), q apenas sabem latir,procurando intimidar.Q bom se Paulo estivesse falando aqui do cachorrinho q temos como bichinho de estimação.Está falando de mestres que ensinam de modo errado a Palavra de Deus. Homens sem compromisso com a verdade e sem o temor do Senhor. Enganam as multidões com palavras bonitas e pose de sabichões. No mesmo versículo Paulo os chama de 'maus obreiros'.O mesmo Paulo falou acerca de sua responsabilidade de anunciar de maneira CORRETA a Palavra de Deus.No entanto por várias vezes, ele escreve citando nomes e dizendo á igreja que alguns estavam desviados da verdade.
    Outrossim,sempre que alguém cita o texto por vc tbm citado, esquecem-se de que Saul recebeu unção de rei.Isso é muito diferente do que a unção do Espírito.O problema é que muitos faltaram na Escola Dominical.
    O que falta se entender na verdade, e é aí q precisamos da hermenêutica p entender q quando Daví disse q 'n tocaria no ungido do Senhor', ele estava dizendo 'tocar' literalmente, ou seja, fazer algum mal a ele, já que Daví teve três oportunnidades de matá-lo e por temer a Deus não o fêz.Trazendo isso para o lado espiritual, por temor entendemos que não devemos 'tocar' no caráter, na índole da pessoa.De nenhuma pessoa, menos ainda de um irmão em Cristo.Mas tenho obrigação de defender a fé evangélica e o Evangelho de Jesus(Fl.1:16;Jd.vs3,4).Irmã Eunice, seja quem for, que estiver 'torcendo' a Palavra, eu irei denunciar.É meu dever fazer isso. Por isso que esse Blog é apologético, ou seja, faço a defesa do Evangelho.Vivemos num período em que a grande maioria dos líderes denominacionais não passam de pilantras, usando a boa fé de nosso povo e tirando deles seu precioso dinheiro para viverem numa vida de luxo,conforto,viajarem mundo afora, fazerem excursões, comprarem jatinhos e etc.Abusam das necessidades e credulidade de nosso povo, q n tem conheçimento da Palavra.Se tivesse não seriam vítimas desses espertalhões que "só pensam em seu ventre, que o seu deus", como disse Paulo aos Romanos.
    Enfim, amada irmã, nunca foi, e nunca será pecado eu denunciar, tornar público, escrever, repudiar e não tolerar as coisas erradas que se ensinam por ái e o modo de vida q muitos estão vivendo como se pudessem fazer e viver da maneira que quiserem e ainda pensam que Deus tem a obrigação de levá-los para o céu.
    Não, mil vezes não.Não vou tocar no caráter, nem na igreja que é do Senhor, mas nesses líderes velhacos, vou usar a arma q tenho contra eles:a Palavra de Deus, que estão usando-a como um amuleto,para conseguirem seus perversos intentos.
    Deixo-te meu abraço fraterno e carinhoso.
    Viva vençendo!!!
    Seu irmão menor.

    ResponderExcluir