“6 Estou admirado de que estejais vos desviando tão depressa daquele que vos chamou pela graça de Cristo para outro evangelho,7 que de fato não é outro evangelho, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo”.
Gálatas 1:6,7
*** Perverter: ― privar do verdadeiro sentido
― mudar para o oposto.
Texto Base: Gálatas 1:6-16
Introdução:
Fiz questão de usar a palavra Pervertido com uma única intenção, chamar sua atenção. Poderia usar a palavra corrompido, adulterado, modificado, o falso evangelho, mas prefiro usar mesmo a expressão: Pervertido, e como tradução voce usar qualquer um dos sinônimos que apresentei a pouco.
Vivemos dias em que para se encontrar um lugar em que o evangelho é pregado apenas como evangelho enquanto boas novas se torna cada vez mais dificil de se encontrar, o que não deveria nos surpreender, afinal isso já nasceu com a igreja, pessoas procurando desvirtuar, PERVERTER o verdadeiro evangelho de Cristo, prova disso é o texto que lemos,texto esse que falar de um problema que causou um incômodo enorme na vida do apóstolo Paulo, e que exige dele, Paulo, uma intervenção imediata junto a igreja da Galácia. Prova disso é que ele não faz menção honrosa a nenhuma virtude que essa igreja pudesse ter, não destaca nenhum líder, antes porém começa imediatamente falando sobre o perigo que aquela igreja estava correndo. O perigo de se entregarem a um evangelho adulterado, falsificado, corrompido, um EVANGELHO PERVERTIDO.
Vejamos então o que Paulo nos apresenta sobre o que seja um Evangelho pervertido.
1. É o evangelho que prioriza o ritual, o sacrificial em detrimento do espiritual, que não entende o que seja o evangelho da graça.
Verso 6: Daquele que vos chamou(é iniciativa divina, soberana, movida pelo amor)
- a igreja começa a lidar com uma versão judia do cristianismo:se a pessoa quizesse agradar a Deus deveria :
a)Circuncidar-se
b) dedicar sua vida inteira ao cumprimento de todas as regras e prescrições da Lei. Cada vez que alguém levava a cabo uma obra da Lei — diziam — isso lhe era anotado no crédito de seu conta com Deus
c) Ensinavam a necessidade de que o homem ganhasse por si mesmo o amor e o favor de Deus.
2. É o evangelho que nega a liberdade do indivíduo – Verso 6 : O evangelho da Graça
Seus adversários declaravam que o apóstolo estava tornando muito fácil a religião com a intenção de ganhar o favor dos homens e congraçar-se com eles.
Paulo sempre ensinou, porque Cristo também o fez sobre a obra do Espírito na vida do homem, de que Ele, o espírito convenceria o homem, o ensinaria, o ajudaria, o conduziria, que é papel de cada um crescer no caminho da santidade, no conhecimento, da mortificação da carne.
João 16:8; João 14:26; Filipenses 2:12; Efésios 1:4; Colossenses 3:12
3. É o evangelho da perturbação – Verso 7: Alguns que vos perturbam
O sentido de perturbar tem a ver com uma disposição de causar confusão mental nos ouvintes, Paulo fala desse mesmo problema no capítulo 5 verso 10
4. É o evangelho que torna o resultado do trabalho ou esforço humano mais importante que a obra realizada por Jesus na Cruz – Verso 7 querem perverter o evangelho de Cristo
Eles tornam a observância das regras das normas, dos regulamentos, dos mandamentos de homens, de usos e costumes, mais importantes que o evangelho de Crist ensinado por Paulo(Gálatas 2:4; 5:1)
Paulo encontra um problema parecido com os irmãos da igreja em Colossos, vejamos colossenses 2:16-23 –
16 Assim, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados,
17 os quais são sombras das coisas que haveriam de vir; mas a realidade é Cristo.
18 Ninguém seja árbitro contra vós, fingindo humildade ou culto aos anjos, baseando-se em coisas que tenha visto, inutilmente arrogante em seu conhecimento carnal,
19 e não retendo a Cabeça, com a qual todo o corpo, suprido e organizado pelas juntas e ligamentos, vai se desenvolvendo segundo o crescimento concedido por Deus.
20 Visto que morrestes com Cristo para os espíritos elementares do mundo, por que vos sujeitais ainda a mandamentos como se vivêsseis no mundo,
21 tais como não toques, não proves, não manuseies?
22 Todas essas coisas desaparecerão com o uso, pois são preceitos e doutrinas dos homens.
23 Na verdade, esses mandamentos têm aparência de sabedoria em falsa devoção, falsa humildade e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate aos desejos da carne.
5 – É o evangelho que torna as experiências pessoais mais importante que a revelação da Palavra Escrita - Verso 8: mesmo que um anjo
O evangelho pervertido ou corrompido, valoriza e vindica para si mais credibilidade pelo fato de seus praticantes julgarem que suas experiências estejam acima da revelação da palavra de Deus. Vejamos II João 1:9-11
9 Todo que vai além do ensino de Cristo e não permanece nele, não tem Deus. Quem permanece no ensino, esse tem tanto o Pai como o Filho.
10 Se alguém vem vos visitar e não traz esse ensino, não o recebais em casa, nem o cumprimenteis.
11 Pois quem o cumprimenta participa de suas obras más.
6 – É o evangelho que procura a glória da terra, que quer agradar a maioria, que pensa nos benefícios a serem usufruidos – Verso 10
Dois fatores se destacam nesse tipo de evangelho:
6.1 – Buscam o favor dos homens tem a ver com bajular, fazer média, oferecer o melhor lugar;
6.2 – Procura denegrir a imagem ou o nome dos que pregam e ensina o verdadeiro evangelho. Era o que os falso líderes faziam contra Paulo.
Jesus não se preocupava em agradar a multidão: quem quiser vir após mim, é uma escolha, agora, em se decidindo por Cristo, NEGUE-SE A SÍ MESMO. Em joão 6:60-70 Jesus profere um duro discurso para uma multidão que o seguia esperando ver um milagre e esperando pelo sustento material, sendo repreendidos pelo Senhor a multidão o deixa e então Jesus se volta para os apóstolos e pergunta se eles não queriam fazer o mesmo.
7 – É o evangelho gerado na terra, feito pelas mãos dos homens com a clara intenção de escravizar outros – Versos 11 a 14
Paulo nunca negou sua origem, ele era Judeu e fazia questão de mencionar isso, mas a sua vida religiosa, sua obediencia cega ao judaísmo ficara para trás, se voce quer seguir a Jesus, precisa renunciar a religiosidade,e clamar para que o Espírito de Deus te guie a toda verdade.
João 14:26 Mas o Consolador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que eu vos tenho dito.
8 – É o evangelho que não tem por finalidade a glória de Deus – Verso 15
Dê uma olhada nos programas ditos evangélicos na televisão, raros são os pregadores que exaltam ao Senhor. Observem como são as entrevistas: como era sua vida antes de vir para essa igreja, antes da campanha feita pelo bispo, pelo apóstolo.
COMO ENTÃO SE LIVRAR DE TODO ESSE ENGANO?
1 – Arrependei-vos e crede em Jesus; Marcos 1:15
2 – Leia a palavra de Deus, a bíblia; João 5:39; Atos 17:11
3 – Peça ao Senhor que dê sabedoria; Tiago 1:5
5 – Procure uma igreja em que o evangelho pregado, mesmo que inicialmente te cause dores, temores, gere também paz, gozo

Nenhum comentário:
Postar um comentário