Lições Bíblicas - CPAD 2o.Trimestre/2011
Lição 01- QUEM É O ESPÍRITO SANTO
Texto áureo: Jo. 14.6 – Leitura Bíblica: Jo. 14.16,17,26; 6.13-15
Estamos iniciando mais um novo trimestre, onde através das Lições Bíblicas da CPAD estaremos estudando o tema "Movimento Pentecostal: as doutrinas da nossa fé".
A primeira lição trata sobre "Quem é o Espírito Santo". É uma lição que aborda vários temas:
- O Espírito Santo no Antigo Testamento
- O Espírito Santo no Novo Testamento
- O Espírito Santo nos dias atuais
- A divindade do Espírito Santo
- A personalidade do Espírito Santo
Objetivo: Mostrar aos alunos que o Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Trindade Santíssima e, à semelhança do Pai e do Filho, é Deus.
INTRODUÇÃO
Este é um trimestre histórico para o movimento pentecostal no Brasil. A Igreja Evangélica Assembléia de Deus estará celebrando o seu Centenário. Por isso, os temas da revista, para este trimestre, farão alusão à doutrina do Espírito Santo. Na lição de hoje, estudaremos a respeito da pessoa e obra do Espírito Santo, com ênfase na Sua divindade.
1. O ESPÍRITO SANTO NO ANTIGO TESTAMENTO
No Antigo Testamento o Espírito Santo está presente já no ato da criação (Gn. 1.2). O Espírito Santo estava atuando na criação, pois, conforme está escrito no livro de Jó, Pelo seu Espírito, ornou os céus (Jó. 26.13). No Dilúvio, também lemos a respeito da manifestação do Espírito Santo. O dilúvio foi a resposta de Deus, já que “o meu Espírito não agira para sempre no homem” (Gn. 6.3). Desde aquele tempo, já estava manifesta a rebeldia do ser humano contra o Espírito de Deus (Hb. 3.7,8). No exercício da liderança no Antigo Testamento, o Espírito Santo exerceu papel preponderante. Durante a caminhada do povo de Israel, o Espírito Santo deu sabedoria e autoridade a Moisés para liderar (Nm. 11.16,17). O Espírito de Deus também capacitou Bezaleel para a construção do tabernáculo (Ex. 31.1-4), dando-lhe também habilidade para ensinar (Ex. 35.35). Josué, o sucessor de Moisés, recebeu do Espírito Santo a autoridade para comandar o exército do Todo Poderoso (Js. 6,10). Saul, o primeiro rei de Israel, foi agraciado pelo Espírito Santo com autoridade para reinar e profetizar (I Sm. 10.6; 10.10). Mas foi Davi, o sucessor de Saul, que desfrutou com maior impacto da presença do Espírito Santo (I Sm. 16.13), por isso, quando esse pecou, pediu ao Senhor que não retirasse dele o Seu Espírito Santo (Sl. 51.11). Os profetas do Antigo Testamento profetizaram pelo Espírito Santo (Ez. 2.2; 3.24).
2. O ESPÍRITO SANTO NO NOVO TESTAMENTO
No Novo Testamento, o Espírito Santo age de maneira especial. Ao anunciar o nascimento de João Batista, o anjo declara que este “será cheio do Espírito Santo já do ventre materno” (Lc. 1.15). A Maria, o anjo Gabriel anunciou o nascimento sobrenatural do Messias, pelo Espírito Santo (Lc. 1.34,35). O Espírito Santo atuou não apenas na concepção de Jesus, mas em todo Seu ministério. No Seu batismo, o Espírito Santo veio sobre Ele (Jô. 1.33; Lc. 3.22). O próprio Espírito Santo se encarregou de conduzir Jesus ao deserto, quando esse foi tentado por Satanás (Mt. 4.1; Mc. 1.12; Lc. 4.1). Ao longo do Seu ministério terreno, Jesus, mesmo sendo Deus, não quis usar suas prerrogativas divinas, por isso, atuou pelo Espírito Santo (Lc. 4.14). Jesus não só realizou milagres e maravilhas pelo Espírito Santo, Ele também batizou a Sua igreja a fim de que essa testemunhasse com Poder da Sua morte e ressurreição (Jo. 1.33; At. 1.8; 2.33). O Espírito Santo também conduziu a igreja na ordenação de ministros (At. 132.2-4), na solução de conflitos (At. 15.28) e na obra missionária (At. 16,6,7,9). Para o futuro, durante o milênio, existe a promessa de um derramamento total do Espírito Santo, principalmente sobre os judeus (Is. 32.15-18). Em Is. 44.3 está prometido: “derramarei água sobre o sedento e torrente sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha benção sobre os teus descendentes”.
3. A PESSOA E A OBRA DO ESPÍRITO SANTO
O Espírito Santo não é, conforme afirmam algumas seitas, uma força ativa de Deus. A Escritura Sagrada revela a personalidade do Espírito Santo. Ele é apresentado com títulos humanos, como um Consolador (I Jô. 2.1), ou conforme lemos em Jô. 14.16, um Outro Consolador, enviado pelo Pai, para substituiu Cristo, uma pessoa divina. O Espírito Santo é identificado, na Bíblia, com o Pai e com o Filho (Mt. 28.19; II Co. 13.13). Existem atributos pessoais que são direcionados ao Espírito Santo: pensamento (Rm. 8.27), ter vontade (I Co. 12.11), sentir tristeza (Ef. 4.30) sofre resistência (At. 7.51). Como pessoa, o Espírito Santo revela (II Pe. 1.21), ensina (Jo. 14.26), testemunha (Gl. 4.6), intercede (Rm. 8.26),fala (Ap. 2.7), testifica de Jesus (Jo. 15.26) e comanda (At. 16.6,7). O Espírito Santo não é apenas uma pessoa, Ele é Deus, pois é reconhecido pelos apóstolos como tal (At. 5.3,4), tendo atributos divinos de eternidade (Hb. 9.16), onipresença (Sl. 139.7-10), onipotência (Lc. 1.35) e onisciência (I Co. 2.10). Sendo Deus, o Espírito Santo tem poder para transformar seres humanos em novas criaturas por meio do novo nascimento (Jo. 3.3-8). O Espírito Santo tem poder para dar vida, pois Ele levantou Cristo da morte mediante a ressurreição (Rm. 8.11; I Co. 15.26). Assim como o Espírito Santo vivificou a Cristo, também, nós, no arrebatamento, passaremos pela transformação provida por esse mesmo Espírito Vivificador (Rm. 8.11).
Subsídio:
I - QUEM É O ESPÍRITO SANTO
O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Trindade (Mt 28.19; II Co 13.13). Ele é chamado de Espírito Santo porque Sua obra principal é a santificação. Por intermédio dEle, Deus opera na esfera espiritual, convencendo os pecadores (Jo 16.8), regenerando e santificando os crentes (Jo 3.5-8; Rm 15.16; I Co 6.11; II Ts 2.13; I Pe 1.1,2); e, capacitando-os a fazer a Sua obra (At 1.8). Apesar dos esforços que muitos têm empreendido para negar Sua existência, podemos afirmar, à luz das Sagradas Escrituras, que o Espírito Santo é uma pessoa, pois Ele é dotado de personalidade; e também é divino, pois Ele possui atributos exclusivos da Trindade, como nos ensina a Pneumatologia, que é a ciência que estuda a pessoa, obra, natureza, atributos e manifestações do Espírito Santo.
II - A PERSONALIDADE E A DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTOEmbora que algumas seitas heréticas tentem negar a personalidade e a divindade do Espírito Santo, afirmando que Ele é apenas uma energia, ou uma força ativa de Deus, Seus atributos e atividades desmentem essa falsa teoria.
Vejamos:
2.1 A Personalidade do Espírito Santo. A Bíblia ensina que o Espírito Santo é uma pessoa, pois, além de possuir sentimento, intelecto e vontade, Ele age como uma pessoa e faz coisas que uma força ou energia jamais poderiam fazer. Vejamos:* Ele fala (At 13.2; Ap 2.7); | * Ele guia (At 8.29; Rm 8.14); | * Pode-se resistir a Ele (At 7.51); |
* Ele intercede (Rm 8.26); | * Ele pode impedir (At 16.6,7); | * Pode-se mentir a Ele (At 5.3,4); |
* Ele testifica (Jo 15:26); | * Ele tem vontade própria (I Co 12.11); | * Pode-se entristecê-Lo (Ef 4.30); |
* Ele ama (Rm 15.30); | * Ele ensina e faz lembrar (Jo 14.26); | * Pode-se blasfemar contra Ele (Mt 12.31,32). |
2.2 A Divindade do Espírito Santo. Em toda a Bíblia, podemos ver claramente que o Espírito Santo é Deus; pois, além de possuir atributos divinos, Ele faz coisas que somente Deus pode fazer. Vejamos:
* Ele é eterno (Hb 9.14); | * Ele é chamado “Deus” (At 5:3,4); |
* Ele é Todo-Poderoso (Lc 1.35; I Co 12.11); | * Ele é mencionado junto com o Pai e o Filho (Mt 28.19; II Co 13.13); |
* Ele é Onipresente (Sl 139.7-10); | * Ele é criador (Jó 33.4; Sl 104.30); |
* Ele é onisciente (I Co 2.10,11); | * Ele inspirou a Palavra de Deus (I Pe 1.11; II Pe 1.21; cf II Tm 3.16). |
III - A ATUAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NO ANTIGO TESTAMENTO
Diversas vezes a Bíblia descreve a atuação do Espírito Santo no AT. Vejamos algumas:
3.1 O Espírito Santo na Criação. A primeira referência ao Espírito Santo no AT é em Gn 1.2, onde a Bíblia diz que “… o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas”. Algumas versões trazem “mover-se”, mas a palavra hebraica é “estar sobre”. Assim como uma galinha fica sobre seus ovos para chocá-los e trazer nova vida ao mundo; da mesma maneira o Espírito Santo pairou sobre a criação, para encher seu vazio com as várias formas de vida, de onde resultou o relato de Gênesis 1 e 2. Assim, desde o princípio, o Espírito Santo estava ativo na criação, junto com o Pai e o Filho (Jó 26:13; 33.4; Sl 33:6; 104:30).
3.2 O Espírito Santo agindo nos líderes de Israel. No AT, o Espírito Santo atuava, principalmente, na vida dos juízes, profetas, sacerdotes e reis, como por exemplo: Josué (Nm 27:18-21); Otoniel (Jz 3:9-10; José (Gn 41:38-40); Bezaleel (Êx 35:30-31); Moisés (Nm 11:16,17); Gideão (Jz 6:34), Jefté (Jz 11:29); Sansão (Jz 13:24,25); Saul (1 Sm 10:6); Davi (I Sm 16.13) e outros. Podemos entender, então, que Ele atuava de maneira específica e temporária, sobre pessoas específicas, e para obras específicas. O derramamento geral do Espírito é mencionado como um evento futuro (Jl 2.28,29).
Encontramos no AT três expressões utilizadas para a atuação do Espírito Santo nas pessoas:
- Ele vinha sobre alguém: “O Espírito de Deus se apoderou de Zacarias” (II Cr 24:20).
- Ele repousava sobre alguém: “O Espírito repousou sobre eles” (Nm 11:25).
- Ele enchia alguém: “Eu o enchi do Espírito de Deus” (Êx 31:3).
IV - A ATUAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NO NOVO TESTAMENTO
Com exceção da Segunda e Terceira Epístola de João, todos os livros do N.T. contém referências à pessoa e obra do Espírito Santo, onde podemos ler sobre a ação do Espírito Santo na vida de Cristo, dos pecadores e, principalmente dos servos de Deus. Vejamos alguns exemplos:
4.1 O ESPÍRITO SANTO NA VIDA DE CRISTO. A Terceira Pessoa da Trindade é mencionada em diversas ocasiões da vida e ministério de Cristo.
4.1.1 No Seu nascimento. O Espírito Santo é descrito como o Agente Miraculoso na concepção de Jesus (Ma 1.20; Lc 1:35).
4.1.2 No Seu batismo. Por ocasião do batismo, o Espírito Santo desceu sobre Ele numa forma corpórea de uma pomba (Mt 3.16; Mc 1.10; Lc 3.22; Jo 1.32,33).
4.1.3 No Seu ministério. O ministério de Jesus foi marcado pela presença do Espírito Santo (Mc 1.12; Lc 4.18,19; At 10.38).
4.1.4 Na Sua morte. Nesse momento tão crucial, o Espírito de Deus não poderia estar ausente (Hb 9.14).
4.1.5 Na Sua ressurreição. O Espírito Santo foi o agente vivificante na ressurreição de Cristo (Rm 1:4; 8:11).
Em suma, podemos afirmar que Jesus foi concebido pelo Espírito (Lc 1:35); guiado pelo Espírito (Lc 4:1); ungido pelo Espírito (Lc 4:18; At 10:38); revestido com poder pelo Espírito (Mt 12:27, 28); ofereceu a Si mesmo pelos nossos pecados, pelo Espírito (Hb 9:14); foi ressuscitado pelo Espírito (Rm 8:11); e deu mandamentos por intermédio do Espírito (At 1:2).
4.2 O ESPÍRITO SANTO NA EXPERIÊNCIA HUMANA. O NT Descreve diversas atividades do Espírito Santo na experiência humana, de maneira que, à luz da Bíblia, podemos afirmar que seria impossível o homem ser salvo, sem a ação do Espírito em sua vida.
4.2.1 Ele convence. Em João 16:7-11 Jesus descreve a obra do Consolador em relação ao mundo, convencendo-o do pecado, da justiça e do juízo. Convencer, nesse texto, significa “levar ao conhecimento verdades que, de outra maneira, seriam postas em dúvida ou rejeitadas”; pois os homens não sabem o que é o pecado, a justiça e o juízo, necessitando, portanto, serem convencidos dessa verdade espiritual.
4.2.2 Ele regenera. A regeneração é o mesmo que “nascer de novo”, ou seja, o milagre que ocorre na vida de todo aquele que teve um encontro com Cristo, tornando-o participante da natureza divina. Através da regeneração, o homem passa a desfrutar de uma nova realidade espiritual, tornando-se uma nova criatura em Cristo (Jo 3.5-8; Tt 3.5).
4.2.3 Ele habita. No ato da regeneração, o Espírito Santo passa a habitar no crente, mantendo uma relação pessoal com o indivíduo. Esta união com Deus é chamada de habitação ou morada do Espírito em nós (Jo 14:17; Rm. 8:9; I Co 6:19; II Tm 1:14: I Jo 2:27; 3.24; Ap 3:20).
4.2.4 Ele reveste de poder e concede dons. Uma das principais atividades do Espírito Santo na vida do cristão é revesti-lo de poder (At 1.8), distribuindo dons espirituais (I Co 12.7-11) e capacitando-o a testemunhar de Cristo.
CONCLUSÃO
Sendo o Espírito Santo “Deus”, seria impossível defini-Lo ou descrevê-Lo em Sua plenitude. Por isso, nesse breve esboço, procuramos apenas descrever alguns atributos, bem como algumas de suas atividades que foram registradas nas Sagradas Escrituras, tanto no Antigo como no Novo Testamento. Sem esquecer-nos, no entanto, de que a atuação deste supremo Ser, não se limita às experiências que foram registradas nas páginas das Sagradas Escrituras; pois, Ele continua agindo, de maneira atuante e marcante, na vida dos pecadores, e, principalmente, dos servos de Deus, espalhados por todo o mundo.
O Espírito Santo não é apenas uma força ativa, mas uma Pessoa da Trindade Divina. Ele atuou tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Nos dias de hoje também podemos depender desse adorável Espírito Santo. Ele continua vivo e ativo, por isso, “quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Ap. 2.7,11).
BIBLIOGRAFIA
HORTON, S. M. A doutrina do Espírito Santo. Rio de Janeiro. CPAD, 1995.
SOUZA, E. A. Nos domínios do Espírito. Rio de Janeiro: CPAD, 1987.
A existência e a Pessoa do Espírito Santo. Severino Pedro da Silva. C.P.A.D.
Conhecendo as Doutrinas da Bíblia. Myer Pearlman. Vida.
O que a Bíblia diz sobre o Espírito Santo. Stanley Horton. C.P.A.D.
Teologia Sistemática. Eurico Bérgsten. C.P.A.D
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