Domingo Espetacular, da Record, causa revolta ao afirmar que o movimento “cair no espírito” é falsa manifestação do Espírito Santo
O programa Domingo Espetacular da TV Record, apresentou neste domingo uma reportagem de quase quarenta minutos sobre o movimento pentecostal e as características dos costumes ligados ao “cair no espírito”.
Enquanto a reportagem era exibida pela Record, milhares de fiéis protestavam no Twitter com a hastag #vergonharecord, que chegou a estar entre as mais usadas no microblog em todo o Brasil. Um dos usuários, escreveu: “Incrível! A Globo investindo nos evangélicos e a Record detonando os evangélicos. Quem diria!”
Entendida por diversos internautas que protestavam no Twitter como um ataque ao Pastor Silas Malafaia e à cantora Ana Paula Valadão, defensores do fenômeno, a reportagem mostrou pessoas caindo ao toque de outros, ou ao sopro de pregadores, e ainda fiéis imitando cachorros.
A reportagem ouviu um especialista em psicologia, Doutor Jacob Goldberg, para quem o fenômeno “cair no espírito” é resultado de uma série de fatores: “O movimento de corpo é exasperado, tudo fica vizinho da histeria, e a histeria faz diminuir o senso crítico, o indivíduo não usa mais a razão, ele se entrega”.
Entrevistando Paul Gowdy, um dos precursores do fenômeno cai-cai no mundo, a reportagem mostrou a mudança de opinião dele em relação à crença no movimento. “Assim que Deus abriu meus olhos, vi que precisava tomar uma providência”. Segundo a reportagem, Gowdy afirmou ter participado dos bastidores da fundação do movimento: “Não creio mais nessas coisas. Hoje vejo como uma coisa macabra. Hoje eu acredito que esse espírito é um falso espírito, um espírito enganador”.
O Professor de Teologia da Universidade de Toronto, no Canadá, David Reed afirmou que as ações dos que promovem esse movimento são forçadas: “quando a pessoa não cai, eles empurram”.
Gospelmais
Comentário de Wáldson:Embora eu saiba que essa Matéria é mais um ataque do Sr.Edir Macedo, quero dizer que,infelizmente, algumas manifestações que os vídeos mostram realmente extrapolam a razão e passam 'além' do que está escrito na Palavra de Deus.
Algumas manifestações são por demais estranhas e eu jamais teria coragem de fazer ou induzir alguém a fazer o que algumas imagens mostram.
Continuo dizendo que sou crente em Jesus Cristo, bibliocêntrico e pentecostal. Creio na manifestação sobrenatural do Espírito Santo, que é uma Pessoa, mas não aprovo exageros que estão surgindo no seio de algumas igrejas pentecostais, não concordo racionalmente e biblicamente, não encontrando respaldo doutrinário para alguns exageros das igrejas neo-pentecostais e de outras chamadas 'renovadas', 'avivadas' ou carismáticas.
Prefiro ficar só com o que a Bíblia diz.
Considero que a Matéria seria muito oportuna para debatermos essa 'onda' de coisas estranhas que estão sendo 'manifestadas' em alguma igrejas. Porém, infelizmente o intento da Matéria não é esclareçer nada, e sim, causar divergências entre a IURD do Bispo Macedo e outras igrejas Pentecostais. E essa guerra começou quando o Bispo publicou um vídeo mostrando um culto pentecostal e uma sessão espírita num terreiro de macumba e perguntou:"Qual é a direrença?".(veja Matéria neste Blog). Houve diversos protestos na net contra a posição do Bispo, mas a resposta maior foi a que deu na TV o Pr. Silas Malafaia, que foi muito feliz em suas colocações.
Finalizando: O Bispo Macedo resolveu arranjar essa 'briga', depois que tomou conheçimento dos Contratos que a Som Livre, da Rede Globo, teria feito com diversos cantores evangélicos, e na sua maioria 'pentecostais e/ou renovados' e que a mesma TV, faria uma premiação dos melhores da 'musica gospel' em dezembro deste ano.
Bem, aí está a resposta prá isso tudo.
Pr. Malafaia fala em seu Blog Verdade Gospel sobre a Matéria da Record
Não sou simpatizante do macedo, nem concordo com às praticas iurdianas,mas concordo plenamente com ele, no que diz respeito sobre esse cai cai. Quanto ao malafaia é um fanfarrão e gosta de tirar proveito da situação e se auto- promover. O Silas só esqueceu de dizer, que muitas pessoas deram os 900 reais quando Morris Cerullo pediu, e não aconteceu nada em suas vidas,estão esperando até hoje esse cumprimento de prosperidade.
ResponderExcluir