18 setembro 2011

PROGRAMA "REENCONTRO" SAI DO AR APÓS 44 ANOS

"HÁ UM TEMPO CERTO PARA CADA PROPÓSITO DEBAIXO DO CÉU"

O sábio Rei Salomão sabia muito bem o que falava, pois a sua sabedoria estava implícita naquilo que ele pediu a Deus. Ao escrever o Eclesiastes,dedicou um capítulo inteiro a isso que chamamos de “tempo certo” para fazer algo em nossa vida. O interessante é que o sábio falava com conhecimento de causa e no capítulo douze do mesmo livro ele descreve o que somos nós e  como é efêmera a nossa existência aqui na terra e o que realizamos.
Mais ainda, diz Salomão: “... aquilo que é, já foi, e o que será, já foi anteriormente; Deus investigará o passado...” (Ecles. 3:15).
Ao longo de quarenta e quatro anos o programa REENCONTRO invadiu os céus do Brasil e do mundo com as suas mensagens. O ideal evangelístico de um homem chamado NILSON DO AMARAL FANINI(foto acima) ultrapassou as fronteiras e conseguiu realizar muito mais do que se imagina e ele mesmo dizia que somente no céu se veriam os resultados de tamanha disposição. Ao começar,os tempos eram bem diferentes de hoje quando o mercantilismo religioso tomou conta da mídia e dos templos, a fé de Nilson Fanini era muito grande diante dos desafios de evangelizar o Brasil e o mundo e por esta razão Deus abençoou a sua visão: Deus enviava os recursos de forma extraordinária!
A história, investigada por Deus, certamente que nunca deixará apagar esta chama inspirando muitos outros a fazerem o mesmo.
As histórias maravilhosas, narradas por cartas que chegavam a cada dia, foram fantásticas, algumas de fazer chorar. Uma prostituta do interior do país que, ao tentar o suicídio no  prostíbulo, liga a TV e depara com a mensagem do profeta de Deus e resolve mudar de vida, fato que fomos constatar anos depois em Teresina-PI. Uma mulher abandonada, um travesti transformado, um famoso homem de negócios alcançado, um político regenerado, um bêbado que saiu da sarjeta. uma pessoa possuída por demônios, liberta, enfim... multiplicaram-se os casos, tudo isso sem alarde, sem propaganda, sem sensacionalismo.
O programa seguia o seu curso dentro da proposta que Deus colocara no coração de Nilson Fanini – “Uma mensagem vinda do coração de Deus para o seu coração.”
Para que se tenha idéia da sua trajetória vamos verificar, a seguir, alguns fatos importantes da história do REENCONTRO NA TV:
14/07/1967 – Programa Reencontro estréia na TV Continental-Canal 9, Rio de Janeiro.
1974 – Pr. Nilson Fanini faz contatos diretos com a Konrad Adenauer Foundation, de Bonn, Alemanha, para a doação de equipamentos à Fundação Centro Brasileira de TV  Educativa/Dr.Gilson Amado, possibilitando a entrada no ar no ano seguinte da TV Educativa no Rio de Janeiro.
05/10/1975 – Programa Reencontro prossegue na TV Rio-Canal 13, estréia na TV Educativa, Canal 2 e Rede Nacional de Tvs Educativas; Rede Tupi; Rede Bandeirantes e Emissoras independentes retransmitindo o programa em todo o Brasil.
1975 – É lançada a Campanha do Novo Testamento - "O MAIS IMPORTANTE É O AMOR" - de colocar 25 milhões de exemplares em cada lar brasileiro. É prefaciado pelo imortal Ustrégesilo de Athayde, Presidente da Academia Brasileira de Letras.
Agosto de 1982 – O Reencontro realiza culto no Maracanã na grande cruzada "DEUS SALVE A FAMÍLIA". Com mais de 150 mil pessoas presentes e pela primeira vez um Presidente da República comparece a um culto público evangélico(João Batista Figueiredo), além de 8 Ministros de Estado,Governadores e autoridades civis e eclesiásticas.
1988 – Entra no ar a TV Rio-Canal 13, tendo Fanini como Presidente, e o Reencontro ganha uma versão diária matinal(2ª. a 6ª. feira), com duas horas de duração e muita utilidade pública. 50% da programação era ao vivo.
1995 – O Reencontro é retransmitido em emissoras de Boston-USA, em convênio com a First Brazilian Baptist Church, Pr. Jorge Bezerra.
1998 – O Reencontro é retransmitido na Flórida, Miami-USA, através da WLRN-Channel 17/TV-PBS(Public Broadcasting Service) e na Rádio WLVJ-640 AM-West Palm Beach, tendo como responsáveis o Pr. Flavio Lima, da Igreja Batista Brasileira em Boca Raton e Laine Furtado, editora da Revista " LINHA ABERTA".
17/09/2011 – Vai ao ar o último programa REENCONTRO na TV BRASIL, emissora oficial de TV Brasileira, comandada pela EBC-Empresa Brasil de Comunicações, Estatal criada pela Lei 11.652/2008, pelo Governo Luis Inácio Lula da Silva, e dirigida por um Conselho Curador que assumiu o contrôle de todas as Emissoras Educativas de Rádio e TV existentes.
A decisão da EBC foi polêmica, pois não foi transparente para os programas religiosos existentes na Grade da Emissora, dois católicos – "Santa Missa" e "Palavras de Vida" – e um evangélico: "REENCONTRO". Todos eles no ar desde a fundação da Tv Educativa no Rio de Janeiro, em 1975. Por quase um ano o assunto foi discutido e não alcançou maioria entre os Conselheiros e nenhum dirigente dos programas citados foram chamados a qualquer reunião.
A idéia era que os programas religiosos não apresentavam o pensamento da pluralidade religiosa brasileira. Vejamos, segundo o IBGE e a Fundação Getúlio Vargas esta pluralidade em números:
Hoje, no Brasil, 73,8% são católicos, 15,4% são evangélicos e logo a seguir,por ordem de tamanho, vêm os sem religião com 7,3%. Olhando-se para a soma de 96,5% que isso dá, pode-se constatar que, não sem algum espanto,onde está essa chamada PLURALIDADE RELIGIOSA tão evocada pelo Conselho Curador da EBC?
Claro que é grande a quantidade de religiões citadas na pesquisa, e o Censo do IBGE as cita nominalmente, só que estas religiões estão entre menos de 6 milhões de brasileiros para um universo de 180 milhões!(?)
Está, pois, o Conselho Curador da EBC, com uma tremenda responsabilidade,e vamos cobrá-la, pois em sua Resolução número 02/2011, com data de 24/03/ 2011, determina: “Art.4º - A Diretoria da EBC apresentará ao Conselho Curador alternativas de programação para comporem a(s) nova(s) faixas religiosas de seus veículos, respeitando o critério da pluralidade máxima das vivências religiosas existentes no País.”
É bom que todos fiquem sabendo e acompanhem o “descascar” desse enorme abacaxi que tal Conselho tem em suas mãos e as lideranças evangélicas e católicas reivindiquem o seu espaço.
Mas o REENCONTRO certamente que ficará na história como um marco pioneiro que ajudou a levar ao povo brasileiro a mensagem da fé que professam, e como dizia Fanini: "REENCONTRO – Um programa da nossa gente, do nosso povo, um programa do tamanho do Brasil!”.
Flavio Lima é jornalista e Diretor-Executivo da Associação Pastor Nilson Fanini

Comentário de Wáldson:Tive a alegria de ver por muitas vezes pela extinha TV Tupi, a retransmissão do Programa Reencontro.Era um programa de evangelização mesmo.Não tinha tendencia mercantilista, nem 'ranço' denominacional com outros evangélicos.
Foi de fato um marco na história da TV no Brasil e uma porta que Deus, por Sua bondade abriu ao Pr.Fanini.
Após a morte do Pr.Fanini(em 2009), o programa continuou até esse dia 18,quando o Conselho da Rede que veiculava-o por 44 anos, 'mandou' encerrá-lo.
Vai ficar um vazio nas manhãs dos sábados e sinceramente, não sei o que a TV Brasil terá a ofereçer.Com certeza, nenhum programa á altura do Reencontro.
Mas damos graças a Deus por tanto tempo no ar, fazendo de muitos lares,um lugar onde a Palavra era ouvida e aceita.
Não poderia deixar de falar também que, a TV da Presidente Dilma,mandou também encerrar outros dois programas religiosos de orientação Católica Romana.Na verdade custa-se a compreender o porquê dessa atitude.
Deixo um ´video abaixo com o pronunciamento do Deputado Garotinho, a respeito dessa decição.
Grande abraço a todos.
Vivam vençendo!!!
Seu irmão menor.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário