03 janeiro 2011

Caráter
Preocupe-se mais com seu caráter do que com sua reputação, porque seu caráter é o que você realmente é, enquanto a reputação é apenas o que os outros pensam que você é.
"A reputação é como fogo: uma vez aceso, conserva-se bem, mas se apaga, é difícil acendê-lo."
Padrão - padre muito alto.
A filosofia dos escribas e fariseus nos dias de Jesus era: “Faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço”. Ao que Jesus... (veja Lc11.46).
As palavras do pastor só chegam até onde as projeta a força propulsora duma vida piedosa. É o peso do machado que o faz penetrar mais fundo na árvore que se quer derrubar.
Após pesquisar diferentes culturas e ideologias através dos séculos, John T. Nooman, um juiz americano, concluiu que o único ser incorruptível é Deus.
Revendo algumas anotações do meu período de Seminário, no rodapé do caderno estava escrito esta nota: “Os costumes do homem lhe forma o caráter”.
Anos atrás as autoridades comunistas da China encarregaram um de seus escritores de escrever uma biografia de Hudson Taylor. O objetivo era denegrir a figura do grande missionário batista, desacreditando-o perante os chineses nos quais perdurava a lembrança das abnegadas atividades daquele homem de Deus. À proporção que o escritor ia escrevendo seu livro, impressionava-se cada vez mais com o caráter e a vida realmente piedosa de Hudson Taylor. Finalmente, não resistindo mais, o escritor abandonou sua tarefa, renunciou a seu ateísmo e se tornou um cristão.
Houve uma época em que um indígena, um cacique de nome Juruna (falecido em 2002), foi eleito deputado. Antes mesmo de ser eleito,Juruna andava dizendo que “palavra de branco não merece confiança”. E caminhava pelo território nacional ouvindo pessoas importantes e registrando as declarações das autoridades em fitas cassetes de um gravador, para depois, não ser desmentido. Quantos de nós lamentamos não ter gravado as palavras ouvidas? Quantas declarações nos são feitas e mais tarde, negadas? A inconstância da palavra de alguns obrigava Juruna a se utilizar dum gravador...
Sentando-se para ser retratado por um pintor de quadros, um homem foi logo dizendo, antes de quaisquer elogios ao pintor: "Pinte-me tal como sou. Não omita nenhuma cicatriz nem nenhum defeito". A narrativa bíblica dos incidentes da vida de Abraão (por exemplo) lembra-nos que a Bíblia não retoca os retratos de seus heróis. Ela conta as virtudes e também expõe os defeitos deles.
A história é uma galeria de quadros em que há poucos originais e muitas cópias” – Alexis de Toqueville
Embora Paulo ficasse tomado pela cegueira, esperou por Ananias com seus olhos interiores bem abertos. Para ele, ver Ananias, foi como ver o Senhor; ouvi-lo, foi como ouvir o Senhor.
Certo funcionário de uma empresa, crente, foi chamado um dia ao gabinete do dono da empresa. Sem meias palavras, o dono foi direto ao assunto: -"Estamos reestruturando a empresa e precisamos de uma pessoa exatamente do seu tipo para ocupar a posição de gerente do setor. Analisamos a sua ficha e vimos que só há um problema com você: é a sua religião. O cargo é incompatível com a sua fé. De modo que você terá que fazer uma opção entre a promoção no emprego e sua igreja. Mas você não precisa responder agora. Vá para casa, hoje é sexta-feira, pense, e na segunda nos diga o que foi que decidiu". Nosso irmão foi para casa envolto no manto da dúvida. De um lado, almejava o cargo - afinal, era a grande chance de sua vida. Quanta gente - pensou - não gostaria de estar em seu lugar! Por outro lado, e sua fé? e a igreja? e Deus? Os pensamentos se desencontravam em sua cabeça. Seu coração virou campo de batalha entre o certo e o errado, entre o real e o ideal. Noites sem dormir, não podia se concentrar num só pensamento. O pior fim de semana de sua vida, o pior sábado, o pior domingo... Na segunda-feira, lá estava ele na empresa, já ansioso por encontrar-se com o dono: - "E aí?" - quis saber o dono - "Qual é a sua decisão?" - "Acho que vou aceitar a proposta que me fez". O patrão nem levantou a cabeça: - "Então pode passar imediatamente no Departamento de Pessoal e pedir suas contas. Você está despedido!" - "Mas... patrão, foi o senhor mesmo que me fez a proposta!" - "Sim, e você foi provado e não passou no teste. Se foi capaz de tão rapidamente trair o seu Deus, quem me assegura que mais rapidamente ainda não trairá a sua empresa?" (João Soares da Fonseca - Revista Compromisso/3º Trim-2001).
A vizinha reclama com a mãe do Juquinha: "Seu filho passa o dia inteiro me imitando!" E a mãe do Juquinha, virando-se para corrigi-lo, diz: "O que é isso, menino? Pare de bancar o bobo!"
Quando os romanos, às vésperas da queda do Império, assustavam-se com o cerco dos bárbaros, afligiam-se com os infortúnios econômicos, inquietavam-se com os problemas sociais à sua volta e comentavam uns com os outros, em tom apocalíptico, "os tempos são maus,os tempos são maus". Agostinho de Hipona costumava chamá-los à responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade melhor, ao declarar: "Sede bons, e os tempos serão bons".
Warren W. Wiersbe, no seu livro "A Crise da Integridade", diz: "Para entender a integridade, precisamos primeiro entender que há duas forças operando no mundo: 1) Deus está unindo as coisas, e 2) o pecado as está separando. Deus deseja a unidade; Satanás quer a divisão". (O Jornal Batista, pg 2 - 22 a 28/10/2001).
Uma irmã em Cristo e médica dermatologista, disse que até aos 15 anos a pessoa tem a cara que Deus deu. Dos 15 aos 25 anos, a que deseja ter. Dos 25 em diante, a que cuidou. Somos responsáveis pela cara que temos.
"Reputação se ganha (ou se perde) em um momento. Caráter se constrói através de uma vida". (João Falcão Sobrinho, em O Jornal Batista, pg 5 - 11 a 18/11/2001).
Na busca de caráter, as igrejas estão adotando critérios nem sempre sábios. Em algumas, a pessoa tem de freqüentar a igreja durante 1ano, depois passar por uma entrevista e ser recusada como membro da igreja.
Algumas pessoas querem ser o que não são, por medo de ser o que são.
"Caráter é o que somos no escuro." - Fonte: www.pensenisso.com
O verdadeiro caráter é formado em segredo e exposto abertamente.
Conta a lenda, que certa vez uma mulher pobre com uma criança no colo, ao passar diante de uma caverna, escutou uma voz misteriosa que lá de dentro dizia: "Entre e apanhe tudo o que você desejar, mas não esqueça o principal. Lembre-se porém de uma coisa:depois que você sair, a porta se fechará para sempre! Portanto, aproveite a oportunidade, mas não esqueça o principal..." A mulher entrou na caverna, e lá encontrou muitas riquezas. Fascinada pelo ouro e pelas jóias, pôs a criança no chão e começou a juntar ansiosamente tudo o que podia em seu avental.A voz misteriosa então, falou novamente: "Você só tem oito minutos." Esgotados os oito minutos, a mulher carregada de ouro e pedras preciosas, correu para fora da caverna e a porta se fechou... Lembrou-se então, que a criança ficara lá dentro e que a porta estava fechada para sempre! A riqueza durou pouco, e o desespero durou para toda a vida. O mesmo acontece às vezes conosco. Temos muitos anos para vivermos neste mundo e uma voz sempre nos adverte: "Não esqueça o principal!" E o principal são os valores espirituais, a oração,a vigilância, a família, os amigos, a vida! Mas a ganância, a riqueza, os prazeres materiais nos fascinam tanto,que o principal vai ficando sempre de lado... Assim, esgotamos o nosso tempo aqui e deixamos de lado o essencial: "Os tesouros da alma..." - Fonte: sermao@grupos.com.br
 
http://dilsongm.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário